Repasse iFood: como funciona e como resolver possíveis problemas

Saiba como funciona e o repasse iFood. Entenda ainda como resolver possíveis problemas no recebimento dos repasses!
20 Min
repasse ifood

O repasse iFood é o valor financeiro enviado aos negócios parceiros referente às vendas feitas na plataforma. Esse valor a receber pode ser acompanhado no Painel Financeiro do Portal do Parceiro.

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Um dos principais motivos dos acionamentos recebidos pelo atendimento do iFood é sobre repasses. Saiba que o iFood preza pela segurança do parceiro nas transações financeiras. Por isso, além de acompanhar cada movimentação no painel financeiro, é preciso garantir que os dados bancários atendem às exigências de proteção.

Continue a leitura para entender como funciona o repasse financeiro e como resolver eventuais problemas relacionados a esse assunto!

Como funciona o repasse iFood?

Quando um cliente efetua uma compra pelo iFood com pagamento online, o valor é processado pela plataforma e repassado ao negócio parceiro. Mas quando esse valor é pago via vale-refeição ou pagamento na entrega, o valor vai direto para o restaurante via adquirente.

As vendas são contabilizadas por períodos de 7 dias. O plano tradicional aplica os repasses a cada 4 semanas — sempre às quartas-feiras. Mas é possível também contar com o repasse semanal, que oferece condições específicas de contrato.

Meu repasse não caiu. O que fazer?

Caso você não receba o repasse iFood, vale a pena fazer algumas investigações do motivo. Há diferentes motivos que podem fazer com que o repasse não seja feito. Por isso, se você estiver enfrentando algum problema nesse sentido, faça uma avaliação minuciosa. Confira as dicas!

Avalie se seu banco é homologado pela CIP

Um dos principais motivos que costumam ser a causa de um repasse não recebido é a instituição bancária cadastrada.

A autorização dos repasses só é feita aos restaurantes com contas em bancos homologados pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). A CIP é um órgão sem fins lucrativos e associado ao Banco Central (Bacen), que atua evitando que fraudes e golpes sejam aplicados nas operações de transferência.

Por isso, caso você não tenha recebido o repasse iFood, o primeiro passo é conferir se seu banco faz parte da CIP. Para isso, você pode acessar o documento emitido pela CIP, que apresenta a relação dos bancos associados.

Caso seu banco não esteja listado ou esteja listado, mas não assinalado como “Instituição Domicílio”, é imprescindível alterar sua conta bancária, pois o iFood não consegue realizar transações bancárias entre contas não homologadas.

Verifique se o CNPJ da conta bancária é o mesmo da sua loja no iFood

O repasse só pode ser realizado em uma conta bancária que tenha o mesmo CNPJ da sua loja do iFood. Isso traz mais segurança ao ecossistema iFood, garantindo que o pagamento não seja feito a terceiros.

Confira se os números de agência e conta estão corretos

Utilizando o perfil de dono, acesse o Portal do Parceiro iFood e confira as informações bancárias cadastradas. Revise número a número para garantir que tudo está correto, conforme as informações cedidas pelo seu banco.

Confira a situação da sua conta bancária

Caso a sua conta esteja bloqueada, inativa ou com alguma situação que impeça o recebimento de transferências, o repasse não poderá ser concluído.

Uma dica é consultar diretamente o gerente da sua conta bancária e validar se ela está realmente ativa.

Como verificar se o iFood já enviou meu repasse ao Banco?  

Os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada. Pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira e da Instituição financeira para a sua conta.

Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco, geralmente, até às 18h30. 

Quais são os status de repasse?

No Painel Financeiro, dentro do Portal do Parceiro, você tem uma visão geral do mês das suas vendas e também os lançamentos do período. Na coluna “Situação”, você acompanha:

  • Em aberto: as vendas estão sendo calculadas.
  • Agendado: as vendas foram contabilizadas e o repasse está agendado.
  •  Pago parcialmente: pelo menos 1 depósito foi pago, mas os outros valores continuam pendentes. 
  • Pago: o repasse foi pago.

Saiba que a situação do repasse pode mudar até o final do período bancário (18 horas). Ou seja, caso você veja a situação como “Pago parcialmente”, por exemplo, considere monitorar até o final do período bancário para validar sua atualização.

Caso seja identificado qualquer contratempo no repasse ou informações incorretas no cadastro da loja, o status poderá ser:

  • Saldo devedor: as vendas foram contabilizadas e o total do período foi negativo. Este valor será descontado no próximo repasse.
  • Falha no depósito: as vendas foram contabilizadas e o repasse enviado ao banco, mas retornou com algum erro. (Atente-se aos dados bancários no cadastro da sua loja!)
  • Retido: o repasse Retido é uma situação que acontece quando ao realizarmos o depósito do repasse, o banco destinatário retém o valor depositado de forma total ou parcial. Geralmente, acontece quando a conta destino contrata um crédito e o banco retém o valor como garantia.

Por que tive um valor retido no meu repasse?

O status do “Repasse Retido” significa que o seu repasse iFood ou parte dele foi retido por um terceiro, como uma instituição financeira. Isso ocorre devido a um contrato de crédito ou de negociação de recebíveis que o CNPJ do seu negócio pode ter feito.

Nesses casos, o iFood cumpre o seu dever regulatório de verificar a existências desses contratos. Caso exista, as instruções de valores retidos desses contratos são atendidas, direcionando parte ou a totalidade do valor para esse terceiro.

O início das retenções do crédito começa 30 dias antes do vencimento da parcela, conforme alinhado na cláusula contratual. Assim você tem tempo hábil para quitar a parcela até a data do vencimento. 

Não concordo com essa retenção. O que devo fazer? 

O valor retido vem informado no contrato que o iFood recebe via registradoras e aplica sobre o repasse. Por sua vez, quem envia esse valor é esse terceiro, por meio das registradoras. Elas são responsáveis por registrar todas as negociações de recebíveis de cartões.

Caso você não concorde com o valor, o seguinte procedimento é adotado:

  • o iFood pode abrir uma contestação contra esse terceiro, para questionar e pedir evidências que expliquem o valor e mais informações do contrato; e
  • você pode também entrar em contato com esse terceiro para esclarecer os valores que estão sendo retidos. Os valores retidos podem ser valores fixos ou percentuais de alguma bandeira de cartão que o iFood aceita pelas suas vendas no app. (como Mastercard Crédito/Débito, Visa Crédito/Débito etc.).
Saiba que o iFood não controla os valores retidos, e em alguns cenários pode existir divergência entre o que o terceiro solicitou de retenção via contrato e o que de fato foi retido, porque o valor do repasse retido ainda pode ter ido até sua conta bancária informada nos detalhes do depósito, no portal financeiro. O recomendado é olhar no extrato da conta destino em que o depósito foi feito, para identificar possíveis valores que estiverem lá.

Caso ainda restem dúvidas para contestar um repasse retido, você pode entrar em contato com a equipe de suporte do iFood. No Portal do Parceiro, clique no botão “Chamados e ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Faça um detalhamento do caso para que a equipe possa atuar.

Meu repasse consta como pago no Portal do Parceiro, mas não caiu na conta. O que fazer?

Caso seu repasse conste com o status “Pago” no Portal do Parceiro, mas não tenha ainda caído em sua conta bancária, é possível que a transferência esteja em fase de processamento.

O valor do repasse deve ser creditado em sua conta ao longo do dia, até 18 horas da quarta-feira (dia do pagamento).

Por que recebi meu repasse fracionado?

Os valores são pagos fracionados conforme as bandeiras das registradoras. Você pode receber diversos valores ao longo da quarta-feira, até completar o pagamento de todas as registradoras.

Haviam 2 depósitos referentes a um repasse, mas só recebi 1. O que devo fazer?

Lembre-se de que os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada e pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira, e da Instituição financeira para a sua conta.

Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco

Caso ultrapasse esse período, verifique o status do depósito e qual ação será necessária. Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse, entre em contato com o iFood para investigar o problema.

Como verificar quantos depósitos tenho para receber sobre um repasse?

Você pode verificar essa informação no Portal do Parceiro, na aba”Financeiro”. Acesse o período desejado e observe o status do repasse.

Em casos de repasses com status “Pago”, clicando no detalhamento daquele valor, em “Depósitos desse repasse”, você vê todos os depósitos referentes àquele valor.

Como mudar a conta bancária no iFood?

Caso você tenha identificado algum problema no cadastro dos dados bancários, como banco incompatível ou números errados, você pode adicionar uma nova conta bancária que atenda aos critérios de repasse.

Para mudar a conta bancária no iFood você deve ter um perfil de Dono no Portal do Parceiro. Ao acessar, clique na aba Financeiro e, em seguida, em Dados bancários e contratuais. Após isso, é só clicar no botão “Alterar Conta”, seguir o passo a passo e pronto, seus novos dados estarão cadastrados.

Além de garantir que sua instituição bancária está vinculada ao CIP você deve saber que:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI. O CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood;
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como falar com o iFood para resolver problemas de repasse?

Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse,  entre em contato com o iFood para investigar o problema.

O atendimento a esse tipo de caso financeiro no iFood ocorre por meio da abertura de chamados no Portal do Parceiro. Dessa forma, você conta com um atendimento especializado, que poderá interpretar as informações da sua loja e identificar uma solução.

Para abrir um chamado referente a problemas com os valores do repasse, entre na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Logo em seguida, clique no botão “Atendimento” e em “Divergência no valor recebido“.

Ao enviar sua solicitação a respeito do repasse iFood, o setor de suporte vai atuar em busca de uma solução, enviando posteriormente o retorno pelos canais oficiais do iFood. Você pode receber um contato por telefone ou e-mail.

O iFood está trabalhando para melhorar a experiência das lojas parceiras. Acesse o espaço de Melhoria Contínua e conheça as iniciativas feitas!

Por iFood

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614 respostas

  1. Pessoal preciso de uma resposta sobre nossos repasses, o que estão fazendo é covardia, temos compromisso a cumprir, já abrimos diversos chamados, a empresa tem vários canais de comunicação que apenas um fala pra entrar em contato com o outro e nada o mínimo que merecemos é uma resposta.

    1. Olá, Gleiciane. Você está com problemas no seu repasse, correto? Para conferir isso para você, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não se esqueça de enviar seu CNPJ, telefone com DDD, e-mail atualizado e número do chamado aberto. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  2. Meu repasse do dia 29/05 não foi pago, já abri chamado e não me respondem, é uma falta de consideração, não pagarem o que devem e ainda não dão retorno pelos canais de atendimento.

    1. Oi, Cesar. Tudo bem?
      Você poderia, por favor, entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD, número do chamado aberto e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso. 😊

  3. Bom dia, estou a quase um mês tentando fazer a troca de domicilio bancário pelo aplicativo não estou conseguindo e o telefone que está no google não funciona. Péssimo atendimento.

    1. Olá, Josilene! Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  4. Necessito trocar os dados de conta bancária, com urgência. Já faz mais de mês que estou tentando esta alteração e não muda. Preciso que resolvam isso

    1. Oi, Sabrina. Tudo bem? Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Iniciar atendimento”.

  5. No meu portal parceiro eu não consigo trocar meu plano mensal para o Semanal, já abri alguns chamados e não consigo resolver esse problema. A demora para receber um valor bom é muito ruim. Preciso de ajuda?

    1. Olá, Kayk. Você está com problemas no seu repasse, correto? Para conferir isso para você, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não se esqueça de enviar seu CNPJ, telefone com DDD, e-mail e número do chamado aberto. Assim, conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  6. Não consigo receber meus repasse , não altera a minha conta bancária. E muito descaso
    Mandam aguarda mas nada de se pronunciar .. um descaso mesmo

    1. Olá, Mayara. Esperamos que esteja bem!
      Você está com problemas no seu repasse, correto? Para conferir isso para você, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não se esqueça de enviar seu CNPJ, telefone com DDD, e-mail e número do chamado aberto (se tiver). Assim, conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  7. Eu tô tentando entrar na minha conta mais eu não tenho o número de telefone mais e tô tentando editar oq fazer

    1. Oi, Eduardo. Tud😊o bem? Envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros informando seus dados de cadastro que vamos te auxiliar. Te esperamos!

  8. Gostaria por gentileza que vocês oferecessem uma solução para quitar o saldo pendente, pois sem condições esperar o repasse para quase daqui 1 mês. Estamos sendo obrigados a manter nosso site fechado pra usar o ifood pra conseguir entregador, um serviço pago que vocês oferecem: sob demanda OFF
    Então por gentileza, aguardo uma solução mais rápida.

    1. Oi. Queremos ajudar você! Por isso, assim que possível, entre em contato pela opção de atendimento em Chamados e ajuda no Portal do Parceiro. Vamos analisar seu caso individualmente e dar a orientação mais segura.

  9. bom dia,
    fechei minha loja no ifood e tambem minhas contas bancarias PJ, porem recebi um e-mail de vocês falando que ainda tenho um saldo a receber e que precisava atualizar dados bancários, o probema é que como fechei a loja não tenho mais acesso a pagina do parceiro e não consigo falar com vocês nem receber o meu dinheiro.
    Como faço para falar com alguem ai?

    1. Olá, Jose. Tudo bem?
      Para verificar isso pra você, poderia entrar em contato com a gente através da nossa página oficial no Instagram (@ifoodparaparceiros)? Não se esqueça de fazer um breve resumo sobre seu caso, enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado.

  10. Não recebi meus repasses desde de março 2024, pois meu CNPJ foi baixado e a conta de recebimento também, desde então venho tentando resolver a forma de recebimento, mais sem sucesso. Exclui minha conta no Ifood e fiquei sem o recebimento das vendas. Muito difícil trabalhar com o Ifood, pois não temos respaldo de nada quando precisamos.
    Preciso resolver esta situação e não sei onde procurar mais porque não tem nenhum telefone para contato.
    Tudo um descaso para com o empreendedor, trabalhamos literalmente para eles e ficamos a merce deles.
    Preciso de um retorno sobre o assunto e gostaria de saber onde entro em contato, não tenho mais conta no Ifood e nem aplicativo do parceiro mais.
    Lembrando que antes de excluir minha conta ja havia aberto vários chamados no Portal do Parceiro e nada.
    Me sinto INDIGNADA e LESADA por ter feito a venda e usado meus recursos para produzir os alimentos e ter meu dinheiro retido.
    Preciso de uma solução sobre meu dinheiro de como receber????????? Favor entrarem em conato por e-mail.

    1. Olá, Beatriz. Tudo bem?
      Você poderia, por favor, entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  11. Preciso de um suporte, pois meu CNPJ esta cadastrado e eu não fiz o cadastro pelo IGOOD.

    1. Olá, Patricia. Tudo bem?
      Você poderia entrar em contato com a gente através da nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros? Não se esqueça de enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguiremos analisar o seu caso.

  12. Tenho o repasse diário, e estou a dias sem receber, ligo para todos os números que me passaram e empurram de setor para outro, nem um setor faz uma análise do ocorrido, só abrem chamados em cima de chamados, gente isso e maldade, estou sem receber, com salárioa e contas atrasadas! Preciso que Ifood leve as lojas a sério!

    1. Olá, Daniel. Tudo bem?
      Você está com problemas no seu repasse, correto? Para conferir isso para você, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não se esqueça de enviar seu CNPJ, telefone com DDD, e-mail atualizado e número do chamado aberto. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  13. Preciso cadastrar a conta bancária no portal, abri a conta digital ifood, mas não sei qual é o nome do banco, na conta digital não consta essa informação. Qual o nome do banco para eu cadastrar corretamente?

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