Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Preciso abrir uma conta não estou conseguindo. Gostaria de saber o telefone para conversar sobre.

      1. Infelizmente, esse chat sugerido, funciona com respostas predefinidas, não dando oportunidade para resolver de fato o meu problema, eu cadastro tudo certinho, escolho a conta digital, vem o código de verificação pelo e-mail, coloco o código válido e na proxima tela dá esse erro “Erro inesperado no servidor
        Infelizmente um erro inesperado aconteceu, mas tentamos salvar suas informações aonde você parou. Você poderia continuar o cadastro?” Estou a mais de 2 semanas tentando cadastrar o restaurante e não consigo. Por favor me ajude.

        1. Alice, sentimos muito que sua experiência com a gente tenha sido assim. Já direcionamos seu caso internamente e nosso time vai entrar em contato com você para resolver, tá bem? Fica atenta no seu celular e e-mail. 😉

  2. Olá, boa noite! Como faço para criar mensagens automáticas para meus clientes na plataforma? Mensagens de boas vindas e quando o pedido for despachado?
    Att. Brutos Dogão

    1. Poxa, Dani, ainda não temos essa funcionalidade implementada nas nossas ferramentas. ? Mas, vamos estudar internamente sua sugestão e esperamos trazer boas notícias em breve. Por enquanto, nossa dica é que você deixe as mensagens padrões salvas no bloco de notas, para que você possa copiar e colar com facilidade, o que acha? ?

    1. Poxa, luatilene, pedimos desculpas por isso! ? Esse canal é exclusivo para nossos parceiros e lojas, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

    1. Oi, Suelen. Nesse caso, você pode entrar em contato direto pela opção “Ajuda” no próprio app de entrega. Nosso time cidará do caso. 😉

    1. Oi, Luiz! Nesse canal ajudamos nossos restaurantes parceiros com dúvidas e problemas. Como você é entregador iFood, acione nosso time de suporte ao entregador para entendermos melhor seu caso, tá bem?

  3. Bom dia! Agendei a abertura da minha loja p amanhã,mas já faz uns quatro dias q não consigo assessar o portal do parceiro ,aparece uma mensagem dizendo: parece q algo deu errado tente recarregar novamente,e pelo aplicativo quando coloco o código,diz q o código está inválido ou expirou,preciso q me ajudem.

    1. Oi, Tainara. Pedimos que limpe o histórico do navegador, utilize a opção “Esqueci minha senha” no próprio site do Portal do Parceiro e a redefina para um novo padrão, agora com números, letras e caracteres especiais. Se ainda assim não conseguir acessar, clique em “Esqueci meu e-mail e preencha as informações que serão solicitadas. ?

  4. Não consigo entrar no meu portal parceiro e estou com um repasse de dinheiro la desde de maio, não consigo enviar um email a vocês porque não existe, os dois números para contatos não funciona e não consigo entrar no aplicativo para conversar pelo chat, pois não consigo acessar, preciso de uma resposta com urgência.

    1. Oi, Ronaldo. Sentimos muito pela experiência que você teve. Nos colocamos à disposição para ajudar pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Se já tiver um chamado aberto, informa pra gente o número. Ou se preferir, envia direct para https://instagram.com/ifoodparaparceiros.

  5. boa noite, estou tentando entrar em minha conta portal parceiro, mais não estou conseguindo. (editado)

    1. Poxa, Marlene, sentimos muito por isso. Acesse nosso site de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br) e clique no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela. Agora, indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”. Estamos esperando seu contato por lá, tá bem?

  6. boa noite, estou tentando entrar em minha conta portal parceiro, mais não estou conseguindo. (editado)

    1. Oi, Marlene! Entra em contato com a gente no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela. Agora, indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”. Te ajudamos melhor por lá, tá bem? ?

  7. Mais uma vez foi recusado o repasse do meu dinheiro de vendas, a alegação novamente é que o banco recusou fazer a alteração dos dados bancários e das outras vezes era que o banco recusava o repasse, porém eu trabalho com outro app de vendas e ele me repassa pontualmente na mesma conta que foi cadastrada no Ifood o meu dinheiro, todas as pessoas conseguem fazer pagamentos e Pix para essa mesma conta mas só Ifood que não! Impressionante é a inoperância de vcs! Em pleno 2022 é praticamente impossível entrar em contato com Ifood pra resolver alguma coisa, só que qdo vcs tem problemas na plataforma e vendem itens do meu restaurante que estão pausados sem minha autorização e ainda não me dão meios para cancelar ,vcs são rápidos demais para cobrar a taça de vcs!!! Espero que se resolva urgentemente essa situação, quero o meu repasse o mais rápido!!!! Minha insatisfação com o Ifood é enorme e é bem provável que não trabalhe mais com vcs!!! Qdo se é idôneo ,se tem meios fáceis para se poder contar e resolver problemas , afinal somos chamados de parceiros ,mas essa parceria na verdade não existe !

    1. Oi, Ronny. Nosso time tentou entrar em contato pelo telefone, mas não tivemos sucesso. Como você solicitou a alteração dos dados bancários, é necessário fazermos alguns ajustes no cadastro. Pedimos que, por favor, abra um novo chamado e fique atento ao telefone e e-mail que vamos seguir por lá, combinado? Esperamos sua mensagem!

  8. Boa tarde!! Coloquei novos valores no cardápio para os clientes,só que quando o cliente faz o pedido só aparece os valores antigo antigo e nao o atual como faço ?

    1. Oi, Junio. Entra em contato com a gente pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que vemos melhor, tá bem?

  9. Olá, sou parceiro entregador, fiz uma rota, mas, ela não está no meu relatório de rotas finalizadas.

    1. Janderson, por aqui ajudamos os restaurantes parceiros com suas dúvidas e problemas. Como você é entregador, orientamos que entre em contato com o suporte pelo aplicativo que vemos melhor, tá bem?

  10. Boa tarde, meu acesso ao app foi bloqueado por falta de pagamento, mas eu liguei para cancelar meu cadastro e foi feito, depois de mais de 2 anos chegou uma nota fiscal dizendo q devo 130 reais, tento acessar mas não consigo nem falar com vcs para quitar também não atendem, o que faço para resolver ? Gostaria de voltar a usar o app

    1. Oi, Vanderlei! Pra que a gente consiga te dar a melhor orientação, entre em contato pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro. Se não conseguir acessar, é só clicar no botão disponível no canto inferior direito da página de cadastro. 🙂

  11. Vou fechar o estabelecimento e não localizei a opção de rescindir o contrato com o ifood nos canais digitais.
    Como gaço para fechar a loja online??

    1. Oi, Larissa. Ficamos muito tristes que tenha precisado fechar o seu negócio e desejamos muito sucesso na nova jornada! ? Pra falar sobre o cancelamento com a gente, entre em contato pelo Portal do Parceiro na opção “Chamados e ajuda”, tá bem?

  12. Olá,
    Não lembro o e-mail cadastrado, por gentileza podem me fornecer o e-mail ?
    145.072.198-25

    1. Oi, Julio! Você pode selecionar a opção “Esqueci meu e-mail” na própria página de login do Portal do Parceiro. Depois, é só preencher o formulário que vamos te ajudar, beleza? 🙂

  13. Oi, Júlio. Para a segurança dos seus dados, é importante que você não compartilhe dados pessoais nos comentários. Para solicitar a troca de e-mail, você pode acessar o site do Portal do Parceiro e clicar em “Esqueci meu e-mail”: https://portal.ifood.com.br.

    1. fiz a compra de 2 clubes ifood (eu acho) ou acabei comprando 2 cupons de 6,05 e 6,93, sem querer, porque pensei que era para adicionar na minha compra o cupom, não “comprar o cupom” , gostaria de fazer o Reembolso porque não vou usar o cupom e nem usei nenhum cupom que eu comprei

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