O vale-alimentação (VA) é um benefício normalmente oferecido pelas empresas a seus colaboradores. Assim, trata-se de uma boa oportunidade para estabelecimentos que trabalham com delivery aumentarem o faturamento.
Deixar de aceitar o VA pode levar a clientela a optar por outro estabelecimento que aceite essa forma de pagamento. Por esse motivo, é importante estar por dentro das vantagens relacionadas a esse benefício.
Acompanhe este post para entender como funciona o vale-alimentação nas empresas e como aceitar no seu estabelecimento.
Como funciona a regra do vale-alimentação?
Também chamado de VA, o vale-alimentação é um benefício concedido por empresas contratantes. Ele só pode ser usado para a compra de alimentos, em supermercados, mercearias, aplicativos de delivery e outros estabelecimentos do gênero alimentício.
Mas e como funciona o vale-refeição? Geralmente, é usado na compra de alimentos prontos em restaurantes, mercados e padarias para consumo no horário de trabalho.
Assim como o vale-alimentação, o VR apresenta uma tarifa da operadora. Nesse sentido, João Barcelos, embaixador do iFood, destaca que “cada um deles tem a sua taxa, e vai de você se informar como funciona essa taxa”. Saiba mais no vídeo a seguir.
O que é necessário para aceitar esse tipo de pagamento?
Empresas de qualquer porte podem incluir o VA como forma de pagamento. Para isso, é preciso ter CNPJ ativo e CNAE relacionado a estabelecimentos de alimentos.
Não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição em programas do governo para começar a aceitar o VA. Basta assinar um contrato com as empresas prestadoras desse tipo de serviço.
Quais são as vantagens para o estabelecimento?
Neste tópico, veja as principais vantagens ao optar por aceitar o vale-alimentação como forma de pagamento.
Mais clientes
Muitas vezes acontece de a pessoa consumidora colocar as opções de pedido na sacola e desistir no último momento. João Barcelos avisa que “um dos pontos mais importantes e mais comuns é porque aquele determinado local não aceita determinada forma de pagamento”.
O vale-alimentação é um benefício que permite às pessoas se alimentarem com mais praticidade. Por esse motivo, a preferência por deliverys que contam com essa alternativa costuma ser maior, aumentando a clientela.
Fidelização de clientes
Aceitar VA é uma boa oportunidade de fidelizar clientes. Ao oferecer boa comida e bom atendimento, as chances de a pessoa voltar mesmo sem usar o vale-alimentação são maiores.
Aumento de vendas
Mais clientes significa mais vendas e aumento nos lucros. Essa é uma oportunidade interessante para negócios que acabaram de abrir ou que precisam crescer. Aceitar o VA contribui para chamar atenção de uma nova clientela, aumentando o faturamento ao final do mês.
Quais as vantagens para os clientes em geral?
Pedir comida ou fazer compras em estabelecimentos que aceitam VR e VA representa uma opção a mais de pagamento para clientes. Assim, o uso desses benefícios evita o gasto do “dinheiro” durante a semana e administra melhor o salário.
Além disso, o uso do vale-refeição, principalmente, traz mais praticidade e flexibilidade na hora de escolher onde e o que comer.
Valendo tanto para o caso de vale-alimentação quanto para o de vale-refeição, João Barcelos finaliza: “você vai ver que, no final, a conta fecha e acaba compensando muito, porque muito mais pessoas vão estar aptas a comprar na sua loja”.
Neste post, você entendeu mais sobre o vale-alimentação e como funcionam os benefícios de incluir essa forma de pagamento. Assim, você aumenta as oportunidades de conquistar mais clientes para o seu delivery.
Deseja aumentar a lucratividade do seu negócio? Veja como um bom planejamento financeiro para delivery pode ajudar!