Importação no Brasil: quais alimentos o país precisa importar?

Você sabe quais alimentos o Brasil importa? Conheça os ingredientes que podem fazer parte do seu estoque e que vêm de outros países!

Embora a produção agrícola brasileira seja muito forte, a importação no Brasil também é alta. Existem alguns alimentos consumidos no dia a dia da população que vêm de outros países, e saber quais são pode impactar sua gestão de estoque, controle de produção e otimização do cardápio.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

O Brasil ainda depende da importação de uma quantidade bem considerável de alguns tipos de alimentos que ele não produz ou ao menos não produz em quantidade suficiente para abastecer toda a demanda do mercado interno”, ressalta a FazComex. Esse processo acontece com a regulamentação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 81/2008) e é fiscalizado pela Anvisa.

Saiba quais alimentos você pode usar no dia a dia do seu negócio que são importados!

Trigo

O trigo faz parte de diversas receitas salgadas e doces, além de bebidas. Devido à dificuldade de produção desse vegetal no solo brasileiro, esse é um produto que vem de outros países — principalmente os vizinhos da América Latina, como Argentina e Uruguai, segundo a FezComex.

Arroz

Um dos ingredientes mais marcantes do cardápio brasileiro e que marca presença em marmitarias e outros segmentos dos negócios alimentícios também vem de importação no Brasil. O arroz costuma ser importado para atender às demandas do mercado com um menor custo de venda em algumas épocas do ano.

No geral, o Brasil também produz arroz, mas complementa o abastecimento do mercado com produtos importados, principalmente, do Paraguai, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Peixes e frutos-do-mar

Embora a quantidade de pescados vindos de outros países para as mesas brasileiras esteja diminuindo, em 2023, foram mais de 250 mil toneladas de sardinha, bacalhau, salmão e vários outros peixes e frutos-do-mar importados.

Não são todas as espécies que o Brasil importa, mas é importante salientar que alguns peixes clássicos na culinária brasileira vêm de outros países, como o bacalhau. 

Azeite de oliva

Um dos principais óleos usados no preparo de diversas receitas também costuma vir de fora do país. O azeite de oliva é importado da América do Sul, como Argentina e Peru, cujo cultivo de oliveiras é mais intenso. Vale destacar que alguns estados do Brasil, como o Rio Grande do Sul, também são conhecidos pela produção desse ingrediente.

Maçãs

As maçãs são bastante consumidas no Brasil e fazem parte de uma série de receitas. Os brasileiros estão entre os 10 maiores produtores dessa fruta. No entanto, devido a questões climáticas que impactam a produção, o país também importa essas frutas de lugares como Argentina, Chile e Uruguai.

Para empreender no Brasil, é importante se atualizar sobre diversos assuntos. Conhecer de onde vem os alimentos que fazem parte do estoque do seu negócio, inclusive, pode ajudar no planejamento logístico e na gestão de estoque.

Quando o assunto é importação no Brasil, trigo, arroz, maçãs, azeite de oliva, pescados e frutos-do-mar se destacam. Mas vale a pena acompanhar o andamento de outros produtos que fazem parte da indústria de alimentos, como adubos e fertilizantes químicos, para entender os impactos que os itens importados podem ter no controle de produção do restaurante, estoque de ingredientes e cardápio.

Continue por dentro dos assuntos relevantes para o seu negócio. Saiba como está a economia brasileira e o contexto para empreendedores!

Author picture

2 respostas

  1. Boa tarde eu quero importar farinha de milho de perú.de Colombia e de Venezuela qual documentos eu preciso ter para esos alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

11/07/2024

Growth Marketing: entenda como aplicar no negócio para aumentas as ...

10/07/2024

Case de sucesso: entenda como o Forno Paulista voou com o iFood

10/07/2024

Como transformar o Dia Mundial do Rock em uma oportunidade de vendas

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery