Confira o que rolou no Fórum de Restaurantes de Fevereiro

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Fevereiro. Acompanhe todas as dinâmicas e melhorias debatidas no encontro!

No dia 28 de fevereiro de 2024, o iFood promoveu mais uma edição do Fórum de Restaurantes, reunindo 19 proprietários de lojas parceiras, que operam com delivery, em um encontro presencial com iFood. 

Durante o evento, foram compartilhados avanços, discutidos desafios e apresentadas soluções para questões enfrentadas pelos parceiros. Destaque para as dinâmicas, nas quais  donos de delivery e a equipe iFood colaboraram na busca por evoluções que beneficiem toda a nossa comunidade de parceiros. 

Continue a leitura e veja como foi o encontro do Fórum de Restaurantes de Fevereiro!

O que é o Fórum de Restaurantes hoje e como ele vem evoluindo

Veja a evolução ao longo do tempo do programa: 

Como é o Fórum de restaurantes hoje?

Atualmente, o Fórum de Restaurantes se destaca como uma iniciativa inovadora dentro do iFood. Este espaço é dedicado a abranger diferentes operações e perspectivas, o que garante uma visão inclusiva das necessidades e desafios enfrentados pelos restaurantes parceiros. 

Como o Fórum de Restaurantes vem evoluindo?

Em termos de evolução, o Fórum de Restaurantes, além de um espaço de discussão, vem se tornando o espelho do contexto real dos restaurantes

Esta evolução reflete a necessidade de uma abordagem mais prática e imersiva, focada em compreender as operações diárias dos restaurantes em momentos de alta e baixa demanda. 

Essa perspectiva aprofundada é crucial para o desenvolvimento de soluções mais eficazes e personalizadas, evidenciando um compromisso contínuo com a melhoria e a inovação da plataforma, em prol de uma parceria cada vez mais forte e produtiva com os restaurantes.

O que discutimos no Fórum de Restaurantes de Fevereiro?

Durante o encontro de Fevereiro, diferentes temas foram debatidos, em busca de melhorar a experiência de quem vende no iFood. Confira!

Mão na Massa: uma nova iniciativa

O Mão na Massa é um projeto fundamentado em três objetivos essenciais: compreender a dinâmica dos restaurantes, identificar oportunidades de melhorias e criar soluções que atendam melhor aos parceiros.

Já o propósito central do Mão na Massa é, basicamente:

  • operar e entender os desafios das ferramentas iFood na prática;
  • estabelecer diálogos com pessoas para compreender suas necessidades;
  • observar o funcionamento dos restaurantes e a interação das pessoas com nossos produtos.

O funcionamento ocorre da seguinte forma:

  • parceiros definem o melhor dia e horário para as visitas;
  • agendamento da visita é realizado com antecedência de 7 dias;
  • as visitas Mão na Massa ocorrem, com duração aproximada de 1 turno;
  • o conhecimento adquirido é compartilhado internamente para aprimoramento contínuo.

mão na massa
“Foi um evento incrível ! Estou fascinada com as possibilidades [..] que podem alavancar muitos restaurantes. A iniciativa mão na massa vai trazer muito amadurecimento e empatia para a equipe iFood além de ser uma honra pra mim poder participar. Adorei a dinâmica do chat porque pra mim é o momento mais importante da venda e garantir que tudo dê certo com o pedido” – participante Michelle

Realização de dinâmicas de grupo

Durante o andamento do Fórum, foram trazidas diversas dinâmicas de grupo visando a participação ativa dos parceiros.

Dinâmica 1: Avaliar e Propor Melhorias

Os participantes foram convidados a colaborar na evolução da tela principal das plataformas. 

O objetivo foi otimizar a apresentação de informações, fornecendo recomendações para o crescimento e eficiência das operações dos parceiros. É importante destacar que o iFood valoriza a contribuição dos parceiros para construir uma experiência mais eficaz e personalizada.

Dinâmica 2: Ajustes de tempos

Foi discutido e implementado um ajuste significativo nos tempos de entrega e preparo. Os parceiros que realizam entregas próprias tiveram seus tempos de entrega ajustados, enquanto os parceiros que utilizam a Logística iFood viram melhorias nos tempos de preparo. 

O objetivo aqui foi aprimorar a precisão e eficiência operacional para oferecer uma experiência mais satisfatória aos clientes.

Dinâmica 3: Temas e perguntas a serem trabalhados

Nesta dinâmica, foram exploradas questões relacionadas ao chat. Os participantes foram incentivados a discutir o que o chat precisa ter ou fazer para contribuir para a eficácia operacional de seus restaurantes. 

A priorização das ideias sugeridas também foi um ponto de destaque, buscando identificar e implementar as ações que trariam o máximo impacto positivo para as lojas dos parceiros.

fórum de restaurantes 2024

O que estamos fazendo para ajudar na diminuição do Cancelamento?

No compromisso contínuo de melhorar a experiência dos parceiros, o iFood tem concentrado esforços na redução de cancelamentos, sendo o atraso o principal motivo entre parceiros com logística própria. 

Este cenário é significativo, representando 40% de todos os cancelamentos desses parceiros e gerando um impacto financeiro direto considerável, estimado em R$15 milhões por mês somente devido a atrasos.

O estudo ainda revelou que uma parcela significativa dos parceiros não utiliza adequadamente as configurações de tempo de entrega. Entre os restaurantes que enfrentam mais problemas com cancelamentos por atraso, 50% não acessam frequentemente a página de Área de Entrega, e 60% configuram seus tempos e raios de forma inadequada. 

Conscientes desses desafios, o iFood está implementando medidas estratégicas para auxiliar os parceiros na correta configuração e gestão de tempos de entrega, buscando reduzir cancelamentos e aprimorar a eficiência operacional.

Como estamos melhorando nosso Cardápio?

O fórum também falou sobre a melhora do cardápio Ifood. Em busca de aprimorar constantemente a experiência dos parceiros, estamos direcionando esforços para otimizar o Cardápio, simplificando sua gestão diária. 

O foco principal é o aprimoramentos na gestão de complementos, gestão de produtos e a criação e administração de combos. Os esforços são concentrados em facilitar a vida dos parceiros, com ênfase na:

  • reutilização de produtos no cardápio;
  • simplificação de edições em massa;
  • criação de uma jornada guiada para a formação de combos.

O que está sendo feito em nosso Atendimento?

Investir na excelência do atendimento é uma prioridade constante no iFood, e esse foi outro tema tratado no Fórum de Restaurantes de Fevereiro. 

Os dados trazidos mostraram que, com uma média de 462 mil contatos mensais, o serviço de atendimento abrange 215 mil interações via chat, sendo que 78% delas são resolvidas em até 3 minutos. 

Além disso, registramos 211 mil chamados (tickets em momentos frios), evidenciando uma abordagem proativa e dedicada à resolução de questões.

Na área de entregas, aprimoramos a experiência de encontrar ajuda. Atualmente, 50% dos restaurantes da base têm acesso à nova experiência no Portal, com temas essenciais disponíveis, como:

  • Financeiro;
  • Super;
  • Desempenho;
  • Avaliações. 

Nossos objetivos iniciais se concretizam com sucesso: 29% dos usuários visualizam o botão na barra superior, 70% de novos usuários acessam os artigos e 39% utilizam os fluxos de autoatendimento, promovendo uma jornada de ajuda mais visível, acessível e eficiente para nossos parceiros.

O Fórum de Restaurantes de Fevereiro destacou a dedicação conjunta em  seguir melhorando a experiência na plataforma. Juntos, parceiros e iFood estão moldando o futuro do serviço de delivery e construindo uma comunidade mais forte e conectada.

Obrigada ao time e ao iFood por nos proporcionar a oportunidade de nos escutar, sentir as nossas dores, se importar e cada vez mais trazendo melhorias para nossos parceiros. Agradeço pela oportunidade […] – participante Maely

Aproveite a visita no blog e confira nossa página do Fórum!

Parceiro iFood recebendo pedido.

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