A compra online cresceu muito nos últimos anos. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, o e-commerce rendeu R$ 205,1 bilhões em 2023 — 4 vezes maior que em 2016.
Já no setor de alimentação, dados do iFood mostram aumento de 24,7% de pedidos na madrugada e 30,7% no café da manhã, no 2º trimestre de 2024. Tudo isso indica como os hábitos do consumidor mudaram, mas para atender a demanda, é preciso cuidar de um aspecto essencial: o fluxo logístico.
Neste post, você entenderá por que ele é tão importante e quais são suas etapas. Veja também dicas para melhorar a eficiência de cada fase e conheça empresas de destaque nessa área. Boa leitura!
O que é o fluxo logístico e sua importância para o negócio ?
Quando falamos em logística, é comum lembrar da fase de entrega de um produto. Porém, é muito mais que isso. O fluxo envolve todas as etapas da operação: desde a origem do produto até a sua entrega ao consumidor.
Por exemplo, em um restaurante de marmitas, o fluxo passa pela compra de ingredientes, produção da comida, montagem da marmita e, por fim, a entrega.
Assim, o objetivo do fluxo é que todas estas etapas estejam otimizadas para que o cliente receba o produto rápido e tenha a melhor experiência. Quando isso é cumprido, ocorre a satisfação do consumidor e a empresa pode ter benefícios, como maior lucro e credibilidade.
Além disso, o fluxo guia as operações. Por exemplo, no caso da gestão de estoque, se não há produtos disponíveis, a empresa não consegue seguir com as etapas de entrega. Ou seja, uma fase leva ao sucesso da outra, e qualquer falha em alguma delas pode interferir em toda a experiência.
No que refere-se ao atendimento, isso é ainda mais importante. No caso do restaurante, se não há estoque de ingredientes, o pedido pode demorar ou ser entregue incompleto, gerando insatisfação.
Quais as principais etapas do fluxo logístico?
Qualquer empresa que lida com o fluxo logístico deve buscar a integração de suas fases. A seguir, conheça as principais etapas!
Recebimento de insumos
Nessa fase, a empresa recebe seus insumos ou mercadorias, conforme o tipo de negócio. Por exemplo, um e-commerce de roupas pode receber a encomenda de seu fornecedor.
Já em uma pizzaria, a etapa envolve a compra e chegada de insumos para o preparo da pizza.
Independentemente do seu segmento, a fase envolve a gestão de compras, já que é preciso garantir um estoque adequado, especialmente em empresas que têm saída constante, como a de alimentos.
Armazenamento de insumos
Em seguida, os insumos devem ser direcionados para o armazenamento. Aqui, é preciso um grande controle de estoque, que envolve aspectos como o vencimento dos insumos, sua circulação, preservação etc.
Dessa forma, além de ser mais fácil encontrar o que for preciso, os produtos se mantêm prontos para o consumo e não ocorrem perdas.
Por exemplo, em uma lanchonete, alimentos estragados por não terem sido usados a tempo geram prejuízos. Assim, quando são bem organizados e na quantidade certa, o risco de desperdício diminui.
Picking ou separação do pedido
O cliente fez um pedido, então é hora de separá-lo. Aqui, a fase também pode envolver a produção do produto, com base no insumo, como é o caso do setor de alimentação. Já em um segmento diferente, como sapatos, basta encontrar o modelo pedido pelo cliente, com as especificações corretas.
Nesse momento, é importante evitar erros, pois isso acarretaria na insatisfação e em todo um processo de devolução do pedido errado, o que gera custos e perda de tempo.
Packing ou embalo do pedido
Com o produto final pronto, é hora do envio. O processo envolve vários cuidados simples, mas que fazem diferença. Por exemplo:
- escolha de uma embalagem adequada;
- acondicionamento correto do produto, conforme a necessidade de proteção, temperatura, etc.;
- manutenção de um padrão de qualidade;
- checagem de detalhes, como identificação e especificações do envio.
Envio do produto
Por fim, ocorre o envio do produto. Nessa etapa, existem duas questões essenciais: o cuidado e o prazo.
No primeiro caso, o cuidado com o pedido para que chegue inteiro é uma prioridade. No delivery, por exemplo, isso importa, pois as embalagens de comida não podem ser avariadas no caminho, já que existe o risco de perda total do produto.
Por sua vez, tudo deve ser feito dentro do prazo previsto, informado para o cliente. Aliás, quando o fluxo logístico funciona bem e pode-se entregar antes do prazo, é possível até surpreender o consumidor.
Agora, quando ocorre o contrário, o cliente fica desapontado pela demora e ainda pode cancelar uma compra.
Quais são as dicas para melhorar a eficiência de cada etapa logística?
Para ter uma boa cadeia de suprimentos basta seguir corretamente as etapas do fluxo. Porém, é possível ir além e melhorá-la. A seguir, veja algumas dicas para isso!
Mapeie os processos
Ao estudar cada processo do fluxo, é possível identificar falhas que uma visão geral não permite. Assim, você pode tomar decisões para corrigi-las, evitando problemas que atrapalhariam toda a operação.
Invista em tecnologia
Existem muitas ferramentas que auxiliam a empresa a entender as operações do fluxo e a realizá-las. Inclusive, essas soluções podem otimizar as etapas, agilizando o trabalho.
Por exemplo, no atendimento, um chatbot pode confirmar o pedido para o cliente e informar o tempo de espera. Já um software de gestão de estoque permite encontrar um produto mais rápido e dar baixa em sua saída de forma automática.
Em uma entrevista para o Estadão, Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de restaurantes no iFood, afirma que:
“Na logística, a IA também é fundamental para calcular o tempo de entrega de maneira dinâmica, algo que seria impossível de fazer manualmente para os milhões de pedidos que processamos”.
Faça treinamentos
É importante ter uma equipe bem treinada para ganhar agilidade. Assim, cada pessoa pode exercer seu trabalho com domínio, garantindo qualidade e colaborando para a entrega final do produto para o consumidor.
Quais os exemplos de empresas com fluxos logísticos bem estruturados?
Muitas empresas se destacam quando o assunto é fluxo logístico. Com elas, é possível aprender e se inspirar para oferecer boas soluções.
- Amazon: destaque pela variedade de produtos, ela aplica entregas em diversas localidades, oferece entrega expressa e opta por meios alternativos, como bicicletas, a fim de diminuir o prazo;
- Natura: usa o conceito de armazém vertical para gerir o estoque, com apoio de um software integrado. Também se destaca pelas embalagens sustentáveis e refil, que fortalecem a identidade da empresa.
- Mercado Livre: com planos de expansão de centros logísticos em 2025, visando mais cobertura, a empresa também investe em veículos próprios, terrestres e aéreos, além de ter 334 robôs para processar itens.
O fluxo logístico envolve diversas etapas que garantem a entrega do produto para o consumidor, no menor tempo possível. Usado por diversos segmentos, ele ajuda a diminuir custos e melhorar a experiência de compra. Porém, para garantir isso, é preciso atenção a cada etapa, já que uma pode influenciar a outra. Assim, buscar otimizá-las com diferentes soluções, como as empresas citadas, é um ótimo caminho para ganhar mais eficiência nas operações.
Descubra também o que é a Logística 4.0 e como é vantajosa para a sua empresa!