O que os melhores restaurantes têm em comum?

Confira este conteúdo sobre o que os melhores restaurantes fazem: ele será um guia para a sua jornada ao empreender no ramo alimentício!

Os melhores restaurantes não são aqueles que oferecem apenas uma boa comida. Claro, entregar um prato com bons ingredientes e bem temperado é fundamental. No entanto, toda a experiência do cliente deve ser considerada, como o atendimento, tempo de entrega do prato e embalagem utilizada.

Esse conjunto de ações é responsável por conquistar o paladar e a admiração dos clientes pela sua marca. Assim você consegue fidelizar e conquistar mais clientes, melhorando seu desempenho em vendas. Clientes que admiram sua marca podem compartilhar a experiência positiva com outras pessoas, alcançando um público cada vez maior, de forma orgânica.

Quer saber como se tornar um dos melhores restaurantes da sua região? Continue a leitura deste post e entenda como sua loja pode se tornar a preferida dos clientes.

A concorrência no setor de alimentação

O setor alimentício tem uma concorrência muito acirrada. Os restaurantes que se destacam nesse mercado se diferenciam por uma série de fatores, como investir em equipamentos, montar um time de excelência e acompanhar tendências. Os restaurantes que o público considera como um dos melhores têm características em comum que os demais devem utilizar de inspiração para ganharem o seu espaço.

As características mais observadas são atendimento ao cliente, comida de qualidade, agilidade de preparo, apresentação e criatividade. Portanto, para se tornar um dos restaurantes com melhor avaliação, será preciso investir em todos esses aspectos.

Ter um cardápio padronizado também é importante para fidelizar clientes, mas trazer variedades periodicamente é uma ação necessária. Vale até criar cardápios temporários para testar o gosto dos clientes — que tal aproveitar as datas comemorativas e lançar um cardápio junino, por exemplo? Caso algum item tenha grande aceitação, você pode incorporá-lo no cardápio oficial.

Outro ponto primordial é a administração do empreendimento, porque ela precisa ser muito bem organizada. Você já verificou como está seu estoque? O atendimento está cumprindo seu papel? Os clientes estão satisfeitos com os pratos servidos? São muitas questões a serem observadas na gestão do restaurante.

Por essa razão, você precisa de uma equipe preparada. Também é preciso saber delegar, liderar, ter flexibilidade nas decisões, trabalhar boas divulgações, focar em resultados, usar a criatividade para buscar a solução de problemas, entre outras habilidades para construir e manter a solidez do negócio.

As características dos melhores restaurantes

Existe um conjunto de fatores que, quando funcionam bem, fazem com que o restaurante seja considerado bom. Mas para alcançar o grau de excelência e despontar entre os melhores, é necessário seguir critérios ainda mais rigorosos.

Outro ponto crucial é manter o padrão, pois, por estarem em evidência, os melhores restaurantes estão em constante avaliação pelos clientes. A seguir, você confere quais são as características necessárias para conquistar uma posição elevada como essa.

Boa reputação nos aplicativos de entrega

Com o mercado em alta, o restaurante precisa conhecer bem o seu público e a sua área de atuação para oferecer uma boa experiência. A busca pelo serviço de entrega tornou-se um hábito dos brasileiros e, por isso, necessita de atenção, já que os estabelecimentos podem ser avaliados nas plataformas. Mas como conquistar uma boa reputação nesse espaço?

Primeiramente, invista em estratégias voltadas à melhoria do atendimento e ao aperfeiçoamento da experiência do cliente. Lembre-se de que toda ideia é válida e pode ser testada, mas filtre as opções que melhor se adaptam ao seu negócio e ao seu público. Veja algumas opções:

  • conheça o que os seus concorrentes estão fazendo;
  • monitore o que falam da sua marca nas redes sociais;
  • elabore pesquisas de satisfação online e presenciais;
  • elenque os pontos fracos para saber o que é preciso melhorar;
  • inspire-se em soluções de sucesso já aprovadas pelo público.

Dessa forma, você terá uma aproximação maior com o cliente e um norte para traçar um planejamento que resulte em bons resultados nos aplicativos de entrega. Capriche na experiência do cliente oferencendo brindes, cupons, promoções, ofertas especiais exclusivas em datas comemorativas e cartões fidelidade.

Cozinheiros profissionais

Os melhores restaurantes têm estruturas que contêm uma série de equipamentos que compõem uma cozinha profissional, comunicação pensada de acordo com a proposta do estabelecimento e pessoas treinadas para atender os clientes da melhor forma possível.

Além disso, o chef da cozinha cumpre um papel importante na classificação da reputação do resturante. Isso porque esse profissional é responsável por consolidar o cardápio, buscar por ingredientes de qualidade, construir os sabores e gerar sentimentos nos clientes por meio da comida preparada.

