Assim como os restaurantes, bares e lanchonetes se preocupam em servir o melhor cozimento, temperatura e apresentação dos pratos em seus estabelecimentos, eles devem redobrar a atenção para a entrega dos pedidos via delivery no mesmo padrão de qualidade. A embalagem, por exemplo, é um item essencial para manter os alimentos bem apresentados.
Quando o cliente realiza um pedido, uma expectativa é criada para a entrega. Quando se trata de um alimento, o senso de urgência e o nível de exigência é maior. Logo, todo cuidado é pouco para atender esse desejo. O compromisso com o tempo da entrega, a chegada dos alimentos organizados e com temperatura adequada, e o recebimento da embalagem devem seguir os critérios de qualidade da empresa.
Mas como fazer a escolha da embalagem correta para delivery? Confira, neste post, dicas importantes para o seu negócio!
1. Escolha o material adequado para cada tipo de alimento
O atendimento via delivery visa a entrega da comida até o local desejado pelo cliente, com temperatura e apresentação conservada. Para isso, o estabelecimento deve fazer testes com os seus pratos a fim de encontrar o material adequado para cada tipo de alimento e, assim, comprovar a sua eficiência.
O primeiro ponto a ser considerado é a temperatura, já que ela é essencial para a qualidade do prato. Imagine receber uma pizza fria ou um sorvete derretido. Você não gostaria, não é mesmo? Então, faça um levantamento dos itens do seu negócio para adquirir embalagens que tenham capacidade de conservar cada tipo de alimento.
Outro ponto a ser observado é a praticidade e segurança na hora de abrir a embalagem delivery. Considerando que o produto é o primeiro contato do cliente com a sua marca, considere investir em design e comunicação. Assim fica mais fácil do cliente associar a sua marca ao produto, gerando novos pedidos e até fidelização.
Conheça os materiais mais comuns utilizados e veja as vantagens de cada um!
Alumínio
Embalagens de alumínio são leves, práticas, resistentes e maleáveis. Elas são produzidas em tamanhos diversificados, o que permite que você encontre um modelo ideal para o seu produto. Esse material também pode ir ao forno e, por, isso, é indicada para alimentos que precisam passar por esse processo, como lasanhas e brownies.
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Papelão
O papelão é um material versátil já que permite diferentes aplicações de formatos e cores. Com isso, é fácil personalizar a marca. Que tal colocar o nome do cliente ou mensagens positivas no pedido? Essa comunicação é muito benéfica para a fidelização e até para o registro e compartilhamento nas redes sociais.
A estrutura mais rígida do papelão facilita a organização dos alimentos e até permite a inserção de divisórias. Também conserva a aparência e o frescor do pedido. É um clássico na venda de pizzas, salgadinhos de festas e até sushi, e conta com versões com camada impermeabilizante para alimentos úmidos.
Papel
O papel é muito utilizado para conservar a temperatura de alimentos leves e permite a personalização por meio de impressão. Normalmente, esse material é utilizado para embalar pastéis, sanduíches, bolos e outros. Existem também, inclusive, opções de embalagens de papéis impermeáveis para transportar alimentos com mais umidade.
Plástico
As embalagens de plástico são comumente utilizadas para transportar alimentos. É inegável que ela traz benefícios diversos pela sua praticidade, versatilidade, resistência e leveza. No entanto, é importante reconhecer a importância em evitar embalagens de plástico, já que esse material é um grande poluente ambiental.
Na natureza, as embalagens plásticas podem demorar mais de 400 anos para se decomporem, enquanto embalagens de papel demoram menos de um ano. Ao evitar o uso de embalagens plásticas, você reforça um valor consciente da sua marca, além de contribuir com o futuro do planeta.
Isopor
É ideal para alimentos que sofrem variações de temperaturas. Serve tanto para produtos muito quentes, como carnes, sopas e caldos; quanto para produtos muito frios, como sobremesas, sorvetes e açaí, garantindo que os alimentos cheguem ao cliente sem perder a qualidade. Mas vale considerar que o isopor, assim como o plástico, tem um longo período de decomposição no meio ambiente.
