Objetivos de Marketing Digital: venda mais e cresça seu restaurante

Saiba como definir os objetivos de Marketing Digital para seu negócio. Isso ajudará você a ter foco nas ações!

Existem dois objetivos fundamentais que, se usados corretamente, tornarão o Marketing seu maior aliado para aumentar as vendas no seu delivery e no restaurante físico. Os objetivos de Marketing Digital descrevem o foco que você deve ter nas ações. Ou seja, quais resultados você quer alcançar com essas iniciativas.

Parar e pensar em objetivos de Marketing Digital pode parecer algo grandioso demais se você tem um pequeno negócio, não é mesmo? No entanto, ter objetivos claros pode levar seu restaurante para o próximo nível com aumento de vendas e crescimento.

objetivos de marketing digital com fábio bindes

Mas não se assuste! É muito mais simples do que possa parecer. Confira as dicas de Fábio Bindes e entenda na prática os dois objetivos cruciais para qualquer negócio de alimentação e sua aplicação prática.

Audiência e engajamento 

O primeiro objetivo é a base. Esse objetivo consiste em aumentar sua audiência e engajamento nas redes sociais.

O que é audiência?

Audiência é a quantidade de pessoas que sua marca consegue alcançar nas redes sociais, além da frequência com que as pessoas a veem. 

Por exemplo, é muito melhor que mil pessoas vejam sua marca três vezes ao mês, do que apenas uma vez no mês. Nesse exemplo, a frequência de visualização foi de três vezes em um período de 30 dias. 

Logo, as marcas que mais têm audiência saem na frente da concorrência e têm mais êxito nos outros três objetivos de Marketing Digital. 

Como funciona o engajamento?

Engajar nada mais é que o ato de o usuário interagir com algum conteúdo seu: curtindo, compartilhando, comentando, enviando uma mensagem direta, marcando outro usuário, entre outros exemplos que instiguem o usuário a realizar uma ação.

Quanto mais audiência é engajada, melhor. Isso quer dizer que as pessoas não somente viram algo da sua marca, mas demonstraram atenção

É importante pontuar que hoje vivemos uma era de excesso de informação e escassez de atenção. Diariamente encontramos centenas de informações, anúncios e propagandas. Seja nas redes sociais, seja fora deles, por meio de panfletos, outdoors, revistas, comerciais, entre outros. 

Portanto, é necessário cada vez mais sermos interessantes em nosso conteúdo e não somente anunciar algo por anunciar. Anúncios irrelevantes são severamente punidos com baixa atenção dos usuários. Eles podem até vê-los, mas não prestarão atenção de fato.

Para que de fato a audiência engaje com suas publicações, você precisa ser interessante. É preciso produzir conteúdos que as pessoas verdadeiramente queiram ver, em vez de serem obrigadas a ver. 

Confira algumas ideias práticas de conteúdos interessantes no setor de alimentação: 

  • food porn: usar e abusar de fotos e vídeos de seus produtos de uma forma irresistível para deixar os usuários com água na boca. Trata-se de uma forma provocante de mostrar a comida, de maneira visual, fazendo com que o público tenha verdadeiro desejo por consumir seus pratos;
  • bastidores: as pessoas adoram saber de bastidores. Por isso, mostre o dia a dia do seu restaurante. Apresente algum produto fresco chegando, os produtos sendo produzidos ou a equipe unida trabalhando animada;
  • história e curiosidades: as pessoas adoram ouvir uma boa história. Mostre a origem da casa, como tudo surgiu, quem e por que escolheu o nome do estabelecimento, quem são os fundadores e quais foram as dificuldades;
  • casa cheia: mostre que seu delivery está bombando, com muitas comandas saindo da impressora, várias pessoas entregadoras esperando e mesas lotadas. Isso aciona o gatilho mental da prova social, o qual diz em nossas cabeças que se todo mundo quer, é porque deve ser bom.

Portanto, use e abuse das redes sociais com conteúdos interessantes. Com isso, clientes e potenciais clientes vão querer ver e interagir com sua marca. Isso é fundamental para uma estratégia bem feita nas redes sociais, que ajudará você a alcançar seus objetivos de Marketing Digital.

Aumento de vendas

Analisando de forma prática, não é errado ter dúvidas sobre como seus conteúdos, sua audiência e seu engajamento vai impactar nas suas vendas.

O simples fato de formar audiência e engajamento, já forma uma lembrança de marca, o que tem potencial de converter em vendas. Quando alguém estiver com fome em casa ou querendo sair para comer, a probabilidade de a pessoa escolher seu restaurante em vez da concorrência é maior.

Sem contar que, a longo prazo, fará toda a diferença. Lembrança de marca é a base do Marketing das grandes marcas, enquanto a médio e longo prazo, é o que fica na cabeça das pessoas. A lembrança de marca se converte em vendas. 

