Uma auditoria pode ser resumida em um conjunto de procedimentos que comprovam que os processos de um estabelecimento estão sendo conduzidos de forma correta.
Nem todo negócio é obrigado, por órgãos governamentais, a realizar essa avaliação, mas é algo muito importante. Optando por ela, existem dois modelos principais: a auditoria interna e externa.
Confira qual é o principal objetivo de uma auditoria e os principais tipos!
Qual é o principal objetivo de uma auditoria?
O objetivo da auditoria é promover uma avaliação detalhada das atividades desenvolvidas em uma empresa, em relação a aspectos financeiros, tributários e de qualidade.
Assim, o trabalho serve para entender se os processos estão sendo desenvolvidos conforme o esperado, além de comprovar a conformidade do comércio em relação às obrigações previstas em lei. É, portanto, um eficiente instrumento de gestão de qualidade.
Em comércios alimentícios, a auditoria avalia as instalações e as práticas para garantir que tudo esteja de acordo com padrões regulatórios e de segurança, higiene e limpeza. Ela pode ser interna, realizada pelo próprio negócio, mas também externa, quando é feita por inspetores de saúde licenciados.
Quais são os tipos de auditoria?
Existem inúmeros tipos de auditoria, tanto no modelo externo quanto interno. Confira os principais.
Auditoria contábil
Esse modelo é mais conhecido e tem relação com a obrigatoriedade que os estabelecimentos têm de comprovar os demonstrativos financeiros. Assim, os comércios conseguem provar que os seus registros contábeis são precisos, sem a incidência de fraudes.
Auditoria financeira
Para entender esse tipo, vale a pena diferenciá-lo do modelo contábil. Enquanto a auditoria financeira tem foco na gestão dos recursos, a contábil visa verificar se os documentos da contabilidade estão corretos e dentro da conformidade legal.
A auditoria financeira avalia se os recursos da empresa estão sendo aplicados de maneira eficiente, de modo a maximizar a rentabilidade e cortar desperdícios. Ela pode ser complementada com o uso de um gerenciador financeiro.
Auditoria fiscal e tributária
O auditor fiscal faz a avaliação do cumprimento das obrigatoriedades fiscais, nas esferas municipal, estadual e federal.
Ele avalia se os impostos estão sendo realmente pagos, dentro das datas adequadas. Desse modo, o empreendimento se mantém longe de problemas com a Receita Federal.
Auditoria de qualidade
Tem um caráter mais preventivo, com o objetivo de identificar a falta de conformidade em relação aos seus procedimentos de controle de qualidade — tanto dos produtos como das práticas internas.
Auditoria ambiental
Esse tipo avalia os processos relacionados à proteção do meio ambiente dentro da empresa.
Como se faz uma auditoria e quando ela é necessária?
É importante entender que empreendimentos de grande porte são obrigados a contratar auditorias independentes e externas, periodicamente.
De acordo com a Lei 11.638/2007, são consideradas de grande porte as empresas que tiveram, no exercício social anterior, um ativo superior a R$ 240 milhões ou uma receita bruta anual acima de R$ 300 milhões.
Também é preciso ter atenção a alguns casos específicos, de empresas que não se enquadram nessa renda:
- instituições financeiras, como bancos e fundos de investimentos, que precisam ser auditados a cada seis meses;
- empresas de capital aberto, que precisam de uma auditoria anual.
Os comércios alimentícios não têm obrigação de ser auditados, exceto caso se enquadrem nas exigências de renda. As inspeções da Anvisa, que cuida da vigilância sanitária, são de outra natureza.
Isso não significa que o empreendimento não possa realizar suas próprias auditorias. É possível contar com parceiros que ajudarão a melhorar aspectos no negócio, conforme o tipo de serviço contratado — isto é, fiscal, financeiro, ambiental e de qualidade.
Quais as 4 fases da auditoria?
Como você viu até aqui, é possível encontrar diferentes tipos de auditoria, assim como elas podem ser de caráter interno ou externo. De modo geral, é possível separar o processo em quatro etapas principais:
- planejamento, com a elaboração de um plano;
- preparação, quando os auditores se debruçam sobre as particularidades da empresa auditada;
- execução, quando há a coleta de informação e o trabalho em campo;
- encerramento e monitoramento das mudanças, com a revisão das áreas problemáticas e ajustes pontuais.
Com a auditoria, você garante que os processos do seu negócio estejam nos padrões esperados. É importante conhecer cada detalhe de sua empresa para uma boa gestão.
Para complementar o seu planejamento financeiro, conheça e baixe a planilha de vendas!
3 respostas
Estou procurando terminar o cadastro pra começar a vender e não consigo fazer nada. Preciso de atendimento humano.
Já estou até com vontade de desistir..
Por favor me ajuda!!!!
63999395210
Olá! Se você quer se cadastrar para vender no iFood ou tem dúvidas sobre esse assunto, saiba que temos um canal exclusivo no WhatsApp para auxiliar você. Basta acessar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Se ficar com alguma dúvida ou dificuldade, conte com a gente!
Olá, estou com um problema com o ifood, fiz uma compra dia 4 dezembro, e não foi entregue, no ifood aparece como entregue, tentei resolver e na , pq não tem como cancelar, se a compra aparece finalizada, a minha pergunta como o motoboy finalizou seu meu código de entrega, o problema q paguei com pix , então quem está saindo perdendo sou eu, o estabelecimento falou q e um problema com o ifood… preciso de ajuda.