8 métricas do Instagram para empresas

Confira 8 métricas do Instagram para empresas que devem ser acompanhadas de perto! Tenha mais efetividade na sua estratégia!

De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram passou a ser a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários. São milhões de usuários ativos diariamente e utilizar-se desse meio deixou de ser um diferencial. Hoje, empresas que desejam se destacar no mercado precisam estar presentes nessa rede.

Nesse ponto, analisar as métricas do Instagram é o primeiro passo para compreender como os seguidores do seu negócio se comportam e o que pode ser feito para que sua estratégia funcione da maneira mais eficaz possível.

Assim como em qualquer outra rede social, essa avaliação considera a interpretação das informações, testes e mudanças primordiais para a evolução da marca.

Continue a leitura para saber quais são as principais métricas do Instagram e como acompanhá-las?

Por que você deve acompanhar as métricas do Instagram?

Para os profissionais de marketing digital e redes sociais, a análise de métricas é um dos passos mais importantes, já que assim podemos avaliar o desempenho das ações executadas e promover melhorias nos resultados obtidos.

Pensando em facilitar o acesso aos dados, o Instagram criou e aprimorou o Instagram Insights.

O recurso surgiu em 2016 com o intuito de coletar as informações mais relevantes sobre o desempenho de contas empresariais na rede social, e ajudar a clarear ideias a respeito do que está ou não funcionando.

Dessa forma, as métricas fornecidas por essa funcionalidade são fundamentais para constituir os relatórios de desempenho dos perfis de empresas e para analisar alguns aspectos essenciais no aprimoramento da estratégia usada no Instagram.

Essas informações podem ajudar você a:

  • conhecer seus seguidores, entendendo quem é seu público-alvo e de que forma ele se comporta na rede;
  • acompanhar o alcance das postagens para focar em conteúdos com  maior probabilidade de atingir o público;
  • compreender de que forma a audiência se relaciona com a marca e quais melhorias podem ser feitas para aumentar os níveis de engajamento, tanto no feed quanto nos stories.

Se sua conta ainda não está habilitada para utilizar esse recurso, chegou o momento de mudar! Confira o passo a passo para fazer isso!

  1. Vá nas Configurações do seu perfil;
  2. Clique em Conta;
  3. Selecione a opção Mudar para conta profissional;
  4. Conecte sua página do Facebook;
  5. Mude as informações de contato e localização.

Quais métricas do Instagram medir?

Você já entendeu que com uma conta comercial para o seu perfil, é possível aproveitar as métricas do Instagram para analisar os resultados e obter novas ideias sobre como melhorar sua estratégia, certo?

Agora, chegou o momento de conhecer as principais métricas que devem ser acompanhadas. Confira!

1. Número de seguidores

O número de seguidores demonstra a quantidade de usuários que começaram ou deixaram de seguir o perfil da sua empresa durante um determinado período.

Essas informações são relevantes para mostrar se o perfil está se desenvolvendo conforme os objetivos da empresa. Além disso, esses dados ajudam a analisar quais estratégias são determinantes para o alcance de melhores resultados.

2. Visualização do perfil 

O número de visualizações faz parte das métricas do Instagram e é responsável por apresentar a quantidade de visitas que o perfil recebeu no período analisado, de modo a estabelecer uma comparação com períodos anteriores.

Com essa informação, pode-se avaliar as estratégias utilizadas para atrair mais visualizações para a conta comercial e definir de que maneira os resultados conseguem ser aprimorados.

Aqui, vale destacar que a frequência de postagens faz total diferença na obtenção de mais visitas. Afinal, se você fica muito tempo sem publicar nada, poucos usuários conhecerão o seu perfil e se interessarão a visitá-lo.

3. Alcance

Essa é uma métrica que demonstra a quantidade de perfis únicos que viram suas postagens durante o período analisado.

Da mesma forma que o número de seguidores, as informações de alcance também são ótimas para avaliar o crescimento do perfil, já que consideram o total de contas atingidas e quais publicações têm melhor desempenho.

4. Impressões

Podemos dizer que as impressões são as métricas do Instagram contrárias ao alcance, pois esse número demonstra quantas vezes as suas postagens foram mostradas para as pessoas, independentemente se elas estão vendo pela primeira vez ou não.

É por esse motivo que a quantidade de impressões sempre será maior que o alcance. Um bom ponto de partida para comparar quais conteúdos estão atingindo mais pessoas (ou seja, contas únicas) e quais publicações estão sendo mostradas para os mesmos usuários de forma repetitiva.

5. Cliques no perfil

Os cliques no perfil reúnem todos os dados referentes às interações dos usuários com as informações que você disponibilizou para eles conhecerem e entrarem em contato com a sua empresa.

Essa métrica do Instagram mensura os cliques que direcionam para o site, mostra quantas pessoas se interessam em enviar um e-mail e obter a localização ou o número de telefone do seu negócio.

O bom desempenho desses resultados depende muito dos objetivos da empresa e de quais tipos de interação você prioriza para os seus seguidores.

Porém, uma boa chamada para ação – também chamada de Call-To-Action (CTA) – na publicação faz a diferença na hora de encaminhar as pessoas para um contato mais direto com a sua companhia.

6. Características da audiência

Conhecer a faixa etária, dados de localização e gênero dos seguidores que se envolvem com a sua marca permite que você desenvolva conteúdos mais eficazes para atingir a sua audiência.

Além disso, essas informações também são fundamentais para segmentar melhor os anúncios feitos para essa rede e adotar uma linguagem que esteja mais alinhada ao seu público-alvo.

Outro ponto importante é que, para obter melhores análises e inspirações, é necessário acompanhar também os horários e dias da semana em que os seus seguidores estão mais ativos na rede.

7. Engajamento 

Nas métricas do Instagram, encontramos o engajamento, os dados referentes à forma como o público se envolve com a marca.

Por exemplo, os comentários e a quantidade de curtidas apontam quais postagens geraram maior interação com os usuários e de que maneira os seus seguidores enxergam o seu conteúdo.

Outra forma de medir o sucesso da sua estratégia é por meio da análise de publicações salvas pelos seguidores. Afinal, se eles clicaram em “salvar”, isso quer dizer que o conteúdo foi eficaz e houve o interesse em rever essa postagem depois.

Dessa forma, por que não aproveitar e planejar e produzir mais conteúdos focados no que o seu público enxerga como valioso para ele?

8. Stories

Assim como acontece nas publicações do feed, também é possível analisar o desempenho dos stories a partir das métricas do Instagram.

Além do número de alcance e de impressões, os stories mostram dados sobre todos os tipos de interação que uma pessoa pode ter com as publicações, como os toques para avançar ou voltar, as respostas enviadas por mensagem e as saídas dos usuários que abandonaram suas publicações.

Ao acompanhar as métricas do Instagram você pode encontrar um equilíbrio na hora de planejar o conteúdo, evitando o acúmulo exagerado de stories ou a falta deles por muito tempo.

Quer ideias sobre o que postar no Instagram? Confira este post com ideias de conteúdos para você produzir!

Conteúdo produzido pela Agência Hubify: Marketing Digital para Gerar Prosperidade

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