Cozinha sustentável: o que é e por que investir?

Quais aspectos tornam uma cozinha sustentável? Limitam-se ao modo de preparar a comida? Descubra tudo aqui!

Não é de hoje que a sustentabilidade tem conquistado cada vez mais espaço na rotina das pessoas. Desde o uso de energia até a comida que se produz, essa tendência está transformando nossa forma de pensar e se relacionar com o mundo. A própria Organização das Nações Unidas adotou, como um de seus objetivos, proteger o planeta e um dos passos inevitáveis para chegar a esse ponto é a prática da sustentabilidade — que pode começar na cozinha.

Já ouviu falar no conceito de cozinha sustentável? Ele aponta para formas mais conscientes e planejadas de comer, especialmente quando o alimento é consumido fora de casa, em restaurantes. Isso porque a demanda às vezes pode ser grande e o cliente, exigente.

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o tema a seguir!

O que é cozinha sustentável?

Segundo o Food and Agriculture Organization the United Nations, nosso país é um dos que mais desperdiça alimentos no mundo. Todo ano, cerca de 35% do que é produzido por aqui é descartado. E isso começa já no supermercado. É que alguns alimentos são escolhidos no lugar de outros, devido a uma condição desfavorável.

O conceito de cozinha sustentável nasceu justamente por considerar que, por haver má distribuição de comida no planeta, as pessoas precisam consumi-la de maneira mais consciente, sem desperdício e sem gerar resíduos com embalagens, por exemplo. Há diversos meios de fazer isso e impactar o mundo positivamente.

O principal objetivo da cozinha sustentável é promover a conscientização, fazendo com que sejam repensados não só hábitos pessoais, mas toda a cadeia de produção alimentar. Essa mudança ajudaria a preservar o meio ambiente por reduzir os impactos ao aproveitar os recursos com mais prudência e, por fim, gerar menos desperdício.

Nos restaurantes, onde o preparo é acelerado e potencializado, evitar a geração e acúmulo de resíduos é uma preocupação ainda maior. Andar de mãos dadas com a sustentabilidade é um meio para se tornar relevante socialmente e contribuir de forma positiva para o futuro.

Foi com essa proposta que o iFood criou seu programa ambiental, iFood Regenera, que tem o objetivo de acabar com a poluição plástica das operações de delivery e eliminar sua emissão de carbono até 2025.

Como investir em uma cozinha sustentável?

A cozinha sustentável não se limita à forma de cozinhar. Alguns aspectos devem ser considerados e colocados em prática com hábitos sustentáveis. Como exemplo, podemos citar a administração e compra de alimentos, o meio de guardá-los e a limpeza do local de preparo.

A seguir, separamos algumas dicas para você. Confira!

Invista em produtos orgânicos

O consumo de produtos orgânicos não é bom somente para o seu organismo: é o ideal para o meio ambiente também. O Brasil é um dos países que mais usa agroquímicos e isso impacta negativamente na fauna e flora locais.

Por isso, se possível, compre alimentos orgânicos. Além de serem mais saudáveis por serem livres de processos prejudiciais de produção, este também é um meio de apoiar pequenos agricultores e movimentar a economia.

Dê preferência a embalagens biodegradáveis

A relevância do plástico é inegável. Ele está presente em incontáveis materiais que usamos em nossa rotina — e continuará presente por milhões de anos, já que é um componente cuja degradação completa exige séculos. Então, que tal substituí-lo por opções biodegradáveis? Hoje, você já pode contar com uma série de variações de um mesmo objeto, porém, em materiais que vão se decompor com menos tempo e maior facilidade.

Há meios de impactar seu cliente nesse processo também, substituindo as embalagens e canudos tradicionais pelos de papel. Esteticamente, são mais atrativos e até personalizáveis, o que pode agregar a experiência do seu consumidor, reforçando sua preocupação com a sustentabilidade do negócio.

Valorize o que já tem na geladeira

Alguns alimentos estão há vários dias na geladeira? Para não perdê-los, você pode pegá-los e incrementar uma receita do seu restaurante ou fazer um agrado ao cliente, enviando um item extra ou aumentando os ingredientes de um prato.

Se você tem dificuldades para planejar o uso dos alimentos, busque ser mais eficiente na hora de comprá-los ou organizar sua rotina de pedidos, definindo as quantidades de acordo com cada dia da semana e variações na demanda. Assim, se precisar descartar alguma verdura, por exemplo, será uma exceção e não uma regra.

Use produtos de marcas amigas do meio ambiente

Depois da produção, chega a temida hora da limpeza. Quais produtos de higiene você tem na cozinha? Uma ótima oportunidade de ser sustentável é adquirir produtos de marcas que sejam amigas do meio ambiente, utilizando os que não tem petrolatos na composição, por exemplo.

Alguns desses produtos são extremamente tóxicos e podem piorar a condição dos ralos da sua pia. Dê preferência aos que são biodegradáveis e naturais.

Utilize bicicletas — além de motos — para realizar suas entregas

Motos e bicicletas elétricas já são uma realidade para quem precisa de serviço de entrega. Esses transportes não emitem gases poluentes para a atmosfera (só em 2020 foram mais de 120 mil toneladas).

Em alguns estados, o iFood tem parcerias com a Tembici e a Voltz, empresas igualmente comprometidas a assegurar um tráfego menos prejudicial ao meio ambiente, com a produção e aluguel de motos e bicicletas elétricas. A ideia é que nossos entregadores parceiros também se engajem nesse propósito, entendendo sua relevância para o futuro do planeta.

Vale a pena investir em uma cozinha sustentável?

Estamos vivendo uma era em que o consumidor não considera apenas o preço de um produto. Tão importante quanto gastar, é saber se a marca por trás do que está consumindo pensa no futuro e como pode contribuir para preservá-lo. É o que confirma a pesquisa realizada pela Marketing Union + Webster.

Portanto, se você é um empreendedor, investir em uma cozinha sustentável pode favorecer sua reputação no mercado e contar positivamente para seus clientes. Por isso, é preciso adotar práticas, mesmo que simples, que fortaleçam a causa e demonstrem essa importância. O iFood Shop, inclusive, pode ser seu parceiro na compra de insumos e embalagens mais sustentáveis.

Está cada vez mais comum que as empresas incluam valores que respeitem a biodiversidade em suas identidades corporativas. Além disso, elas buscam incorporar regras que prezam pela sustentabilidade e economia.

Tópicos como esses deixam claro que ser sustentável também pode contribuir para economizar recursos. Quando se trata de um negócio, isso se torna uma oportunidade de investimento em outros produtos e planejamentos.

As vantagens em investir em uma cozinha sustentável são muitas, mas vale a pena citar: 

  • diminuição da emissão de gases poluentes;
  • estímulo à agricultura local e ao consumo de alimentos mais saudáveis;
  • proteção da fauna e flora nacional.

Lembre-se que tais recursos são finitos e precisam da ajuda humana para continuarem existindo. É por meio de iniciativas como a cozinha sustentável que tornamos práticas de apoio ao meio ambiente mais relevantes e significativas para o futuro. Empreendedores do ramo de alimentação devem levantar bandeiras como a da cozinha sustentável.

Conseguiu aprender mais sobre cozinha sustentável? Então, que tal assinar nossa newsletter para receber outros conteúdos do nosso blog em primeira mão?

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...