O envio de talheres, canudos e guardanapos descartáveis no delivery podem gerar um grande volume de lixo de forma desnecessária, além de representar um gasto a mais para o seu negócio na compra desses insumos.
Para minimizar a produção de lixo de delivery, nasceu o programa Amigos da Natureza. Essa iniciativa do iFood já diminuiu o envio de descartáveis a mais de 240 milhões de pedidos.
Saiba como você pode reduzir a emissão de lixo e ainda otimizar seus custos com insumos!
Amigos da Natureza
O programa Amigos da Natureza opera de 2 formas, para ir de acordo com cada restaurante, avisando ao consumidor que aquele estabelecimento não envia descartáveis ou perguntando aos clientes se desejam receber descartáveis no momento de conclusão de um pedido.
Mais de 110 mil estabelecimentos do iFood já fazem parte do programa, com uma taxa de recusa de descartáveis em 82% dos pedidos. Além disso, um estudo do iFood também constatou que mais de 90% dos descartáveis enviados são descartados pelo cliente sem mesmo usar.
Além de economizar na compra de insumos, você ajuda a combater o consumo excessivo de plástico, que demora muito tempo para se decompor na natureza, gerando acúmulo de lixo em oceanos e florestas, sendo consequentemente prejudicial à saúde humana.
Adesão ao programa
O programa Amigos da Natureza tinha uma adesão opcional no iFood, mas entendemos que para auxiliar todas as lojas parceiras a otimizarem os custos com insumos e também evitar a circulação de plástico, a adesão tornou-se automática a todas as lojas aptas parceiras.
Ao receber um pedido pelo Gestor de Pedidos, você será informado se o cliente deseja ou não receber descartáveis. Por isso, não deixe de informar sua equipe operacional sobre a mudança, reforçando a importância do programa para o seu negócio e para o próprio meio ambiente.
O Amigos da Natureza é uma iniciativa 100% gratuita e que não afeta sua operação e nem sua reputação ou quantidade de pedidos na plataforma. Na verdade, empresas no geral que levam a sustentabilidade a sério, tem mais visibilidade positiva com os consumidores.
Quer adotar outras iniciativas sustentáveis a seu negócio? Conheça as embalagens biodegradáveis e saiba como escolhê-las para seu delivery!
127 respostas
Muito legal essa atitude
Não enviamos descartaveis em hipótese alguma, e se o ifood perguntar se o cliente quer poderá causar mau estar com a loja. O Programa anterior estava melhor avisando que a loja e amiga da natureza e não envia descartaveis.
concordo, tenho receio que os clientes comecem a reclamar a falta de descartáveis quando eles pedem pois nunca mandamos.
como faz para participar
Uma ótima ideia… Além de reduzir custos também ajuda o meio ambiente, todos ganham… Porem infelizmente não consegui baixar o e-book tentei por diversas vezes e dá erro
nao usar nenhum tipo embalagem descartavel
Que legal, Leonardo! Obrigado por compartilhar com a gente! <3
que legal, Marcelo! Obrigado por compartilhar com a gente!
É isso aí! =)
❤️
Quando recebo pedido ainda não visualizo essa opção do cliente. Como faço para participar?
Muito boa essa ideia, quem sabe assim podemos amenizar um pouco problemas concernente a poluição.
Poderia haver na hora do fechamento da conta a pessoa automaticamente solicitar ou não os talheres, não necessitando mais uma ação do restaurante.
Eu gosto de cuidar do meio ambiente e não trabalhar c embalagem descartável não só a caixa da pizza talheres cops n
Demos a opção para o cliente escolher se precisa de talher, gera menos desperdício,além de contribuir com meio ambiente
Mandamos somente itens em embalagens de papelão e sacos kraft por aqui! Nada de plásticos.
Parabéns pela iniciativa, Rômulo! ??
Eu adorei ficou mais fácil. Pra mim já tá aparecendo já..o ifood está de parabéns…
Felizes que tenha gostado, Jose! ??
alem dos procedimentos de reciclagem, usamos energia renovável, fotovoltaica.
Que incrível, Antônio! ? Parabéns pela iniciativa ?
Amigo da natureza só se for o ifood, cliente escreve enviar descartáveis se não envia nota 1
Verdade meu amigo e nossa loja fica mal vista ..
Oi, Ana! Fala com nosso time de suporte pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro que vamos te ajudar, ok? 🙂
Que legal, Eliana! ?