Entregas sem atrasos: confira dicas para otimizar a separação e expedição no iFood

Saiba como ter uma entrega iFood excelente compreendendo os processos de separação e expedição dos pedidos!

Para que a entrega de um pedido iFood seja bem-sucedida, é fundamental que o parceiro realize o procedimento da melhor forma possível, com entregas sem atrasos, garantindo a satisfação do cliente e o aumento da lucratividade do marketplace.

Camila Bordin, gerente de Operações e Performance Marketplace na iFood, compartilhou no podcast Papo de Mercado dicas valiosas sobre como otimizar uma separação e expedição eficiente, fazendo com que o fluxo de logística ocorra de forma fluida.

Continue a leitura e descubra como melhorar suas operações e realizar entregas sem atrasos!

Processo de separação do pedido

Primeiramente, você deve iniciar a separação do pedido assim que ele aparece no app separador ou no sistema que o parceiro utiliza. Isso garante que a operação ocorra dentro do prazo estabelecido. A separação deve ser iniciada de acordo com o tempo que o sistema indicar, evitando deixar para os últimos minutos, para não comprometer  a qualidade do pedido e o fluxo de logística.

O App Separador orienta o parceiro a separar o pedido até um determinado horário, e é importante respeitar essa orientação para priorizar de acordo com o tipo de pedido: entrega rápida, pedido agora ou pedido agendado

Lembrando que o próprio App Separador já coloca o horário correto na fila de pedidos. Isso ajudará sua entrega iFood

Processo de expedição do pedido

Após a separação, vêm as fases de empacotamento e expedição, que envolvem o, a identificação e segregação dos pedidos. Eles devem ser organizados na área de expedição, prontos para serem retirados pelo entregador. 

Somente quando o pedido estiver 100% pronto (empacotado, etiquetado, com o cupom fiscal gerado e passado pelo PDV), ele deve ser exportado no sistema, para evitar que o entregador fique esperando.

Pois essa organização é importantíssima para lojas com pouco espaço, onde o planejamento adequado ajuda a manter o fluxo de expedição fluido, evitando atrasos.

Tipos e tempo de entrega

Para minimizar atrasos nas entregas do seu marketplace, é fundamental compreender bem os tipos de entrega e como cada um funciona. Confira a seguir!

Entrega rápida

O pedido Entrega Rápida é marcado por um ícone de raio no app separador e tem prioridade máxima, funcionando como um “fura-fila”. O tempo de entrega é geralmente entre 20 e 30 minutos. Por isso, é importante que a loja tenha atenção imediata para que a expectativa do cliente seja cumprida.

Pedido agora

O Pedido Agora não tem um ícone específico, mas sua posição na fila depende do tempo de preparo. Normalmente, leva entre 45 e 60 minutos para separação, com tempo total de entrega ao cliente variando entre 90 e 120 minutos, sendo tratado como intermediário entre a entrega rápida e o pedido agendado.

Pedido agendado

O pedido agendado consiste em cestas grandes, semelhantes à “compra do mês”, com até 50 itens ou mais. A separação deve ser antecipada para otimizar a operação, deixando itens não perecíveis prontos com antecedência, enquanto itens sensíveis, como refrigerados e congelados, são preparados próximos ao horário de expedição.

Atenção: só exporte o pedido no App Separador após ele estar completamente pronto — ou seja, empacotado, com o cupom fiscal gerado e etiquetado, processado no PDV e disponível para retirada. Dessa forma, o processo de entrega iFood fluirá dentro do prazo esperado.

Programa AceleraAí

O AceleraAí é um programa de consultoria operacional que visa ajudar os parceiros a identificar oportunidades e otimizar suas operações. Pois, ele contribui com diagnósticos personalizados para cada loja e troca de experiências entre o iFood e os parceiros. 

O objetivo do programa é melhorar a performance das lojas do iFood Marketplace, ajustando práticas como o uso do QR Code para registrar a chegada dos entregadores e processos de loja para garantir a melhor experiência aos nossos clientes. 

Case de sucesso

Além das informações e dicas já apresentadas, Camila Bordin compartilhou no podcast um inspirador case de sucesso do programa AceleraAí. Uma loja parceira iFood Marketplace participou do programa com o objetivo de identificar melhorias na performance do seu estabelecimento, e então, após análise, ajustes simples já trouxeram grandes resultados.

A loja não utilizava o QR Code de chegada dos entregadores, uma ferramenta importantíssima para acelerar o processo de retirada. Quando o entregador escaneia o código ao chegar, o App Separador avisa automaticamente que o pedido já está pronto, permitindo que a equipe se prepare rapidamente.

Além disso, a loja não usava a funcionalidade de expedição, dificultando o acompanhamento do status dos pedidos em tempo real. Sem essa função, a equipe não conseguia verificar se o entregador já havia sido alocado ou se o pedido estava disponível para retirada.

Outro ponto de melhoria foi a falta de uso da ordenação dos corredores, que otimiza o trajeto dentro do mercado, indicando o caminho exato para a separação dos itens. Então, essa funcionalidade, apelidada de “Waze dos corredores”, torna o processo de separação muito mais ágil e eficiente.

Com a implementação dessas melhorias, os resultados foram notáveis:

  • redução de 26% nos atrasos;
  • melhoria de 38% no tempo de separação;
  • aumento de 102% na eficiência da expedição;
  • crescimento de 15% a 20% nas vendas.

Com as estratégias apresentadas aqui, como a otimização da separação e expedição de pedidos, você conseguirá implementar uma operação com entregas sem atrasos. Portanto, adote essas práticas em sua rotina para aprimorar os processos logísticos da Entrega iFood.

Aproveite a visita no blog e descubra também sobre a Separação e Expedição de forma mais detalhada

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