IA no Instagram: novos avanços para a rede social

Quer saber o que é IA no Instagram? Conheça as possibilidades na Inteligência Artificial nessa rede social!
8 Min
ia no instagram

Os últimos avanços da Inteligência Artificial (IA) têm apresentado novas possibilidades para diferentes ferramentas e mercados. O cenário da IA no Instagram não foi diferente.

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Os anúncios recentes de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, mostraram novas perspectivas para as redes sociais a partir da influência da Inteligência Artificial. Um exemplo é que, agora, mais 20% do conteúdo exibido no canal já passa por uma curadoria da própria Inteligência Artificial.

Continue a leitura e entenda como é o funcionamento da IA no Instagram!

O que é IA no Instagram?

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que aprende e executa ações de forma autônoma. Ou seja, sem nenhuma ação humana, a IA consegue tomar decisões baseadas em dados e executar ações.

A IA no Instagram tem atuado em diferentes frentes, como na inovação de funcionalidades; na curadoria de conteúdos; na distribuição dos anúncios publicitários; na sugestão de publicações para o usuário de acordo com suas preferências e, inclusive, no relacionamento de marcas com sua audiência.

Como a IA opera no Instagram?

A operação da IA no Instagram é vasta e ilimitada. Com o potencial de avanço dessa tecnologia, é importante ressaltar ainda que novos recursos deverão ser anunciados com frequência.

Confira algumas possibilidades de atuação da IA no Instagram!

Sugestão de conteúdos

Cada usuário do Instagram tem uma conta personalizada, de acordo com suas preferências. A cada interação, a ferramenta entende mais o comportamento do usuário e identifica padrões de conteúdo mais indicados para seu perfil.

Quer um exemplo? Se você costuma consumir vídeos e fotos de comida, por exemplo, o algoritmo do Instagram vai entender seu padrão de comportamento e sugerir mais conteúdos, perfis e anúncios relacionados a essa categoria.

Comportamento do usuário

Diretamente ligado à sugestão de conteúdos, está a leitura do comportamento do usuário. Ao entender suas preferências e desejos, por exemplo, outra função da tecnologia nesse ambiente é distribuir anúncios personalizados com seu perfil.

Dessa forma, um usuário é impactado por uma publicidade mais personalizada, enquanto a marca otimiza seus custos em mídia.

Chatbot

Outra possibilidade de atuação da IA no Instagram é por meio de chatbots. Trata-se de ferramentas automáticas que interagem sozinhas com os usuários, oferecendo respostas personalizadas e, cada vez mais, humanizadas.

Quais os benefícios para as empresas?

Quem está diante de uma marca pode aproveitar os benefícios que a IA no Instagram oferece. Essa tecnologia traz mais otimização de tempo e custo, deixando a rotina operacional e de marketing mais práticas. Saiba mais!

Personalização

A personalização é um dos principais benefícios para as empresas. Ao investir em um anúncio no Instagram, por exemplo, a ferramenta vai atuar para entregar sua publicidade ao público certo. Ou seja, às pessoas que demonstraram um comportamento coerente com sua oferta.

Mesmo as publicações orgânicas (distribuídas sem um investimento em mídia) contam com essa personalização na entrega. Atingindo um público mais certeiro você tem uma comunicação mais direcionada.

Redução de custos

A tecnologia por trás da IA no Instagram permite que seus recursos financeiros sejam utilizados de forma mais otimizada. Isso significa que um investimento em um anúncio pago, por exemplo, é entregue somente ao público interessado.

Uma forma mais fácil de distinguir isso é pensando nas mídias tradicionais. Um outdoor, por exemplo, requer um investimento do anunciante e é distribuído para um público que não é, necessariamente, segmentado.

Um exemplo é um outdoor de uma churrascaria, que pode atingir uma pessoa vegetariana. Essa falha na entrega da publicidade pode ser evitada nos anúncios online.

Automação de processos

Um chatbot que opera no Instagram pode automatizar os processos de uma empresa. Um restaurante delivery, por exemplo, que recebe pedidos pelo Instagram, não precisa ter um profissional disponível o tempo todo para retirar pedidos, já que a própria IA faz esse trabalho.

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Relacionamento com público

Seja pela personalização do conteúdo, seja pela agilidade nas respostas, com a IA você consegue manter um relacionamento mais próximo do seu público. O Instagram é uma ferramenta que permite que você esteja presente à sua audiência, com lembretes constantes sobre seus produtos.

Com a IA no Instagram você tem vantagens diversificadas para sua marca e seu público, otimizando custos de marketing e a rotina operacional do seu negócio. Por isso, vale a pena explorar suas possibilidades e implementá-la em seu negócio.

Agora que você já sabe o que é IA no Instagram, confira outras possibilidades de atuação dessa tecnologia no mercado alimentício.

Por iFood

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