Pagamento em dinheiro na entrega iFood: tire suas dúvidas!

Tire 8 dúvidas sobre a modalidade de pagamento em dinheiro no iFood!
4 Min

O pagamento em dinheiro é uma das alternativas habilitadas pelo iFood às lojas parceiras para oferecerem aos seus consumidores. 

A intenção é diversificar as opções para os clientes e, consequentemente, possibilitar mais negócios para os parceiros.

Essa modalidade, porém, gera algumas dúvidas. Para ajudar você, respondemos as principais perguntas sobre o pagamento em dinheiro, confira! 

1. O que é o pagamento em dinheiro na entrega?

Uma das maneiras de fazer o pagamento na entrega é via dinheiro. Nesse caso, os consumidores pagam diretamente ao entregador. 

O iFood vai avaliar os responsáveis por toda a operação: recebimento do valor, providenciamento do troco — quando necessário — e repasse para o parceiro, igual aos processos dos meios de pagamento online.

2. Como funciona?

O cliente deve optar por realizar o pagamento em dinheiro no momento da entrega do produto

Selecionada essa modalidade, a pessoa entregadora será a responsável por fazer a coleta do dinheiro. Também será de responsabilidade da pessoa entregadora — junto ao iFood — a oferta de troco.

A loja não precisará, portanto, oferecer o troco. Entretanto, é possível que a pessoa entregadora solicite a troca por algumas notas menores, um auxílio que é aconselhável aos parceiros fazerem.

3. O que muda na operação da loja?

O iFood irá analisar a responsabilidade do fluxo de dinheiro. O repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online. Caso aconteça cancelamento, o procedimento a ser realizado também é o mesmo com as modalidades de pagamento online.

4. É possível optar por não utilizar esse meio de pagamento?

As vendas por pagamento na entrega são adicionadas a todos os parceiros que operam com o iFood, nas cidades aptas à modalidade. Isso acontece de forma automática, portanto, não há a possibilidade de não utilizar esse meio de pagamento.

No iFood, essa opção de pagamento possibilitará aos parceiros atingir um público que ainda não conseguiu usar a plataforma. Dessa forma, é previsto um aumento no volume de pedidos nas lojas parceiras

5. A loja deve fornecer troco para o entregador?

O iFood avalia a responsabilidade pelo fluxo de troco. Caso a pessoa entregadora peça para trocar o dinheiro, fica a critério da loja ajudar ou não. A sugestão, para manter uma boa relação entre as partes, é de que a loja faça a troca quando possível.

6. O entregador deve levar o dinheiro até a loja?

A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.

É o mesmo processo para qualquer outra modalidade de pagamento online, o repasse é realizado posteriormente, sem nenhuma cobrança de taxa extra.

7. Como a loja recebe o valor do pedido?

Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro.

A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.

O dinheiro não será levado até a loja após o pagamento do cliente. O valor ficará creditado assim como funciona em um pagamento online.

8. Por que o iFood oferece esse tipo de pagamento?

A intenção do iFood a partir dessa nova modalidade de pagamento é ampliar as possibilidades de negócio dos parceiros.

Essa nova opção atingirá um novo público, aumentando as possibilidades de vendas para as lojas parceiras.

O pagamento em dinheiro foi pensado para tornar a experiência dos pedidos ainda mais fácil e acessível para os parceiros e seus clientes.

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177 respostas

  1. Sou entregador nuvem. Acabei de fazer uma entrega para receber em dinheiro do cliente. O cliente não apareceu, entrei em contato com o ifood mandou que eu aguardar, encerram a entrega e descontaram o valor do pedido da minha conta

    1. Aconteceu a mesma coisa comigo, voltei na loja e eles não aceitaram o pedido de volta fiquei no prejuízo, eles tem que rever isso , e muito injusto 107 reais de prejuízo é embaçado

  2. Oi Lu. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. 😉

  3. Oi Thaís. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

    1. Sou lojista e na minha plataforma não aparece a opção de receber em dinheiro e na entrega. Já tentei de todas as maneiras falar com o suporte ou abrir um chamado, mas todas as tentativas sem sucesso. Se não temos um canal para falar com um atendente físico e não robô, fica impossível trabalhar

  4. Mas se não utilizo entrega do ifood,eu mesmo faço a entrega é o pagamento for em dinheiro ou na hora na máquina de cartão que vai direto pra minha conta,o dinheiro fica comigo Certo?mas dai o repasse será descontado no valor total que tenho a receber de outras vendas isso?

    1. Isso mesmo, Katiele! 😉 Caso você queira esclarecer alguma dúvida sobre os valores pagos ao iFood ou repasses, você pode contar com nossos canais de atendimento. Acesse o Portal do Parceiro iFood e, no menu lateral, clique no botão “Chamados e ajuda”. Logo depois clique em “Atendimento” e selecione o motivo do seu contato. Assim nossa equipe interna poderá ajudar você! 🙂

  5. Estou com dúvida na questão de quando uma pessoa colocar pra pagar na maquininha na hora ? Aí oq eu faço? Vou ter que ter maquininha? Ou vou levar a máquina do restaurante que foi feito pedido ?

  6. Sou dono do estabelecimento e se um cliente pede troco eu não preciso mandar o troco? O entregador que tem que dar o troco? Porque recebi um.pedido assim e não sabia e eu mesma passei o troco para o cliente, então esse dinheiro que eu enviei eu perdi ?

  7. Olá, Fabiano! Isso mesmo, no caso da liberação para pagamento no ato da entrega a maquininha precisa ser a do estabelecimento.

  8. Olá, Deborah! O troco é de responsabilidade dos nossos entregadores, neste artigo você pode entender melhor: https://entregador.ifood.com.br/confira-os-termos-e-condicoes-para-pedidos-com-pagamento-em-dinheiro-e-tire-duas-duvidas/#:~:text=Como%20funciona%20o%20troco%3F,e%20entreg%C3%A1%2Dlo%20ao%20Cliente.

    Como você já realizou o pedido, pedidos que entre em contato com central de ajuda através do Portal para receber as orientações direcionada para o seu caso, ok?

  9. Peguei uma entrega com pagamento em dinheiro, cheguei no local e o cliente cancelou fiquei com o prejuízo do valor total do lanche.

    Quero saber se não tem como devolver o lanche pra loja ?

    O ifood finalizou como se eu tivesse recebido o pagamento

    1. Oi, Marcelo! Sentimos muito por isso. No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse: @ifoodparaentregadores e nos mande uma DM.

  10. Oi, Juliano. Com o repasse semanal, estabelecimentos parceiros contam com mais flexibilidade no fluxo de caixa. Você pode solicitá-lo por meio do nosso canal de contato no Portal do Parceiro, disponível pela aba “Chamados e ajuda” (menu lateral à esquerda da sua tela).

  11. Bom dia na minha opinião seria de grande ajuda para alavancar as vendas se o Ifood colocasse nossa loja no Google com o link do ifood

    1. Oi, Jane! Agradecemos a sua sugestão! O feedback de vocês são muito importantes para continuarmos crescendo e evoluindo. Pode deixar que vamos compartilhar com o time responsável, ok? 😉

    1. Ei Talia. A modalidade já está disponível para todos os parceiros. Para saber quais formas de pagamentos estão disponíveis na sua loja no iFood, você deve consultar seu perfil e tela financeira no Portal do Parceiro. 😉👊

  12. Me chamo Marilene sou parceira do ifood, achei a ideia do cliente poder paga em espécie ótima mais uma opção pra facilitar as nossas vendas

    1. Olá, Vania, tudo bem? Caso já tenha recebido os convites se gostaria ou não de receber Rotas em Dinheiro, basta acessar a opção ” Pagamento em Dinheiro” no App do Entregador e ativar essa modalidade. Ao ativar o recebimento dessas rotas, você estará aceitando os termos adicionais aos Termos e Condições de Uso do iFood para Entregadores. Os Entregadores e Entregadoras que optarem por não receber, não sofrerão nenhum tipo de penalidade e continuarão a receber apenas pagamentos pela Plataforma iFood. Os valores recebidos em Rotas em Dinheiro serão automaticamente contabilizados e compensados no valor de repasse. Ou seja, os pedidos com pagamento em dinheiro são uma forma de recebimento mais rápida. Saiba mais clicando aqui: https://entregador.ifood.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Termos-e-condicoes-adicionais-Pagamento-em-dinheiro.pdf

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