Mães empreendedoras: história de sucesso e negócios inspiradoras!

Confira o post e inspire-se com histórias de mães empreendedoras além de descobrir ótimos cursos para se aprimorar!

O empreendedorismo e a maternidade têm muita coisa em comum. Mães empreendedoras são resilientes, estratégicas e criativas na resolução de problemas e em outros aspectos da administração tanto de negócios como de famílias. O amor, pelo trabalho e pela maternidade, é o que verdadeiramente impulsiona essas mulheres.

O estudo “Empreendedoras e seus negócios”, publicado pela Rede Mulher Empreendedora, apontou que 55% das mulheres empreendedoras têm filhos. Desse número, as que resolveram empreender após se tornarem mães representam um notável índice de 75%. Mas, em meio às demandas da maternidade e outras, desenvolver habilidades profissionais torna-se um desafio.

Neste post, você vai conferir histórias inspiradoras e dicas de cursos ideais para mães empreendedoras. Acompanhe!

Entenda o que é ser uma mãe empreendedora

O empreendedorismo, enquanto característica, consiste na habilidade para detectar mudanças e criar ou aproveitar oportunidades. É algo que envolve a proatividade e o talento para a inovação.

No sentido abordado aqui, empreender é administrar um negócio. Mas, mesmo no sentido de atividade, o empreendedorismo demanda, de quem empreende, a presença desses traços — ou o esforço para desenvolvê-los.

Já a maternidade é um estilo de vida definido pela condição de mãe. Vale ressaltar que essa condição se aplica tanto a quem gera um filho biológico como a quem adota alguém.

Em geral, o maior desafio das mulheres que assumem esses dois papéis — empreendedorismo e maternidade — é o de conciliar o cuidado com os filhos e a gestão empresarial. Criar e administrar uma empresa (seja qual for o porte), em busca de atender à necessidade de um público, não é uma tarefa simples.

A maternidade vem com a necessidade de uma boa rede de apoio para que as coisas não sejam tão complicadas. Além disso, as mães comumente precisam, também, administrar um lar, e muitas precisam fazer isso sozinhas por não ter um companheiro disposto a cumprir com as obrigações domésticas, condições de contratar alguém para dar conta dessas tarefas ou pessoas próximas dispostas a ajudar — ou seja, uma rede de apoio.

Uma vez que tudo isso é somado à iniciativa de empreender, ter apoio se torna ainda mais essencial. Muitas mulheres conseguem ter êxito mesmo sem essa rede, mas é importante buscar todas as estratégias possíveis para encontrar atalhos e superar obstáculos.

O que leva uma mãe a querer empreender?

A escolha pelo caminho do empreendedorismo pode estar associada a um sonho antigo ou à necessidade de obter renda extra para si ou para a família, de preferência tornando o próprio negócio a fonte de renda principal, uma vez que o sucesso possibilite isso.

Esse caminho pode, ainda, ser muito atraente aos olhos de várias pessoas devido à autonomia que proporciona, já que o empreendedor é o próprio chefe — o que vem com certa flexibilidade nos horários. É o caso de 14% das empreendedoras participantes do estudo da Rede Mulher Empreendedora, que viram em suas atividades a chance de conciliar família e trabalho.

Quem obtém a conquista de ser dono de um negócio bem-sucedido já merece reconhecimento, mas as mães empreendedoras são dignas de uma admiração especial. Sua determinação costuma ser ainda maior, e elas buscam mais qualidade de vida para si e para os filhos.

Conheça histórias de sucesso

Existem muitas mulheres que conciliam maternidade e empreendedorismo, e conhecer suas histórias é bastante inspirador. O próprio iFood conta com mulheres empreendedoras incríveis, que se beneficiam muito da parceria com a rede.

Confira, a seguir, um pouco sobre o trabalho de Dani Junco e de Lucilaine, dois exemplos de mulheres que você deve conhecer.

Dani Junco e a B2Mamy

Além de criar o seu próprio negócio, Dani ajuda as mamães que desejam empreender e ter liberdade financeira, por meio da B2Mamy. Com o auxílio da empresa, é possível se preparar a fim de entrar no ecossistema de inovação e tecnologia.

Assim, fica mais fácil superar os desafios de conciliar maternidade com empreendedorismo, além de entrar em um mercado com ótimo potencial de lucratividade.

Lucilaine e o Instituto Gourmet

Outro caso de empreendedora de sucesso inspirador é o da Lucilaine, que criou o Instituto Gourmet. Ela começou nesse nicho após se tornar mãe, pois decidiu trabalhar de casa para ter mais tempo com seu bebê.

Agora, com o instituto, ela ajuda outras mulheres por meio do ensino da gastronomia. O objetivo é dar uma opção para que as mulheres consigam ter uma atividade laboral que permita que estejam perto de seus filhos e acompanhem de perto o desenvolvimento deles.

Inspire-se

As mulheres apresentadas anteriormente conseguiram superar diversas dificuldades para alcançar o sucesso tanto em sua vida pessoal como profissional. Elas mostram que é possível manter uma vida equilibrada, que permite aproveitar o tempo em família.

Entre as principais lições que elas deixam para as futuras empreendedoras, destacam-se:

  • a necessidade de organização da rotina;
  • a importância de uma boa rede de apoio;
  • a busca por constantes melhorias em seu negócio.

Conheça os melhores cursos do iFood para mães empreendedoras

O iFood Decola oferece diversos cursos para ajudar empreendedores do ramo alimentar. Saiba, a seguir, as principais indicações para mães que empreendem.

Trilha Atitude Empreendedora

A trilha Atitude Empreendedora busca ajudar você a desenvolver autoconhecimento e habilidades fundamentais para o empreendedorismo. Por meio dela, você passa a se conhecer como pessoa e a entender seu perfil de empreendedora.

A trilha é dividida nos cursos 1 e 2. Cada um tem os próprios módulos, que abordam assuntos como:

  • espírito empreendedor e liderança;
  • plano de ação;
  • riscos;
  • marca pessoal digital;
  • resiliência;
  • inovação.

Feita em parceria com o Empreende Aí, essa trilha busca formar empreendedoras capazes de fazer investimentos saudáveis e inteligentes em seus negócios.

[rock-convert-cta id=”2867″]

Como se Diferenciar na Prática

O curso Como se diferenciar na prática vai ajudar você a identificar as principais oportunidades do mercado e mostrar como é possível alcançar um diferencial competitivo.

Esse curso é feito em parceria com Fábio Bindes, treinador e palestrante em Marketing Estratégico e Digital. O profissional é, ainda, um conhecedor de técnicas importantes para a gestão de restaurantes e Fundador e CEO do Grupo Lago Franquias.

Logo no início do curso, você vai aprender a identificar quais são os produtos que mais vendem e em qual demanda reprimida do mercado você quer posicionar seu negócio. Em seguida, vai entender quais são as ferramentas necessárias para se diferenciar no mercado de delivery.

Ao longo do curso, você passará por conteúdos sobre:

  • oferta e demanda;
  • demanda reprimida;
  • posicionamento correto no mercado;
  • prevenção de erros de gestão financeira;
  • produtos populares e nichados.

O objetivo do curso é ajudar você a ter coerência no seu posicionamento de mercado, além de evitar erros que podem impedi-la de vender muito mais.

Seu Dinheiro: Como Organizar Melhor

Outra habilidade fortemente recomendada para desenvolver-se como empreendedora é a organização e controle de recursos financeiros, o que inclui a capacidade de administrar, separadamente, finanças pessoais e profissionais. Para ajudar nisso, o iFood Decola lançou a trilha Seu Dinheiro: Como Organizar Melhor.

Dividida nas partes 1 e 2, a trilha foi feita em parceria com o Favelado Investidor, comunidade de Murilo Duarte, que conquistou seu primeiro milhão de reais aos 26 anos de idade. O objetivo do material é educar e apoiar você no planejamento e na gestão de finanças.

Para além da organização financeira em si, entre os temas abordados, estão:

  • crenças limitantes;
  • melhores ferramentas;
  • método financeiro;
  • cartão de crédito;
  • reserva de emergência;
  • investimentos com pouco dinheiro;
  • planejamento financeiro.

Apesar dos desafios que enfrentam, as mães empreendedoras têm o que é necessário para alcançar grandes conquistas. O iFood Decola entende sua rotina corrida e, por isso, desenvolveu cursos objetivos e flexíveis, que você pode fazer no seu tempo.

Quer continuar se aprimorando? Entenda já o que é e como construir o planejamento estratégico do seu negócio!

Por iFood

Por iFood

12 respostas

    1. Ficamos felizes que você gostou! ? Preparamos o conteúdo com muita atenção pra ajudar no seu negócio. <3 Conta com a gente, estamos juntos nessa. ?

      1. Muito interessante,ja que éalgo pra ajudar a empreender o emprendedorismo.como um todo.qualificando melhor nosso trabalho com bons aprendizados.

        1. Nosso objetivo é sermos grandes aliados de nossos parceiros. 😉 Queremos que seu negócio vá cada vez mais longe. <3 Fica de olho no conteúdo do blog, e não deixe de conhecer mais sobre o iFood Decola. ?

  1. Adorei, pq não tenho pratica em oferecer meus produtos, aí a venda acaba se tornando mais lenta .
    Não sei como abordar meu cliente para oferecer meus produtos. Com o aplicativo ficou mais fácil mas preciso entender como melhorar .Obrigada

    1. Oi, Bárbara. Ficamos muito felizes que você tenha curtido o conteúdo. Dá uma olhadinha no iFood Decola. <3 Queremos que você vá cada vez mais longe com a sua empresa. ?

  2. Acho muito bom, gostaria de participar deste curso, procuro sempre melhorar meu desempenho como empreendedora l.

    1. Que demais, Izilda! Temos certeza de que você vai cada vem mais longe.<3 Dá uma olhadinha no iFood Decola, e não deixe de acompanhar nossos outros conteúdos aqui no blog. ?

    1. Oi, Roberta. Estamos muito felizes que você gostou! <3 Continua acompanhando nosso conteúdo no blog - tem muita coisa boa pra você. 😉

  3. Prezados,
    Temos grande necessidade pela qualificação, existe algum custo pela participação? Existe alguma restrição para pessoas do sexo masculino, por se tratar de um curso voltado para mulheres empreendedoras?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

11/07/2024

Growth Marketing: entenda como aplicar no negócio para aumentas as ...

10/07/2024

Case de sucesso: entenda como o Forno Paulista voou com o iFood

10/07/2024

Como transformar o Dia Mundial do Rock em uma oportunidade de vendas

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery