Avanços tecnológicos, inspiração, criatividade e futuro: os destaques do segundo dia do iFood Move

A trajetória empreendedora da ex-tenista Serena Williams foi uma das atrações do dia, que teve pesquisas e tendências sobre restaurantes e discussões sobre reforma tributária

São Paulo, 26 de setembro de 2024 – Avanços tecnológicos, inspiração, criatividade e futuro do trabalho foram alguns dos temas discutidos no segundo dia do iFood Move, na quinta-feira (26), no São Paulo Expo. O evento, dedicado a empreendedores de restaurantes, foi acompanhado por cerca de cinco mil pessoas e reuniu grandes nomes do setor para compartilhar experiências e falar sobre futuro e estratégias de crescimento para negócios na área de alimentação.

Um dos destaques do evento foi a ex-tenista Serena Williams, que falou sobre sua jornada empreendedora, os desafios superados ao longo de sua trajetória e como a experiência no esporte foi essencial para aprender a lidar com a pressão do mundo dos negócios. 

RELATÓRIO PARA RESTAURANTES

A primeira edição do “Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood”, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion, mostra que houve um crescimento de pedidos de café da manhã, com aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, sendo que metade dos pedidos são de padarias

Neste período do dia, no entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta para um nicho com potencial a ser explorado. A madrugada também tem conquistado os usuários do delivery — o turno registrou aumento de 25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é significativa: neste horário, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com maior número de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos pedidos. 

CRÉDITO, BANCO DIGITAL E MAQUINONA

A missão do iFood Pago é entregar a fórmula de crescimento da plataforma do iFood para que todos os restaurantes do ecossistema cresçam desta mesma forma. Esta foi a principal fala do presidente da empresa, Bruno Henriques, no iFood Move. “Imagina se eu pudesse entregar para você a mesma fórmula que o iFood usou para crescer? Imagina se cada um dos 350 mil restaurantes pudesse executar isso? Dá para imaginar o tamanho impacto que a gente vai ter?” E como viabilizar este crescimento? Segundo Bruno Henriques, o iFood Pago se baseia em três pilares para facilitar a vida dos donos de restaurante: Crédito, Banco Digital e Maquinona.

TENDÊNCIAS DO FOOD SERVICE

Quais as tendências de foodservice que os restaurantes devem ficar de olho para o ano que vem? Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion (empresa que atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação para foodservices), apresentou no iFood Move a Mandala de Tendências Galunion para 2024/25 – pesquisa com consumidores, operadores e outros tipos de negócio do ecossistema de foodservice no Brasil. Foram 26 tendências apontadas neste levantamento da Galunion, baseadas em quatro áreas principais: Tecnologia Onipresente, Modelos de Negócio, Experiência e Hospitalidade e Oferta Culinária. 

REFORMA TRIBUTÁRIA

A reforma tributária em tramitação no Senado foi tema do painel “Reforma Tributária e o Impacto no Setor de Food Service”, com presenças do senador Efraim Filho (União-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviço no Senado; de João Baptista, coordenador do Comitê Setorial de Redes de Food Service da ABF; e de Fernando Di Paula, presidente da Associação Nacional dos Restaurantes. A mediação foi de Rodolfo Araújo, diretor de Legal and Tax do iFood. Questionados sobre os desafios e benefícios que a reforma trará para o setor de foodservice, todos concordaram que a simplificação será o maior ganho para os empreendedores.

BRANDING E CRIATIVIDADE

A importância do branding e da criatividade foi destacada como essencial para acelerar o crescimento dos negócios em painel com Alexandre Guerrero, CEO da Eletromídia, e Ana Couto, CEO da Ana Couto, sob comando de Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood. O debate reforçou a ideia de que o branding vai muito além de um logotipo ou campanhas pontuais. Precisa estar intrinsecamente ligado à estratégia de negócio. 

AVANÇOS DA TECNOLOGIA NO MUNDO

O iFood Move apresentou duas palestras que abordaram o tema Tecnologia e inovação no mundo. O CEO da Prosus Group, Fabricio Bloisi, ressaltou em sua fala no painel Avanços da Tecnologia do Mundo que vivemos em um mundo de transformações exponenciais.

“Isso é bom pra você poder crescer seu negócio, se acreditar nisso também”, afirmou o executivo. “A cabeça de todos vocês, em geral, rejeita o futuro exponencial. Não consegue olhar o mundo hoje e calcular daqui, cinco, dez anos como vai ser. Mas o mundo continua mudando em uma velocidade inacreditável. Esqueçam esse mindset [de rejeitar as mudanças] pois os próximos anos vão ter mudanças mais rápidas ainda”.

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