Entrega expressa: o que é e como pode ser usada?

Entenda agora a diferença entre entrega normal e expressa, além de conferir dicas para implementar a entrega expressa no seu negócio!

Com a correria da rotina e a urgência de saborear os pedidos do delivery, a adesão dos clientes à entrega expressa cresce continuamente. Afinal, o grande atrativo da modalidade é a garantia de recebimento mais rápido.

Negócios que oferecem a modalidade de entrega expressa aos clientes conseguem atender às mais distintas necessidades dos clientes. Mas para isso, é preciso organizar toda a jornada operacional e logística, garantindo sincronia do planejamento à execução.

Descubra, a seguir, mais sobre a entrega expressa!

O que é entrega expressa?

A entrega expressa é uma modalidade de delivery em que a agilidade é ainda mais crucial que as entregas comuns. O objetivo dela é, justamente, garantir uma entrega ultra rápida.

Muito usada por lojas virtuais, ela passou a ser comum em outros segmentos. Muitos estabelecimentos do setor alimentar já estão aderindo, como uma forma de aumentar a satisfação da clientela.

Entrega Expressa em até 30 minutos

Essa é uma nova funcionalidade exclusiva para restaurantes parceiros, que permite entregas super rápidas — em até 30 minutos — dentro de um raio de até 4km, mediante uma taxa adicional de R$ 3,99 no valor do frete. Caso o prazo não seja cumprido, o consumidor recebe R$ 3,99 de volta.

Essa modalidade está em fase de teste e atualmente está disponível para pedidos nos bairros Jardins e Pinheiros, em São Paulo.

Como funciona a Entrega Expressa?

Para os parceiros, não é necessária nenhuma ativação manual: o iFood cuida da configuração. No entanto, é fundamental que o restaurante mantenha a qualidade dos prazos e a rapidez na entrega de seus pedidos.

Quais as vantagens da entrega expressa?

A entrega expressa tem a agilidade como um aspecto fundamental na experiência do cliente. Ao garantir a melhor experiência possível, seu negócio conquista clientes fiéis e ganha valor aos olhos do público, o que certamente repercute na lucratividade. Entenda melhor as vantagens a seguir!

Fidelização de clientes e lucratividade

Quando o cliente tem uma experiência satisfatória, as chances de que ele volte a fazer pedidos ao seu estabelecimento é muito maior. Com isso, você conquista um público fiel, que contribui de forma recorrente com os lucros do negócio.

Valor agregado à marca

Outro ponto importante é que disponibilizar a opção de entrega expressa é um diferencial competitivo para sua marca. Afinal, a ideia de ter o pedido em mãos mais rapidamente é um grande atrativo — em especial quando se está com fome.

Além disso, você evita perder um cliente em potencial pela falta de uma entrega mais rápida — o que pode acontecer principalmente quando o possível cliente está com o tempo restrito.

Agilidade nos processos

Quando o seu estabelecimento se compromete com a entrega expressa, naturalmente há uma preocupação maior em trazer mais eficiência aos processos. Isso é fundamental para garantir a agilidade no envio dos itens expresso — sem prejudicar a entrega de pedidos comuns.

Como tornar a entrega expressa eficiente? 

Para garantir que a entrega expressa seja cumprida dentro do prazo, é preciso otimizar os processos dentro do restaurante. Abaixo, algumas dicas para melhorar a agilidade:

  • adiante preparos: algumas preparações podem ser adiantadas e feitas enquanto o restaurante estiver aberto, agilizando o pedido quando ele for feito;
  • organize a equipe: divida a equipe em diferentes tarefas, assim, cada pessoa consegue aprimorar as habilidades e ser mais eficiente;
  • sinalize o espaço: certifique-se que seu espaço físico está corretamente sinalizado para os entregadores, facilitando o trabalho deles de retirar o pedido;
  • botão pronto: disponível no Plano Entrega, o recurso do Botão Pronto está disponível no Gestor de Pedidos, possibilitando que o seu restaurante o acione quando o pedido estiver finalizado.

Como manter a Entrega Expressa disponível na minha loja?

