O que NÃO publicar no iFood?

Saiba o que não publicar no iFood e garanta que você está atendendo às diretrizes da política de uso da plataforma!
4 Min
não publicar no ifood

Para os donos de restaurantes que vendem no iFood, é essencial conhecer as políticas da plataforma para evitar problemas e garantir a melhor experiência para seus clientes. Por isso, o iFood tem diretrizes claras em sua política sobre o que pode e o que não pode ser publicado pelas lojas na plataforma.

Isso significa que o iFood monitora o que as lojas publicam no Cardápio do aplicativo, Cardápio Digital, Feed iFood e também no perfil, como nome e descrição da loja. Ao seguir as diretrizes, você evita itens removidos ou até suspensão da loja, mantendo suas vendas em dia.

Continue a leitura e saiba o que não pode ser publicado no iFood!

Conteúdo político-partidário

O iFood entende que o diálogo é parte fundamental em uma sociedade democrática. Porém, a plataforma iFood não é o espaço adequado para isso. Sendo assim, conteúdos político-partidários não são permitidos na plataforma do iFood.

Logo, itens com conteúdos com manifestações ideológicas, propagandas político-partidárias ou qualquer posicionamento relacionado é passível de remoção do item, ou até bloqueio da loja.

Tabaco e nicotina

Cigarros, charutos, narguilés, ou quaisquer outros produtos que contenham tabaco ou nicotina em sua composição não podem ser vendidos no iFood.

Caso algum item seja publicado na plataforma, o iFood se reserva ao direito de suspender ou excluir o item, e o time de inteligência passa a monitorar a loja.

Cigarro eletrônico (vape)

O cigarro eletrônico, também conhecido como vape, tem a venda proibida no Brasil pela Anvisa desde 2009. Além da proibição da Anvisa, os cigarros eletrônicos não podem ser vendidos no iFood, por enquadrar-se como produto composto por nicotina.

Conteúdo ofensivo, impróprio e discriminatório

O iFood não admite que sejam publicados na plataforma conteúdos impróprios ou de cunho ofensivo, vulgar, obscenos, assediadores ou ameaçadores.

A prática, indução ou incitação a discriminação e preconceito é condenada pela legislação brasileira. Por isso, o iFood também proíbe conteúdos com discriminação de raça, cor, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, identidade de gênero e deficiências.

Propriedade intelectual

O iFood também não apoia a publicação de conteúdos que violam a propriedade intelectual. Por isso, não se deve usar indevidamente marcas registradas, obras ou sinais de propriedade de terceiros.

Um exemplo proibido é o uso do nome de uma marca concorrente em sua loja, como na descrição de um produto ou na bio. Esse tipo de ação pode acarretar exclusão do item ou até bloqueio da loja.

Aconselha-se consultar sites de registro próprio, incluindo o banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para identificar se o que deseja utilizar está protegido por terceiros. Vale a pena buscar apoio de profissionais especializados para esclarecer eventuais dúvidas.

Número de telefone da loja

O iFood proíbe a exibição de números de telefone na plataforma — incluindo número de WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens. Isso ocorre porque a empresa oferece um sistema de comunicação interno para que o cliente possa entrar em contato com a loja.

Caso o cliente precise falar diretamente com o estabelecimento, ele pode utilizar o chat iFood, disponível na tela de conclusão do pedido.

Link para aplicativos terceiros

O iFood proíbe a inserção de links para aplicativos terceiros ou serviços externos. A plataforma oferece uma solução completa para gerenciar os pedidos.

Solicitação de contato direto do cliente

Para atender às exigências da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) e preservar as informações do cliente, o iFood proíbe a solicitação de informações do cliente, como telefone e WhatsApp.

Todas as informações necessárias para concluir o pedido e a entrega são disponibilizadas no Gestor de Pedidos.

O iFood tem uma equipe de revisão que monitora constantemente a plataforma em busca de violações às diretrizes. Caso seja detectada alguma infração, o restaurante pode ser penalizado, inclusive com a exclusão da plataforma.

Portanto, é fundamental que os parceiros iFood conheçam as políticas da plataforma e as sigam rigorosamente para garantir a melhor experiência possível para seus clientes.

Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua e fique por dentro de tudo que o iFood está fazendo para melhorar a experiência dos parceiros!

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

09/09/2025

Saiba o que é o relatório de pedidos do iFood e como usar

05/09/2025

Novo iFood ADS com Lance: mais controle para você investir do jeito...

01/09/2025

Conheça o Super Restaurantes iFood: o programa de reconhecimento qu...