Estar com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo na Receita Federal é necessário para que o seu negócio opere conforme as determinações legais. Por isso, é fundamental atenção à regularização de CNPJ.
A partir do dia 27 de outubro de 2023, os estabelecimentos que não têm CNPJ ativo serão impossibilitados de continuar na plataforma do iFood. Isso porque os CNPJs irregulares não cumprem obrigações legais e, por consequência, não podem operar.
Quer entender mais sobre a regularização de CNPJ e saber se o seu está ativo? Continue a leitura!
Quais são as situações de CNPJ?
É importante esclarecer que qualquer CNPJ formalizado junto ao Estado que tenha alguma omissão de declaração fiscal; suspeita ou confirmação de fraudes; erros em dados cadastrais ou pendências com autoridades competentes, pode perder a condição de CNPJ ativo.
Essa condição é atribuída, por exemplo, às empresas que não entregam a Relação Anual de Informações e Salários (RAIS), ou por Microempreendedores Individuais (MEI) que não efetuam o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
De acordo com a Instrução Normativa 1863 da Receita Federal, há cinco possíveis situações em que os CNPJs podem se enquadrar. Confira:
- CNPJ ativo: pode operar comercialmente e está regularizado conforme as normas da Receita Federal;
- CNPJ suspenso: tem alguma pendência com as autoridades competentes, como inconsistência nos dados cadastrais. Se essa for a situação do seu CNPJ, busque o órgão competente para regularizar;
- CNPJ baixado: ocorre quando o cadastro é descontinuado por um pedido do proprietário ou pela Receita Federal, quando se passam 5 anos consecutivos sem o cumprimento das obrigações fiscais;
- CNPJ nulo: o CNPJ é anulado quando a declaração de Imposto de Renda é entregue com erros, por exemplo, ou quando há confirmação de fraude;
- CNPJ inapto: o CNPJ inapto ocorre quando a empresa omite obrigações fiscais por dois anos consecutivos.
Como consultar a situação do CNPJ?
Para consultar a situação do seu CNPJ você deve acessar o site da Receita Federal e digitar o número do cadastro na caixa de texto. A consulta é feita gratuitamente e de forma rápida.
Após digitar o seu CNPJ e clicar em “Consultar”, você encontrará a situação da regularização de CNPJ e demais informações de cadastro da empresa.
Os CNPJs inativos também têm outros campos da consulta preenchidos, como o motivo da situação cadastral e a situação especial. Isso permite que você tenha visibilidade do que acarretou a inativação do seu cadastro.
Como regularizar CNPJ?
Após identificar a situação cadastral e apresentar alguma inconformidade, você deve procurar a Receita Federal para fazer a regularização. Faça o agendamento em um posto de atendimento mais próximo de você.
Para o atendimento, garanta estar com os documentos devidamente regularizados em mãos e com todos os tributos em dia. Durante o atendimento, você receberá direcionamento sobre ações necessárias e próximos passos para a regularização.
Não deixe para a última hora. Confira já a situação de regularização de CNPJ para você continuar operando sua empresa no iFood. Mantenha seu negócio em dia com as obrigações legais e continue se dedicando às vendas.
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#MelhoriaContinua
187 respostas
Boa tarde! Sou gerente de uma cafeteria, os donos compraram há alguns anos, o CNPJ já tinha cadastro no IFOOD, porém o antigo dono mora em Portugal há 5 anos e eles não tem mais contato dele. Não tenho a senha do portal nem consigo recuperar. Tenho como demonstrar com documentos que sou o novo dono da cafeteria e agora com a alta do IFOOD queria retomar as entregas por delivery.
Oi, Paula! Como vai?
Entre em contato com nossa equipe de cadastro para falar sobre a ativação da sua conta. Temos um canal de atendimento no WhatsApp: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Se ficar com alguma dúvida ou dificuldade, conte com a gente!
ME CADASTREI COM ESSE CNPJ 50.177.578/0001-96.
mas ao logar esqueci a senha do email pois cadastrei um email sem senha agora ferrou
Oi, Danilo. Utilize os recursos de resgatar e-mail (“Esqueci meu e-mail”) no site do Portal do Parceiro e preencha as informações que serão solicitadas. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood.
Sou cadastrada no MEI, meu Cnpj está ativo e mesmo assim não consigo me cadastrar no ifood como parceira, Já tentei diversas vezes, conferi todos os dados e mesmo assim não consigo. E não tem um meio de entrar em contato com o Ifood para receber um suporte. Absurdo!!
Oi, Ana! Para restaurantes, temos um atendimento exclusivo sobre cadastro. Você pode acessá-lo diretamente neste link: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. ? Basta enviar mensagem por lá, que nossa equipe interna vai ajudar você, combinado?
Não esrou conseguindo cadastrar minha loja no ifood nem pelo app, nem pelo Whatsapp.
Pelo Whatsapp me passaram a seguinte informação: “Identificamos algumas falhas no processo de cadastro e não foi possível validar seus dados.”
Não me informam qual a falha p eu poder arrumar. Não consigo falar c ninguém. O que fazer?
Oi Nathan! Sentimos muito pelo ocorrido. Pode entrar em contato com a gente para refazer o seu cadastro: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Estou tentando cadastrar minha loja no iFood e da a seguinte mensagem:
Erro ao validar CNPJ
Encontramos informações divergentes nos dados informados. Confira se os dados estão corretos ou tente novamente mais tarde.
Tento de tudo e nada resolve!
Podem me auxiliar?
Oi, Ketlin. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! ?
Meu CNPJ cadastrado no iFood foi dado baixa, criei outro CNPJ e outra conta digital, porém quando abro chamado para fazer a alteração sempre recusam alegando inconsistência de cadastro, não me explicam que inconsistência é, não respondem no Instagram, tenho valores altos sem poder receber porque cancelaram minha conta digital tbm… Já não sei mais o que fazer
Oi, parceiro! O canal oficial de atendimento é por meio do Portal do Parceiro. Por lá você consegue esclarecer dúvidas sobre sua loja e solucionar problemas da operação. Entenda mais aqui como funciona o atendimento do iFood: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/
Mas se você já abriu um chamado há mais de uma semana e, ainda assim, não teve retorno, nos envie por aqui mais detalhes do ocorrido e o número do chamado.
Olá,meu CNPJ estava inapta, porém estou regularizando.
Minha conta no ifood sumiu de repente,pode ter sido esse motivo por estar inapta o CNPJ?
Após regularizar, posso recuperar minha conta?
Oi, Adriana. Pode ter sido por isso sim! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! ❤️
Então, estou tentando a meses cadastrar o meu restaurante, no entanto não consigo pois consta que as informações do CNPJ, está divergente.
E continua dando o mesmo “erro” sempre.
Gostaria de saber como proceder uma vez que o CNPJ consta ativo, junto a Receita, no entanto os dados bancários e conta de pessoa física, isso pode dificultar alguma coisa?
Aguardo informações.
CNPJ: 42.267.897/0001-82
Oi Geisa. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! ❤️
Cadastrei com um CNPJ e tive que cancelar esse CNPJ e fazer outro e agora ?
Oi Bruno. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. ?
Bom dia! Me mudei recentemente para outra cidade e tentei fazer o cadastro no ifood, mas não consegui. Meu CNPJ estava ainda com o endereço da outra cidade, mas já fiz a alteração. Pode ter sido por isso que o Ifood não aceitou meu cadastro? Como posso proceder? Não consigo fazer o cadastro de forma alguma, nem pelo WhatsApp
Eu deixa baixa no meu Mei e meu repasse ficou preso aí abrir um novo CNPJ se eu atualiza o repasse que ficou preso eu receber nesse novo CNPJ ou eu perco
Oi Laize, tudo bem? Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. Se já tiver feito isso, nos informe o número do chamado pelo direct do Instagram (@ifoodparaparceiros), beleza?
Bom dia! Tive que dar baixa no CNPJ, posso colocar o do meu sócio ,como funciona? Será que alguém me auxilia? Pois não estou vendo opção no app do parceiro de chat .
Ei Leticia. Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. ?
Eu estou com outro CNPJ vendendo quentinha mais lá pra janeiro pretendo assessor o Ifood pra vender salgados e doces, será possível? Meu CNPJ é 50728006/0001-58
Oi Adineia. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. ?
Ah um interesse sim
Estou tentando cancelar a conta já faz quase 2 anos .
Não teria um meio de comunicação melhor com mais facilidade e agilidade, menos burocrática pra cancelamento?
Oi, Vanessa. Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Para solicitar o cancelamento do seu plano, pedimos que entre em contato com nossa equipe de suporte por meio do Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”. ?
Mudei de endenreço quero atualizaçao
Faz e mes e mei o que tento entra contato ninguim me retorna e Flavio que responsavel
Oi Adeilson. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Já dei baixa no meu CNPJ, não posso continuar com meu CPF?
Oi Raquel. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. 😉
Vcs não me pagaram o valor de R$377,98, por isso que parei de vender pra vcs tentei várias vezes pra nos convencar mas nada de vcs entra em contato comigo aí deixistir de vender pra vcs
Oi Robson. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Vcs que param de me mandar os meus repasses ficou no valor de R$ 377,98 reais fiz vários pedidos e nada de se explicarem sobre os meus repasse aí resolvi parar de vender pra vcs
Oi Robson. Sentimos muito por isso. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. ?