Para manter a funcionalidade habilitada em seu restaurante, é preciso cumprir com os prazos de entrega estabelecidos. Parceiros que frequentemente atrasarem suas entregas poderão ser removidos do teste e o método de entrega será desabilitado da sua loja. 

Identificação de pedidos Expressa

Pedidos feitos com entrega expressa podem ser identificados tanto no Gestor de Pedidos, quanto na comanda de operação, com a sinalização de “expressa”. Para parceiros que utilizam uma integradora ou o APP iFood para Parceiros, em breve a sinalização também estará disponível nas plataformas. 

Veja como fica a visualização no Gestor de Pedidos e na comanda de operação:

Como habilitar a Entrega Expressa na minha loja?

Por enquanto, apenas lojas convidadas têm a opção de Entrega Expressa disponível para ser habilitada. Caso tenha interesse em ofertar essa modalidade de entrega, entre em contato com seu executivo de contas iFood.

A Entrega Expressa limita a quantidade de itens no pedido?

Inicialmente, não há limitações, mas ajustes podem ser feitos ao longo do período de teste da funcionalidade. Os parceiros serão notificados sobre qualquer mudança através dos canais de comunicações oficiais do iFood. 

Compromisso com a segurança e bem-estar dos entregadores

No iFood, a segurança e o bem-estar dos entregadores são prioridades. A funcionalidade de Entrega Expressa visa otimizar os processos internos do restaurante e melhorar a eficiência logística, sem jamais comprometer a segurança de quem realiza as entregas. 

A plataforma não exige ou incentiva que os entregadores corram para cumprir o prazo de entrega. Todos os profissionais de entrega devem seguir as leis e regulamentos de trânsito, e o iFood continua a apoiar a proteção de seus entregadores em todas as etapas do processo.

A rapidez da Entrega Expressa se refere ao aprimoramento da organização dentro dos restaurantes e à eficiência na execução dos pedidos, sem pressionar ou colocar em risco os entregadores.

Que modalidade de entrega oferecer em meu restaurante?

O ideal é sempre disponibilizar a opção de entrega expressa, além da entrega padrão, que é a modalidade obrigatória. A entrega expressa deve ser oferecida apenas se você tiver condições de cumprir a promessa de maior agilidade, sem comprometer a qualidade do serviço. Lembre-se de que é essencial respeitar os prazos estabelecidos em ambas as modalidades.

Sempre avalie fatores como:

  • distância;
  • prontidão da equipe;
  • facilidade no preparo do pedido;
  • treinamento dos colaboradores;
  • custo-benefício para o estabelecimento, considerando taxas de entrega e despesas envolvidas em toda a cadeia de produção.

Oferecer entrega expressa, em geral, é uma boa ideia. Mas é fundamental garantir a organização e a eficiência de todas as etapas envolvidas no serviço, considerando que a questão do tempo é primordial para a satisfação do cliente, que pagou um valor adicional pela agilidade na entrega. Então, honre a confiança de cada cliente e garanta que todos tenham motivos para voltar.

Gostou de saber mais sobre o tema? Então, aproveite e faça o curso gratuito do Decola Restaurantes do iFood!

4 respostas

  1. Sou de Araguaína – Tocantins, gostaria de saber qual horário de abertura e encerramento diário da Entrega Fácil na minha região, pois solicitei uma entrega as 22:00hrs e disse que o horário ja tinha encerrado para entrega fácil. Já revirei o site de vocês do avesso e não tem essa informação que é crucial para meu negócio.

    1. Olá! O Entrega Fácil é uma solução do iFood que permite que você conte com a maior logística do país, mesmo para as vendas feitas fora do app iFood. Ou seja, você pode vender nas redes sociais, WhatsApp e até telefone, e deixar a entrega com a gente.

      Tire aqui suas dúvidas sobre o Entrega Fácil e saiba como usar: https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-facil/

      Caso não tenha esclarecido sua dúvida no material, nos informe por aqui! 🙂

  2. Queria saber se um cliente quer fazer o pedido em um lugar que não tem iFood como faço para solicitar uma entrega

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