Com a correria da rotina e a urgência de saborear os pedidos do delivery, a adesão dos clientes à entrega expressa cresce continuamente. Afinal, o grande atrativo da modalidade é a garantia de recebimento mais rápido.
Negócios que oferecem a modalidade de entrega expressa aos clientes conseguem atender às mais distintas necessidades dos clientes. Mas para isso, é preciso organizar toda a jornada operacional e logística, garantindo sincronia do planejamento à execução.
Descubra, a seguir, mais sobre a entrega expressa!
O que é entrega expressa?
A entrega expressa é uma modalidade de delivery em que a agilidade é ainda mais crucial que as entregas comuns. O objetivo dela é, justamente, garantir uma entrega ultrarrápida.
Muito usada por lojas virtuais, ela passou a ser comum em outros segmentos. Muitos estabelecimentos do setor alimentar já estão aderindo, como uma forma de aumentar a satisfação da clientela.
Quando um cliente opta pelo serviço, seu pedido ganha prioridade mediante a confirmação do pagamento. Então, o pedido é preparado, embalado e encaminhado ao cliente o mais rápido possível.
Aí está a diferença em relação à entrega normal: a expressa é prioridade e precisa chegar bem mais rapidamente. Embora isso envolva o pagamento de uma taxa adicional, o custo-benefício pode ser compensatório para o cliente.
Tempo de entrega
Normalmente, o prazo de entregas expressas fora do ramo alimentício é de até 72 horas. No entanto, quando se trata de entrega de comida, o prazo pode ser tão curto quanto 15 minutos.
Vale destacar que o ideal é sempre se antecipar ao máximo em relação ao tempo estipulado para entrega — tanto para prevenir expirações por imprevistos como para garantir uma satisfação ainda maior para o cliente.
Quais as vantagens da entrega expressa?
A entrega expressa tem a agilidade como um aspecto fundamental na experiência do cliente. Ao garantir a melhor experiência possível, seu negócio conquista clientes fiéis e ganha valor aos olhos do público, o que certamente repercute na lucratividade. Entenda melhor as vantagens a seguir!
Fidelização de clientes e lucratividade
Quando o cliente tem uma experiência satisfatória, as chances de que ele volte a fazer pedidos ao seu estabelecimento é muito maior. Com isso, você conquista um público fiel, que contribui de forma recorrente com os lucros do negócio.
Valor agregado à marca
Outro ponto importante é que disponibilizar a opção de entrega expressa é um diferencial competitivo para sua marca. Afinal, a ideia de ter o pedido em mãos mais rapidamente é um grande atrativo — em especial quando se está com fome.
Além disso, você evita perder um cliente em potencial pela falta de uma entrega mais rápida — o que pode acontecer principalmente quando o possível cliente está com o tempo restrito.
Agilidade nos processos
Quando o seu estabelecimento se compromete com a entrega expressa, naturalmente há uma preocupação maior em trazer mais eficiência aos processos. Isso é fundamental para garantir a agilidade no envio dos itens expresso — sem prejudicar a entrega de pedidos comuns.
Como é feita a entrega expressa?
Os itens necessários ao preparo de um pedido expresso precisam estar sempre prontos para uso, e um profissional para entrega deve estar a postos — ou seja, com disponibilidade imediata. Caso você não tenha um time próprio para essa finalidade, é ideal contar com soluções voltadas para o delivery, a exemplo do Entrega Fácil.
Assim que o pedido é confirmado, deve-se iniciar o preparo. Mas o principal ponto é garantir, antes, uma logística especialmente eficaz e organizada.
Quando oferecer cada modalidade?
O ideal é disponibilizar sempre ambas as opções: entrega normal e expressa — desde que você tenha condições de cumprir a promessa de maior agilidade na entrega expressa — sem comprometer a qualidade. Vale ressaltar que é essencial respeitar os prazos estipulados em qualquer modalidade.
Sempre avalie fatores como:
- distância;
- prontidão da equipe;
- facilidade no preparo do pedido;
- treinamento dos colaboradores;
- custo-benefício para o estabelecimento, considerando taxas de entrega e despesas envolvidas em toda a cadeia de produção.
Oferecer entrega expressa, em geral, é uma boa ideia. Mas é fundamental garantir a organização e a eficiência de todas as etapas envolvidas no serviço, considerando que a questão do tempo é primordial para a satisfação do cliente, que pagou um valor adicional pela agilidade na entrega. Então, honre a confiança de cada cliente e garanta que todos tenham motivos para voltar.
Gostou de saber mais sobre o tema? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!
4 respostas
Sou de Araguaína – Tocantins, gostaria de saber qual horário de abertura e encerramento diário da Entrega Fácil na minha região, pois solicitei uma entrega as 22:00hrs e disse que o horário ja tinha encerrado para entrega fácil. Já revirei o site de vocês do avesso e não tem essa informação que é crucial para meu negócio.
Olá! O Entrega Fácil é uma solução do iFood que permite que você conte com a maior logística do país, mesmo para as vendas feitas fora do app iFood. Ou seja, você pode vender nas redes sociais, WhatsApp e até telefone, e deixar a entrega com a gente.
Tire aqui suas dúvidas sobre o Entrega Fácil e saiba como usar: https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-facil/
Caso não tenha esclarecido sua dúvida no material, nos informe por aqui! 🙂
Queria saber se um cliente quer fazer o pedido em um lugar que não tem iFood como faço para solicitar uma entrega
Olá, você pode utilizar o Entrega Fácil para pedidos de fora do iFood, conheã aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/?s=entre+f%C3%A1cil