Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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Por iFood

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875 respostas

  1. BOA TARDE , FIZ UM PEDIDO DE UM BOBMAX , QUANDO O MOTOBOY CHEGOU A MAQUINA DELE ESTA COM PROBLEMA ELE SUPER ARROGANTE COMIGO , PEDI PRA CANCELAR E SUBI PRO MEU SERVIÇO ELE COMEÇOU A ME LIGAR SEM PARA. TRABALHO NA RECEPÇÃO NÃO POSSO ATENDER TELEFONE TODA HORA , ELE NÃO SATISFEITO SUBIU AQUI NO MEU SERVIÇO E COMEÇOU A GRITAR SEM PARAR COMIGO QUERENDO O TAL CODIGO FALANDO QUE A MÁQUINA TAVA COM PROBLEMA E QUE NÃO ERA CULPA DELE , ELE TAVA TOTALMENTE NERVOSO JOGOU O SORVETE NO CHÃO DA LOJA NUNCA PASSEI POR UMA VERGONHA ASSIM E DETALHE A DONA DA LOJA ESTAVA AQUI , PODERIA SER MANDADA EMBORA ELE NÃO PARAVA DE GRITAR E O SORVETE NO CHÃO , AI ELE FALOU QUE NÃO IA SAIR DA LOJA QUANTO EU NÃO PASSASSE O CÓDIGO PRA ELE E NISSO ELE TAVA GRITANDO , GENTE SÉRIO ISSO PRECISA SER VISTO COM URGÊNCIA , COMO UMA EMPRESA COMO VOCÊS PERMITEM QUE UM CARA DESTE TRABALHA COM VOCÊS , ESTOU ATÉ AGORA PASSADA , VOU NA DELEGACIA FAZER UM BO CONTRA ELE , TENHO TODO FILMAGEM POIS A LOJA TEM CÂMERA.

  2. Fiz um pedido no ON BURGUER, eles pediram para eu mandar mensagem no wpp deles, eu mandei. Depois, deram a desculpa de que o moto boy deles estava com o pneu furado. Me mandaram um print de uma corrida no uber q faria a minha entrega e pediram pra eu pagar no pix, pois omeu pedido estava pra pagar na entrega. Eu paguei, logo dps eles cancelaram meu pedido e sumiram.

  3. Bom dia! Um cliente fez um pedido na minha loja no dia 21/01/24, ás 23:26 pelo mercado pago e ele não tinha identificação do nome do cliente, somente nome da rua e número, quando o pedido chegou até o endereço que constava no pedido, ele não compareceu, ainda tentamos contato com ele sem sucesso, era uma área de risco e então como ele não respondeu e não compareceu para buscar o pedido cancelamos a compra dele, a loja fechou e ficou só aceitando pedidos agendados para o próximo dia, e então ele pediu novamente e em seguida cancelou alegando que o “tempo de entrega era muito alto”. Isso afetou a minha taxa de cancelamento injustamente, devido a má fé dele, gostaria que vocês resolvessem isso pra mim urgente, pois trabalhamos com seriedade e se ele não compareceu para pegar o pedido sendo em uma área de risco aí o problema é dele e não nosso.

  4. Olá, Leonardo! Lamentamos que tenha tido essa experiência. Por se tratar de um caso com acesso a informações sensíveis, não conseguimos resolver por aqui. É fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  5. Olá. Sou cliente e hoje depois de anos comprando no app tive um problema e sério. Comprei um combo de hambúrguer, batata frita palito e coca 2 LTS. Quando chegou era Pepsi e aqui ninguém toma, o motoboy levou de volta, quando abri os lanches ok, as batatas não eram palito, era Chips… Entrei em contato com a loja e não responderem, depois o ifood, fiz a reclamação, enviei fotos e foi aberto devolução do valor pago, a loja não respondeu. Pouco se importou em responder. Depois de uma hora o motoboy voltou, dizendo que foi retirar os lanches, falei que as crianças já tinham comido, ficou apenas as batatas que estavam murchas e o refrigerante que ele já havia levado. Ele queria que eu pagasse os hambúrgueres. Pois havia sido cancelado, mas eu não havia recebido o estorno. Falei que quando eu recebesse pagaria. Depois de meia hora está a polícia na porta da minha casa, dez e meia da noite, constrangimento e coação… E eu faço oque??? 42 anos e nunca fiz parte de B.O. antes…

    1. Sentimos muito por essa experiência, Regiane. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  6. Boa noite, Gostaria de aproveitar este canal para fazer uma denúncia contra o Ifood ou contra o entregador deles, que após minha esposa comprar uma pizza no Dom Hélio, na Barra da Tijuca-RJ, no último dia 09 de fevereiro, para entrega por volta das 20:30 hs, o entregador enviava mensagens que tinha chegado no meu endereço no Terreirão (e na verdade eu moro no Barra Bonita, ao lado do Shopping Recreio) e que ninguém ia buscar a pizza e neste momento o app dela não permitia que ela respondesse estas mensagens, que ele estava NO ENDEREÇO ERRADO. Como é que pode isso ? do Entregador levar a pizza para outro endereço e dizer que se ninguém fosse lá buscar o pedido seria cancelado e o pedido perdido, que foi exatamente o que aconteceu. Nós querendo avisar que ele não estava no endereço correto e o app não permitindo. O meu app tb estava bugado e não permitia fazer nada. E o Ifoof cancelou o pedido e não estornou o valor da mesma. Como ficamos agora ?? Ficamos sem a pizza e ainda perdemos o valor da mesma… Porquê o entregador ERROU O ENDEREÇO ? FOI DE PROPÓSITO ? E PORQUÊ O APP NÃO PERMITIU RESPONDER AO ENTREGADOR ? Aguardo algum contato do Ifood.

    1. Oi, Marcelo! Sinto muito pelo ocorrido. Essa não é a conduta que esperamos dos nossos parceiros. Dito isso, este canal é exclusivamente para restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda e você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  7. Minha filha e vítima direto do iffod aceita o pedido faz, o motoboy sai pra entregar quando esta chegando o pedido é cancelado pelo cliente.e o iffod dis que a loja não responde isso precisa acabar, e você não consegue falar com o iffod além de uma taxa super cara na venda vc ainda tem que pagar mais pra eles se vender muito. Já falei várias vezes pra minha filha sair desse aplicativo IFOOD e uma armadilha onde quem ganha e só eles. Por isso eles dão tanto cupom para clientes,o coitado do lojista e que sofre com isso.

    1. Oi, Ricardo! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/ e sobre a mensalidade, a condição não mudou, ou seja, a mensalidade só será cobrada quando o restaurante da sua filha faturar acima de R$ 1.800,00. Caso tenha mais alguma dúvida, estamos a disposição!

  8. Parar de qut@@R!@.
    App nocivo. Rasaltreaindontodo mundo.
    Ano de eleição. ifood tá achando legal Brasil a merda que tá . E distribuindo kit no Brasil todo. Talvez até pelo mundo m. Vendendo nosso carnaval. E o entregador de bike do Itaú levando mochila de entrega ( que vazia pesa) tônem aí. Vem atrás de mim. Mayra Braga Soares. @ vcs acham. Próximo anúncio que aparecer. Vou printar tudo e vou na delegacia. Brasil tá uma palhaçada. Sou brasileira e não sou palhaça . Tenho medo de sistema não . Por mim e fazia festa x lá na casa de Laurinha na Barra.

  9. um cliente pediu a primeira vez e entreguei o pedido a pessoa no outro dia foi la e cancelou o pedido sendo q foi entregue passou o codigo, sinceramente, nao sei como o ifood aceita esses tipo de cancelamentos. como é q a pessoa vai fazer um pedido vai esperar e se nao chegar vai cancelar so no outro dia , não existe .

    1. Oi, Nanda! Sentimos muito por essa experiência. Saiba que em alguns casos é possível acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um dos nossos especialistas.

  10. São um bando de g0lpist@s
    Os restaurantes não entregam o seu pedido, vende produtos vencidos e estragados e muitas vezes não entregam, aí vc vai reclamar e o Ifood diz que não pode cancelar, que falta de respeito. Fica fazendo a gente de trouxa,😠😡

    1. Oi, Lavinia! Sentimos muito pelo ocorrido! Essa não costuma ser a postura dos nossos parceiros! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  11. Boa tarde.fiz até uma reclamação no reclame aqui.
    Já é a 2 vez q compro e pago
    no pix usando o cupom e a loja na última hora cancela.
    PADARIA A PANE PRAÇA
    Estava agendado a entrega para hoje 11:00
    10 e pouca cancelaram.
    Entrei de novo usa do o cupom de R$30 .00
    Estava a entrega para 13:30 até às 14:00
    Fiz o pix ,de novo faltando 20 minutos para entregar cancelaram.
    Propaganda enganosa de cupom ,porq a loja cancelou 2 vzs . Fui tentar a 3
    E o cupom já era.
    Estou desepcionada.

    N foi só lá
    Minha filha comprou
    Num restaurante no app
    COZINHA DA LENA
    Q fica na esquina de casa.
    Usando o cupom.
    Ficou 5 minutos e nada de prossegui o pedido.
    A loja cancelou e devolveu o pix.

    Deveriam olhar com carinho .
    Se o cupom é enganação,ou se o estabelecimento está de sacanagem

    1. Ei Liete. Sentimos muito por essa experiência. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  12. Sou uma loja parceira, tomei 2 golpes de motoboys que chegaram na loja, retiraram os pedidos e depois eles mesmos cancelaram.. Não consigo ajuda no suporte, não tem telefone para falar com vocês, quero saber quais medidas o iFood vai tomar

    1. Oi, Guilherme! Sentimos muito pelo ocorrido! Para contato com o suporte técnico (dúvidas relacionadas ao Gestor de Pedidos, integração com o sistema de caixa ou loja temporariamente fechada), o atendimento funciona das 10h às 23h, todos os dias. Para acioná-lo, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  13. Tive m pedido que não veio um item e não me ressarciram o valor pq de corda com o app eu recebi. Nem a nota vei na sacola.

    1. Oi, Lidiane! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  14. Tem três Promoções na plataforma do Ifood Com Valor de $0,99
    SOLICITEI , EM MINUTOS DEPOIS DA SOLICITAÇÃO ELES CANCELARAM , ISSO NAO FOI A PROMEIRA VEZ , POR SER REPETIDAMENTE LIGUEI PARA SABER O PORQUE DO CANCELAMENTO, ELES ALEGARAM QUE NAO PODERIAM VENDER PELO VALOR DE $0,99 POR NAO COBRIR OS GASTOS E NAO IA ME VENDER POR ESSE Valor , mas tá ali a promoção , não está estipulado não distância nem kilometragem nem nada está ali na Plataforma IFOOD
    ELAS FORAM ARROGANTE E FALARAM QUE NAO IA ME VENDER GOSTARIA DE SABER SE IASO PODE TENHO TODOS OS PRINTS DA PLATAFORMA

    1. Oi Gregori, tudo bem? Sentimos muito por essa experiência. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  15. Tive um problema com meu pedido ontem,
    o que aconteceu, fiz meu pedido no ifood no mercado Big no total de 95,01
    quando começaram a separar a mercadoria a mussarela foi cancelada pois não tinha
    ( MENTIRA É CLARO QUE TINHA, ELES COLOCARAM BARATO SÓ PARA CHAMAR ATENÇÃO)

    apareceu itens reembolsados 28,69 ( que não chegou na minha conta e nem em credito no ifood)

    quando a entregadora chegou, só veio os refrigerantes e a carne moida

    Faltou:
    massa de pastel 2 unidades
    salsicha hot dog seara
    linguiça calabresa

    olhamos as outras sacolas que tinham no carro com as entregas, mas infelizmente não tinha

    imediatamente entrei no Ifood pedindo ajuda pois não havia recebido todas as mercadorias

    o Ifood me respondeu que infelizmente não podia fazer nada

    sabe o quanto é lamentável, vc está aguardando uma mercadoria, para fazer a janta para sua família, a mercadoria não vem e te tratam como se vc tivesse mentindo, ROUBANDO
    isso é lamentável.

    minha conta deu 95,01 …. não foi de graça para eu ser tratada como um lixo
    quero meu dinheiro de volta, já que não ah funcionários competentes suficientes para resolver os problemas dos clientes, já pararam para pensar como é frustante
    vc tem apenas aquele dinheiro, faz um pedido, fica sem a mercadoria e sem o dinheiro

    isso é ROUBO por parte do estabelecimento e de vcs, pois se entrassem em contato com a entregadora saberiam que não veio tudo, o estabelecimento esquece, liguei, mandei mensagem e não estão nem ai …. igual vcs

    Quero uma solução para meu problema

    meu pedido 2985

    itens que não foram recebidos

    Queijo mussarela – 28,69
    Massa pastel 2 – 5,78
    Salsicha Seara – 8,90
    Linguiça perdigão – 10,73

    Total de 54,10 ( quero meu reembolso na minha conta )

    Entregadora Silvana Cavalcante

    1. Oi, Thiago! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  16. Boa noite, minha comida veio estragada devolvi ao estabelecimento, eles pegaram a comida e cancelaram o pedido, disseram que ia devolver, não devolveram, entrei em contato com Ifood o mesmo disse que irá devolver o meu banco e eles iriam retornar, porém não recebi, em contato posterior a Ifood disse não poderia devolver pois não era contato com Ifood, só gostaria de saber se não iria devolver o porquê a mensagem do atendente dizendo que iria devolver pq agir de má fé em um atendimento.
    tenho print do atendente do ifood dizendo devolveria

  17. Venho deixar o meu relato , que só esse ano eu tive mais de CEM reais de prejuízo junto ao ifood, houve uma compra de sushi que a alga veio estragada , entrei em contato com a loja que apos ver as fotos autorizou o estorno porém o ifood impediu que o estorno fosse realizado , pedi uma marmita que veio com cabelo , mandei foto da marmita toda no lixo para confirmar que não houve consumo e mesmo assim não reembolsaram, pedi um combo do MC que veio sem a torta de maçã que eu comprei a parte , não me devolveram o valor proporcional , pedi outra vez dois combos no mc com a bebida Sprite , a atendente provavelmente não estocou o xarope e veio dois copos de água e gelo no lugar , não me ressarciram, pedi coxinha do ragazzo duas vezes , de frango e de quatro queijos que são mais caras , e o ragazzo sempre manda de calabresa pois são as que menos saem e eles enviam no delivery pata se livrar pois sabem que não vai dar em nada, isso de uma cliente que pede todo dia e tem centenas de pedidos realizados , isso é um absurdo , em todos os casos o Ifood respondeu que não tem nada haver com isso , eu gostaria de saber. Até quando o ifood vai lesar os seus clientes ? E outra , assim que tiver outra plataforma parecida a primeira coisa que farei será cancelar o ifood.

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