Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.
Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.
Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.
Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!
Como funciona a ferramenta de denúncia?
Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular.
O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.
A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood.
A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.
Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
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#MelhoriaContinua
948 respostas
Eu gostaria de saber pq o ifood tirou a opção de rejeitar o pedido, agora aceita automáticamente, não temos mas a opção de rejeitar nem por suspeita de golpe.
Oi, Carla. A opção de aceitar ou recusar um pedido não aparece mais pra você no Gestor de Pedidos? Entra em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. Vamos analisar o que pode ser feito e te dar um retorno por lá mesmo. 🙂
Certeza que esta desatualizado o app, Aconteceu cmg anteriormente
Oi Laura, você conseguiu acesso ao aplicativo?
Ontem 30/06/22 estava com problema o app, foram canceladas 7 rotas, sem minha vontade, sendo que já estava retirando um pedido, isso vai impactar minha avaliação?
Oi, Roberto! O impacto na avaliação depende do motivo do cancelamento. Se tiver com dúvidas, acione nosso time de suporte pelo Portal do Parceiro que analisamos melhor, tá bem?
É uma vergonha, eu tenho que esta Indo cobrar os clientes na porta deles após essa porra desse cancelamento como impróprio para consumo, como a plataforma admite isso?
Pelo amor de Deus, vocês estão acabando com a paciência do empreendedor.
Ontem mesmo fui na porta de um cobrar a ele , fui armado e filmando, pois o que acontecer ali é de responsabilidade da plataforma que permite esse tipo de coisa acontecer .
Coloquei ele contra a parede e peguei meu dinheiro do pedido, façam isso vocês também, pois o Ifood tá pouco se lixando pra os comerciantes .
Eu estou procurando um meio de falar com vcs de todas as maneiras. Estou com dinheiro preso na carteira faz um mes e nada de solução. Irei ffazer boletim e acao.
Retirei um pedido na praça panamericano 60 McDonald’s assim dei como pedido coletado o cliente já está no chat pedindo pra não interfonar e passou o código pelo chat pediu para deixar na portaria o endereço do cliente 0127 é rua Fernão Dias 264 apartamento 22 fiz como o cliente disse deixei na portaria pedi o nome do porteiro ele me informou que era Elizeu e quando fui finalizar notei que não precisava de código finalizei o pedido e notei que não recebi pela entrega e não consigo falar com nenhum suporte do ifood sobre isso vou ver o que faço por que nós entredores não temos como se defender com esses tipos de ocorrido estou perdendo a vontade de trabalhar com o app do ifood por conta desses ocorridos
Realizei o cadastro do meu restaurante no ifood, assinei o contrato e no noutro dia com menos de 24 horas fui entrar e meus cadastro não existe mais.
Não consigo realizar um novo cadastro! O que fazer ?
Oi Arthur! Para entendermos mehor como podemos te ajudar, nos envie o numero do seu CNPJ por DM no nosso instagram (@ifoodparaparceiros) com mais deltalhes do seu problema. Te esperamos, lá. 😉
Cliente cancelou segundos depois de receber, falando que o pedido estava impróprio, eu iria retirar se não custasse a segurança do meu entregador. Porque foi tudo perfeito e o ifood nem mesmo perguntou nada a nós do restaurante
Oi, Bea. Sentimos muito pela experiência que você teve! Estamos atuando para evitar que cancelamentos indevidos ocorram. Você pode acompanhar mais novidades pelo nosso Relatório de Melhoria Contínua em: https://blog-parceiros.ifood.com.br/melhoria-continua.
isso tambem aconteceu comigo,fiquei super chateado a gente prepara tudo com muita higiene e tudo proprio para consumo e o ifood da essa opçao pro cliente desmoralizar a gente.o ifood nao tem um pingo de consideraçao com os parceiros nem entra em contato pra saber o porque do produto esta improprio,mas na hora de ligar oferecendo produtos eles sao bons.meu cliente apenas pediu pra retirar o alface e tomate.mas a menssagem dele chegou atrasado o pedido ja tinha sido despachado.e ele reclamou dizendo que estava improprio e o ifood abaixou minha nota revoltante.
Boa tarde, me chamo Eduardo Pedrosa do Nascimento, meu email acesso e edujunior1912.en@gmail.com.
Minha conta ifood entregador foi desativada injustamente. Eu nunca emprestei ou aluguei minha conta, por conta de alguma selfie que fiz não ter ficado boa, me desativaram, eu gostaria que me mandassem todas essas selfie que eu posso comprovar que em todas sou eu.
Sempre zelei por um bom compromisso e responsabilidade do uso do app, porém muitas das vz temos que fazer essas selfie em condições inaulubres tais como chuva vento aparência nossa pouca luz
Enfim quem e entregador sabe dos apertos.
Espero uma retratação e a ativação imediata da minha conta, levarei minhas reclamações onde for que eu tiver que levar. Agradeço alguns da equipe e espero resolver
Só entrando com advogado mesmo eles estão pouco cê importando para nós entregadores o mesmo aconteceu comigo bloqueio sem motivo e nem satisfação deram
Legal abri um chamado ..
Está causo para abrir chamado onde nem tem a opção para abria as vezes tá bem difícil trabalhar com a plataforma
Oi, Ezequiel. Sentimos muito por essa situação. Estamos empenhados a oferecer uma experiência cada vez melhor aos nossos parceiros e agora, com essa nova ferramenta, você consegue bloquear suspeitas de conduta inadequada. Se em algum momento precisar utilizar o recurso, não deixe de compartilhar um feedback com a gente. 🙂
Boa tarde, estou tendo problema, estou impossibilitado de fazer pedidos e minha conta foi suspensa, tenho aproximadamente R$100 de saldo em conta qual está bloqueado, gostaria de entender o motivo , estou a dias tentando o contato mas sem sucesso , por favor alguém para resolver esse problema?
Tenho um restaurante parceiro, meu irmão tem outro já tomamos vários prejuízo com clientes mal caráter, e o iffod só coloca no rabo do dono do restaurante, depois vc fica igual idiota abrindo e abrindo chamado para no final eles responderem ( esse pedido não pode ser contestado, os restaurantes tem que se unir e meter o cacete no ifood nas redes sociais até eles tomarem uma atitude
Oi, Gilvan. Pedimos que nesses casos sejam utilizados os recursos da nova política de cancelamento, como o acordo entre parceiro e cliente, ou entre em contato diretamente com nosso atendimento no Portal do Parceiro.
Teve uma situação aqui e não conseguimos resolver ainda ,uma cliente fez o pedido dia 12 de maio perto da meia noite ,fizemos o pedido e levamos pq fincionamos até as 2 horas da manhã, quando foi dia 14 as 20 da noite ela cancelou o pedido e colocou o motivo que está a revirado ,ela tinha colocado pagamento online e não tinha como contestar o cancelamento perdemos 3 pizzas mais de 150 reais pq ela cancelou e não teve mais como ver o endereço dela
Oi, Maria. Sentimos muito que isso tenha acontecido. 🙁 Você poderia entrar em contato com a gente via Portal do Parceiro pra entendermos melhor o ocorrido? Ao acessar com seu e-mail e senha, basta selecionar a aba “Chamados e ajuda” do menu lateral, depois “Atendimento” – ou direto neste link: https://portal.ifood.com.br/cases/help. 🙂
Olá,bom dia
Tbem passei por uma situação de cancelamento do cliente.Ele simplesmente cancelou o pedido alegando que era pedido impróprio pra consumo,sendo que nem se quer entrou em contato com o restaurante.
Acho que o ifood deveria rever esse sistema de cancelamento pelo cliente,(e isso acontece muito em vários restaurantes), pois o cliente pode estar agindo de má fé, só fazendo pedidos para seu consumo e depois cancelam o pedidos pra serem reembolsado,ou seja querem comer de graça.
Por favor peço que criem um sistema para impedir esses “espertinhos”de cancelarem pedido sem um real motivo,isso prejudica muito os restaurante.
OBS: Não existe a opção de fazer denúncias para clientes que cancelam pedidos sem ter um motivo,por favor,coloquem essa opção!
Oi, Patricia! Sentimos muito por essa situação e sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto. Por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood. Confira aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/ ?❤️
Tenho restaurante na plataforma, e estsmos sofrendo com concorrentes agendando pedidos fora do horário de funcionamento da loja e logo em seguida cancelando. Em 1h o mesmo cliente fez 15 pedidos e os cancelou. Nossa media de cancelamentos, passou de 0 para 30%. O ifood precisa retirar essa opção de agendamento ou não contar com pedidos cancelados pelo cliente.
Toda vez que um cliente da um pedido e cancela, a loja é penalizada.
Realmete isso é certo?
Anderson, ficamos muito tristes ao ler seu relato. ? Você consegue contestar esse cancelamento na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro.
Passei exatamente pela mesma situação, porem um valor menor , a cliente pediu um açaí de 500ml que custa aproximadamente 15,00 , o pedido foi entregue ela chamou no chat da loja , alegou que o pedido foi errado em um copo menor , estava pago online tambem , no dia seguinte fui ver , tinha uma avaliação negativa nota 1 , e um comentario com ela dizendo que o copo foi errado que ela mediu e nao era 500ml , ela foi e cancelou o pedido e ficou com o produto , fui na casa dela hj , ela atendeu ouviu minha voz e trancou a porta , fiquei sem o produto e sem o dinheiro e como sempre o ifood dando base pra cliente folgados e usando de ma fé prejudicando pequenos empreendedores.
o ifood da muito ibop pra esses clientes e nem procura ouvir a lado do parceiro.ja cansei de abrir chamado de cliente que recebeu o produto e cancelou pedido que o motoboy some .e assim ficamos no preju pois nada resolve.o ifood deveria da mas atençao pros parceiros pois somos nos que leva o ifood nas costas.ifood seria melhor rever isso.tendo um meio de contato direto com os parceiros via fone ficaria mas facil pra resolver esses casos na hora.uma vez chamei o parceiro preparei o
produto e o entregador nao veio o cleinte cancelou e deixou uma avaliaçao pessima sem a gente nem ter culpa.
no dia 11/07/22 aconteceu a mesma coisa comigo!
cliente fez o pedido e pagamento online. recebeu o pedido e logo depois fez o cancelamento do pedido e eu não consigo suporte do ifood
William, sentimos muito que isso tenha acontecido com você. Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto e saiba que estamos desenvolvendo diversas iniciativas pra melhorar ainda mais sua experiência com a gente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/ 😉
O cliente fez o pedido,e após 30 minutos cancelou… Os produtos estavam prontos e tive a perca dos mesmo. O restaurante deveria ter a opção de não aceitar, ou ter um ressarcimento do valor perdido..
