Fazer o mapeamento da jornada do cliente é uma estratégia importante para ter sucesso nos negócios. Assim, é possível saber como agir em cada fase em que tem o contato com o consumidor, a fim de construir um relacionamento próximo com o público.
A jornada do cliente é o nome dado a todo o processo pelo qual uma pessoa passa para começar o relacionamento com a marca. Sendo assim, é considerado desde o primeiro contato até o momento em que decide fechar negócio e se tornar um consumidor.
Neste artigo, entenda o que você pode fazer para realizar o mapeamento da jornada do cliente em serviços de entrega e ter sucesso nas estratégias!
Descoberta
Antes de ter o primeiro contato com uma marca, o cliente está na fase de desconhecimento. Sendo assim, o objetivo da empresa é fazer com que o público saia dessa etapa e passe para a descoberta.
Marcar presença no aplicativo de entregas é uma excelente maneira de passar por essa fase. Afinal, ao conferir diversas opções de negócios no ramo da alimentação, o cliente pode descobrir a sua marca.
Ter um nome atrativo, entrar na categoria correta de setores de delivery, fazer a descrição dos pratos oferecidos e oferecer preços de entrega mais atrativos são exemplos de estratégias que ajudam na descoberta do cliente. Afinal, permitem filtrar as opções e chegar ao seu negócio, que oferece aquilo que está procurando.
Reconhecimento
Na fase de reconhecimento, o cliente está passando a se dar conta de que tem um problema a ser resolvido. Geralmente, na jornada delivery, isso acontece ao decidir o que gostaria de comer ou que, de fato, deseja fazer um pedido.
Se a fome bateu, o que o cliente espera é que o problema seja resolvido rapidamente. Desse modo, vai dar preferência por lugares com uma boa avaliação, prazo de entrega rápido e bons preços. Focar na melhoria da experiência do cliente em delivery é a chave prosseguir nas fases.
Consideração
A próxima etapa da jornada do cliente é quando ele considera comprar no seu negócio. Isso significa que o seu cardápio oferece aquilo que ele procura e, ainda, conta com um processo de pedido e entrega agradável.
Nesse momento, é importante oferecer um diferencial para garantir a decisão. Variar nas formas de pagamento aceitas, participar de programas de fidelidade para dar um mimo ao cliente, oferecer a opção de rastreamento de pedido online e aceitar cupons de desconto são estratégias eficientes.
Decisão
Após uma análise racional das opções e das informações do seu restaurante, o cliente pode ir para a fase de decisão. Aqui, qualquer diferencial conta. Geralmente, fazer um apelo emocional, que indique a qualidade da comida, vai fazer a diferença.
Pense que a ideia é construir um relacionamento com diferentes tipos de consumidor. Sendo assim, saber escolher as palavras certas para garantir que os seus pratos vão satisfazê-los é uma dica.
Além disso, oferecer um atendimento de qualidade em qualquer contato e promover a satisfação do cliente em entregas só vão fazer com que cada vez mais pessoas passem por essa jornada. Por isso, a atenção em cada fase do processo é indispensável.
No geral, no mapeamento da jornada do cliente delivery, é preciso saber que esse processo é rápido. Portanto, trabalhar com gatilhos mentais e ofertas de qualidade para estimular a decisão do consumidor faz toda a diferença. Feito isso, o próximo passo é buscar a fidelização com estratégias direcionadas para o perfil do público.
Saiba como manter a gestão dos clientes em dia com o uso de uma planilha de cadastros!