Geomarketing: tudo o que precisa saber sobre o assunto e como aplicar

O geomarketing usa localização para alcançar potenciais consumidores. Veja como ele funciona e saiba mais sobre suas ferramentas!

O marketing é cheio de ferramentas, e uma das mais populares é o geomarketing. Usando como base a localização de uma pessoa, ele ajuda muito a direcionar estratégias para públicos específicos. Além disso, é um ótimo recurso para pequenas e médias empresas, que precisam vencer a concorrência local e se destacar. 

Aliás, esse recurso é tão importante que seu mercado tende a crescer. Segundo o relatório desenvolvido pela Mordor Intelligence, o mercado global de geomarketing fatura U$17.29 bilhões. Para 2029, a previsão é de U$43.95 bilhões. Assim, cada vez mais empresas tendem a contar com essa estratégia para potencializar suas performances. 

Thiago Murça de Almeida, pós-graduado em Gestão de Marketing Digital e em Revisão de Textos pela PUC Minas, mostrará a você por que esse conceito é tão importante.

Continue a leitura e entenda também o que é geomarketing onde ele se aplica! 

O que é geomarketing? 

Como o nome já sugere, geomarketing tem a ver com geografia, ou o espaço onde alguém ou alguma coisa se encontra. Conectado ao marketing, ele refere-se a estratégias criadas com base na geolocalização do público ou da empresa. O Google define esse termo da seguinte forma: 

Geolocalização se refere à identificação do local geográfico de um dispositivo de computação usando vários mecanismos de coleta de dados. Normalmente, a maioria dos serviços de geolocalização usa endereços de roteamento de rede ou chips internos de GPS para determinar esse local.

Ou seja, por meio de dados coletados por meio de dispositivos móveis, especialmente smartphones, as empresas conseguem entender onde seus clientes estão e o que procuram. O objetivo é fazer com que essas pessoas encontrem qualquer serviço perto delas. 

Por que geomarketing é importante? 

Além de saber o que é geomarketing, é importante entender sua importância para aproveitar esse tipo de estratégia. 

Para começar, a ideia de usar a região da empresa para alcançar um público não é algo novo. Inclusive, faz parte dos 4Ps do Marketing pensar no melhor ponto de venda.  

Assim, ele se tornou um caminho fundamental para explorar nichos, fazer campanhas mais acertadas e aumentar as vendas, como explica Thiago Murça: 

“O geomarketing, com dados de localização geográfica, permite uma segmentação e personalização muito mais precisa das campanhas de marketing. Entendendo quem ao seu redor tem mais tendência a comprar, é mais fácil desenvolver estratégias de venda que realmente façam a diferença”.

Quais os benefícios de usar o geomarketing nas empresas? 

Uma boa estratégia de marketing aproveita vários recursos para ter sucesso. A seguir, veja as vantagens que o geomarketing pode trazer para a sua empresa! 

Fazer personalização 

Nada melhor que alcançar o máximo de pessoas possível. Porém, nem todos os seus clientes são iguais. Pelo contrário, quanto mais distantes estão, mais fácil é ter outros costumes e objetivos de vida. 

Segundo Thiago Murça, o geomarketing permite a personalização. Com ele, é possível segmentar campanhas, inclusive em regiões distantes, atendendo cada público da forma como gostaria — algo essencial para alguns negócios, como os e-commerce e estabelecimentos alimentícios. 

Logo, também é importante para empresas que abrem unidades diferentes ou franquias. Por exemplo, um restaurante com sede em São Paulo pode criar uma estratégia com marketing olfativo, usando aromas da cultura paulista. Já sua unidade da Bahia pode usar fragrâncias de alimentos daquele estado, pois faz mais sentido para as pessoas. 

Outro exemplo é o marketing viral, que uma empresa pode criar com referências locais, que vão alcançar e engajar o consumidor daquela região, mas não exatamente farão sucesso com os de outro lugar. 

