4 erros para evitar ao chamar um motoboy delivery

6 Min
motoboy delivery

O motoboy delivery é a ponta final da satisfação para o cliente. Sendo a única pessoa de todo o processo de venda a fazer contato físico direto com o consumidor, ele carrega a responsabilidade de representar o empreendimento no momento da entrega.

Por esse motivo, é preciso evitar alguns erros ao contratar um motoboy de delivery. Tais falhas afetam diretamente a experiência do consumidor e prejudicam a imagem da loja.

Se você deseja manter a reputação do seu negócio em alta, confira essa lista lista com os principais erros cometidos no momento de chamar um motoboy delivery.

Motoboy delivery: 4 erros para evitar na contratação

1. Não contar com profissionais treinados

A demanda por profissionais entregadores aumentou nos últimos anos, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Isso é reflexo do isolamento social promovido em virtude à pandemia do coronavírus. O cenário levou a uma rápida e necessária adaptação de consumidores e empreendimentos ao mundo digital.

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) no comércio e-commerce aumentou consequentemente após o período de isolamento, estabelecendo-se em um patamar próximo ao da pré-pandemia em outubro de 2022. 

Essa confiança e relação dos consumidores com a empresa passa pela qualidade e atendimento dos entregadores. Por isso, o treinamento é fundamental. 

Ao contratar uma empresa de motoboy delivery, é essencial saber se ela promove e investe em treinamentos com a equipe.

Esses treinamentos precisam qualificar o motoboy do delivery a fazer um atendimento com qualidade, segurança e agilidade.

Não contar com profissionais bem treinados pode acarretar cenários de insatisfação para aos clientes, como o desvio do produto da entrega final, produto danificado, demora excessiva na entrega, entre outras.

[rock-convert-cta id=”3131″]

2. Fazer contratações informais

A informalidade é um risco para o estabelecimento. Existem diferentes modalidades para contratar um motoboy, seja com carteira assinada, contrato autônomo ou empresas parceiras.

Ao fechar uma parceria informal com um profissional, a loja está correndo vários riscos. No cenário trabalhista, há riscos de punições e multas. 

Dentre as modalidades, a parceria com empresas especializadas em todo o processo de logística que envolve a entrega de produtos é a alternativa mais fácil.

O iFood oferece soluções que possibilitam contar com as pessoas entregadoras que compõem o ecossistema da empresa, sem a necessidade de fazer a venda pelo app.

O Entrega Fácil permite que a loja solicite a entrega por demanda. É possível fazer entregas em um raio de até 10 Km.

Dessa forma, o empreendimento garante a qualidade na entrega e não sofre com as consequências de fazer uma negociação informal com qualquer pessoa. Afinal, na informalidade, não há garantias de que a entrega seja realizada. 

3. Não preservar a segurança do colaborador

A segurança do trabalhador é uma exigência para esse setor. Os equipamentos de segurança básicos, como o capacete, precisam ser uma recorrência dos profissionais.

Essa segurança protege os profissionais e, além disso, segue a resolução do Conatran nº 940.

Vale ressaltar que o capacete não é uma obrigatoriedade apenas para o motoboy com moto, mas também àqueles profissionais que utilizam bicicleta para fazer as entregas.

Para o uso da bicicleta, é aconselhado o uso de joelheiras e cotoveleiras, que protegem para qualquer cenário de colisão.

Todo esse material é essencial para que a pessoa entregadora possa fazer o seu trabalho de forma plena. A segurança do profissional é a segurança de um patrimônio para a empresa delivery.

[rock-convert-cta id=”3131″]

4. Não ter uma equipe que atenda ao tamanho da demanda

O delivery tornou-se uma ferramenta para aumentar as possibilidades de vendas para uma empresa. Entretanto, para conseguir atender este aumento de demanda é imprescindível ter preparo.

Para além do estoque de produtos que precisa estar disponível para suportar a busca on-line e off-line, é preciso ter atenção com o número de profissionais para entregar.

Conseguir aumentar o número de vendas, sem garantir a entrega afeta a satisfação do cliente. Lembre-se de que a pessoa opta por consumir determinado produto por delivery por alguns motivos, um deles é a comodidade.

Se a loja não consegue garantir a entrega dentro do prazo estipulado, a frustração da pessoa consumidora é inevitável. Consequentemente, a sua loja causa uma impressão negativa. Dificilmente essa pessoa optará por fazer mais negócios com a sua loja. 

Por isso, um dos cuidados fundamentais a se ter nesse momento de contratar uma empresa de motoboy de delivery é que ele tenha uma frota suficiente para garantir as suas entregas.

O iFood conta com uma grande rede de profissionais cadastrados. Eles são todos qualificados constantemente pela empresa e estão disponíveis por meio do Entrega Fácil.

Como o Entrega Fácil ajuda a contratar um motoboy de delivery?

O Entrega Fácil é um serviço no qual o seu negócio pode contar com os entregadores iFood para realizarem as entregas, mesmo para aquelas negociações feitas fora do aplicativo iFood.

Se você fez a venda por meio de um site próprio, redes sociais, WhatsApp ou telefone é possível acionar os entregadores iFood para o delivery.

É uma maneira da loja se proteger quanto aos erros ao chamar motoboy delivery, visto que toda a logística fica por conta do iFood.

[rock-convert-cta id=”3131″]

Por meio do Entrega Fácil acontece a conexão entre a loja que precisa de uma pessoa entregadora e o profissional disponível mais próximo para fazer o serviço.

Para usar o Entrega Fácil não é preciso, necessariamente, ter um negócio do ramo alimentício. Independentemente da categoria do seu CNPJ, você pode contar com a maior frota logística do país.

Não há custo de mensalidade ou comissão. Ao acionar o serviço, a loja apenas pagará pela entrega, calculada pela distância entre o restaurante e o cliente.

Se você precisa contratar motoboy delivery, chegou a hora de começar a utilizar o Entrega Fácil!

avatar-ifood
Por iFood
Parceiros iFood

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


[rock-convert-cta id="2002"]

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos