Quer usar o mesmo cardápio em diferentes lojas? Conheça a replicação de cardápio

Quer usar o mesmo cardápio em diferentes lojas? Conheça a replicação de cardápio do iFood e saiba como fazer essa operação!

É comum que restaurantes com mais de uma unidade utilizem o mesmo cardápio nas diferentes lojas. No entanto, até então, essa era uma ação trabalhosa, por demandar a cópia manual de cada item — foto, descrição, preço, acompanhamentos.

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A boa notícia é que o iFood disponibilizou uma funcionalidade que permite replicar cardápios a outras lojas associadas à sua conta no Portal do Parceiro. Com mais agilidade e segurança, você consegue copiar um cardápio completo, itens ou categorias de produto de uma loja de origem para a outras lojas de destino.

Quer saber mais sobre a replicação de cardápio no iFood? Continue a leitura deste material!

Como acessar a replicação de cardápio?

A replicação de cardápio pode ser acessada pelo Portal do Parceiro. No menu lateral, clique no botão Cardápios.

tela do portal do parceiro

Na janela de cardápio que foi aberta, você deve escolher a aba superior chamada Replicação. Clique para iniciar a ação.

Com a aba Replicação aberta você pode replicar, criar grupos de lojas e até visualizar o histórico de replicações.

replicação de cardápio no portal do parceiro

Como realizar uma replicação?

Com a aba aberta, clique no botão Replicar e, em seguida, selecione uma das opções sobre a origem:

  • Replicar um cardápio completo
  • Replicar uma categoria
  • Replicar um item
como selecionar origem

Em seguida você deve selecionar o que deseja replicar:

  • Cardápio — você deve escolher se a origem será do Cardápio da Entrega ou do Cardápio Digital. Caso você replique todo o cardápio, considere que o cardápio anterior da loja de destino será substituído.
  • Categoria — conforme a categoria de produtos que você utiliza na loja de origem. A categoria é selecionada somente se seu objetivo for replicar uma categoria específica ou o item de alguma categoria. Caso a loja de destino tenha uma categoria com mesmo nome, saiba que ela será substituída pela nova.
  • Item — deve ser selecionado caso você queira replicar um item específico.

Após escolher o que será replicado no seu cardápio de origem, clique no botão vermelho Continuar, localizado no canto inferior direito da tela.

selecionando o item que será replicado

Agora que você selecionou a origem do cardápio, categoria ou item, você vai selecionar o destino, ou seja, onde essas informações serão inseridas.

Selecione então o cardápio de destino — como Entrega ou Cardápio Digital — e indique se você quer replicar em lojas individuais ou em um grupo de lojas.

destino do cardápio

Você deve selecionar então as lojas que terão as informações replicadas e, em seguida, clicar no botão Continuar, localizado no canto inferior direito da tela.

lojas que receberão o novo cardápio

Após terminar de configurar a origem, você visualiza a aba de Resumo. Isso significa que todas as configurações feitas serão visualizadas de forma consolidada, para você ter mais facilidade na conferência.

resumo da operação

Se estiver tudo certo, basta clicar no botão Salvar. Mas caso identifique alguma necessidade de correção, clique em Editar, logo ao lado da caixa de origem ou destino.

Como criar um grupo de lojas?

Para você ter ainda mais agilidade e segurança na replicação de cardápios e no gerenciamento das suas lojas no iFood, você pode criar um Grupo de lojas. Isso significa que os cardápios poderão ser atualizados em massa, agilizando seu tempo e reduzindo as possibilidades de erros.

Para criar um grupo de lojas você deve acessar o Portal do Parceiro, clicar no botão Cardápio localizado no menu lateral e, na sequência, escolher o botão Grupo de lojas, localizado no lado direito da tela.

histórico de replicações

Ao iniciar a configuração do grupo de lojas você deve, inicialmente, indicar o nome do grupo. Você pode criar grupos, por exemplo, segmentados por região ou cidade. Em seguida, coloque uma descrição do grupo, detalhando ainda mais a segmentação.

Em seguida você vai fazer a pesquisa das lojas que estarão no grupo. A pesquisa pode ser feita utilizando o nome da loja ou o ID de registro no iFood. Serão exibidas somente as lojas em que seu usuário no iFood tem acesso. Após selecionar todas as lojas, basta salvar e seu grupo estará criado.

Como desfazer uma replicação?

Caso você queira, por algum motivo, desfazer a ação de replicação de cardápio, você pode fazer com facilidade pelo Portal do Parceiro. Siga o mesmo caminho de acessar o botão Cardápio e a aba Replicação. Busque no histórico a replicação que você deseja desfazer e clique sobre ela.

desfazendo uma replicação

Após clicar, uma janela lateral será aberta, em que você pode consultar os detalhes da ação. Para desfazer, basta clicar no botão Desfazer replicação.

botão de desfazer replicação de cardápio

Entendeu como funciona a replicação de cardápio? Com essa funcionalidade você tem mais agilidade e segurança ao transmitir informações de uma loja para a outra.