Tudo é pensado, desde o primeiro contato do cliente até o momento em que ele vai saborear a sobremesa. O atendimento antes de realizar o pedido, a apresentação das informações no cardápio, as fotos e descrições dos pratos, a apresentação dos produtos e até mesmo a forma de lidar com as reclamações dos pedidos deve ser feita com cuidado.

Por esse motivo, garanta que sua equipe está disposta a entregar uma boa experiência aos clientes em todas as etapas de interação com seua loja — desde o atendimento até o preparo dos pratos. Não deixe de renovar os conhecimentos e habilidades da equipe investindo em treinamentos e qualificações profissionais. Assim você garante que seu restaurante está sempre competitivo no mercado em que atua.

Uso de alimentos de qualidade

Se um cliente perguntasse sobre os diferenciais do seu cardápio, o que você responderia? E se ele pedisse o detalhamento de determinada refeição, bebida ou sobremesa? Muito além da curiosidade, essas indagações carregam uma preocupação com o que será consumido.

Nesse sentido, é importante utilizar alimentos de qualidade na preparação dos itens do cardápio. Produtos de boa procedência, com respaldo dos selos de inspeção (Estadual e Federal) e boa aparência são fundamentais não apenas para uma eventual visita da equipe de vigilância sanitária, mas para prezar pela saúde dos seus clientes.

Além disso, não adianta oferecer um prato muito bonito se o sabor dele não agrada ou se sua ingestão pode ser prejudicial, concorda? Por isso, considere detalhar ao máximo no seu cardápio quais são os ingredientes utilizados na construção dos seus pratos.

Busque e instrua toda a equipe a conhecerem bons fornecedores para que possam explicar a importância dos alimentos de qualidade adquiridos no sabor da refeição. Internamente, oriente-os a consultar as fichas técnicas de preparação dos itens para fixar melhor na memória na hora de responder às dúvidas da clientela.

Além disso, pesquise e conheça as novidades do mercado. Experimente as propostas oferecidas no mesmo bairro em que o seu restaurante está localizado e inspire-se em tendências mundiais. Prepare-se sempre para surpreender os seus clientes!

Atendimento humanizado

Quando falamos de atendimento, não estamos abordando apenas momentos específicos ou datas especiais, como o dia das mães, o dia dos namorados ou o dia do consumidor. O atendimento é instantâneo, diário, presencial ou online. Então, conte com uma pessoa responsável por gerir esse setor tão importante e ofereça capacitações periódicas a ela e à sua equipe.

O atendimento humanizado é o que vai diferenciar o seu serviço. Já a personalidade do restaurante e da comida é o que vai conquistar o cliente. Esses fatores somados à culinária de qualidade resultam em boas vendas e fidelização. Mas como alcançar esse combo de sucesso?

Em primeiro lugar, veja a clientela como uma parceira do seu trabalho. Ofereça o melhor serviço para que ela identifique a sua marca de forma positiva e passe a consumi-la com frequência. Evite os atendimentos mecânicos e foque no serviço humanizado.

O atendimento via chat requer diferentes habilidades de comunicação. Por tratar-se de uma comunicação escrita, o atendimento deve prezar pela clareza das informações, além do desenvolvimento de uma linguagem amigável. Por isso, sempre revise uma mensagem antes de enviá-la ao cliente e utilize emojis para compartilhar sentimentos e emoções.

Equipe bem treinada

Treinar equipes é uma pauta importante na gestão de qualquer negócio. Para os restaurantes, o treinamento envolve desde a produção até o atendimento final, inclusive quando o assunto é serviço de entrega. Além disso, é interessante realizar treinamentos periódicos para que as orientações estejam sempre frescas na memória do time.

O primeiro diferencial de uma equipe bem treinada é a integração entre os funcionários. Quando preparados e com conhecimento e domínio da função e das responsabilidades, mais fácil é o entendimento da importância do seu trabalho para o todo. Com isso, também há um melhor desempenho coletivo.

Esse investimento traz inúmeros resultados positivos, mas um deles se destaca: a rapidez na resolução de eventuais problemas cotidianos. O domínio das atribuições somado à empatia proporciona mais agilidade, proatividade e espírito de equipe. Outro fator relevante é a redução de retrabalho e diminuição de erros.

Treinar equipes ainda é uma boa estratégia de aumento de vendas. Afinal, o atendente, o entregador e o gerente também são vendedores. Quando bem preparados, eles são capazes de realizar um atendimento estratégico, direcionado e eficaz. São peças-chave para vender o cardápio ou sugerir outros pedidos nas próximas vezes, atendendo às exigências ou particularidades de cada cliente.

O tempo é um fator fundamental quando se trata de refeição em restaurante. Isso porque o cliente se desloca até o estabelecimento e aguarda a preparação do seu pedido com a expectativa de um tempo confortável de espera. No caso de entregas, a atenção deve ser redobrada, pois além do tempo de preparação do prato, também se deve considerar o tempo de deslocamento do restaurante até o endereço desejado.

A resposta para solucionar essa questão também está relacionada ao treinamento, porque uma equipe bem treinada produz com maior agilidade e otimiza processos. Portanto, delegue funções e estabeleça etapas na cozinha e na administração para garantir a fluidez do serviço.

Os atendentes precisam ter tempo e estrutura para se dedicarem integralmente aos pedidos. Devem anotar e registrar tudo com atenção — inclusive, os pedidos especiais como a retirada de um ingrediente do prato —, comunicar sobre a evolução das etapas e realizar o fechamento de cada mesa ou pedido de entrega. Assim, a rapidez e atenção dos atendentes resultam na satisfação dos clientes.

Com isso, o tempo de espera será reduzido sem que haja confusão ou despreparo. O mesmo vale para os atendentes e entregadores: é importante garantir eficiência na entrega, cumprindo o tempo estimado sem interferir na qualidade do produto transportado.

Enfim, o treinamento constante é um investimento que vai interferir positivamente no nível de satisfação do público, no potencial de vendas, na organização de processos internos do negócio e, consequentemente, nos lucros.

Uso de soluções sustentáveis

O conceito de cozinha sustentável está cada vez mais comum, por isso, não tenha medo de investir nessa área. O uso de energia sustentável, por exemplo, é algo que vale a pena considerar em uma eventual reforma ou até na construção do seu novo empreendimento.

Da mesma forma, dê atenção especial às embalagens utilizadas no serviço de entrega. A preocupação com o meio ambiente já alcançou os produtores de embalagens, possibilitando uma variedade de opções recicláveis e biodegradáveis no mercado.

Esse tipo de material atende a vários segmentos e é bem acolhido pelos clientes pela facilidade do descarte e do reaproveitamento, além de comprovar o cuidado da marca com o planeta.

Busque fornecedores que investem nesse nicho e deixe claro aos seus clientes esse cuidado. Faça também campanhas destacando as escolhas do restaurante e como elas impactam positivamente na conservação.

Como estar entre os melhores restaurantes

O Brasil é um país com uma variedade de sabores e temperos incomparáveis. Com o uso total do potencial criativo e empreendedor para servir culinária de qualidade, com dedidcação, os os restaurantes podem se destacar diante do público atendido. Entenda o que você pode adaptar no seu negócio para estar na lista dos restaurantes favoritos pelos consumidores.

Ofereça um atendimento personalizado

É muito importante conhecer bem o nicho de público que você atende. Quais são as suas necessidades, preferências e expectativas? Dessa forma, é possível traçar um perfil de público ideal. A partir daí, é recomendado criar um planejamento de atendimento. Uma espécie de cartilha para ser utilizada em treinamentos e revisitada sempre que os funcionários sentirem necessidade.

O atendimento personalizado, com educação e cordialidade, é um diferencial no mercado. Por isso, invista em canais de comunicação capazes de promover interações amigáveis com os clientes. Essa ação é fundamental para construir relacionamento com o público.

No atendimento online, a equipe deve estar atenta às restrições e solicitações especiais em seus pedidos. Também deve estar disposta a resolver imprevistos e problemas que possam surgir, garantindo a agilidade na solução e preservando a boa experiência dos clientes, mesmo diante de um erro do seu restaurante ou insatisfação do cliente com o prato entregue.

Afinal, erros podem ser cometidos, mas o que vale mesmo é a maneira como eles foram conduzidos até a sua resolução e isso vale muito na hora de fidelizar sua clientela.

Defina o tipo e o conceito do restaurante

Os clientes costumam associar o restaurante a um prato específico, ao bairro onde está localizado, à temática, ao chef ou outras características. Portanto, trabalhe bem a marca do seu negócio. Um bom começo é escolher o tipo de restaurante. Veja algumas opções utilizadas no mercado:

  • bistrô;
  • brasserie;
  • buffet ou self service;
  • brunch;
  • café, cafeteria ou coffee shop;
  • cantina;
  • clássico;
  • comfort food;
  • cozinha autoral;
  • jantar casual;
  • estilo familiar;
  • fast food;
  • food truck;
  • fino;
  • grill;
  • hamburgueria;
  • internacional;
  • jantar fino;
  • popular;
  • pop-up;
  • pub;
  • rápido e casual;
  • rede de restaurantes;
  • típico;
  • tradicional.

Conte com parceiros de qualidade

Essa é uma informação que parece básica, mas merece destaque. Muitas vezes, conhecemos marcas superficialmente e já nos contentamos com os resultados apresentados. Mas será que a empresa realmente pratica o que anuncia em seus quadros de missão, visão e valores, por exemplo?

