Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood

Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood: segurança e transparência para parceiros e clientes no universo do delivery. Saiba mais!
3 Min

A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota  Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.

Resumo
O que é?
A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento.
Como funciona?
Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota.
Queremos melhorar para você!
A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery.

Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!

O que é a Rota Devolução? 

Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.

Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.

Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.

Como funciona?

A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:

  • cliente não localizado;
  • endereço de entrega não localizado;
  • entrega em área de risco.

Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.

Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:

É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido. 

Quais os impactos para a loja parceira?

Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.

A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias. 

Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.

Picture of Por iFood

Por iFood

258 respostas

  1. Tenho a mesma dúvida dos demais, ficaremos no prejuízo ? Trabalho com sorvete e não consigo reutilizar? Quer arca com prejuízo ??? No retorno do produto que vai ser descartado ???? Não ficou claro !

    1. Oi, Dani. Não há nenhum impacto financeiro para sua loja. O pedido cancelado entra normalmente na política de reembolso.

  2. Parabéns,até que enfim o Ifood está melhorando pq tem muitos entregadores de má fé não entregam não voltam com nossos pedidos,mesmo sabendo que os lanches não serão repassados para outros clientes pelos menos acredito que devido a esse cód vai diminuir os golpes de entregadores passar a mão em pedidos

    1. Oi, Catia. Que bom que gostou da novidade. Por aqui estamos sempre buscando melhorias, conte com a gente 😉

  3. Parabéns,até que enfim o Ifood está melhorando pq tem muitos entregadores de má fé não entregam não voltam com nossos pedidos,mesmo sabendo que os lanches não serão repassados para outros clientes pelos menos acredito que devido a esse cód vai diminuir os golpes de entregadores passar a mão em pedidos .
    Tem que melhorar tbm o entrega fácil,esse entrega fácil levei golpe o entregador chegou e falou nossa qto lanche,aí brinquei com ele e estão com bastante fome conheço a cliente não e área de risco,o mesmo finalizou a entrega e não chegou com os lanches no destino foi um prejuízo de quase 200,00 gostaria de saber se esse novo quesito tbm vale para o entrega fácil?

  4. Parabéns,até que enfim o Ifood está melhorando pq tem muitos entregadores de má fé não entregam não voltam com nossos pedidos,mesmo sabendo que os lanches não serão repassados para outros clientes pelos menos acredito que devido a esse cód vai diminuir os golpes de entregadores passar a mão em pedidos .
    Tem que melhorar tbm o entrega fácil,esse entrega fácil levei golpe o entregador chegou e falou nossa qto lanche,aí brinquei com ele e estão com bastante fome conheço a cliente não e área de risco,o mesmo finalizou a entrega e não chegou com os lanches no destino foi um prejuízo de quase 200,00 gostaria de saber se esse novo quesito tbm vale para o entrega fácil?

    1. Oi Catia! Muito obrigado pelo comentario. Vamos seguir sempre em constante melhoria para trazer a melhor experiencia. Conte com a gente 🙂

  5. Amei esta estatística pois assim não terá desvio de pedidos por certos entregadores de má fé.

  6. Quando o produto for devolvido a loja receberá o valor mesmo assim? Pq muitas lojas são produtos que não tem como passar a frente no meu caso sou baiana de acarajé não vou ter como revender esse produto.

    1. Oi, Ana Maria. Nesse caso nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?

  7. Não gostei dessa ideia, não vi melhoria alguma, pois se eu produzo um lanche e eu pego de volta este lanche não vai servir para vender novamente, eu prefiro o reembolso do dinheiro, essa mudança traz somente vantagem para o ifood e não para o restaurante

    1. Oi, Josevaldo. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso. ?

  8. Apesar de perdermos o pedido pronto ,que nem sabemos se vai dar pra aproveitar , é uma ótima iniciativa ??????

    1. Oi, Maria Beatriz. Agradecemos pelo seu feedback. ? Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude <3

  9. Essa parte da devolução do pedido e muito importante para nós parceiros porque muitas vezes alguns produtos são reaproveitaveis e o Reebolso do ifood não cobre o total do produto por isso achei ótimo a devolução dos produtos cancelados.

  10. As melhorias são sempra bem vindas, sobretudo, para não haver prejuízos finaanceiros e de credibilidade para nenhum dos envolvidos.

    A Du Carmu Feijoada Vip é uma parceira fiel do Ifood.

  11. Gostei muito dessa nova forma de quesito espero que agrade ambas as partes assim vamos ter entregadores com mais responsabilides….

    1. Oi! Muito obrigada pelo comentario. Vamos seguir sempre em constante melhoria para trazer a melhor experiencia. Conte com a gente 🙂

  12. Perfeito atitude. Comigo nunca aconteceu pedido devolvido, mas acho de suma importância que esse pedido seja devolvido pelo motoboy, visando total segurança e confiança por todas as partes.

    1. Oi Vilma. Agradecemos pelo seu feedback ❤️ Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude ?

  13. pagamos muito caro a taxa de entrega e ainda temos que aguentar entregadores de ma fé que pega nosso produto e simplismente some do mapa sem dar satisfacão, ja tive varios casos assim no meu restaurante, ifood deveria ter um meio de comunicao rapida e imediata do restaurante com a centra de entrega, pois ate hj nunca tive sucesso com esse serviço.

  14. a pergunta e clara e esperamos uma resposta o restaurante sera renbolçado com o valor do pedido despachado ou so nao sera cobrado o retorno do entregador ,claro que nao devemos pagar o retorno do boy pois nao e nosa culpao cliente nao atender mais e o pedido que foi enviado vamos supor que mandamos um pedido de 50 reais e este pedido volte vamos receber os 50 do ifood esta e a pergunta ????

    1. Oi, Fábio. Nesse caso não será necessário, pois caso o pedido seja com atraso ou cliente solicitando o cancelamento, ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e o parceiro receberá o crédito automaticamente. 😉

  15. Essa iniciativa foi muito boa, evita muito de entregadores de má conduta aja prejudicando assim a loja pq muitas vezes é um cliente novo e pela má experiência não voltam a comprar ou alguns agiam de má fé mesmo.

    1. Oi Paulo! Agradecemos o Feedback. Vamos continuar evoluindo para trazer a melhor experiencia. Conte com a gente! 🙂

  16. Boa tarde mentira sumiram com pedidos, não houve devolução e nem sequer valores em dinheiro, mais uma mentira do ifood

    1. Oi, Anderson. Vamos analisar o seu caso. Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. ? Aguardamos sua mensagem.

  17. Ontem aconteceu do motoboy dizer que não encontrou o cliente,e realmente ele voltou a loja ,porém para nós não apareceu esse código

    1. Oi, Carliene. Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. ? Aguardamos sua mensagem.

  18. E justo pois alguns entregadores ficam com a comida e lanche e ainda fica postando vídeos com deboche.

    1. Oi João ! Agrademos pelo Feedback. Vamos continuar evoluindo para trazer a melhor experiencia! Conte com a gente! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

18/09/2024

Saiba o que é o relatório de conciliação iFood e como usar

18/09/2024

Empreendedorismo digital: saiba como começar, passo a passo

17/09/2024

Como fazer drinks: com ou sem álcool, as bebidas podem aumentar sua...