Conheça a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido

Sofre com cancelamentos indevidos? Conheça a ferramenta de denúncia de clientes e conte com mais segurança na sua operação!

Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido  em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.

Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.

Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.

Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!

Como funciona a ferramenta de denúncia? 

Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular

O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.

A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood

A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.

Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado  a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.

Quer receber outras novidades do iFood? Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em sua caixa de entrada!

#MelhoriaContinua

948 respostas

  1. Boa tarde.
    Sofri um golpe, foi debitado do meu cartão de crédito duas compras que não realizei no iFood Mercado no valor de R$992,63.
    O Banco falou pra cancelar o cadastro no iFood, mas não possuo cadastro.
    Preciso resolver isso e o iFood não possui telefone para contato.

    1. Oi, Matheus! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  2. Fiz meu pedido paguei esqueci de muda meu endereço falei com o motoboy pedi pra mim buscar ele n quis esperar eu ir busca cancelaram meu pedido e falaram que n ia devolver meu dinheiro enfim fiquei no prejuízo sem dinheiro e sem pedido praticamente fui roubada pq perdi os 2 o pedido e meu dinheiro mais enfim espero que Deus pese a mão pq desse jeito não vai pra frente ainda bem que n peguei mais nada pq se não o barraco ia ser feio

    1. Oi, Débora! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  3. O cliente pediu na minha loja recebeu o produto e no outro dia cancelou a compra e não acho nem um loga pra fala com o Ifood

    1. Oi Michele. Saiba que em alguns casos é possível acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um de nossos especialistas acessando a aba “Chamados e Ajuda” do Portal do Parceiro.

    2. Ola preciso saber porque o Ifood excluiu minha conta, não consigo mais acessar ela. Estava com 2 pedidos de reembolso em aberto sem conseguir a resolução deles porque o Ifood me informava com uma mensagem automática dizendo que lamentava e que não podia seguir com a solicitação. Só que agora eles me excluíram da plataforma sem me avisar, sem me dar motivo nem nada, quero meu acesso novamente da minha conta. Isso é um absurdo

  4. sou pai de familia, e ja procurei todos os meios pra entrar em contato com vcs e voces nao tem um contato deixa a gente a mercer da vida, preciso trabalhar no iffod pra ajuda minha familia, apaguei minha conta com meus documentos aprovados e nao liberados pra trabalhar, pra tentar fazer outra e agora nao consigo mas criar outra pq ta dizendo que esta desativada uma no meu nome, e pfvr me ajudem em nome de jesus preciso trabalhar

    1. Olá, Romualdo! Lamentamos que esteja passando por isso! Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso poderia, por favor, entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Por lá conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso. 😊

  5. Fiz um pedido pedido no restaurante pelo Ifood,porém eles não entregam , além de hackearem meu código de confirmação do celular, eles colocam como pedido entregue,mas não recebi meu pedido o E restante RESTAURANTE BAR BUDDYS

    1. Sentimos muito por essa experiência, Tatiana. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  6. Boa tarde fiz uma compra em meu cartão de débito , de um marmita almoço , meu aplicativo já estar cadastrado no meu endereço certo e tenho fotos , pois o motoqueiro, disse que não achou tentei entrar em contato com ele ele não respondeu , respondeu logo depois as 16:36 dizendo que no caminho o celular dele tinha quebrado , e o almoço deu pra outras pessoas não rua , me pediu o código não dei por que meu almoço não chegou falta de respeito ,

  7. Oi, Rodolfo. Tudo bem? Sentimos muito por essa situação. Não conseguimos ajudar por aqui, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  8. No dia 12/06/2024 pedimos uma pizza pelo Ifood, mandamos os print para o estabelecimento e o mesmo falou que o entregador havia bloqueado o estabelecimento e não entregou nossa janta!
    04 hrs colocaram que foi feita nossa entrega, o Ifood simplesmente finalizou como se nada tivesse acontecido, isso porque tentamos falar com eles de diversas forma!
    Pegam nosso dinheiro na cara de pau ainda fazem pouco caso, eu entrei no reclame aqui hoje, vou no procon mais tarde, reuni todos os print de tudo! E vou entrar com processo, ficamos sem comido em uma data q era pra ser especial e não tínhamos mais nem dinheiro pra pedir outro lanche em outro lugar!

  9. No dia 12/06/2024 às 23:21, pedimos um pizza eu e meu namorado!
    Ficamos esperando até 00:40 sendo que a previsão era 00:17, entramos em contato com a pizzaria onde compramos e o mesmo disse que o entregador bloqueou o estabelecimento e era pra gente pedir cancelamento pelo Ifood.
    Certo, até ai tudo bem, entramos em contato com Ifood e nada de retorno, fomos dormir sem comer. Nessa tentativa de conversar com Ifood mandamos prints dos pedidos e tudo mais com o código. E pasmem gente, sabe o que fizeram, Ifood finalizou nosso pedido às 04:09 como se tivesse “entregado”, porque mandamos o código para eles. Essa empresa é um roubo, entramos no RECLAME AQUI hoje, porque temos todas as provas, tiramos print e imprimimos tudo, estamos indo no PROCON agora a tarde, e vamos entrar com processo.
    Para nossa sorte moramos em um prédio e temos como provar através das filmagens que não entregaram nada lá essa hora!!
    Falta de respeito total, com uma empresa grande dessa lesar as pessoas, porque usar o código para finalizar o pedido é roubar nosso dinheiro!!!

    1. Oi, Andressa. Sentimos muito por essa situação. Saiba que essa experiência não reflete o padrão dos nossos parceiros no iFood. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  10. Ola preciso saber porque o Ifood excluiu minha conta, não consigo mais acessar ela. Estava com 2 pedidos de reembolso em aberto sem conseguir a resolução deles porque o Ifood me informava com uma mensagem automática dizendo que lamentava e que não podia seguir com a solicitação. Só que agora eles me excluíram da plataforma sem me avisar, sem me dar motivo nem nada, quero meu acesso novamente da minha conta. Isso é um absurdo

  11. Fiz um pedido no dia 14/06/24 e veio faltando item! Coloquei o problema no IFood e cancelaram o pedido todo! O motoboy veio no dia 15/06/2024 falar que irá abrir um b.o contra mim pelo cancelamento!
    Entrei em contato com o IFood e nada puderam fazer! Tentei ligar no restaurante e ninguém atende!
    Como proceder nesse caso?!

    1. Oi, Luciana. Assim que possível, entre em contato pelo perfil no Instagram @ifoodbrasil explicando toda a situação. Vamos ajudar você.

  12. Ola preciso saber porque o Ifood excluiu minha conta, não consigo mais acessar ela. Estava com 2 pedidos de reembolso em aberto sem conseguir a resolução deles porque o Ifood me informava com uma mensagem automática dizendo que lamentava e que não podia seguir com a solicitação. Só que agora eles me excluíram da plataforma sem me avisar, sem me dar motivo nem nada, quero meu acesso novamente da minha conta. Isso é um absurdo. Quero ter acesso na minha conta de novo

  13. Estava com duas solicitações abertas no Atendimento do iFood sem ter retorno e agora tive minha conta desativada sem nenhuma justificativa. Fui lesada duas vezes e o iFood simplesmente achou que seria melhor excluir.

    Não dá pra falar pelo app porque não tenho acesso e o Instagram do iFood só dá pra mandar mensagem caso ele siga de volta.

    1. Olá, Marina. Sentimos muito por isso!
      Para que nosso time responsável possa ajudar, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD, e-mail e números dos chamados aberto. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  14. Ola preciso saber porque o Ifood excluiu minha conta, não consigo mais acessar ela. Estava com 2 pedidos de reembolso em aberto sem conseguir a resolução deles porque o Ifood me informava com uma mensagem automática dizendo que lamentava e que não podia seguir com a solicitação. Só que agoraa eles me excluíram da plataforma sem me avisar, sem me dar motivo nem nada, quero meu acesso novamente da minha conta. Isso é um absurdo. Quero ter acesso na minha conta de novo

  15. Ola preciso saber porque o Ifood excluiu minha conta, não consigo mais acessar ela. Estava com 2 pedidos de reembolso em aberto sem conseguir a resolução deles porque o Ifood me informava com uma mensagem automática dizendo que lamentava e que não podia seguir com a solicitaçãoo. Só que agoraa eles me excluíram da plataforma sem me avisar, sem me dar motivo nem nada, quero meu acesso novamente da minha conta. Isso é um absurdo. Quero ter acesso na minha conta de novo

    1. Oi Aline. Infelizmente não conseguimos te auxiliar por aqui, pois conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  16. Precisa ter a opção de denunciar clientes DEPOIS que o pedido é entregue, estou com uma cliente que nova com dois pedidos no restaurante, onde ela cancelou OS DOIS pedidos depois de receber, mais ela sabe que da pra cancelar pelo app de boa, o app foi lá e cancelou automatico o pedido da cliente, quero denunciar essa infeliz estelionatária, e quero os dados reais dela para abrir um boletim de ocorrencia, caso contrarío irei tomar medidas mais fortes contra ela, e voces serão obrigados a fornecer os dados.

  17. Na noite de ontem recebi um pedido de cliente novo na loja , embalei e o entregador veio retirar , chegando no endereço uns 15 minutos depois recebo uma mensagem que o entregador parceiro cancelou o pedido alegando que não encontrou o cliente e que a loja (no caso eu) aceitou o cancelamento sabendo que eu não aceitei nada . Resumindo cai num golpe de cliente ou do entregador por que ele não voltou com meus itens e fiquei com o prejuízo e ainda não pude nem contestar o cancelamento.

    1. Oi, Natália. Tudo bem? Ao receber um pedido, você deve confirmá-lo ou rejeitá-lo pelo Gestor de Pedidos. Se você não realizar nenhuma ação em até 5 minutos, o pedido será cancelado. É importante que fique atenta ao seu Gestor de Pedidos para não ter nenhum problema. 😉

  18. como parceiro do ifood, digo que tem uma falha muito grande que tras prejuizos enormes, o cliente compra, o ifood manda o comprovante e depois que você entrega e o cliente consome ele mesmo cancela e o ifood cancela o pagamento, quem fica com o preju? O PARCEIRO

    1. Olá, Sonia. Tudo bem?
      Na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro, você consegue buscar por esse pedido e solicitar a contestação. Se o cliente tiver selecionado um motivo que pode ser contestado, o botão “Contestar cancelamento” aparecerá no canto inferior da tela.

      Caso o botão de contestar cancelamento não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.

  19. Sofri um golpe! cliente cancelou o pedido após o recebimento do produto e pediu reembolso dessa forma o restaurante está sendo lezado. Não deveria ter opção de cancelamento após o recebimento do produto. Como faço para denunciar esse cliente?

    1. Oi, Paulo. Com a ferramenta de Denúncia já disponível, é possível denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Assim você impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood analisa o caso.

  20. DO FUNCIONAMENTO QR code Ifood:
    Em coletas de mercado a primeira coisa que se tem que fazer e escanear um QR code, vc chega no local e tem que estar visível o QR code, só que tem um mercado em jundiai flores supermercado que não coloca o QR code, e esse mercado a única pessoa que faz a separação dos pedidos e a mesma que faz a entrega dos pedido, isso e 90% do mercados faz assim, que quando chegamos não existe nenhum atendente para entrega de pedidos .

    OCORRIDO: No dia 14/06 quando eu Ednilson Aparecido pereira entregador chega no mercado o QR code teria que estar aparente para scanear e cadê o QR code, cobrei o gerente após 8 minutos esperando alguém disponibilizar o QR code o que não aconteceu, aí aparece o gerente e mais a funcionária que começaram a me discriminar pela cobrança, sendo que eu tenho horário de chegada e precisa sair do local para não atrasar a entrega do cliente, o gerente e a atendente não quiseram disponibilizar o QR code falaram que eu estava enchendo saco e era para eu sumir de lá, fui feito de babaca em frente a várias pessoas no mercado, fui ameaçado, fui expulso do mercado, ( vídeo tá aí anexo) abri até um canal de incidentes do concorrido o número e 49652878 51054618, acionei o Johnny Borges que e líder de impacto social do iFood que tenho contato: 11 972218-7009 ele mesmo viu o vídeo e achou absurdo o que fizeram comigo, ao acionar o canal de incidentes falaram que ia tomar providência, mais pelo jeito não fizeram nada até o momento contra o mercado, aí só quem entrou em contato comigo foi advogada da Black Sister In Law que trabalha para iFood que após ver os vídeos viu que o errado e o mercado flores Jundiaí e falou que vai me ajudar a processar o mercado pela descriminação, advogada essa do sistema do iFood mesmo que após abrir o incidente, encaminhou para essa empresa de advogados, até aí tudo bem, o que ocorreu comigo foi descriminação segundo advogados do ifood, pois foi tudo gravado em vídeo, aí chega dia 12/07 , vejo a minha conta suspensa definitivamente e ao sabe do ocorrido e porque o mercado denunciou, ( mentiu para iFood ) me acusando algo que nem eu sei, sendo que eles me explusaram do local nem deixaram eu coletar o pedido o vídeo está anexo, e para que essa denuncia do mercado acontece-se contra a minha pessoa pegaram a placa do meu veículo o mercado mandou puxar meus dados que e crime pegar dados pela placa e quebra de sigilo, com prisão, então o iFood recebeu uma denúncia falsa mentirosa com meus dados e desativou a minha conta, pois após desativar a conta o iFood não me notificou o porquê da conta suspensão.
    Então eu Ednilson Aparecido pereira não fiz nada que não fosse errado segui as regras do iFood, chegar no local cobrar uma pessoa para me atender e pedir que o QR code fica-de visível para todos os entregadores , só isso, aí o mercado faz denuncia falsa e o iFood não investigou direito o ocorrido e suspendeu a minha conta, sem verificar sem tem chamados de incidentes aberto do caso, nesse incidentes aberto tem vídeo, tem advogados da Black Sister In Law trabalhando no caso, e porque desativaram a conta sem apuração correta.
    a minha defesa e o vídeo anexo, veja no vídeo que o atendente manda eu sumir do local e ainda fala que estou enchendo o saco deles por cobrar o QR code , vcs acham certo isso? nem os advogados da Black Sister In Law aprovam essa atitude.
    Então veja que o iFood faz as suas ações sem consultar sem verificar,pois tinha canal de incidentes
    aberto com vídeo, tem advogados da Black Sister In Law trabalhando no caso, e desativa a conta sem
    apuração e ainda usando dados
    de placa de carro mandando puxar
    os dados do proprietário e crime
    grave isso e processo judicial, que
    todos podem acompanhar pelos
    vídeos no meu canal no YouTube,
    vou postar o passo a passo do
    processo contra o iFood.
    O video do mercado me explicando está abaixo;

    https://youtube.com/shorts/5gGPCcKi5to?si=pROL_hJyB2va6Gpm

    https://youtube.com/shorts/5gGPCcKi5to?si=pROL_hJyB2va6Gpm

    Meu canal para seguir:

    https://youtube.com/@3dnilsonpereir416?si=jnKtlaOy5tvyhDTp

    Temos que processar o iFood se não nunca vai acabar isso de os entregadores ser punido sem defesa sem fazer nada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...