Como contratar um serviço de motoboy para sua loja

5 Min
serviço de motoboy

A logística que envolve a entrega de produtos em qualquer delivery passa pela questão sobre como contratar um serviço de motoboy para a sua loja

Afinal, é esse profissional que ficará responsável pelo transporte do produto e terá contato direto com o cliente. Garantir a qualidade em todo esse trânsito é fundamental, sendo um papel desempenhado pela pessoa entregadora.

O mercado está competitivo, em 2021, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem 1,5 milhões de motoristas e entregadores de produtos circulando no Brasil.

O que faz um motoboy em serviço de entrega?

Em um serviço de motoboy, esse profissional é responsável por realizar a coleta e o transporta até o destino. O transporte pode envolver qualquer tipo de produto, como envelopes de documentos, roupas, perfumes, remédios, alimentos ou refeições.

Por transportar materiais de importância — em alguns casos, inclusive, importância jurídica —, essa prestação de serviço envolve não apenas a entrega, mas toda a proteção e qualidade do transporte.

Um caso de transporte de alimentos, por exemplo, é fundamental que eles cheguem em bom estado no destino. Caso contrário, gera insatisfação em clientes que penalizam a empresa responsável pela entrega e não diretamente a pessoa entregadora.

Ao envolver uma etapa importante dentro da logística de um delivery, a contratação de um serviço de motoboy envolve muitos cuidados.

Como contratar um serviço de motoboy?

Existem diferentes maneiras de fazer a contratação de uma pessoa entregadora. Existem modalidades diferentes que possibilitam a efetivação do trabalhador, como também é possível utilizar ferramentas que agilizam o processo.

Ao fazer a contratação, a empresa pode optar pelos seguintes modelos:

  • contrato por carteira assinada, CLT;
  • contrato de maneira autônoma, pelo MEI;
  • contratação de uma plataforma de serviço de entrega.

Cada modalidade requer uma atenção logística por parte da empresa contratante. É preciso entender as vantagens de cada uma das modalidades de contratação.

[rock-convert-cta id=”3131″]

Contratação por carteira assinada

O registro realizado por carteira, assim como de qualquer profissional, cria um vínculo empregatício entre a empresa e a pessoa contratada.

A legislação trabalhista garante ao motoboy registrado em carteira benefícios como: horário fixo para o trabalho, salário referente a categoria, férias, décimo terceiro, entre outros.

Contratação por MEI

A modalidade de Microempreendedor Individual estabelece uma relação entre empresas. Desta forma, o profissional autônomo celebra um contrato de prestação de serviço.

Este contrato não gera vínculo empregatício, portanto não há obrigação legal de oferecer benefícios para além dos que estão estipulados nas cláusulas.

Contratação por meio de aplicativo de entrega

O iFood é tem uma frota logística que garante a qualidade das entregas das empresas associadas à sua plataforma.

Por meio do aplicativo, a demanda chega até o estabelecimento que começa o preparo. Ao mesmo tempo, um motoboy é acionado e se dirige até o local para fazer a coleta do produto. Em seguida, é feito o transporte.

Todo esse processo pode ser facilmente monitorado pelo aplicativo, que gera estimativa para o prazo da entrega.

Para expandir o seu serviço para outras empresas e produtos, o iFood criou a solução Entrega Fácil.

O Entrega Fácil é uma solução feita para todos os negócios. Ou seja, ainda que você não tenha um comércio alimentício, você pode usar o Entrega Fácil. A frota logística está disponível para entregar produtos de qualquer segmento.

O que é o Entrega Fácil?

O Entrega Fácil é um serviço para qualquer estabelecimento de delivery, que conta com os entregadores do iFood para realizarem o transporte. 

Mesmo as negociações que são feitas fora do aplicativo iFood podem ser entregues de maneira ágil e otimizada por esta solução.

Para tanto, basta acionar o serviço no momento em que precisar, para que um dos nossos entregadores parceiros vá até a loja para fazer a coleta do produto.

O serviço não tem custo de mensalidade ou comissão. O estabelecimento pagará apenas pela entrega, calculada conforme a distância entre a loja e o cliente. 

Contratando serviço de entrega pelo Entrega Fácil

Para contratar um serviço de motoboy utilizando o Entrega Fácil é só entrar no Gestor de Pedidos. Em seguida, clique em Solicitar Entrega Fácil. Em seguida, deve-se seguir os passos:

  • preencher os dados do pedido com nome do cliente, telefone e endereço;
  • conferir a disponibilidade de entregadores, previsão de tempo de entrega e o valor do frete;
  • preencher informações adicionais, como complemento de endereço e a taxa de entrega que o delivery cobrou do cliente;
  • inserir os itens do cardápio comprados pelo cliente — é possível pular esta etapa, caso julgue necessário;
  • conferir os dados;
  • confirmar o pedido;
  • finalizar clicando em Solicitar entrega.

O delivery poderá acompanhar em tempo real todo o trajeto percorrido pela pessoa entregadora. 

O Gestor de Pedidos também disponibilizará um link que pode ser encaminhado ao seu cliente, com o mesmo monitoramento do entregador.

Como é feito o pagamento dos clientes

Utilizando o Entrega Fácil, o delivery deve combinar o pagamento com o cliente. Ou seja, esta etapa não é intermediada pelo iFood.

Cabe ao estabelecimento e ao cliente acertarem a melhor forma de pagamento: transferência ou pix. Inclusive, é possível fazer o pagamento por meio da maquininha.

Um serviço de motoboy é de grande importância para a reputação de uma loja. Por isso, contar com toda a experiência do iFood é um grande diferencial.

Transforme a entrega do seu estabelecimento, contrate o Entrega Fácil iFood!

avatar-ifood
Por iFood
Parceiros iFood

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


[rock-convert-cta id="2002"]

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso