Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood

Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood: segurança e transparência para parceiros e clientes no universo do delivery. Saiba mais!
3 Min

A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota  Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.

A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.

Resumo
O que é?
A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento.
Como funciona?
Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota.
Queremos melhorar para você!
A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery.

Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!

O que é a Rota Devolução? 

Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.

Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.

Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.

Como funciona?

A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:

  • cliente não localizado;
  • endereço de entrega não localizado;
  • entrega em área de risco.

Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.

Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:

É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido. 

Quais os impactos para a loja parceira?

Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.

A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias. 

Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.

267 respostas

  1. Se houver cancelamento e posterior devolução, o restaurante não será penalizado na estatística do seu desempenho?

    1. Oi Robson. Nesse caso, seja o pedido com atraso e cliente solicitando o cancelamento ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e o parceiro receberá o crédito automaticamente ?

  2. E quando o entregador não faz a entrega ou entrega o pedido em outro endereço, e o sistema mostra como concluído? Já passei por isso e não recebi o produto de volta. Tive que despachar outro pedido para o cliente. E não era golpe do cliente.

    1. Oi, Ricardo. Seja o pedido com atraso e cliente solicitando o cancelamento ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e o parceiro receberá o crédito automaticamente ?

  3. Pode ser que essa seja uma forma de inibir os furtos de pedidos. Pq muitas vezes o pedido nem chega ao cliente e o entregador fica com o pedido e ainda desliga o celular.

    1. Oi Vanessa. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude ?❤️

  4. Mim digam uma coisa: eles devolvem o produto e o que vamos fazer com eles, porque no meu caso são salgados fritos e ainda por cima vou perder o dinheiro do pedido?? Sinceramente não estou achando bom isso não.

    1. Oi, Solange. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?

  5. Queria saber do meu caso que o entregador foi embora com minha venda de propósito e fiquei no prejuizo. Qual canal para resolver isso? Sobre o item queria saber se precisa autorizar isso antes ou só no momento da entrega solicitar o código com o entregador?

    1. Oi Eric. Nesse caso não será necessário, pois seja o pedido com atraso e cliente solicitando o cancelamento ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e o parceiro receberá o crédito automaticamente. Para resolver qualquer situação, acione nosso time de especialistas pelo Portal do Parceiro na aba Chamados e Ajuda ??

  6. Pelo que entendi o pedido sendo devolvido, passa a ser responsabilidade somente do restaurante? ou seja, no que entendi isto vai gerar mais custos para o restaurante, ou entendi errado?

    1. Oi Jorge, obrigado pelo seu comentário. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood.

  7. Do ponto de vista que as entregas não serão canceladas pelos entregadores por qualquer motivo, haverá mais empenho e responsabilidade, sobretudo interesse da parte deles em concluir os pedidos. O que se espera é que os estabelecimentos não fiquem expostos à constrangimentos junto aos entregadores ou até mesmo clientes insatisfeitos e principalmente não encontrem barreiras para proceder com os reembolsos financeiros, pois se hoje já é muito difícil conseguir, imagina agora. Se a loja bobear e ao final do dia ou até mesmo no dia posterior ao movimento não ficar atenta aos cancelamentos, acaba no prejuízo pois o sistema quase nunca entende reembolsos automaticamente. A tal mensagem: “Reembolso não se aplica à politica Ifood…”. Temos agora mais uma função e obrigação inserida no App que será decisiva para não estejamos diante de mais dores de cabeça financeira. Agora é esperar e conferir.

    1. Oi Ronaldo, agradecemos pelo seu comentário. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso. ?

  8. Detestei , pois o restaurante vai ficar no prejuízo da devolução, no momento que sai da loja , não poderá ser reaproveitado para outros clientes até pq cada pessoa monta o seu prato , sendo assim o restaurante não tem o que fazer com a devolução. Como sempre prejuízo para o estabelecimento .

    1. Oi, Susana. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?

  9. A Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio e também não há nenhuma mudança na política de cancelamento e de crédito.
    O que vocês querem dizer com “não há nenhuma mudança na política de cancelamento”?
    Quando o pedido não for entregue, por conta de “cliente não localizado”; “endereço de entrega não localizado” e “entrega em área de risco”, os valores serão reembolsados ao restaurante?.
    – Isso vai valer também para o “Entrega Fácil”?, pois fazemos muitas entregas de pedidos grandes por lá e o Ifood está liberando os pedidos para os entregadores, sem terem que fazer a devolução.
    Já sugerimos inclusive que seja cobrado o retorno, para não perdermos pedidos grandes.

  10. Vcs do ifood estão melhorando a cada dia mais e evitando de motoboy,de agirem de má fé, tem muitos que fazem as coisas erradas só pra não entregarem o pedido parabéns a equipe do ifood.

    1. Oi Geovanio. Agradecemos pelo seu comentário. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Conte com a gente! ?❤️

  11. Vejo em grupos das redes sociais os entregadores falando que colocam essas opções pra ficar com o lanche e ir embora. Quando tem que retornar à loja para devolver, eles desligam o GPS, o app, reiniciam o celular, e quando ligam tudo de novo o app está normal para receber novos pedidos. Não sei se isso procede.

    Caso isso aconteça, e a loja não receber a devolução, o valor do pedido é repassado normalmente?

    1. Oi, Tati. Nesse caso, seja o pedido com atraso e cliente solicitando o cancelamento ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e o parceiro receberá o crédito automaticamente

  12. Eu acho que teria da uma melhorada, no suporte eu por exemplo não consegui resolver o meu o problema, gostaria de ter aumentado os valores e não consegui outra coisa que deveria melhorar os cancelamento o cliente pega a comida e depois fala que não recebeu, aí cancela facilmente não deveria ser assim tem que ver ambas partes.. você tem todo o trabalho de fazer a comida e enviar e o cliente depois cancelar e você não receber por isso, teria que ver se o cliente está certo ou não..

    1. Oi José. Sentimos muito por esse problema de cancelamento. Caso o cliente solicite um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/acordo-apos-entrega/ ?

  13. Olá, boa noite a todos. Sugiro três opções de botões assim que o motoboy chega a loja buscar o pedido.

    Quando ele chega, aparece pra gente que ele está na loja, nesse mesmo lugar que aparece poderia ter botões de:
    +3min / +5min / +acima de 10m.

    Assim ele evitaria a buzina, a gente não precisa sair do foco do preparo e a comunicação acontece rápido.

  14. tá entao quer dizer que o motoboy do ifood vem coletar minha mercadoria pronta e chega na casa do cliente ele ão é achado e eu pagop caro por um serviço de etrega que nao funcionou e ainda devolve minha mercadoria que ja foi feita e não vou ter outro destinatario e nao irei receber meu dinheiro? é isso?

  15. Isso é errado pois dependendo do produto perecível num da pra ficar rodando pra lá e ca só se vc for reembolsado.

    1. Oi João Paulo. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ☺️

  16. Isso serve para quem trabalha com entrega própria? Há poucos dias eu tive um problema assim, e fui orientada a cancelar o pedido. A encomenda voltou para loja, porém precisei pagar a entrega que não foi nada barata. E até o momento o iFood não reembolsou e nem me ligou para resolver a situação.

    1. Oi Layane. Por enquanto a rota devolução é aplicada apenas para aqueles parceiros que utilizam a Logística iFood. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

24/11/2024

Como montar uma tábua de frios?

23/11/2024

Liberdade para experimentar e usar sua criatividade: conheça a cozi...

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas