Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

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#MelhoriaContinua

948 respostas

  1. Caros, sou cliente, solicitei um pedido em um restaurante confiável (que peço e frequento á tempos) e maravilhoso, sempre enviou entregadores educados enfim, mas dessa vez, foi um parceiro Entregador IFOOD e foi constrangedor e trágico, DAVID NUNES (62-98580-9536), essa pessoa se portou de forma imprópria, agressiva ( inclusive física) pois não queria subir ao meu apartamento. Pois bem, quero abrir uma reclamação e abominação pq quando pagamos tx de entrega entendo q é até a PORTA da casa (no meu caso apartamento) e não PORTARIA, então o mesmo disse q o ENTREGADOR q escolhe se quer ou NÃO subir, eu sim desci, e disse q daria o código a ele se o mesmo fosse até a minha porta, e para surpresa de ninguém ele se negou, ele não tinha mais argumentos pegou a força o pedido de volta e me empurrou, eu disse q eu não estava me recusando a dar o código, mas estava seguindo as regras, protocolos e direitos q ambas as partes precisam fazer. Ele começou a me filmar sem a minha autorização e mais uma vez fiz a mesma solicitação e quando ele novamente ficou sem argumentos desligou a câmara e eu pedi meu pedido e ele ficou tentando digitar o código porém com o pedido nas mãos, enfim, avisei o restaurante dessa conduta imprópria e arrepugna e deixa uma brecha para um processo de lesão corporal por mim sofrida por parte de seu parceiro Entregador, então, diante disso, peço uma retratação do IFOOD punindo da plataforma essa pessoa que pode causar danos de tal ofensa para qqr outro cliente ou parceiro da plataforma, deixando nós os usuários em RISCO e ao acaso de pessoas com esse tipo de atitudes. Aguardo retorno da plataforma para continuidade desse processo. Grata

    1. Você está de brincadeira ne? kk
      Eu peço a anos e sempre desço, as vezes a gnt paga um frente tão ridículo e muitas vezes grátis que da pena só de pensar no motoboy deixando o veículo dele na rua pra entregar comida no apto dos outros como se fosse um garçom. Até garçom ganha gorjeta kkk mas frete é até a porta, ne?

      Pra esse tipo de regalia no mínimo deveria haver um custo extra e eu acho justíssimo pois delivery é pra poucos.

  2. app bosta vc compra com cupom o restaurante zoa seu lanche alias sua janta pq chego tarde do trabalho e nao tem um canal para cancelar ou falar com essa empresa bosta vlw flw

  3. Estava usando minha conta ifood normalmente.. Até o dia que adicionei 100 reais de crédito na carteira ifood

    Tentei fazer compra e não concluía só aparecia mensagem pra ir em ajuda.. Troquei vários restaurantes e era a mesma mensagem até quando consegui mandar mensagem para o ifood.. Simplesmente disseram que senti muito mas minha conta está a bloqueada. Ou seja não posso utilizar mais. E não devolveram meu saldo de 100 reais. O que ifood tem a dizer. Será que tenho de entrar com denuncia no Procon por causa disso.. Fica uma palhaçada e falta de respeito com cliente. Com mensagens programadas.. Quero saber o motivo óbvio do bloqueio da minha conta se nunca usei de forma indevida. Se até o dia de colocar o saldo de 100 reais na carteira estava funcionando normal.. Então devolvam meu saldo..

  4. Restaurantes podem denunciar clientes, e o oposto nao da porque??? acabei de tentar fazer um pedido e foi cancelado mais de uma vez, aposto que é porque é uma promoçao que o restaurante nao quer cumprir, e diz que cancelou porque recebeu multiplos pedidos seguidos, que é mentira… entao faz o que pra denuncia restaurante babaca que nao cumpre sua parte????????????????????
    porque essa b$&*% de app nao é imparcial??????

    1. Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/

      Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.

    1. Oi, Jefferson, tudo bem? Sentimos muito por essa situação. Nesse caso, pedimos que ele entre em contato com a gente pelo Portal do Parceiro na aba Chamados e Ajuda. Assim conseguimos analisar o caso e dar a melhor orientação! ?