Para se resguardar e proteger o seu negócio e a sua clientela, pesquise e conheça pessoalmente as empresas que prestam serviço para o seu restaurante. Faça um filtro e escolha a dedo aqueles que realmente se encaixam com a personalidade da sua marca e valores importantes para o seu negócio.

Faça pesquisas de mercado e de satisfação

Invista em pesquisas de mercado para conhecer bem o ambiente em que você atua. Pesquise por casos de sucesso e de fracasso, converse com clientes para entender suas preferências e teste alguns protótipos do que deseja inserir no seu restaurante. Conhecimento nunca é demais, por isso, crie uma rotina para atualizar as suas pesquisas de mercado.

Em paralelo, invista também em pesquisas de satisfação. As avaliações podem ser feitas em plataformas de entrega, em consultas durante o atendimento presencial e até na aplicação de questionários online divulgados em plataformas como WhatsApp e redes sociais. Lembre-se de que toda ideia é válida e pode ser testada, mas filtre as opções que melhor se adaptam ao seu negócio e ao seu público.

Invista em estratégias voltadas à melhoria do atendimento e ao aperfeiçoamento da experiência do cliente. Também pesquise, estude e use a criatividade para desenvolver produtos cada vez melhores. Essas soluções devem estimular a curiosidade dos clientes, envolver assuntos que os atraiam, ter um design criativo e, principalmente, oferecer uma boa experiência.

Busque por inovação

Existem várias tecnologias que você pode utilizar no restaurante, desde cardápio digital para pedidos automatizados até aplicativos de entregas e ferramentas de gestão. Use tudo a seu favor para otimizar o serviço e dar mais agilidade na rotina do seu estabelecimento.

Porém, não se esqueça de dar treinamento aos funcionários para que fiquem aptos a usar bem essas ferramentas. Pesquise e compare quais tecnologias vão se encaixar melhor na rotina do seu negócio, afinal, elas se renovam continuamente, e é bom acompanhar as mudanças e as tendências.

Invista em marketing

Assim como em qualquer negócio, para ser bem-sucedida, a gestão de um restaurante precisa desenvolver ações de marketing. Portanto, consuma conteúdo específico de marketing para restaurantes, assista a entrevistas com grandes empresários do ramo, conheça as novidades em tecnologia que são tendências no mercado. Considere contar com profissionais dedicados a gerenciar as redes sociais do seu restauranta, assim como demais ações de marketing. Além disso:

  • pesquise por locais e plataformas em que você pode expor o seu negócio, divulgar produtos e ofertas, bem como atrair público para o seu estabelecimento;
  • organize a sua agenda para participar de eventos do setor e atualize-se sobre as novidades;
  • acompanhe as mídias sociais de grandes restaurantes e inspire-se;
  • não deixe de consumir literatura especializada;
  • teste diferentes ações para entender quais funcionam melhor com o seu público.

Com isso, será possível elaborar um plano de marketing com o objetivo de alcançar metas, ampliar a sua cartela de clientes e multiplicar a lucratividade do seu negócio.

Tenha um cardápio diferenciado

Atualize-se sobre as preferências dos seus clientes e trabalhe com ingredientes saudáveis. Tenha em mente que oferecer opções vegetarianas e veganas, por exemplo, pode ampliar seu alcance. Mas não se esqueça de caprichar na apresentação e ofertar um cardápio online.

Um bom serviço de entregas também é essencial para garantir a maior satisfação dos clientes e para atingir os melhores resultados no seu restaurante.

Atraia clientes com promoções

Não espere apenas pela procura orgânica dos seus clientes. Atraia-os por meio de promoções, cupons de descontos e ação de fidelidade. Aniversários e datas comemorativas são excelentes períodos para aplicar essa estratégia e agradar os clientes, não acha?

Outra forma de atrair clientes é conduzindo o seu negócio de acordo com o calendário. Datas comemorativas e alusivas ao comércio já movimentam o mercado naturalmente. Prepare-se com kits, produtos exclusivos e serviços personalizados para esses dias. Crie ainda combos e ações promocionais para divulgação nas redes sociais.

Como você viu, uma das características marcantes dos melhores restaurantes é o oferecimento de bons produtos e serviços tanto para quem consome no local quanto para quem pede por aplicativo. Ao atender por aplicativos de entrega, por exemplo, seu restaurante encontra novas maneiras de encantar os clientes nas diferentes fases de interação com sua marca.

Além disso, é preciso investir em boas embalagens e bons parceiros de entrega. Com o mercado competitivo e clientes cada vez mais exigentes, renovar-se e usar a criatividade é essencial para os melhores restaurantes.

Gostou do conteúdo? Então, chegou a hora de colocar o conhecimento em prática. Entenda como investir em marketing para posicionar o seu negócio em evidência no mercado alimentício!

Por iFood

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