Embalagens biodegradáveis
Embalagens biodegradáveis são aquelas que se decompõem de forma natural após o descarte por meio de um processo orgânico. Isso significa que elas não têm efeito nocivo no ecossistema. Mas para isso, a embalagem precisa ser produzida a partir de fontes sustentáveis. Atualmente, é possível encontrar opções feitas a partir de recursos como milho, mandioca, casca de tomate, entre outros.
2. Analise o tamanho da embalagem apropriada para o delivery
Além da temperatura, a apresentação do prato é muito importante. Mesmo que ele seja preparado cuidadosamente por um chef, o pedido vai enfrentar um trajeto até chegar ao cliente. Por isso, a embalagem deve ter o tamanho ideal — nem muito pequena para evitar que transborde, nem muito grande para evitar que a comida desloque no espaço excedente — para conservar o pedido. Se foram solicitados vários itens, utilize divisórias para não misturar os alimentos.
3. Tenha atenção ao design da embalagem
Com material e tamanho adequado, o que falta para melhorar o marketing? Uma embalagem de delivery personalizada, carregando a identidade visual do seu negócio. Por isso, considere personalizar as embalagens com sua marca. Aproveite para inserir seu site ou redes sociais, para que mais pessoas possam acompanhar você.
4. Tenha cuidado com a higiene na manipulação das embalagens
Esse é um ponto crucial para o crescimento do seu negócio. A correta higiene e manipulação de alimentos é uma das determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que realiza periodicamente vistorias nos comércios alimentícios. Por isso mantenha uma rotina de controle de qualidade.
A pandemia do coronavírus reforçou ainda mais a importância em cumprir todos os critérios de higiene. Lembre-se de que mais do que cumprir uma obrigação com os órgãos regulamentadores, ao adotar medidas de segurança sanitária você estará preservando a saúde da sua equipe e dos seus clientes, garantindo que todo processo de produção dos pratos seja feito com segurança.
5. Prefira opções biodegradáveis
O conceito de cozinha sustentável está cada vez mais comum, por isso, busque fornecedores que investem nesse mercado e deixe claro para os seus clientes esse cuidado. Faça campanhas destacando as escolhas da empresa e como elas impactam positivamente na conservação ambiental.
A preocupação com o meio ambiente já alcançou os produtores, possibilitando uma variedade de embalagens recicláveis e biodegradáveis no mercado. Esse tipo atende a vários segmentos e é bem acolhido pelos clientes pela facilidade do descarte e do reaproveitamento, além de comprovar o cuidado da marca com o meio ambiente.
6. Escolha os melhores fornecedores
A escolha de bons fornecedores é um processo importante na gestão do negócio. Além de gerenciar aqueles responsáveis por fornecer ingredientes aos seus pratos, é preciso contar com um estoque adequado de embalagens delivery. Isso porque, sem a embalagem, você não conseguirá realizar a entrega dos seus pedidos.
Durante o processo de negociação e pesquisa de fornecedores, você deve entender se as condições de compra são favoráveis a você. Mas outro fator importante é conhecer a embalagem. Investigue bem o material produzido para garantir que as medidas ambientais são adotadas pelo fornecedor.
Um benefício das embalagens que vale considerar é que, por não serem perecíveis, você pode investir em um estoque mais robusto e conseguir melhores condições de compra. Mas não se esqueça de armazenar em um lugar limpo, seco e com iluminação adequada.
Viu como seguindo alguns passos é possível transformar a experiência do cliente com a embalagem delivery? Ter empatia e imaginar-se recebendo o pedido é fundamental para que o cliente faça uma avaliação positiva e volte a pedir na sua loja.
Agora que você já aprendeu mais sobre embalagens delivery, chegou a hora de escolher seu fornecedor. Conte com o iFood Shop para encontrar embalagens sustentáveis ideais para o seu delivery.
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