  5. Vamos lá,
    O restaurante pode reportar a conduta, e a quem devemos reportar má conduta do IFOOD, como vazamento de dados ???
    Digo isso, pois ontem (08/08/23), realizei um pedido na rede McDonald’s através do app IFOOD e realizei o pagamento via NUPay, pois bem o pedido não foi entregue, abri solicitações que o pedido estava atrasado, solicitei o cancelamento e para a minha surpresa a loja com o pedido atrasado em mais de uma hora NÃO realizou o cancelamento.
    E ao acordar agora cedo, PASMEM o meu PEDIDO consta ENTREGUE – pedido finalizado 04:35 e 04:43, só que eu NÃO RECEBI ESSE PEDIDO, ou seja, houve uma fraude.
    Reportei o caso ao Nubank, o mesmo informou que é para lavrar um boletim de ocorrência por fraude contra o IFOOD e McDonald’s e aí como devemos resolver ?

    1. Oi, Amanda. A gente pede desculpas por esse ocorrido, não é o que gostaríamos. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda, combinado?

  6. Sou entregador parceiro do Ifood realizei uma coleta de lanche a rota de entrega tinha mais de 18 quilômetros chegando ao endereço o número da rua não existe mandei várias mensagens para o cliente e esse não respondeu depois de 20 minutos de espera entrei em contato com suporte pois iriam telefonar para o cliente fiquei mais 20 minutos esperando a resposta do suporte depois 40 minutos o suporte cancelou a entrega só que não me pagou a rota isso e um absurdo eram 4 horas da madrugada eu rodei 18 quilômetros e perdi uma hora e simplesmente não depositaram o valor da entrega isso tem que ser investigado tem algo muito errado nessa entrega.

  7. Estou com um problema que pedir um bolo, em uma loja na parquelandia no iFood e ó motoboy, pegou o bolo. Não chegou até o local, colou como se tivesse chegando, não me ligou e ainda levou o bolo com ele. Não devolveu. Fiz o pagamento pelo pix e o bolo não recebir. O iFood disse que não ia fazer meu estorno e ainda estar apoiando o motoboy a fica com o produto dos clientes. Sem nenhuma segurança. Quero saber como vamos resolver.

    1. Oi Milena! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  8. Fiz um pedido no valor 100 reais demoro bastante a entrega então larguei o celular e coloquei para carregar depois de meia hora que pedi meu celular estava pedido cancel sem rebolso tentei entre contato com iffod sem resposta com fui estabelecimento o endereço estava errado então localizei o estabelecimento pelo Google pelo nome ao chegar lá meu pedido não estãva me passaram o número do entregado ele não atendia quando consegui fala com o entregador ele me passou que não era devolver o pedido então eu paguei ele fica com meu pedido o dono do estabelecimento recebeu e o iffod me respondeu no outro dia dizendo que não ia me rebolsar… detalhe meu endereço sempre foi o mesmo e nunca tinha dado errado na entrega .quero meu rebolso ou o pedido igual o que eu fiz

    1. Oi Taliane! Sentimos muito pelo ocorrido. 🙁
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  9. Fiz um pedido em um restaurante que se chama saboreando saudável, o entregador me pediu uma valor que não existia no pedido como não paguei, ele robou meu pedido, pedido entregador se chama Wagner Carvalho, e me ameaçou

    1. Oi Samuel! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood 🙁

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  10. Todo mundo sabe que as taxas do IFood são altíssimas , e eu como dono de restaurante estou cansada de levar prejuízos de clientes maldosos e a única coisa q ouvimos do IFood e que o pedido será cancelado e o cliente analisado e o nosso prejuízo fica como .

    1. Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

      Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  11. Uma vergonha esse aplicativo! Não resolvem o problema do cliente! Um descaso com o consumidor! Já tive vários problemas com cancelamento de pedidos, realizados a mais de uma hora as vezes, e nunca resolveram meu problema! O estorno do valor leva dias pra funcionar… o canal de ajuda não funciona, pois ninguém responde, simplesmente encerram o atendimento!!

    1. Oi, Mônica. Pedimos desculpas por isso! Às vezes é necessário um tempo um pouco maior para avaliação do caso pelo nosso time. Assim que possível, informe pra gente o número do chamado aberto no Portal do Parceiro. Você pode enviar direct para https://instagram.com/ifoodparaparceiros.

  12. Pedido efetuado na Pizzaria e Restaurante Hot & Fresh Suzano, dono é de facção,usa o lugar para lavar dinheiro, atrasa pedido e ameaça clientes.

    Deveria ser retirado do Ifood .

