O que é logística 4.0 e qual seu impacto?

Precisa melhorar os processos logísticos no seu negócio? Neste post, entenda como a logística 4.0 pode ajudar.

O bom funcionamento dos processos logísticos faz total diferença no que um negócio consegue alcançar e entregar à clientela. Nesse sentido, conhecer as novidades trazidas pela logística 4.0 é um passo importante para ajudar o seu estabelecimento a crescer cada vez mais.

As características e tendências da logística 4.0 proporcionam vantagens para empresas dos mais variados setores, inclusive o de alimentos e bebidas. Com ações simples, é possível otimizar os processos e atingir um nível mais alto de qualidade nos produtos e serviços.

Continue a leitura para entender o que é logística 4.0 e como o setor alimentício pode se apropriar desse conceito!

O que é logística 4.0 e qual o seu objetivo?

A logística 4.0 é o resultado das transformações da logística tradicional no contexto da indústria 4.0 — conhecida como a quarta revolução industrial.

Trata-se de um cenário em que há o uso de novas tecnologias, como inteligência artificial, análise de dados e sistemas automatizados, com o objetivo de modernizar as operações logísticas para garantir mais eficiência e produtividade, bem como a redução de falhas.

Na prática, a logística 4.0 visa aprimorar desde o fluxo de suprimentos até o controle do estoque e o transporte para entrega de produtos. A digitalização e a automação dos processos permite melhorar, também, o planejamento ao longo de toda a cadeia de produção — até mesmo na logística reversa e na logística para delivery.

Quais são as principais características?

Algumas características fundamentais da logística 4.0 são:

  • dados em tempo real — o uso de sistemas automatizados possibilita que você acompanhe os processos enquanto eles acontecem e tome decisões rapidamente;
  • descentralização — o sistema toma certas decisões de forma automática, descentralizando a responsabilidade de quem administra a logística do negócio;
  • microsserviços — uma mesma plataforma pode integrar vários serviços que funcionam em conjunto, como a venda, o cálculo do frete e a estimativa do tempo de entrega delivery, entre outros;
  • modularização — os sistemas de gestão funcionam em módulos que podem ser adaptados às necessidades de cada empresa, conforme o seu perfil.

Como um negócio do setor alimentício pode se beneficiar da logística 4.0?

As características da logística 4.0 são muito interessantes para o setor alimentício, que precisa de bastante agilidade e eficiência para atender bem o público. Um serviço de motoboy que comete erros e atrasos no delivery, por exemplo, compromete a experiência dos clientes e a credibilidade do estabelecimento.

Assim, a automação é importante para reduzir os erros na hora de receber os pedidos dos clientes, bem como os dados para delivery com motoboy. Isso impacta tanto o negócio, que passa a ter menos perdas e prejuízos, como os clientes, que ficam mais satisfeitos com a qualidade do serviço.

Diante disso, vale a pena adaptar o seu negócio à logística 4.0 e automatizar cada vez mais as suas operações. Você pode começar formando uma parceria com um bom serviço de delivery, que vai garantir a rapidez e a segurança nas entregas, além de facilitar a gestão dos dados dos clientes do seu negócio.

Conte com uma logística eficiente no seu negócio! Conheça o Entrega Fácil!

Por iFood

Por iFood

4 respostas

  1. Tenho uma empresa de motoboy

    Quero ser parceiro

    Colocando os motoboy para disposição
    Operador logístico

    Sou de Toledo PR

    1. Oi, Fernando. Que bom que você quer entrar para o time de entregadores iFood! Neste conteúdo, você descobre o passo a passo para fazer o seu cadastro: https://entregador.ifood.com.br/quero-fazer-parte/conheca-o-ifood/bons-motivos-pra-entregar-ifood-nao-faltam

      Mas caso ainda fique alguma dúvida, não tem problema! Temos um canal exclusivo para entregadores. Basta enviar uma DM pelo Instagram: @ifoodparaentregadores que será um prazer atendê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções