O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que ajuda empresas a ter estratégias bem definidas, alinhando os objetivos para alcançá-los em menos tempo. Sem essa ferramenta, muitas vezes, torna-se difícil acelerar os resultados.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi mostrou que, no Brasil, apenas 10% das médias empresas têm uma estratégia estabelecida a longo prazo. Dessa forma, para os demais negócios, um objetivo almejado pode se prolongar indefinidamente, demorando anos para ser concretizado.
Neste post, você vai entender como funciona o BSC e quais são os benefícios dessa metodologia para a sua empresa!
O que é Balanced Scorecard?
O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica. Seu objetivo é considerar outros indicadores, além do dos contábeis e financeiros, para o sucesso empresarial. No português, ele pode ser traduzido para “Indicadores Balanceados de Desempenho”.
O BSC também vai acompanhar o progresso do negócio, analisando ativos intangíveis e metas a longo prazo. Essa metodologia admite, inclusive, ter algumas perdas no percurso para prosperar no futuro.
Para Victor Macambira, sócio-fundador da GASS Company, “a gestão está muito mais ligada em pequenos passos possíveis do que numa sacada genial que vai mudar o jogo”. Com uma visão mais abrangente e integrada da empresa, o BSC permite alinhar as estratégias em busca de um crescimento mais sólido.
O Balanced Scorecard busca consolidar os valores da marca. Assim, a organização torna-se cada vez mais consistente para alcançar o sucesso, sem perder de vista o seu objetivo principal.
Como usar o Balanced Scorecard?
Victor Macambira lembra que “você precisa gerenciar o seu negócio com uma base racional sólida”. Assim, entenda como o BSC analisa cada área pertinente e como colocar em prática.
1. Defina os seus objetivos em relação ao seu negócio
Existem 4 pilares do BSC que devem ser considerados em cada etapa:
- perspectiva financeira;
- perspectiva de clientes;
- perspectiva de processos internos;
- perspectiva de aprendizado e crescimento.
Cada uma dessas perspectivas precisa estar ajustada ao modelo da sua empresa. Assim, se objetivo for investir em uma reforma no estabelecimento, avalie, por exemplo, prazo para iniciar, os responsáveis pela contratação, otimização de recursos usados e quais áreas serão reformadas.
2. Crie um mapa estratégico
O mapa estratégico para BSC é um documento que apresenta o resumo dos objetivos definidos para a empresa. Além de ser um registro visual, que pode ser consultado sempre que necessário, também ajuda a planejar as ações para alcançar essas metas.
Assim, o mapa pode conter desde estratégias de automação de processos e planejamento tributário até aquelas relacionadas à experiência do cliente.
3. Escolha os indicadores mais adequados
Fundamentais para mensurar os resultados das estratégias, os indicadores escolhidos precisam estar de acordo com as perspectivas BSC que se pretende mensurar. Quando algum indicador não é alcançado, pode indicar a necessidade de rever a estratégia.
Quais são as vantagens do BSC?
Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios do BSC.
1. Oferece visão mais estratégica da empresa
Eficiente no planejamento estratégico, o BSC traz uma visão específica sobre o que precisa ser feito. Desse modo, contribui para levar o negócio ao ponto que se pretende.
2. Melhora a comunicação com a equipe
O Balanced Scorecard apresenta as metas e objetivos da empresa de maneira mais simples e intuitiva.
Vale ressaltar que, para Victor Macambira, “gerenciar significa bater metas com sua equipe”. Nesse sentido, o BSC contribui para que todos os colaboradores entendam qual é o foco do negócio.
3. Estimula o aperfeiçoamento contínuo
Conforme as metas e os objetivos são alcançados, o quadro pode ser atualizado. Esse processo vai ajudar a manter a atualização e o crescimento constante da empresa.
O Balanced Scorecard é uma ferramenta indispensável para quem deseja acelerar os objetivos do negócio. Ao implementar essa metodologia, você vai estar mais perto de concretizar as metas e ver a empresa crescer cada vez mais.
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