As ações de venda direta nas redes sociais vão turbinar essa conversão no curto prazo e farão com que você, de fato, consiga aumentar imediatamente suas vendas com um simples anúncio.

Algumas opções de anúncio direto podem impactar imediatamente suas vendas. Confira!

Anúncio direto por meio de convite

Imagine que um possível cliente esteja em casa e, de repente, se depara com o seguinte anúncio:

  • Peça agora em nosso delivery essa pizza caseira irresistível!

Ou seja, nesse exemplo não houve nenhum tipo de promoção. Foi um simples convite direto para a pessoa comprar. Isso, por si só, é um anúncio de venda direta e já funciona. Ofereça e venda! Você não precisa, necessariamente, fazer alguma promoção ou divulgar o preço. Às vezes, apenas oferecer seu produto já trará ótimos resultados. 

Pensando em uma versão de anúncio convite para que o cliente vá até seu estabelecimento, você pode usar uma abordagem como: 

  • Venha nos visitar e prove nosso famoso parmegiana de filé. Ficamos na rua X.

Simples, despretensioso e sem arranhar sua marca. Se você ficar o tempo todo fazendo promoções e divulgando preço para anunciar diretamente, acaba depreciando demais seu estabelecimento. Afinal, não é bom ser apenas reconhecido por preço baixo e promoções, correto? 

Anúncios por meio de ofertas

Elaborar ofertas atrativas e com estratégia fará com que suas vendas e seu lucro melhorem. Confira 4 objetivos de ofertas que você precisa ter em mente:

Aumentar as vendas em períodos ociosos

Os restaurantes costumam vender melhor em dias e horários específicos. Pense em fazer ofertas do tipo “produto do dia”, happy hour, pratos para almoço, promoções do meio da tarde. Tudo isso ajudará a vender nesses períodos nos quais sua equipe está ociosa;

Atrair clientes novos e aumentar a frequência de consumo dos antigos

Utilizo muito em minha rede de restaurantes e passo aos alunos e mentorandos também, que façam ofertas irresistíveis para chamar a atenção de novos clientes e fazer com que os clientes fiéis voltem com mais frequência.

São promoções que duram no máximo quatro dias seguidos e são feitas no máximo uma vez por mês. Deve ser algo irresistível e fora do dia a dia do restaurante. Pode-se montar combos e/ou produtos exclusivos com ótimo preço, abrindo mão da margem somente por alguns dias no mês. Acredite, essa estratégia trará ótimos resultados durante e após a promoção; 

Aumentar o ticket médio

Ticket médio é o quanto se vende para cada cliente. Elabore ofertas e as anuncie montando produtos para mais de uma pessoa e também combos, explorando a venda de bebidas, sobremesas, adicionais e entradas. Essa ação funciona muito bem, tanto no delivery quanto no restaurante. 

Portanto, utilizando simultaneamente os dois objetivos de Marketing Digital, você terá grandes resultados a curto e longo prazo.

Tendo seu objetivo de Marketing Digital definido, você se torna capaz de estabelecer estratégias para alcançá-lo. A partir disso, fica fácil evitar ações que não tenham relação com o seu negócio e somente são perda de tempo ou dinheiro. Afinal, saber aonde deseja chegar é o primeiro passo para escolher o melhor caminho.

Quer receber mais dicas como essa no seu e-mail? Assine a newsletter do iFood para Parceiros e fique por dentro de tudo!

Picture of Por Fábio Bindes

Por Fábio Bindes

Página do Autor

52 respostas

  1. Olá boa noite tenho uma cozinha industrial mas só forneço lanches antes fornecia marmitas parei devido q saia bem pouco agora só trabalho com lanches mas continua na mesma já fas mas de 3 anos e cada vês está saindo menos já estou bem dessagorsoada com tudo isto não sei mas o q fazer estou recebendo msg p almoço p o dia dos namorados mas não tem condições boa noite

    1. Oi, Tereza. Em nosso blog e no canal no YouTube tem várias dicas como você pode alavancar suas vendas. 🙂 Esperamos que você ainda tenha muito sucesso com sua cozinha!

    1. Sabe que comentários como esses nos enchem de orgulho? ? Ficamos felizes pro ajudar nossos parceiros com dicas e conteúdos essenciais para a loja vender ainda mais. <3

    1. Obaaa! Ficamos muito felizes que você gostou! <3 Conta com a gente e com nossos conteúdos aqui do blog. ?

    1. Obaaa! Ficamos muito felizes que você gostou! <3 Conta com a gente e com nossos conteúdos aqui no blog. ?

  2. Thank you a bunch for sharing this with all of us you actually know what you are speaking about! Bookmarked. Please also seek advice from my web site =). We can have a link change contract between us!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...