Empréstimo para microempresa: quando é uma boa opção?

Está pensando em pedir um empréstimo para microempresa? Descubra se essa é uma boa ideia para o seu restaurante!

Pegar um empréstimo para microempresa pode ser vantajoso quando o negócio precisa de mais dinheiro. No entanto, por ser um comprometimento financeiro extra, é importante ter bastante cuidado com as escolhas para evitar dívidas e impactos no crescimento do restaurante.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Um levantamento elaborado pelo Sebrae com base nos dados do mercado de crédito disponibilizados pelo Banco Central do Brasil mostra quecerca de 7,3 milhões de pequenos empreendedores tomaram empréstimos até o fim de 2022”. Ou seja, esse é um recurso que muitos negócios buscam, mas que requer atenção e estratégia para aproveitá-lo.

Existem algumas situações em que pedir um empréstimo pode, sim, ser uma boa alternativa. Saiba como esse recurso pode ajudar a melhorar os resultados financeiros do restaurante!

Expansão do negócio

Quando o objetivo é investir em estratégias com alto potencial de expansão do negócio, é válido pedir crédito para pequenas empresas. Isso porque o retorno da iniciativa pode compensar os juros do empréstimo e evitar impactos negativos nas finanças.

Compra de equipamentos

A aquisição de novos equipamentos também é um investimento para o negócio, que pode trazer mais resultados financeiros. Nesse caso, o valor recebido como retorno do sucesso da compra pode ser utilizado para pagar o empréstimo e, ao quitar a dívida, elevar os ganhos do restaurante.

Refinanciamento de dívidas

O empréstimo também se apresenta como uma boa solução financeira quando a situação das finanças do negócio está comprometida. Em algumas situações, os juros das linhas de crédito microempresarial podem ser menores do que a soma de multas e encargos por atrasos de contas.

Desse modo, pedir um empréstimo para refinanciar as dívidas pode salvar o negócio em determinadas situações. Vale a pena optar por linhas de créditos com juros menores e condições especiais para microempresas, como no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Capital de giro insuficiente

Semelhante ao caso de refinanciamento de dívidas, temos o capital de giro insuficiente no negócio. Lembrando que ter dinheiro suficiente para arcar com os gastos cotidianos do restaurante e garantir o seu funcionamento é fundamental.

Sendo assim, um empréstimo para ter um capital de giro ideal ajuda a manter os pagamentos em dia e o negócio em funcionamento. Além disso, você aproveita para investir em estratégias que trazem um retorno satisfatório ao restaurante, prevenindo novos problemas financeiros.

Renovação de espaço comercial

O espaço comercial do restaurante faz toda a diferença na atração de clientes. Por isso, em alguns momentos, é necessário fazer uma reforma para renovar a aparência e manter a competitividade no mercado.

Fazer um empréstimo para microempresas nesse momento também pode ser vantajoso, uma vez que o negócio está visando um retorno financeiro após a renovação do espaço. Nesse caso, definir um orçamento preciso para as reformas vai ajudar a manter o controle das finanças e garantir o pagamento em dia das parcelas.

Vale lembrar que o empréstimo para microempresas nem sempre é um vilão. Embora comprometa as finanças do negócio de alguma forma, se for feito com estratégia dentro das opções de linhas de crédito microempresarial disponíveis, pode otimizar os resultados financeiros, aumentar as oportunidades do negócio e prevenir complicações no sucesso do restaurante.

Gostou das dicas? Saiba como ficar de olho nas finanças do seu restaurante ao contar com uma planilha de fluxo de caixa eficiente para a gestão financeira!

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/07/2024

Aperte o play: o Papo de Mercado começou!

11/07/2024

Growth Marketing: entenda como aplicar no negócio para aumentas as ...

10/07/2024

Case de sucesso: entenda como o Forno Paulista voou com o iFood

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery