Aprenda como montar uma cozinha industrial pequena

Confira alguns cuidados importantes que você deve ter em sua cozinha industrial! Saiba o que usar para ter mais eficiência operacional.

Montar uma cozinha industrial, mesmo que pequena, não é uma tarefa simples. Além de considerar os equipamentos que serão utilizados, é preciso pensar na estrutura do imóvel e nas dificuldades que podem ser encontradas pelos profissionais no dia a dia de trabalho, visando solucioná-las.

Há algumas ações práticas que conseguem trazer muitas vantagens para os negócios do ramo da alimentação. Nesse sentido, vale destacar que até mesmo uma minicozinha industrial pode — e deve — ser completa, para garantir o funcionamento adequado. Com equipamentos potentes e de qualidade, você consegue otimizar a produtividade da sua equipe e assegurar a qualidade dos itens preparados.

Continue a leitura e saiba como montar uma cozinha industrial pequena!

Utilize o espaço de modo funcional

Considerando que uma cozinha industrial demanda agilidade e eficiência, a movimentação dos funcionários no preparo e na entrega dos pedidos deve ser livre de obstáculos. Nesse sentido, é preciso pensar na integração dos espaços, de modo a otimizar a rotina de elaboração dos itens.

Entenda qual é o fluxo de trabalho e quais são as estações necessárias para cada etapa da produção. Ao deixar os equipamentos e utensílios ao alcance das mãos, você otimiza o espaço e garante que as tarefas sejam executadas sem impedimentos.

Se, por um lado, produzir lixo em bares e restaurantes é inevitável, por outro, ações sustentáveis são sempre bem-vindas. Por isso, além de pensar em formas de evitar o desperdício de alimentos, tenha em mente que é possível trazer benefícios para o meio ambiente a partir do descarte e da reciclagem do lixo gerado.

Nesse sentido, as lixeiras seletivas merecem destaque especial na cozinha, permitindo separar o lixo orgânico para tratamento, diminuindo o impacto ambiental causado e evita o descarte inadequado de alimentos e sobras de comida. Elas devem ser posicionadas próximas aos locais que geram maior quantidade de resíduos.

Planeje o layout

Do mesmo modo que em uma casa, o projeto de uma cozinha industrial deve facilitar a locomoção, a segurança e a praticidade. Considerando que o espaço demanda agilidade e eficiência, a movimentação dos funcionários, na entrega e no preparo dos pedidos, deve ser livre de obstáculos.

Nesse sentido, é preciso entender qual é o fluxo de trabalho e quais são as estações necessárias para cada etapa da produção e otimizar o espaço, garantindo que as tarefas possam ser executadas sem impedimentos.

Também vale aproveitar a influência das cores no seu projeto. Você pode, por exemplo, optar por cores fortes, como laranja ou amarelo, para um ambiente mais alegre e estimulante. Já a escolha do inox mantém um estilo mais tradicional de cozinhas industriais.

A escolha de materiais de construção apropriados interfere diretamente na segurança de quem trabalha no estabelecimento. Um piso antiderrapante, por exemplo, é um material essencial, já que evita acidentes e quedas. Além de seguro, é fácil de limpar e resiste muito bem ao calor de uma cozinha industrial.

O calor é uma das características principais da cozinha industrial. Investir em equipamentos de climatização e ventilação ajuda a manter uma temperatura agradável e o bem-estar dos colaboradores, além da boa conservação dos alimentos.

Uma dica é que o projeto de ventilação para cozinha industrial considere, também, um sistema de saída de fumaça, para evitar danos à saúde dos trabalhadores. Sem ventilação e climatização, a temperatura na cozinha pode aumentar demais, e a fumaça pode tomar conta de todo restaurante.

Adquira apenas os equipamentos necessários

Equipamentos profissionais adequados para uma cozinha industrial garantem um melhor desempenho e são mais potentes. Isso é essencial para cozinhas de comércios e indústrias, em que a produção é mais complexa.

Utilizar equipamentos convencionais não é uma boa pedida para cozinhas de restaurantes e bares, porque eles podem comprometer a eficiência das tarefas. Maquinários profissionais são mais robustos, resistentes e oferecem mais segurança nesses casos.

Um fogão industrial ou uma panela industrial, por exemplo, garantem um preparo mais rápido. Outro exemplo é a fritadeira elétrica profissional, que otimiza o tempo de fritura, além de ser mais segura que uma panela convencional para fritar grandes quantidades.

A depender do porte do comércio, é preciso contar, também, com equipamentos como a câmara fria e a vitrine refrigerada. Esses artigos para cozinha industrial auxiliam no armazenamento e na manutenção da temperatura ideal para os alimentos.

Outro detalhe importante na hora de compor o ambiente é a inclusão de todos os equipamentos essenciais para uma cozinha verdadeiramente funcional. Evite componentes desnecessários, que só vão resultar em gastos maiores e ocupar espaços preciosos na cozinha do seu estabelecimento — principalmente considerando que o espaço é reduzido.

Pense nas exigências da vigilância sanitária

Por se tratar de um ambiente para o preparo de profissional de alimentos, uma cozinha de restaurante, bar, lanchonete ou semelhante exige mais do que eficiência e praticidade. Também é necessário estar dentro dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por fiscalizar estabelecimentos que produzem e manipulam alimentos. A estrutura do local, os utensílios e equipamentos, o armazenamento dos itens e a destinação de recicláveis são alguns dos quesitos avaliados, e é fundamental que estejam em dia e funcionem da forma correta.

Além de garantir a segurança para a saúde dos seus clientes, a atenção a esses e outros detalhes vai evitar penalidades, como multas. Em casos mais graves, há até mesmo o risco de interdição do estabelecimento. Portanto, ter total atenção às normas é fundamental.

Opte por móveis planejados

A melhor maneira de aproveitar cada espaço e fazer com que todas as atividades fluam da melhor maneira é optar por móveis planejados na sua cozinha profissional.

Dessa forma, tanto os armários como bancadas e prateleiras serão posicionados de modo a não atrapalhar o deslocamento dos colaboradores durante o preparo dos itens. O ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada na elaboração de cozinhas industriais, para alcançar os melhores resultados.

Encontrar os melhores itens para equipar sua cozinha industrial, garantindo praticidade, agilidade e aumento na produtividade, é indispensável. Estabelecimentos parceiros do iFood têm ofertas exclusivas na Leroy Merlin. Assim, você pode comprar por um valor menor os equipamentos para sua cozinha industrial. Então, aproveite!

Seu negócio ainda não é parceiro? Descubra já se vale a pena vender no iFood!

Por iFood

Por iFood

3 respostas

  1. Tenho uma cozinha industrial já trabalhei com marmitas e agora estou trabalhando só com lanches só forneço não tenho p lugares p clientes almoçararem só uma cozinhe industrial já tive 8 funcionários agora só tenho 2 funcionários estou bem desanimada com tudo isto

    1. Oi, Tereza. Em nosso blog e no canal no YouTube tem várias dicas como você pode alavancar suas vendas. ? Esperamos que você ainda tenha muito sucesso com sua cozinha!

  2. Trabalhamos com Fabricação de Equipamentos e Mobiliários Sob Medida de Aço Inox e Sistemas de Exaustão com Projeto e Legalização para Cozinhas Industriais/ Profissionais e afins.

    Nossos produtos são fabricados sob medida por profissionais extremamente qualificados,a fim de atender a necessidade de cada cliente.

    Acesse nosso site e faça um ORÇAMENTO! >>> https://www.ferreirainoxeexaustores.com/ Ou,
    Pelo nosso WhatsApp >> 021 98350-3992

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

10/12/2023

Culinária brasileira: 10 pratos que conquistam o mundo

09/12/2023

Culinária Nordestina: 9 pratos típicos da região

08/12/2023

Culinária Argentina: 5 pratos surpreendentes

Você vende pelo WhatsApp ou Instagram?

Conheça o Anota AI e otimize a sua jornada de vendas!

anota ai
Confira os ganhadores

Feijoada da Vó

SÃO PAULO - SP

Dubai Shawarmas

NAVEGANTES - SC

Delícias do Pará

CAMPO GRANDE - MS

Duque Lanches

RIBEIRÃO DAS NEVES - MG

Via Sabores Restaurante

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Holiebitu'z

MACAÉ - RJ

Akajé - Acarajé Alagoano

MACEIÓ - AL

Deo Salgados

SUMARÉ - SP

Casa do Yakisoba

PARACAMBI - RJ

Viih e Naty Gourmet

PIRACICABA - SP

Açaí da Felicidade - Barra do Ceará

FORTALEZA - CE

The Point Paulista e Pastéis

NATAL - RN

Rancho 26 - Pizzas, Hambúrgueres e Açaí

DUQUE DE CAXIAS - RJ

Sorveteria da Vila

GUARULHOS - SP

Dom Bolo

VIÇOSA - MG

Nuuhh Ki Delicia Açaiteria

UBERLÂNDIA - MG

Açaí Chefe

CASCAVEL - PR

Cookie Coffee Belém

BELÉM - PA

Shams - Shopping

BARRETOS - SP

Dall'alto Doceria

CAMPINAS - SP