Escolher pontos de venda 

Criar um ou mais pontos de vendas é um investimento grande para uma empresa. Quanto mais dados ela tiver sobre o potencial de consumo de seu produto, mais certeza terá na decisão. Nisso, o geomarketing pode ajudar, como explica Thiago: 

“Com uma estratégia um pouco mais definida, é possível otimizar a escolha dos pontos de venda. Você pode determinar essa escolha conforme os parâmetros se quiser expandir a sua rede ou até mesmo se achar que identificou algum nicho específico”.

Alcançar mais economia 

Uma empresa que considera diferentes geomarkets pode expandir. Nesse caso, mais do que escolher um bom ponto de venda, também é possível economizar.  

Isso porque, a partir dos dados, você consegue identificar o potencial de consumo da região e fazer contas. Se as vendas estimadas não forem suficientes para cobrir os custos da expansão, pode ser melhor buscar outro mercado. 

Quais estratégias de geomarketing aplicar no seu negócio? 

Aprender como fazer geomarketing é a melhor forma de aproveitar a estratégia, adequando-a ao seu negócio. A seguir, conheça algumas maneiras para usá-la! 

Site personalizado 

Usado para otimizar a experiência do consumidor, o site personalizado pede a localização, a fim de fornecer conteúdos mais aprimorados; como o Google faz. 

Por exemplo, um e-commerce de produtos saudáveis pode solicitar esse acesso para mostrar à pessoa produtos específicos, como os produzidos com ingredientes de sua região. 

Geotagging 

Essa ferramenta está vinculada às redes sociais, já que a pessoa pode usá-la para marcar o local onde está, em conteúdos como fotos e feed. Ela é um ótimo suporte para lojas físicas, já que ajuda a fazer propaganda da marca para mais gente de maneira orgânica, pois cada post é facilmente compartilhado. 

Geofiltros 

O Snapchat criou filtros para serem usados em vídeos e fotos. Com os geofiltros, a localização do usuário é detectada e os filtros são oferecidos. Assim, empresas podem usá-los para engajar consumidores com suas marcas ao frequentarem o local. Dessa forma, o recurso pode fazer parte de estratégias de conteúdo criativo em seu plano de marketing

Geofencing 

No geofencing o objetivo é usar as coordenadas do consumidor para enviar notificações sobre seu serviço, que está perto dele. 

Nesse caso, seu grande potencial é atrair consumidores para ações. Por exemplo, se um cliente passa por uma marmitaria na hora do almoço, pode receber a notificação com o cardápio do dia. 

Check-ins 

Parecido com geotagging, o check-in é outra ferramenta que precisa ser usada. Basicamente, ele informa nas redes sociais onde a pessoa está ou “fez check-in”. Ela é essencial para empresas que precisam fazer um marketing forte local, como os restaurantes

Aliás, existem estratégias para aplicá-lo, como usar o check-in como forma de fornecer internet ao cliente. Porém, isso deve ser feito com cuidado, já que nem todos gostam de expor esse tipo de informação. 

Antigamente, os clientes vinham até uma empresa. Agora, ir até eles é essencial, por isso os recursos de geomarketing são tão importantes. Afinal, eles permitem coletar dados relevantes sobre os consumidores, oferecer conteúdo e promoções, engajar pessoas nas compras e ter sua marca divulgada de graça. Usar este tipo de marketing para a estratégia é fundamental, seja atuando em sua região de origem, seja expandindo para outros mercados. 

Gostou do post? Confira também como se capacitar melhor e empreender! 

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2 respostas

  1. Boa noite não estou conseguindo fazer outra conta no ifood . O meu CPF não está aceitando

    1. Olá, Giovanne. Tudo bem?
      Se você for restaurante ou loja parceira, envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros que vamos entender melhor o seu caso e te ajudar. Se você for cliente iFood, envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que iremos atendê-lo.

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