Confira o que rolou no Fórum de Restaurantes de Fevereiro

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Fevereiro. Acompanhe todas as dinâmicas e melhorias debatidas no encontro!

No dia 28 de fevereiro de 2024, o iFood promoveu mais uma edição do Fórum de Restaurantes, reunindo 19 proprietários de lojas parceiras, que operam com delivery, em um encontro presencial com iFood. 

Durante o evento, foram compartilhados avanços, discutidos desafios e apresentadas soluções para questões enfrentadas pelos parceiros. Destaque para as dinâmicas, nas quais  donos de delivery e a equipe iFood colaboraram na busca por evoluções que beneficiem toda a nossa comunidade de parceiros. 

Continue a leitura e veja como foi o encontro do Fórum de Restaurantes de Fevereiro!

O que é o Fórum de Restaurantes hoje e como ele vem evoluindo

Veja a evolução ao longo do tempo do programa: 

Como é o Fórum de restaurantes hoje?

Atualmente, o Fórum de Restaurantes se destaca como uma iniciativa inovadora dentro do iFood. Este espaço é dedicado a abranger diferentes operações e perspectivas, o que garante uma visão inclusiva das necessidades e desafios enfrentados pelos restaurantes parceiros. 

Como o Fórum de Restaurantes vem evoluindo?

Em termos de evolução, o Fórum de Restaurantes, além de um espaço de discussão, vem se tornando o espelho do contexto real dos restaurantes

Esta evolução reflete a necessidade de uma abordagem mais prática e imersiva, focada em compreender as operações diárias dos restaurantes em momentos de alta e baixa demanda. 

Essa perspectiva aprofundada é crucial para o desenvolvimento de soluções mais eficazes e personalizadas, evidenciando um compromisso contínuo com a melhoria e a inovação da plataforma, em prol de uma parceria cada vez mais forte e produtiva com os restaurantes.

O que discutimos no Fórum de Restaurantes de Fevereiro?

Durante o encontro de Fevereiro, diferentes temas foram debatidos, em busca de melhorar a experiência de quem vende no iFood. Confira!

Mão na Massa: uma nova iniciativa

O Mão na Massa é um projeto fundamentado em três objetivos essenciais: compreender a dinâmica dos restaurantes, identificar oportunidades de melhorias e criar soluções que atendam melhor aos parceiros.

Já o propósito central do Mão na Massa é, basicamente:

  • operar e entender os desafios das ferramentas iFood na prática;
  • estabelecer diálogos com pessoas para compreender suas necessidades;
  • observar o funcionamento dos restaurantes e a interação das pessoas com nossos produtos.

O funcionamento ocorre da seguinte forma:

  • parceiros definem o melhor dia e horário para as visitas;
  • agendamento da visita é realizado com antecedência de 7 dias;
  • as visitas Mão na Massa ocorrem, com duração aproximada de 1 turno;
  • o conhecimento adquirido é compartilhado internamente para aprimoramento contínuo.

mão na massa
“Foi um evento incrível ! Estou fascinada com as possibilidades [..] que podem alavancar muitos restaurantes. A iniciativa mão na massa vai trazer muito amadurecimento e empatia para a equipe iFood além de ser uma honra pra mim poder participar. Adorei a dinâmica do chat porque pra mim é o momento mais importante da venda e garantir que tudo dê certo com o pedido” – participante Michelle

Realização de dinâmicas de grupo

Durante o andamento do Fórum, foram trazidas diversas dinâmicas de grupo visando a participação ativa dos parceiros.

Dinâmica 1: Avaliar e Propor Melhorias

Os participantes foram convidados a colaborar na evolução da tela principal das plataformas. 

O objetivo foi otimizar a apresentação de informações, fornecendo recomendações para o crescimento e eficiência das operações dos parceiros. É importante destacar que o iFood valoriza a contribuição dos parceiros para construir uma experiência mais eficaz e personalizada.

Dinâmica 2: Ajustes de tempos

Foi discutido e implementado um ajuste significativo nos tempos de entrega e preparo. Os parceiros que realizam entregas próprias tiveram seus tempos de entrega ajustados, enquanto os parceiros que utilizam a Logística iFood viram melhorias nos tempos de preparo. 

O objetivo aqui foi aprimorar a precisão e eficiência operacional para oferecer uma experiência mais satisfatória aos clientes.

Dinâmica 3: Temas e perguntas a serem trabalhados

Nesta dinâmica, foram exploradas questões relacionadas ao chat. Os participantes foram incentivados a discutir o que o chat precisa ter ou fazer para contribuir para a eficácia operacional de seus restaurantes. 

A priorização das ideias sugeridas também foi um ponto de destaque, buscando identificar e implementar as ações que trariam o máximo impacto positivo para as lojas dos parceiros.

fórum de restaurantes 2024

O que estamos fazendo para ajudar na diminuição do Cancelamento?

No compromisso contínuo de melhorar a experiência dos parceiros, o iFood tem concentrado esforços na redução de cancelamentos, sendo o atraso o principal motivo entre parceiros com logística própria. 

Este cenário é significativo, representando 40% de todos os cancelamentos desses parceiros e gerando um impacto financeiro direto considerável, estimado em R$15 milhões por mês somente devido a atrasos.

O estudo ainda revelou que uma parcela significativa dos parceiros não utiliza adequadamente as configurações de tempo de entrega. Entre os restaurantes que enfrentam mais problemas com cancelamentos por atraso, 50% não acessam frequentemente a página de Área de Entrega, e 60% configuram seus tempos e raios de forma inadequada. 

Conscientes desses desafios, o iFood está implementando medidas estratégicas para auxiliar os parceiros na correta configuração e gestão de tempos de entrega, buscando reduzir cancelamentos e aprimorar a eficiência operacional.

Como estamos melhorando nosso Cardápio?

O fórum também falou sobre a melhora do cardápio Ifood. Em busca de aprimorar constantemente a experiência dos parceiros, estamos direcionando esforços para otimizar o Cardápio, simplificando sua gestão diária. 

O foco principal é o aprimoramentos na gestão de complementos, gestão de produtos e a criação e administração de combos. Os esforços são concentrados em facilitar a vida dos parceiros, com ênfase na:

  • reutilização de produtos no cardápio;
  • simplificação de edições em massa;
  • criação de uma jornada guiada para a formação de combos.

O que está sendo feito em nosso Atendimento?

Investir na excelência do atendimento é uma prioridade constante no iFood, e esse foi outro tema tratado no Fórum de Restaurantes de Fevereiro. 

Os dados trazidos mostraram que, com uma média de 462 mil contatos mensais, o serviço de atendimento abrange 215 mil interações via chat, sendo que 78% delas são resolvidas em até 3 minutos. 

Além disso, registramos 211 mil chamados (tickets em momentos frios), evidenciando uma abordagem proativa e dedicada à resolução de questões.

Na área de entregas, aprimoramos a experiência de encontrar ajuda. Atualmente, 50% dos restaurantes da base têm acesso à nova experiência no Portal, com temas essenciais disponíveis, como:

  • Financeiro;
  • Super;
  • Desempenho;
  • Avaliações. 

Nossos objetivos iniciais se concretizam com sucesso: 29% dos usuários visualizam o botão na barra superior, 70% de novos usuários acessam os artigos e 39% utilizam os fluxos de autoatendimento, promovendo uma jornada de ajuda mais visível, acessível e eficiente para nossos parceiros.

O Fórum de Restaurantes de Fevereiro destacou a dedicação conjunta em  seguir melhorando a experiência na plataforma. Juntos, parceiros e iFood estão moldando o futuro do serviço de delivery e construindo uma comunidade mais forte e conectada.

Obrigada ao time e ao iFood por nos proporcionar a oportunidade de nos escutar, sentir as nossas dores, se importar e cada vez mais trazendo melhorias para nossos parceiros. Agradeço pela oportunidade […] – participante Maely

Aproveite a visita no blog e confira nossa página do Fórum!

13 respostas

  1. Minhas entregas são canceladas por conta entrega infelismente não tenho muitos pedidos porém. Cancelados por conta entrega

    1. Oi Aniele. Sempre que precisar de alguma ajuda com algum pedido em andamento, acione o atendimento no Chat via Gestor de Pedidos. Assim conseguiremos trabalhar para evitar esses tipos de cancelamento!

  2. Tive meu contrato suspenso devido a plataforma está falando que meu restaurante teve muito cancelamento e uso excessivo de vausher , abri os chamados mostrando os relatórios da plataforma e sempre me responde de forma automática estou no ifood a 8 anos e nunca tive problemas e agora encerraram contrato da empresa da noite pro dia 🙆🏼‍♂️🙆🏼‍♂️

    1. Oi Bruno. Enviamos todas as informações necessárias para o seu e-mail. Se tiver qualquer dúvida sobre isso, retorne por meio do e-mail, que vamos esclarecer pra você, tudo bem?

  3. Tive pedidos cancelados após loja fechada e o Ifood alega que aceitou porque não houve resposta ao pedido de cancelamento. Isso 30 minutos após fecharmos e o cliente cancelou um pedido todo por causa de um simples ingrediente adicional no valor de R$7,00 que ele achou que não foi a quantidade adequada. Revejam os cancelamentos após loja fechada, não temos como responder. Enfim, ficamos no prejuízo por que o Ifood não aceita contestações nesse tipo de cancelamento.

    1. Isaias, estamos trabalhando em diversas melhorias para que o processo de cancelamento seja cada vez mais transparente e participativo para nossos parceiros. Caso precise de ajuda, confira as condições da nossa política de cancelamentos ou acione nossos especialistas pelo Portal do Parceiro.

  4. Olá, tudo bem? Diminuiu muito nosso cancelamento, com o ajuste rápido de 20+, na área de entrega em horários de pico. Gostaria de pedir a inclusão de uma ferramenta que o cliente pudesse escolher um produto semelhante, caso o mesmo estivesse em falta . O uber eats tinha e facilitava muito, porque muitos clientes não olham o chat. Obrigada!

  5. Olá ? Pedi o cancelamento do contrato sem querer e perdi os dados da minha loja, como posso recuperar. Não consigo entrar no Portal do Parceiro nem no App.

    1. Oi, Juliana! será necessário fazer um novo cadastro. Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação necessária e realizar seu cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. Se ainda tiver alguma dúvida pode nos chamar! ❤️

  6. Estou tendo problemas com as minhas minhas divulgações que no Facebook/Instagram, o link que uso da minha loja não abrindo a plataforma do Ifood e site do Ifood que está dificultando a venda, quando o vai finalizar a venda está pedindo senha do Facebook ou Google. Teria como verificar estou perdendo muita vendas.

  7. Corrigindo: Estou tendo problemas com as minhas divulgações que eu faço no Facebook/Instagram, o link que uso da minha loja não está abrindo a plataforma do Ifood e sim um site do Ifood que está dificultando a venda do pedido, quando o cliente vai finalizar a venda deste pedido nesre site ele está pedindo a senha do Facebook ou Google criando uma dificuldade para cliente. Teria como verificar por que o este link patrocionado não está acessando diretamente o portal do Ifood? Porque estamos perdendo muita vendas.

  8. Olá, Nelson! Lamentamos que esteja passando por isso. Poderia entrar em contato com a gente via dm em nosso Instagram (@ifoodparaparceiros)? Por lá conseguimos efetuar o suporte necessário para o seu caso. Obrigada!

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