Encontrar novas soluções para o dia a dia da empresa é um desafio que faz parte da rotina. A premissa de que duas (ou mais) cabeças pensam melhor que uma pode ser muito bem aproveitada com o auxílio de um brainstorming.
O brainstorming é uma prática comum no mercado da publicidade, mas ela pode ser empregada até mesmo para buscar soluções aos problemas operacionais de um pequeno negócio. Por meio dessa prática, a equipe desenvolve ideias práticas para a empresa, além de manter a sinergia enquanto equipe.
Continue a leitura para entender o que é o brainstorming e como você pode adotar essa prática no seu negócio!
O que é brainstorming?
Brainstorming é uma técnica para estimular o surgimento de novas ideias e soluções a respeito de um ou mais temas pré-definidos. Ela pode ser aplicada individualmente ou em grupo, contribui para liberar o potencial criativo dos envolvidos — a ideia é “pensar fora da caixa”.
Para entender o contexto do termo, brain, em inglês, significa “cérebro”, enquanto storm significa “tempestade”. O sufixo ing atua apenas como um indicativo da ação que a expressão brainstorming representa, e a palavra pode ser traduzida literalmente como “tempestade de ideias“.
Vantagens
O brainstorming é uma ferramenta interessante para qualquer empreendimento. Ele pode, por exemplo, ajudar a encontrar novos diferenciais competitivos ou a contornar um problema persistente.
O processo também aumenta o engajamento da equipe, já que todos podem participar da tomada de decisões e ter suas ideias validadas. Além disso, contribui para construir uma relação de confiança e cooperação entre os colaboradores, que se unem para chegar a ideias cada vez melhores.
Quais as aplicações do brainstorming?
Conduzido de forma espontânea e informal, o processo visa buscar novas perspectivas para resolver problemas ou iniciar projetos. Por exemplo, uma pizzaria pode usar o brainstorming para encontrar estratégias para compensar uma queda nos pedidos de delivery. Do mesmo modo, um bar pode usá-lo para chegar a uma forma inovadora de divulgar um novo drink.
A técnica pode ser usada a qualquer momento e em qualquer etapa do seu empreendimento, desde a concepção até para o aprimoramento do negócio. Mais algumas possíveis aplicações são:
- a busca por meios de reduzir custos;
- a busca de estratégias para ampliar as vendas;
- a implementação de estratégias pós-venda.
- a construção do marketing estratégico;
- o direcionamento de campanhas de marketing digital.
Quais os tipos de brainstorming?
Você já sabe que a prática pode ser individual ou em grupo. Mas existem outros tipos de brainstorming. Saiba mais a seguir!
Brainstorming reverso
Essa técnica consiste em dividir a equipe em pequenos grupos, e cada um deve apresentar um obstáculo para a solução apresentada pela outra. Isso ajuda a prever adversidades e entender como contorná-las.
Brainstorming estruturado
Os participantes devem propor e defender suas sugestões seguindo um roteiro, respeitando o tempo de fala, a ordem de apresentação e as demais regras preestabelecidas.
Brainstorming não estruturado
Essa é uma modalidade mais livre, sem direcionamentos específicos. Se for usada em grupo, os colaboradores expressam as ideias conforme decidem se manifestar. Individualmente, o praticante pode anotar livremente seus pensamentos em um bloco de notas, por exemplo.
Quais os princípios e regras?
O sucesso do brainstorming baseia-se em algumas regras e princípios básicos. Em geral, destacam-se:
- o incentivo à criatividade dos participantes;
- o foco na quantidade das ideias — inicialmente, a qualidade é secundária;
- a abordagem de pontos de vistas diferentes em relação à mesma questão.
O que não fazer no brainstorming?
Durante o processo de brainstorming, é importante evitar críticas às sugestões apresentadas. Mesmo ideias que pareçam desconexas ou óbvias devem ser livres de julgamentos.
Assim, além de esses pensamentos possivelmente contribuírem para o surgimento de outras ideias, os participantes vão se sentir mais confortáveis para se expressar livremente — o que potencializa a criatividade.
Como fazer um brainstorming eficiente para estabelecimentos alimentícios?
Definir os objetivos é o primeiro passo para o sucesso do brainstorming. Identifique o que deseja alcançar, seja a resolução de um problema — que deve ser especificado —, seja a elaboração de um novo cardápio ou de estratégias de marketing.
Elabore uma apresentação visual para facilitar a compreensão e mantenha a mente aberta durante todo o processo, com atenção a todas as ideias que surgirem.
Aderir ao brainstorming é uma ótima maneira de levar o seu estabelecimento a ter mais sucesso e destaque. Por isso, aposte nessa técnica sempre que precisar de novas soluções diante dos desafios do empreendedorismo!
Com a ideia construída, o passo seguinte é definir um plano de ação. Baixe a planilha 5W2H e conte com uma ferramenta prática para organizar os projetos da sua empresa!