Oi, Bianca. Sentimos muito pelo que aconteceu. Nos colocamos à disposição para ajudar pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Se já tiver um chamado aberto, informa pra gente o número – ou se preferir, envia direct para https://instagram.com/ifoodparaparceiros. Estamos adotando diferentes iniciativas que visam a evitar que situações como a que você contou se repitam!
Quase 1 ano dessa resposta se passou e continua acontecendo a mesma coisa. Recebi um pedido as 23h no domingo aceitei, preparei meus produtos e avisei que o pedido estava pronto. Quando foi 00h30 o cliente cancelou o pedido e eu precisei jogar meus produtos no lixo. Já cansei de entrar em contato com o suporte e eles falarem que não eu não posso contestar o cancelamento. Eu não tive culpa nenhuma pela ocorrido e vou ficar no prejuízo??
Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.
Sou entregador e gostaria de denuciar um restaurante por mal uso da plataforma, que esta cancelando quando tento pegar pedidos la, por que eu peguei a taxa de espera pois demorou mais de 30 minutos… desalocaram minha corrida e tocou de novo 2 vezes pro mesmo restaurante, que desalocou novamente 2 vezes
Olá minha esposa acabou de fazer um pedido pelo Ifood a pizzaria depois de receber o pedido perguntou se aceitaria uma pizza broto mas em troca minha esposa teria que pagar com pix, ela não aceitou disse que gostaria de manter dessa forma mesmo com cartão de crédito, foi então que o estabelecimento de tanto insistir para que fosse no pix e como ela não aceitou eles cancelaram o pedido, Ainda bem que não pagamos, queriam dar o golpe.
Eu gostaria de saber quando meu valor de dinheiro retido será liberado.
Já que o ifood está com meu dinheiro retido a 2 semanas sem nenhum motivo.
Estou com o mesmo problema;(
Boa tarde , vou leva o ifood na justiça porque desativaram minha conta só porque não reconheceu minha foto e eu mesmo sempre que usei minha conta e eles alegaram que a conta estava sendo alugada tenho como provar que eu msm que utilizo a minha conta !
Eu estou precisando falar com vcs a uma semana e não consigo. Tem como alguém me ligar 17988275755
Da equipe do Ifood com urgência
Ifood desativou minha conta injustamente mesmo.eu provando que não fiz nada errado.tenho print de lojas onde fui retirar pedido e mesmo já avia sido retirado por outro motoboy e culpa caiu em.cima de mim aí minha conta com mais de 3 anos e desativada e trabalhava todo dia corretamente
Bom dia eu gostaria de saber porque não tô conseguindo entrar no meu e-mail no aplicativo do iFood só dá erro
E se o cancelamento partir do cliente em horário que a loja está fechada? Como podemos fazer a denuncia e bloquear o cliente. Pergunto pq esse caso já aconteceu comigo!
Oi Camila! Você pode incluir os dados dele nessa ferramenta de denúncia do cliente. Uma outra dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Verdade o meu agora é essa sacanagem tbm, outro dia não tocou e quando vi o entregador estava na loja esperando , fiquei com cara de boba ???
Oi, Jane. Para qualquer ajuda de que precise, entre em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. Vamos verificar e te dar um retorno por lá.
O entregador do ifood que veio de bicicleta, alegou que a área do cliente era de risco, conheço o local e não é área de risco. Mesmo o tempo que ele cancelou, ele nem de moto chegaria lá no endereço. Usou de má fé e prejudica o cliente e a loja. Quero que verifiquem sobre isso.
Sentimos muito por essa situação, que não faz parte do padrão que queremos ter aqui. Se precisar de qualquer suport nosso, não deixei de enviar mensagem pela opção de atendimento no Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento”. 🙂
Pois eh… Estou aqui procurando uma forma de denunciar 2 restaurantes que tenho certeza que não existe… Mas não consigo achar um local pra fazer isso
Oi, Thaisa. Entra em contato pelo Portal do Parceiro com mais informações. Vamos verificar e te dar um retorno por lá, ok? 😉
Olá boa noite!
Gostaria de umas informações eu trabalho no Ifood de entrega . peguei um pedido pra entregar na loja chegar o destino da entrega a pessoa cancelou ou pedido .A então voltei no mesmo lugar pra devolver as coisas e pessoas responsável não quiser receber oq eu faço? Porfavo preciso de uma orientação.
Oi, Denise. Sentimos por essa situação. Vamos te ajudar, ok? Antes, precisamos que entre em contato com a gente pelo botão “Atendimento” disponível na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Se tiver qualquer dificuldade, você pode acessar diretamente este link: https://portal.ifood.com.br/cases/help. ??
Galera, isso aqui é pura Frauda, pura demagogia, estou com 2 lojas com uma chuva de pedidos cancelados, e agora descobrir o “cancelados parcialmente” q é pior ainda, quase 100% dos clientes cancelam a comida e deixam so a bebida. Eai alguns tem a opção de “contestar”, mas ai vc aperta e nao da nada. Abre chamado e eles mandam uma msg genérica mandando verificar o faq, vc nunca consegue reembolso, e isso provavelmente são clientes q ja fazem isso. Esses vídeos e lives sao pura demagogia!! Estou sofrendo isso hoje, ontem, semana passada. Hoje é dia 28/06/1990. Atenção do ifood zero!!!! Abrir feriado, 23, 24, 25, em salvador BA, nem o Mcdonalds abriu em alguns horários ou dia, vendi bem na plataforma, mesmo assim não somos valorizados!!! Golpistas travestidos de “Clientes”
Tenho lojas a anos, mais de 3, e sempre sofro e ja fechei outras por isso. Absurdo!!!!
Oi, José. Estamos trabalhando pra que sua experiência com iFood seja sempre a melhor e a sua operação de delivery a mais segura. Pedimos que sempre que precisar, entre em contato conosco pelo atendimento no Portal do Parceiro. Assim conseguiremos conversar mais sobre o assunto e saber como ajudar. 🙂 Estamos com cada parceiro.
A loja cancelou meu pedido e desde ontem meu reembolso não entrou. Antes caia quase que na hora. Agora a resposta é 30 dias. É para obrigar a recebermos via saldo App? Esquisito não? Agora é só Rappi. Ifood nunca mais.
Até agora não entendi porque fui bloqueado
Até agora não entendi porque fui bloqueado. A resposta é sempre a mesma e automática. Não respeitou as regras, mas tudo foi corretamente pago
Tive o meu repasse retido, entrei em contato com o financeiro e me informaram que minha loja foi bloqueada para analisarem o pedido com fraude, o “cliente” faz pedido e não recebe o entregador, a loja denuncia e a loja que sofre as consequências? Estou precisando do meu repasse para pagar minha contas
Eu estou passando uma situação absurda com o pedido que fiz , para almoçar , me entregaram um comida mexida sem talher , pedi imediatamente não me responderam , quero meu dinheiro de volta
Estabelecimento não entregou o pedido , me lesaram , ainda falaram que não iam cancelar quando entrei em contato , após isso pedi para a plataforma cancelar pois já tinha mais de 3 horas de atraso e não cancelaram nem estornaram o valor quero saber aonde resolver , ou se será necessário ir no procon ?
Eu perdi duas vendas o cliente recebeu comeu o pedido e depois de 40 minutos ela colocou pedido impróprio pra consumo e cancelou oq devo fazer usando de mal fé e n foi só 1 vez n mas se 2 vez agente q fica no prejuízo sem condições uma coisa dessa
Certo , mas e o ressarcimento que o estabelecimento tem
Está muito difícil trabalhar assim
Nós gastamos com insumo,entrega ,logística , e mão de obra na operação
E a pessoa cancela isso nos prejudica e muito
E assim de tanta dor de cabeça e precisando trabalhar nos lojistas acaba deixando pra lá
Mas tá difícil asssim
Oi Juliana, tudo bem? Estamos trabalhando fortemente em soluções para evitar suspeitas de fraudes e trotes na plataforma. Por isso, é importante você utilizar a ferramenta de denúncia de clientes e principalmente a ferramenta de confirmação de entrega (veja mais informações nesse conteúdo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/). Assim, você consegue operar com mais segurança na plataforma.
O grande problema é quando o cliente cancela o pedido depois que come e ficamos no prejuízo se poder contestar! Muita gente faz isso pra comer de graça e isso é ridículo já mandei o motoqueiro voltar e o cliente se faz de doido e nem atende o entregador! Vocês deveriam ter uma política melhor pra isso nem sempre o cliente tem razão já se foi esse tempo.
Oi. Ulisses. Estamos trabalhando em ferramentas e ações para melhorar a sua experiência na plataforma. Para acompanhar todas as melhorias, acesse o Relatório de Melhoria Contínua que está aqui no blog: Melhoria Contínua: acreditamos nisso.
Pois é enquanto vcs dizem estar trabalhando para q haja uma melhoria qto a cancelamentos indevidos, nos estamos perdendo. Cliente recebe o pedido de forma perfeita, três dias depois entra em contato com vcs e vcs cancelam o pedidos sem ao menos nos comunicar. Quem vai arcar com o prejuízo ? É certo depois de três dias vcs aceitarem alguma contestação de clientes ? Assim como vcs precisam dos clientes, precisam tb dos restaurantes até prq sem eles vcs não teriam o q oferecer. Ifood deveria passar a olhar mais pelos restaurantes credenciados.
Oi, Elisabete. Entendemos seu sentimento quanto a isso e pode ter certeza que vamos trabalhar incansavelmente pra que você tenha uma experiência cada vez melhor aqui. Qualquer feedback é sempre muito bem-vindo. 🙂
Concordo! Primeiro ele consome 3 dias depois cancela? E diz que estava impróprio pra consumo! Como assim? 2, 3 dias depois? Tem que ser 24 horas ele tem que colocar oque ele achou impróprio! Deu dor de barriga estava avariado? Não temos detalhes que ele colocou no cancelamento ele tinha que descrever oq houve e deveríamos ter acesso ao que ele disse, aí sim teria como “melhorar”! O prejuízo é sempre nosso os parceiros!
