Certamente você já ouviu falar na bio do Instagram. O termo, que vem da palavra biografia, se refere a um campo em que o usuário ou a empresa pode destacar o propósito do perfil na rede social. Se engana quem pensa que os seguidores não prestam atenção a esse espaço, já que o público tem o seu primeiro contato com a conta virtual a partir dos dados inseridos na parte superior da página.
Perfis do Instagram que não têm uma bio atrativa podem não transmitir autoridade ao público e, no pior dos casos, podem ter dificuldade para mostrar sobre qual assunto aquele perfil fala. Ou seja, a bio do Instagram é um espaço importante para atrair novos seguidores e crescer seu perfil na rede social.
Continue a leitura para entender o que é a bio do Instagram e confira algumas dicas para montar a sua!
O que caracteriza o perfil de uma conta no Instagram?
O perfil de uma conta no Instagram contém informações básicas sobre o usuário ou a empresa:
- nome do perfil;
- nome do usuário (iniciado por um @);
- avatar, que é a foto do perfil (no caso das empresas, o logo da marca);
- quantidade de publicações;
- número de seguidores;
- a biografia (com informações sobre o serviço prestado, o funcionamento, a localização da empresa e um link útil, por exemplo).
É importante entender que todas essas informações ficam disponíveis para os usuários do Instagram e podem ser facilmente editadas pela pessoa que administra a conta. Nas contas comerciais, vale a pena elaborar essas informações pensando nos objetivos de marketing da rede social.
Como funciona a bio do Instagram?
A bio do Instagram contribui para a primeira impressão dos usuários sobre seu perfil da rede social. Isso ocorre porque as informações básicas sobre a conta estão reunidas nesse espaço. Em outras palavras, a biografia funciona como um cartão de visitas, um espaço de destaque para os objetivos da pessoa ou do negócio na plataforma digital.
Por que criar a bio do Instagram para a conta virtual do seu negócio?
Muitas pessoas se perguntam por que criar a bio do Instagram. Na verdade, esse espaço dá as boas-vindas aos usuários que encontram o perfil do seu negócio no site, resumindo as principais informações sobre a empresa e transformando a visita dos usuários em interação de seguidores e possíveis vendas.
O que colocar na bio do Instagram?
O que destacar na bio do Instagram? Para ajudar o seu negócio a crescer na rede social, é importante colocar estas informações na biografia da conta:
- logo da marca — como a visualização do avatar (foto do perfil da conta) fica pequena, principalmente em telas de celulares, usar a versão reduzida do logo em um fundo neutro é uma boa opção;
- link — a bio do Instagram permite apenas uma URL por perfil;
- nome da marca;
- área de atuação do estabelecimento;
- descrição resumida do seu negócio apresentando diferencial;
- endereço físico, caso haja uma localização;
- informações de contato, como telefone, e-mail e WhatsApp do estabelecimento;
- prêmios e reconhecimentos da sua empresa.
Como fazer a bio do Instagram para o perfil do seu negócio?
Até aqui, você sabe o que é e por que é importante criar a bio do Instagram. Mas a dúvida que fica é sobre as sugestões que ajudam a definir esse espaço de destaque no perfil do seu negócio. Veja as principais dicas!
Deixe claro qual é o objetivo
Na hora de definir a bio do Instagram, você precisa fazer um texto bastante sucinto e preciso, destacando, de uma maneira breve, qual é o propósito da conta na rede social. Sendo assim, crie uma definição da empresa, evidenciando os diferenciais do produto e do serviço.
Destaque as informações de contato
É verdade que a bio do Instagram pode aumentar a visibilidade do seu negócio. Mas para que isso aconteça, é fundamental destacar as informações de contato com o seu negócio, incluindo e-mail, WhatsApp, telefone, e outros canais dependendo do estabelecimento.
Crie um CTA na bio do Instagram
Call to action, ou simplesmente CTA, é uma chamada breve usada no marketing estratégico para convidar um usuário a realizar uma determinada ação. Por isso, frases como “acesse o site”, “veja o cardápio” e “experimente os nossos produtos” aumentam o tráfego orgânico para esses locais mencionados e devem ter um lugar de destaque entre os conteúdos para Instagram da empresa.
Quais são os melhores exemplos de bio do Instagram?
Para quem trabalha no ramo da alimentação, a bio do negócio no Instagram pode informar, além do nome da empresa, algum complemento sobre os produtos comercializados. Com isso, os usuários têm uma ideia sobre os pratos oferecidos e podem, a partir desse contato, realizar a compra.
A depender do seu nicho, a bio da sua empresa no Instagram pode destacar frases de efeito, para chamar a atenção dos usuários e aumentar o número de pedidos online.
Para lanchonetes e restaurantes, por exemplo, estas são inspirações de frases interessantes para a bio do Instagram:
- “desejo a você tudo de bom, inclusive um hambúrguer completo”;
- “com tempero, a vida ganha mais sabor!”;
- “cozinhar é uma forma de amar os outros”;
- “cozinhar pra quem a gente gosta é tudo de bom”;
- e “as melhores lembranças são feitas de boa comida”.
Quais são os melhores emojis para a bio do Instagram?
Além de escolher uma frase impactante, caso sua marca seja um pouco mais descontraída, a bio do Instagram também pode usar alguns emojis que ajudam a destacar a descrição do perfil na rede social.
Para escolher as opções que destaquem a sua marca no Instagram, você pode acessar o catálogo de emojis pelo teclado do celular ou tablet. Mas, para facilitar a visibilidade e seleção, existem sites como o Emojipedia, onde você consegue buscar por categorias, descrevendo o que procura na caixa de texto no topo da página e selecionando uma dentre as muitas opções disponível.
Os emojis são um recurso visual que ajudam a contar histórias e tornam a sua Bio mais interessante para os usuários da rede social.
Como colocar link na bio do Instagram?
A bio do Instagram é o único espaço em que o administrador da conta pode incluir link no perfil. Para aproveitar essa opção, basta abrir a página principal da sua conta e clicar em “Editar perfil”, colando o endereço virtual no campo “Site”.
Entretanto, como o Instagram permite apenas uma URL por perfil, você pode usar ferramentas como o Milkshake ou Linktree para montar uma página com todos os links úteis da sua marca como cardápio, site e botão de contato para o WhatsApp.
Você entendeu o que é, para que serve e como definir a bio do Instagram para o perfil da sua empresa na rede social. Esse espaço, que reúne as principais informações sobre o produto e o serviço oferecidos pela marca, é um cartão de visitas para o público, aumentando o tráfego orgânico de seguidores.
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