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Por iFood

Por iFood

45 respostas

  1. tenho 2 lojas no mesmo cnpj, estou tentando fazer a replicação de um cardápio pro outro mas esta dando “falhA’

    1. Oi, Bianca. Conversa com nosso suporte técnico pelo atendimento no Portal do Parceiro. Você pode clicar em Chamados e ajuda no menu lateral pra encontrar a opção, tudo bem?

    2. Eu fiz agora a segunda loja no mesmo cnpj através do whatsapp e deu certo. Mas a princípio não podia, mas se foi é pq estão aceitando. Até hoje vc teve algum problema em ter 2 lojas no mesmo cnpj? Perguntando para eu me despreocupar rsrsrss

    3. Como vc conseguiu ter duas lojas no mesmo cnpj
      Eu quero fazer isso tbm consegue me ajudar
      Me chama no WhatsApp 54999664160 meu nome é orildes

  2. Oi, Bianca. Pra gente te ajudar, entre em contato com nosso time de especialistas pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, tá bem?

  3. Meu Deus do céu que complicação! Antigamente era muito mais fácil replicar um cardápio, e era tudo feito automatica e instantaneamente! Agora tem toda essa burrocracia pra fazer uma coisa simples e ainda nem fica pronta na hora! Se eu quiser meus produtos novos em todos os cardápios de uma vez eu sou obrigado a inserir eles um por um! Isso é um des-serviço!

    1. Oi, Ricardo! Por aqui estamos sempre buscando melhorias e pode deixar que vamos pensar sobre esse ponto, ok? Muito obrigado pelo feedback!

  4. Não consigo de jeito nenhum replicar meu cardápio, não acha a outra loja, por esse motivo não consigo abri-la.

    1. Oi, Dani. Pra gente conseguir te ajudar melhor, fala com nosso time de especialistas pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado?

  5. Oi, Ana! Caso você utilize o mesmo login para as duas lojas, é possível fazer a replicação. Mas se você tem usuários diferentes para as lojas, essa funcionalidade não vai funcionar.

    1. OI, Erivando. Você deve incluir os itens da mesma forma que foi feito com o primeiro restaurante cadastrado.

  6. Boa tarde! Fui realizar a replicação do meu cardápio porém diz que a loja de destino não possui o cardápio Entrega e por esse motivo não consigo realizar. Como proceder?

  7. Oi, Karoline! Você precisa cadastrar o cardápio Entrega na loja de destino. Caso tenha alguma dificuldade, entre em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, na aba “Chamados e ajuda”.

  8. Não estou conseguindo replicar meu cardápio, anteriormente era muito mais fácil.
    Nem no portal tem a opção de chamados para esse tipo de problema

    1. Oi, Roger. Pedimos que selecione uma das opções disponíveis na tela de chamados para relatar o ocorrido, tudo bem? Dessa forma poderemos ajudar mais.

  9. olá, como replicar o cardápio se aparece a msg que esta loja não possui cardápio entrega (e possui sim) ou os cardápios de origem e destino são iguais( não são iguais).

    1. Oi, Aline. Queremos entender melhor o que pode ter ocorrido! Quando puder, envie mensagem pelo Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda”, depois em “Atendimento”!

  10. Estou tentando fazer um cardápio e replicar de uma loja minha para a nova, mas qdo faço isso diz que o cardápio da loja de destino é incompatível. O que faço nessa situação.

    Obrigado

  11. ;Não consigo fazer a réplica. Aparece uma mensagem onde o cardápio da loja é incompatível com o de origem. Como resolver;

  12. Bom dia, eu só queria na verdade copiar uma categoria para a mesma loja e alterar os valores dos produtos sem alterar o valor de origem inicial. pois tenho a pizza de 8 pç e de 4pç são os mesmo sabores porem tamanho diferentes, logo são valores diferentes também, mais quando eu duplico se eu mudar valores etc… muda de todo o cardápio

  13. Não consigo achar essa parte de replicar cardápio, para mim não aparece. Ainda está funcionando ou mudou?

    1. Oi, Gabriela. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro na aba Chamados e Ajuda que vamos dar uma olhadinha pra você, beleza? 😉

  14. O app é muito bom , porém tem uns atendentes que não ajudam devidamente o cliente.
    Só querem ajudar quando é para abir uma plataforma nova (pela comissão).
    Tenho prova de tudo oq estou falando. Isso é muito chato.
    Eu não gosto de ficar reclamando, porém as vezes é necessário.
    Lembrando: não é todos os atendentes.

  15. Fui desfazer uma replicação de um item e o ifood fez uma restauração em todo o meu cardápio!!! Sai de todas as promoções que eu estava e não entrar novamente por conta dessa restauração. Ifood só complica mais as coisas para nós parceiros.

    1. Oi Humberto! Sentimos muito por esse ocorrido. Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Para conseguirmos resolver seu problema, pedimos que entre em contato com nossa equipe de suporte por meio do Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”.

  16. Também aparece para mim que o cardápio é incompatível: “Essa loja possui um cardápio incompatível com o da Origem”. Como resolver?

    1. Oi Mario! Vamos te ajudar com isso! Acione nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

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