Oi, Paula. Tudo bem? Estamos de olho em todos os comentários no blog e trabalhando, ainda mais, em melhorias por aqui, pode ter certeza. 😉 Nosso objetivo é que você tenha uma excelente experiência com iFood e não mediremos esforços para isso. 🙂
Concordo Plenamente com você!
Verdade, o ifood dar a opção do cliente cancelar o pedido depois de entregue alegando comida imprópria pra consumo e ficamos com o prejuízo. Já tive prejuízo de 6 garrafas de vinhos caros que o cliente usou dessa brexa ridícula do ifood e não foi só uma vez. A loja que arque com o prejuízo. Deveriam acabar com. Isso tem muita gente que age de má fé na plataforma e a loja paga o Pato!
Gostaram da novidade? Queremos ter uma relação cada vez mais transparente com nossos parceiros. Se precisar usar a ferramenta em algum momento, não deixe de compartilhar um feedback com a gente. 🙂 Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para oferecer uma experiência sempre melhor aqui no iFood.
Cansei de ter pedidos cancelados também amigo! Tive mais atenção após publicar vários casos no Reclame Aqui. Sugeri em várias oportunidades que o Ifood não aceite o cancelamento sem antes abrir uma mediação entre o cliente e o restaurante. Picaretagem infelizmente há dos dois lados, mas a mediação do Ifood resolveria esse problema assim como o Mercado Livre faz, que no início também era bem complicado. O Ifood aceita o cancelamento e devolve o pagamento numa facilidade tão grande que abre um precedente enorme pra esse tipo de prática por usuários mal intencionados. Quando o Ifood parar de acatar esses cancelamentos e abrir mediação pra entender esses casos, os problemas cessarão em grande proporção.
Oi, Kleyton. Sentimos muito por essa situação. O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura, evitando suspeitas de fraudes e trotes. Queremos oferecer uma experiência cada vez melhor aos nossos parceiros aqui e estamos, diariamente, trabalhando para isso.
Vcs ficam dando desculpas mais quem paga é a loja tem que todas as lojas entrar com uma ação coletiva contra o iffod aí resolve
Concordo!
Sim, isso acontece. As vezes cancela todo ou parte do pedido alegando qualquer irregularidade e a loja fica fragilizada, que as vezes consegue o ressarcimento outras vezes não por causa da política da plataforma
Oi. 🙂 Pensando em nossos parceiros, estamos cada vez mais trabalhando em novas soluções por aqui, como você pode ver em nosso relatória de melhoria contínua: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua. Criamos a ferramenta para denúncia de suspeita de conduta irregular por parte cliente e continuaremos investindo em ações pra aprimorar sua experiência com o iFood. 🙂
Engraçado. Para mim essa ferramenta não existe. Nem nunca existiu. Tenho a versão mais recente e não existe essa ferramenta. Enquanto isso só aumenta nossas taxas de cancelamento.
Exatamente! Aconteceu o mesmo comigo! a cliente recebeu o pedido, comeu, e veio cancelar UM DIA DEPOIS alegando impróprio para consumo. O interessante é que os mesmos itens foram vendidos para outros clientes e nenhum se queixou. Resultado: a cliente comeu de graça, e me prejudicou várias vezes. É tempo, dinheiro, material e energia gastos! E ainda nem consigo contestar o cancelamento! é um completo absurdo. A cliente segue fazendo sua prática de má conduta sem ser penalizada e eu sou penalizada. E ainda caio na plataforma por histórico de cancelamento de pedido! absurdo completo
Oi, Tárcila. Sentimos muito por isso. 🙁 Temos trabalhado em novas soluções por aqui pra apurar e evitar situações como essa e você pode acompanhar todas as novidades pelo blog mesmo. 😉
Amiga, no restaurante que trabalho, foi feita a entrega de dois almoços individuais e duas cocas 2 litros, após receber cancelaram. Eu estranhei,sabe? Duas cocas 2 litros para 2 almoços? Para haver haver devolução do valor pago precisa haver devolução do produto! Não é justo!
Oi, Lila! Nesse caso, você pode contestar o cancelamento na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro. Caso o botão de contestar cancelamento não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte que te ajudamos. ?
Para o valor ser devolvido o cliente teria por obrigação que devolver o produto para a loja verificar o ocorrido e após o recebimento a loja sinalizar ao ifood para fazer o ressarcimento.
O ifood infelizmente virou um lugar para muitos meliantes comerem de graça e ainda saírem dando risadas dos donos de restaurantes.
O ifood por sua vez diz que desenvolveu uma ferramenta e dá como nova, mas essa ferramenta sempre existiu e para nós não serve em para nada. Já que nos somos aduvinhos para saber quando o cliente vai nos dá um golpe.
O que precisamos mesmo é resolver esses cancelamentos por iten impróprio para consumo, comida revirada, etc…
Oi, Anderson. Temos investido em diferentes inciativas para tornar sua experiência com iFood cada vez melhor e você pode acompanhar cada uma das novidades pelo nosso Relatório de Melhoria Contínua, que é atualizado mensalmente: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua. 🙂
Ótima notícia, nós estamos sofrendo muito com clientes não intencionado!!!
Meu motoboy já sofreu ameaça e perdeu a comida.
Putz, Bianca. 🙁 Sentimos muito por essa situação com seu motoboy. Esperamos que você tenha gostado da atualização na ferramenta, que busca promover mais segurança na sua operação. Estamos verdadeiramente empenhados em oferecer uma experiência cada vez melhor aos nossos parceiros.
Faça igual eu volte lá chama polícia faça pagar se tem como comprovar entrega ela tem pagar ,meu pagou se não pagasse iria paga na justiça com muitas outras coisas …mais ifood tem tomar providência disto sim …pq prejuízo e grande …clie te safado tem passar vergonha .
Oi, Ayala. Caso você suspeite de conduta irregular por parte de um cliente, utilize nossa ferramenta de denúncia. Vamos investigar um caso e te dar um retorno. Sendo comprovada uma fraude ou trote, o usuário será banido da plataforma.
Ótima iniciativa do ifood. Chegou a hora de realmente ter uma parceria transparente com os restaurantes parceiros que muitas das vezes não tinha a oportunidade de defesa e somente o cliente tinha a razão.
Parabéns.
Todos merecem a oportunidade de manifestação.
Ei, Luiz! Queremos ter uma relação cada vez mais transparente com vocês, nossos parceiros. Por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para oferecer uma experiência cada vez melhor com o iFood. Esperamos que você tenha gostado da atualização na ferramenta, que busca promover mais segurança à sua operação. Caso precise usar a ferramenta em algum momento, não deixe de compartilhar um feedback com a gente. 😉
Na maior parte das vezes não temos como saber oque o cliente irá fazer , faz o pedido recebe come e depois cancela, ou então recebe e logo cancela com justificativas que não são verídicas, temos que priorizar o cliente, mais tbm que pensa em nós um dia faz comigo no outro daqui que passe pela análise quantos tiveram prejuízo, tem cliente que compram toda semana mesmo sem incentivo 2 min Depois fazem avaliações absurdas , pedimos moderação e negada são vários fatores que acaba perdendo a vontade de trabalhar pelo Ifood
Oi, Viviane. Sentimos muito por essa situação. O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura, evitando suspeitas de fraudes e trotes. Uma outra dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação, que é apresentado no app do cliente. Assim, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto em: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega.
Existem situações em que o cliente faz o pedido é entregue no local e depois o cliente relata que não foi entregue.Desse modo o restaurante arca com o prejuízo
Oi, Igor. Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Desse jeito, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto em https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega. 🙂 Estamos desenvolvendo soluções para o Plano Entrega também. 🙂
Tivemos pedidos cancelados 15 dias depois da data do pedido, alegando que estavam todos os itens errados
Oi Shuber! Para evitar esses casos, você pode a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Que absurdo ? vamos trabalhar de graça? Inadimissivel isso. Tb fui lesada, o cliente comprou um vinho Miolo Seival Sauvignon Blanc e depois de um tempo cancelou o pedido, fiquei quase doente com isso, um absurdo, pq comprou vinho caro? Quis tomar vinho bom as minhas custas ? não vamos jogar nosso dinheiro fora, pensei em sair do IFOOD, mas estou tentando ficar, me acalmei e estou na luta diária. Matamos um leão por dia, não dá pra sermos lesados assim. Deus me livre ?
Poxa, Janete. 🙁 Sentimos muito mesmo que isso tenha acontecido. Quando precisar, você pode entrar em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. Assim, poderemos analisar melhor o caso te dar um retorno mais adequado. 🙂
Gente é brincadeira a quantidade de pedidos cancelados com desculpas absurdas. O Ifood é uma terra sem lei. E os proprietários que arque com os prejuízos. Já tive que chamar até a polícia para resolver um caso. Nunca conseguir suporte do ifood.?
Oi, Edleide. Estamos trabalhando para tornar sua operação de delivery ainda melhor e mais segura. Você pode acompanhar cada novidade acessando nosso Relatório de Melhoria Contínua, que é atualizado mensalmente: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua. 🙂
Show! Aí sim hein Ifood! Espero que dê certo, pois na minha loja o pessoal faz muito isso.
Ei, Maiara. Ficamos felizes por você ter gostado da novidade. Estamos empenhados a oferecer uma experiência cada vez melhor a nossos parceiros e, se em algum momento você precisar utilizar o recurso, não deixe de compartilhar um feedback com a gente. 🙂
Escutando todos esses relatos só mesmo se o cara for comunista para trabalhar de graça para alguém, estamos no capitalismo… se quiser prato de graça vai para a Venezuela..
Nem vou começar NADA ! Kkkkkkk
Obrigado por me alertar em..
Poxa, sentimos muito que sua percepção sobre a gente seja assim, Ricardo. ? Estamos sempre pensando em melhorias pros nossos parceiros e esperamos que você nos dê uma chance de ajudar impulsionar o seu restaurante.
Estou muito feliz cm essa nova ferramenta, nós empreendedores estamos sofrendo muito por mau conduta de muitos clientes que viam uma brecha e aproveitavam pela impunidade que nada sofriam. AGORA ISSO VAI MUDAR ?????? PARABÉNS A TODA EQUIPE IFOOD.
Ei, Daniel. Ficamos felizes por você ter gostado da novidade. Estamos empenhados a oferecer uma experiência cada vez melhor a você! Se em algum momento, precisar utilizar o recurso, não deixe de compartilhar um feedback com a gente.
Bom, eu tive um pedido cancelado após o envio, quando o motoboy parceiro estava já na quadra do endereço do cliente e ele realizou a entrega do pedido. Acredito que o pedido não deveria poder ser cancelado após o envio pois abre margem para esse tipo de conduta. E memso que ele não receba o pedido e ele retorne, o motoboy e o restaurante perde tempo e dinheiro com isso. Pra mim deveria ser assim, saiu para entrega não tem mais como cancelar
Oi, Kelly. Temos uma ferramenta de confirmação de entrega disponível para restaurantes com Plano Básico, em que a pessoa entregadora insere um código de confirmação – apresentado no app do cliente. Assim, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto em: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega. Também estamos desenvolvendo novas soluções para o Plano Entrega. 😉
Olá Equipe Ifood, bom dia.
Parabéns pela iniciativa. Esse é um problema que prejudica demais as lojas. No entanto, essa iniciativa resolve parte do problema.
Ocorre que um dos gaps que temos é quando o “cliente cancela o pedido após ter recebido o mesmo”, e nesse caso, o pagamento é estornado, o cliente fica com o pedido e…fica por isso! O Ifood não pensou em nenhum mecanismo pra bloquear esses casos. E quando abrimos chamado para reavermos o valor estornado, vocês simplesmente falam que “por se tratar de entrega própria não podemos reaver o valor”. O que, sinceramente falando, é forçar os parceiros a terem a entrega com entregadores Ifood. Caso contrário, ficaremos, sim, com o prejuízo. Isso pra mim não faz sentido. Não estamos tratando o problema pela raiz.
Já tive vários casos em que o cliente faz o pedido a tarde e de madrugada (02:00) ele faz o cancelamento. Por ser pagamento online, o mesmo é estornado do cliente e da loja, e daí o parceiro fica no prejuízo.
Já pensaram em alguma solução pra esses casos?
Oi, Alex! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!
Deveria ser assim. Nunca ouvi do restaurante burlar a lei da entrega. Quando é enviado, já tem todos os custos realizado. Não tem mais como voltar sem prejuízos. Agora o cliente é que deve arcar com os custos. Siga essa sugestão ifood.
Oi, Valdir. Obrigado por comentar aqui. Queremos que a experiência dos restaurantes com o iFood seja cada vez melhor. O objetivo dessa ferramenta, por exemplo, é oferecer uma operação mais segura, evitando suspeitas de fraudes e trotes. Uma outra dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Assim, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega, dá uma olhada: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega.
Tem alguns clientes que pede o produto aí vc entrega depois que receber cancelar aí o estabelecimento fica no prejuízo
Oi, Genival. Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com o Plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Assim, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto em: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega.
Muito bom saber desta ferramenta .
Oi, Lu. Ficamos muito felizes por você ter gostado da novidade. Estamos empenhados em oferecer uma experiência cada vez melhor a nossos parceiros e, se em algum momento você precisar utilizar o recurso, não deixe de compartilhar um feedback conosco. 😉
Bom dia preciso falar com a central o representante nao esta me passando as informaçoes que preciso.
Rodrigo Martins
Lanches do Digão
Uruguaiana-RS
Oi, Rodrigo. Você pode acionar nossos canais de atendimento pelo Portal do Parceiro. Clique no botão “Chamados e Ajuda”, depois “Atendimento” e selecione o motivo do seu contato. Nosso time de suporte está à disposição pra ajudar você. 🙂
Ola bom dia, sugestão no ato do cadastro pegar o cpf de desta pessoa também, pois só com o número de celular o contraventor pode ir trocando de número, já com o cpf isso já dificulta pois é mais difícil gerar CPF.
Oi, Vander. Temos uma ferramenta de confirmação de entrega disponível para restaurantes com Plano Básico em que a pessoa entregadora insere um código de confirmação – apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto em: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega. Também estamos desenvolvendo soluções para o Plano Entrega. 🙂
Aleluia fizeram alguma coisa em prol dos restaurantes quanto ao cancelamento. Já passei por situações extramente chatas em que o cliente afirma que o lanche está impróprio para consumo e o ifood simplesmente aceita sem questionamento nenhum. O único prejudicado é o restaurante.
Espero que essa ferramenta seja justa com todos!
Oi Pablo, uma outra dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Precisa ter mesmo pois é muito cancelamento e por motivos que não são reais.
Oi, Diego. Sentimos muito por essa situação. O iFood está empenhado em oferecer uma experiência cada vez melhor a você. Com essa ferramenta, será possível denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Assim, você impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto analisamos o caso. 😉
Olá sou queria fal que vcs do ifood olhasse mas p nos proprietários não aguenta mas sofre com. Cancelamento dos clientes
Oi, Luis. Estamos empenhados a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros. Confira o relatório de melhoria contínua e conheça todas as iniciativas em andamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua. 🙂
Na teoria parece uma ótima ferramenta, vamos ver na prática se realmente vai funcionar, e seria bom tbm o ifood monitorar os entregadores que desvia pedidos, ou entrega o pedido incompleto.
Oi, Gernilson. O objetivo da ferramenta é oferecer ainda mais segurança na sua operação. Caso você precise utilizar, não deixe de compartilhar um feedback com a gente.
Boa iniciativa, porém temos que combater o cancelamentos de pedidos por parte do cliente quando ele recebe o pedido em perfeito estado e cancela por má fé. Hoje quando acontece esse tipo de cancelamento o estabelecimento não tem como contestar e muitas vezes é má fé do cliente. Não temos como decorar os nomes dos clientes que fazem essa conduta para denunciar antes. Na maioria das vezes não há devolução do pedido por parte do cliente, simplesmente consomem o pedido “que foi com problema” gerando prejuízo para o restaurante e plataforma. Temos que ter um canal para reduzir esses tipos de clientes.
O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura aos nossos parceiros. 🙂 Caso você denuncie uma suspeita de conduta irregular, o consumidor será bloqueado em sua loja e vamos analisar o caso. Esperamos que a ferramenta ajude no seu dia a dia.
OLA BOA TARDE EU TRABALHO PARA A IFOOD OL E ME BLOQUEARAO DO NADA COM MOTIVO QUE FALOU QUE EU PEDIDOS NAO ENTREGUES E FALARAO QUE ERA UM BLOQUEIO TEMPORARIO QUE EU IA VOUTAR TRABALHA E ATE HJ NAO CONSIGUI MAIS TRABALHHA COM IFOOD E GOSTARIA DE VOUTAR TRABALHA POIS MINHA UNICA FONTE DE RENDA ERA DO IFOOD E ESTOU PRECISANDO MUITO MESMO E NAO SEI POR QUE FUI BLOQUEADO ? CONTO COM A COLABORAÇAO DE VOCES PRA EU PODE VOUTAR TRABALHA E ACHO QUE NAO SO EU CONTO VOM ISSO MAIS MILHARES DE PESOAS QUE FORAO BLOQUEADAS E QUEREN VOUTAR TRABALHA COM IFOOD POS O IFOOD DEVERIA DA OUTRA CHANSE PARA AS CONTAS QUE FORAO BLOQUEADAS POR QUE MOTOBOY ESTA 24 HORAS TRABALHANDO E DO NADA ACONTECE ISSO COM AS CONTAS DAS PESOAS EU ACHO QUE ISSO E INJUSTO E EU FUI UM DESSES INJUSTIÇADOS E QUERIA VOUTAR TRABALHA E GOSTARIA DE SABE A OPINIAO DE TODOS A IFOOD PODERIA VOUTAR E DEIXA TODOS FAZER UM NOVO CADASTRO PRA VOUTAR TRABALHA SIM OU NAO POR QUE TEM MUITO PAIS DE FAMILHA QUE PERDERAO SUAS CONTAS ENJUSTAMENTE EU ACHO QUE O IFOOD TEM CONDIÇAO POR QUE NOS MOTOBOY QUE E O CORAÇAO DELES E ELES FIZERAO SACANAGEM COM MUITA GEMTE GOSTARIA Q A IFOOD VOUTACE E ABRVACE AS PESOAS FAZER OUTRO CADASTRO COM O MESMO CPF POIS ISSO IRIA AJUDA TODOS Q FORAO BANIDOS DA PLATAFORMA !!!!
E quando o cliente recebeu o pedido e cancela após receber. Isso que tem que ser resolvido. Ja aconteceu 4 vezes comigo a ultima foi recentemente fiz uma chámada de reclamação e nada foi resolvido e fiquei no prejuízo. Sem qualquer suporte.
Oi, Mario. Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com Plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação apresentado no app do cliente. Assim, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto em https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega. 😉
Achei super justo essa ferramenta quando se trata de clientes que fazem o tal cancelamento indevido, parabéns pena iniciativa equipe ifood.
Porém existem outras variáveis que nos por parceiros de vcs também considera um cancelamento indevido, um dos exemplos disso é o entregador parceiro não entregar o pedido e um segundo entregador cancelar alegando a loja esta fechada, ou qndo o entregador parceiro nem aparece na loja e tbm cancelamento o pedido…. esses tipos de variáveis impacta diretamente no desempenho da loja parceira. Tive 3 casos só no mês de maio com essas variáveis e a equipe de atendimento nd fez alegando que os cancelamentos estavam dentro das regras FAQ, que li e reli e nada consta.
Precisamos também de uma ferramenta para cancelamento indevido de entregadores parceiros.
Oi, Talita. Agradecemos por compartilhar sua opinião com a gente. Do lado de cá, estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor aos nossos parceiros. Confira nosso relatório de melhoria contínua pra saber tudo o que tem sido feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua. 🙂
Não adianta nada essa medida, pois o cliente golpista recebe o produto e ele mesmo depois cancela o pedido mentindo dizendo que algo estava errado, e o ifood aceita esse tipo de situação. Os parceiros sempre são prejudicados assim.
Oi, Renata. O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura a você. 😉 Caso denuncie uma suspeita de conduta irregular, o consumidor será bloqueado em sua loja e vamos analisar o caso. Esperamos que a ferramenta ajude no seu dia a dia.