    1. Oi, Carlos. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  13. Reembolso não feito !!
    Mês que vem faz 1 ano que espero um reembolso e nada de me devolverem, fiz um pedido em uma pamonharia aqui de palmas to , pelo aplicativo, paguei no pix 63,99, mais aí a pamonharia cancelou depois que eu já tinha feito o pix os pedidos alegando , que alguns intens estava em falta , e nisso mandarão eu entra em contato com iFood pq eles não devolvia o pix quem tinha que fazer isso era o suporte .. nisso até hoje espero e nada de reembolso. Irei procurar meus direitos caso isso não seja solucionado,não ficarei no prejuízo por algo que não recebi .

    1. Oi Ludmila! ! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  14. Eu quero meu dinheiro de volta .. vcs me deixaram com fome… eu paguei 32,89 por um almoço que não chegou até hj e não fui reembolsada … sacanagem isso oque fizeram.. falta de profissionalismo e consciência com o público

    1. Oi Beatriz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood 🙁

      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  15. Sou parceiro Ifood e um cliente fez o pedido na minha loja, recebeu o lanche e em seguida cancelou o pedido alegando “cancelado por causa do atraso” e o Ifood aceitou o pedido de cancelamento.
    Tentei contestar o cancelamento mas o Ifood não dá essa opção de contestação em que o cliente cancela devido a atraso, mesmo sem ter atraso, e não abre chamado, e uma burocracia pois não existe um número para se encontrar em contato com a equipe de suporte Ifood, nem uma opção dentro da plataforma que nos permita falar com algum tipo de suporte.
    Só dá a opção de abrir chamado em que ele permite “chamado”.
    Indignação!!

    Outra e o cliente fazer o pedido, e vai dormir ela loja perde por isso, era pra ter uma opção de cobrar uma taxa do tal cliente por não ter recebido o pedido por irresponsabilidade de ter pedido e não ter esperado e ter ido dormir

  16. Minha reclamação é referente o Mini Extra Avenida Jardim Japão, 1233, Jardim Brasil /SP
    Fiz pedidos de alguns alimentos dia 24/10/2023 às 15:53h aqui pelo app Ifood, pedido número 4989 no Mini Extra Avenida Jardim Japão, 1233, no Jardim Brasil a loja recebeu o pedido e confirmou a previsão de entrega entre 17:19h até 17:29h, paguei no app através de débito em conta, estava acompanhando no app a entrega, vi que o Motoboy do Ifood chegou na loja para retirar o pedido e quando DO NADA a loja CANCELA meu pedido sem ao menos me dar satisfação e nem me respondiam no CHAT. Isso é UMA FALTA DE RESPEITO com o consumidor, me senti ENGANADA, estava esperando a entrega dos alimentos que comprei e a LOJA sem respeito nenhum, cancelam o pedido me causando PREJUÍZOS de alimentação e financeiros, sendo que o Banco informou que só fará o reembolso daqui 10 dias, pois fiz contato com o banco informei sobre o ocorrido e sobre o cancelamento e o mesmo disse que terei que esperar. Ou SEJA esses CANCELAMENTO me CAUSOU DANOS. Vou notificar isso ao PROCON, porque isso vai contra o Artigo 6 da Lei nº 8.078 do CDC. Quem ficou com o PREJUIZO desse DESCASO fui eu. Segue ANEXOS desse DESCASO com o meu pedido.

    1. Oi Andreia! ! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  17. Estou hospedado em um hotel no MT cuiaba, no centro da cidade, próximo do aeroporto e etc.
    Fui constrangido em realizar meu pedido hoje, fiz o meu pedido, e após muito tempo de espera para entrega no hotel.
    A pessoa da entrega, simplesmente não chegou no local, informou que estava na rua, eu informei que estava na portaria do hotel, e nada da pessoa chegar, ela não se movimentava na localização, após 1 hora de espera interagindo no Chat e em pé na porta do hotel, a pessoa da entrega chega acelerando bruscamente a motocicleta e falando q não conhecia o hotel, e ficou rindo da minha cara, não entregou meu pedido de quase 100 reais, e levou com ela, informando que fez o cancelamento sem eu ser reembolsado.
    Tenho registros de chat, imagem do hotel etc…
    E detalhe que fizeram isso 2x em uma semana, e não tive o reembolso.
    Irei entrar com todas as medidas jurídicas de danos, pela falta de respeito, e falta de suporte nesta plataforma.

    1. Oi Sorlaks! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

    1. Oi Delmar! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

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