Acordo CADE e iFood: contratos de exclusividade

Acordo homologado entre CADE e iFood. Confira os detalhes
4 Min
cade e ifood

Olá Parceira e Parceiro iFood,

Prezando pela transparência na nossa relação, o iFood vem em primeira mão prestar esclarecimentos sobre os últimos andamentos da investigação que o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vinha realizando sobre os contratos de exclusividade celebrados entre o iFood e alguns restaurantes que trabalham com a plataforma. Independentemente das mudanças especificadas abaixo, o iFood reforça seu compromisso de colaborar com o desenvolvimento do setor de delivery de comida no Brasil e o bem-estar dos seus restaurantes parceiros, entregadores e consumidores, sempre em conformidade com a legislação aplicável.

No dia 08 de fevereiro de 2023, o iFood e o CADE firmaram um acordo que estabelece critérios e limites à prática de exclusividade entre o iFood e Restaurantes. É importante esclarecer que o CADE reconhece a legalidade e a importância dos contratos de exclusividades, já que são uma ferramenta essencial para viabilizar investimentos nos restaurantes e gerar eficiências para os consumidores, inexistindo portanto qualquer ilegalidade ou violação por parte do iFood.

Esse tipo de acordo já foi feito pelo CADE em outros setores, como bebidas e academias, e trará mais segurança jurídica para o iFood e os restaurantes, deixando claros os limites que devem ser observados na política comercial de exclusividades da plataforma. No entanto, o acordo prevê importantes adequações na forma de executar contratos de exclusividade pelo iFood. Cumpriremos integralmente as obrigações dentro do prazo combinado com o CADE.

Conheça os principais termos previstos no acordo:

  • No máximo, 25% do volume de vendas (GMV) no iFood poderão estar atrelados a restaurantes exclusivos; nos municípios com mais de 500.000 habitantes, apenas 8% dos restaurantes que trabalham com a plataforma poderão assinar contrato de exclusividade. O iFood terá 6 meses para se adequar a esses limites.
  • Novos contratos de exclusividade podem ser firmados pelo iFood, porém devem ser limitados a um período máximo de 2 anos. Após esse período, o restaurante em questão deverá se sujeitar a uma “quarentena” e permanecer sem exclusividade com o iFood pelo período mínimo de 1 ano. 
  • Como regra geral, os contratos de exclusividade que estejam hoje em vigor e que já tenham acumulado 2 anos de exclusividade se enquadram na “quarentena” imediatamente após a sua data atual de vencimento. Há exceções a essa regra a depender dos investimentos feitos pelo iFood no contrato de exclusividade e do crescimento gerado para o parceiro exclusivo, que serão tratadas individualmente pelo time comercial do iFood junto aos restaurantes impactados. 
  • O iFood não poderá firmar contratos de exclusividade com marcas que, no momento da celebração ou renovação contratual, tenham 30 ou mais estabelecimentos. Os contratos atualmente vigentes com marcas que se enquadrem nessa proibição deverão ser encerrados até 30/09/2023.
  • O acordo tem duração de 4 anos e o seu acompanhamento será feito por um terceiro independente escolhido pelo iFood e aprovado pelo CADE, por meio de relatórios semestrais. 

O iFood preza pelo melhor atendimento e transparência nas suas relações comerciais e, portanto, os restaurantes parceiros impactados pelo acordo  terão os seus contratos renegociados, seguindo as regras estabelecidas no acordo, e  respeitando interesses e necessidades a cada caso.

A prioridade do iFood segue sendo oferecer o melhor aplicativo de delivery, com tecnologia de ponta para entregadores, usuários e restaurantes. Acreditamos que esse sempre foi o principal fator de diferenciação da nossa marca em relação à concorrência, e seguiremos investindo nisso. 

Para mais informações consulte o material de perguntas e respostas.

Picture of Por iFood

Por iFood

46 respostas

  1. Boa tarde .
    Eu não entendi esse assunto de CADE, alguém poderia me explicar melhor sobre esse assunto?
    Desde agradeço.

  2. Olha, gostaria muito de ser exclusivo, visando que minha loja está em uma crescente boa, eu já sou exclusivo do ifood sem ele investir ? só trabalho com o ifood, Trabalho com Hot dog prensado, não tem muitos pela região, mais o meu é diferenciado, trabalho com tudo que tem de melhor no mercado, porém falta investimento em estrutura e de mão de obra, tô esperando melhorar um pouco, mais sei que vou vencer ?

  3. Poxa, sentimos muito por isso. ? Indicamos que tente limpar o cache ou acessar por outro dispositivo. Se ainda não funcionar, acione nosso time pela aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, ok?

  4. Bom dia, hj o meu repasse veio MENOSda metade, trabalhei fim de semana tive boas vendas, e a dois dias segunda e terça não vendi NADA.
    E além de tudo não entendi nada sobre CADE,
    Gostaria que entregas em contato comigo para me explicar melhor
    Obrigada

    1. Oi, Claudete. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  5. Bom dia, hj o meu repasse veio MENOS da metade, trabalhei fim de semana tive boas vendas, e a dois dias segunda e terça não vendi NADA.
    E além de tudo não entendi nada sobre CADE,
    Gostaria que entregas em contato comigo para me explicar melhor
    Obrigada

    1. Oi, Claudete. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”, ok?

  6. Gente o ifood está muito ruim ,caiu as minhas vendas ,na vdd acho que esse cadê só veio pra prejudicar, socorro,! socorro! quero e preciso vender

    1. Oi, Renata. Caso precise entender mais sobre o assunto, acesse nosso atendimento exclusivo no Portal do Parceiro, em Chamados e ajuda. Nosso time poderá realizar uma análise e retornar!

  7. EU ESTOU SATISFEITO COM A PLATAFORMA MAS TEM QUESTOES QUE ME DESAGRADA COMO POR EXEMPLO MINHA LOJA É ABERTA DAS 18 AS 3 DA MADRUGADA HORARIO DAS 18 ATE 00 ESTOU QUASE EM ULTIMO LUGAR E DEPOIS DAS 00 EM DIANTE QUE VOU SUBIR AI JA ACABOU O HORARIO DE PICO RESUMINDO JA NAO ESTA COMPENSANDO POIS TENHO 3 LOJAS NO IFOOD NAO TENHO COMO MANTER TODOS FUNCIOINARIOS POIS TRABALHO EXCLUSIVAMENTE COM ESSA PLATAFORMA

    1. Oi, Wesley. Queremos entender melhor o ocorrido e te ajudar! Assim que possível abra uma solicitação sobre o assunto pela aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. A partir disso, nosso time de especialistas dará mais orientações.

  8. ESSE LINK DE FIDELIZACAO NAO ABRE DA ERRO EU QUERIA REALMENTE QUE ALGUEM EXPLICASSE OU DESSE UMA FORMA PARA QUE POSSAMOS FICAR DESTACADOS POIS DO TRABALHO COM DELYVERI E EXCLUXIVAMENTE COM ESSE APP DA IFOOD DESDE JA AGRADEÇO SE PUDEREM AJUDAR…

    1. Oi, Wesley! Queremos entender melhor o ocorrido e te ajudar. Assim que possível abra uma solicitação sobre o assunto pela aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. A partir disso, nosso time de especialistas dará mais orientações.

  9. I’d have to examine with you here. Which is not one thing I usually do! I take pleasure in reading a post that may make folks think. Additionally, thanks for permitting me to comment!

  10. I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem. You are incredible! Thanks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery