No dia 28 de fevereiro de 2024, o iFood promoveu mais uma edição do Fórum de Restaurantes, reunindo 19 proprietários de lojas parceiras, que operam com delivery, em um encontro presencial com iFood.
Durante o evento, foram compartilhados avanços, discutidos desafios e apresentadas soluções para questões enfrentadas pelos parceiros. Destaque para as dinâmicas, nas quais donos de delivery e a equipe iFood colaboraram na busca por evoluções que beneficiem toda a nossa comunidade de parceiros.
Continue a leitura e veja como foi o encontro do Fórum de Restaurantes de Fevereiro!
O que é o Fórum de Restaurantes hoje e como ele vem evoluindo
Veja a evolução ao longo do tempo do programa:
Como é o Fórum de restaurantes hoje?
Atualmente, o Fórum de Restaurantes se destaca como uma iniciativa inovadora dentro do iFood. Este espaço é dedicado a abranger diferentes operações e perspectivas, o que garante uma visão inclusiva das necessidades e desafios enfrentados pelos restaurantes parceiros.
Como o Fórum de Restaurantes vem evoluindo?
Em termos de evolução, o Fórum de Restaurantes, além de um espaço de discussão, vem se tornando o espelho do contexto real dos restaurantes.
Esta evolução reflete a necessidade de uma abordagem mais prática e imersiva, focada em compreender as operações diárias dos restaurantes em momentos de alta e baixa demanda.
Essa perspectiva aprofundada é crucial para o desenvolvimento de soluções mais eficazes e personalizadas, evidenciando um compromisso contínuo com a melhoria e a inovação da plataforma, em prol de uma parceria cada vez mais forte e produtiva com os restaurantes.
O que discutimos no Fórum de Restaurantes de Fevereiro?
Durante o encontro de Fevereiro, diferentes temas foram debatidos, em busca de melhorar a experiência de quem vende no iFood. Confira!
Mão na Massa: uma nova iniciativa
O Mão na Massa é um projeto fundamentado em três objetivos essenciais: compreender a dinâmica dos restaurantes, identificar oportunidades de melhorias e criar soluções que atendam melhor aos parceiros.
Já o propósito central do Mão na Massa é, basicamente:
- operar e entender os desafios das ferramentas iFood na prática;
- estabelecer diálogos com pessoas para compreender suas necessidades;
- observar o funcionamento dos restaurantes e a interação das pessoas com nossos produtos.
O funcionamento ocorre da seguinte forma:
- parceiros definem o melhor dia e horário para as visitas;
- agendamento da visita é realizado com antecedência de 7 dias;
- as visitas Mão na Massa ocorrem, com duração aproximada de 1 turno;
- o conhecimento adquirido é compartilhado internamente para aprimoramento contínuo.
“Foi um evento incrível ! Estou fascinada com as possibilidades [..] que podem alavancar muitos restaurantes. A iniciativa mão na massa vai trazer muito amadurecimento e empatia para a equipe iFood além de ser uma honra pra mim poder participar. Adorei a dinâmica do chat porque pra mim é o momento mais importante da venda e garantir que tudo dê certo com o pedido” – participante Michelle |
Realização de dinâmicas de grupo
Durante o andamento do Fórum, foram trazidas diversas dinâmicas de grupo visando a participação ativa dos parceiros.
Dinâmica 1: Avaliar e Propor Melhorias
Os participantes foram convidados a colaborar na evolução da tela principal das plataformas.
O objetivo foi otimizar a apresentação de informações, fornecendo recomendações para o crescimento e eficiência das operações dos parceiros. É importante destacar que o iFood valoriza a contribuição dos parceiros para construir uma experiência mais eficaz e personalizada.
Dinâmica 2: Ajustes de tempos
Foi discutido e implementado um ajuste significativo nos tempos de entrega e preparo. Os parceiros que realizam entregas próprias tiveram seus tempos de entrega ajustados, enquanto os parceiros que utilizam a Logística iFood viram melhorias nos tempos de preparo.
O objetivo aqui foi aprimorar a precisão e eficiência operacional para oferecer uma experiência mais satisfatória aos clientes.
Dinâmica 3: Temas e perguntas a serem trabalhados
Nesta dinâmica, foram exploradas questões relacionadas ao chat. Os participantes foram incentivados a discutir o que o chat precisa ter ou fazer para contribuir para a eficácia operacional de seus restaurantes.
A priorização das ideias sugeridas também foi um ponto de destaque, buscando identificar e implementar as ações que trariam o máximo impacto positivo para as lojas dos parceiros.
O que estamos fazendo para ajudar na diminuição do Cancelamento?
No compromisso contínuo de melhorar a experiência dos parceiros, o iFood tem concentrado esforços na redução de cancelamentos, sendo o atraso o principal motivo entre parceiros com logística própria.
Este cenário é significativo, representando 40% de todos os cancelamentos desses parceiros e gerando um impacto financeiro direto considerável, estimado em R$15 milhões por mês somente devido a atrasos.
O estudo ainda revelou que uma parcela significativa dos parceiros não utiliza adequadamente as configurações de tempo de entrega. Entre os restaurantes que enfrentam mais problemas com cancelamentos por atraso, 50% não acessam frequentemente a página de Área de Entrega, e 60% configuram seus tempos e raios de forma inadequada.
Conscientes desses desafios, o iFood está implementando medidas estratégicas para auxiliar os parceiros na correta configuração e gestão de tempos de entrega, buscando reduzir cancelamentos e aprimorar a eficiência operacional.
Como estamos melhorando nosso Cardápio?
O fórum também falou sobre a melhora do cardápio Ifood. Em busca de aprimorar constantemente a experiência dos parceiros, estamos direcionando esforços para otimizar o Cardápio, simplificando sua gestão diária.
O foco principal é o aprimoramentos na gestão de complementos, gestão de produtos e a criação e administração de combos. Os esforços são concentrados em facilitar a vida dos parceiros, com ênfase na:
- reutilização de produtos no cardápio;
- simplificação de edições em massa;
- criação de uma jornada guiada para a formação de combos.
O que está sendo feito em nosso Atendimento?
Investir na excelência do atendimento é uma prioridade constante no iFood, e esse foi outro tema tratado no Fórum de Restaurantes de Fevereiro.
Os dados trazidos mostraram que, com uma média de 462 mil contatos mensais, o serviço de atendimento abrange 215 mil interações via chat, sendo que 78% delas são resolvidas em até 3 minutos.
Além disso, registramos 211 mil chamados (tickets em momentos frios), evidenciando uma abordagem proativa e dedicada à resolução de questões.
Na área de entregas, aprimoramos a experiência de encontrar ajuda. Atualmente, 50% dos restaurantes da base têm acesso à nova experiência no Portal, com temas essenciais disponíveis, como:
- Financeiro;
- Super;
- Desempenho;
- Avaliações.
Nossos objetivos iniciais se concretizam com sucesso: 29% dos usuários visualizam o botão na barra superior, 70% de novos usuários acessam os artigos e 39% utilizam os fluxos de autoatendimento, promovendo uma jornada de ajuda mais visível, acessível e eficiente para nossos parceiros.
O Fórum de Restaurantes de Fevereiro destacou a dedicação conjunta em seguir melhorando a experiência na plataforma. Juntos, parceiros e iFood estão moldando o futuro do serviço de delivery e construindo uma comunidade mais forte e conectada.
Obrigada ao time e ao iFood por nos proporcionar a oportunidade de nos escutar, sentir as nossas dores, se importar e cada vez mais trazendo melhorias para nossos parceiros. Agradeço pela oportunidade […] – participante Maely |
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