Taxa de entrega: como cobrar no delivery?

Você sabe como calcular a taxa de entrega no serviço de delivery? Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Você sabe qual é o valor da taxa de entrega ideal para cobrar no seu delivery?

Esse é o valor cobrado por estabelecimentos que trabalham com delivery para cobrir custos operacionais associados à entrega de produtos, compensando despesas como transporte, pagamento de motoboys, combustível e o tempo investido no deslocamento.

A taxa de entrega é um dos fatores mais relevantes dos estabelecimentos alimentícios! Ela precisa ser equilibrada e benéfica para quem vende, para quem compra e também para o próprio profissional responsável pela entrega.

Dessa forma, uma taxa muito abaixo da média do preço cobrada pelos outros empreendimentos pode causar prejuízos; porém, uma taxa acima do preço pode afastar os clientes, fazendo o cliente preferir consumir em outro local e que você perca a venda.

É necessário ter estratégia no momento de calcular a taxa de entrega do seu serviço, além de ser transparente e justo na aplicação dessa taxa — a fim de evitar insatisfação e fortalecer a relação com os clientes.

Quer aprender a calcular melhor esse valor no seu delivery? A gente te explica tudo sobre o assunto e tira dúvidas no texto abaixo.

Boa leitura!

O impacto da taxa de entrega na experiência do cliente

A gente já começa dizendo que a percepção do cliente em relação à taxa de entrega pode ser positiva ou negativa, dependendo de como essa cobrança é apresentada e justificada. 

Uma comunicação eficiente é essencial para garantir que o cliente compreenda o motivo da taxa e aceite o valor sem frustrações.

Por isso, vale sempre informar claramente o valor da taxa antes da finalização do pedido.

Aqui, também vale explicar como a taxa ajuda a manter a qualidade do serviço e a pontualidade na entrega.

Para tornar a implementação da taxa de entrega algo mais confortável para os clientes, seu negócio pode oferecer promoções, como entrega grátis para pedidos acima de um determinado valor, para equilibrar a percepção do cliente (vamos falar melhor sobre isso ainda nesse texto).

Como calcular a taxa de entrega do seu negócio

Definir a taxa de entrega de maneira adequada requer uma análise cuidadosa de vários fatores que influenciam nos custos operacionais.

Separamos abaixo os principais fatores a se considerar na hora de fazer esse cálculo:

1. Delimite a área de entrega

A primeira ação para calcular a taxa de entrega de comida do delivery é estabelecer a área onde elas serão feitas. 

É claro que fazer entregas em todos os lugares da região seria o ideal; entretanto, é preciso pensar que nem sempre isso é possível.

Para que o serviço de entrega não perca a qualidade, é necessário que exista uma quantidade de entregadores capaz de atender uma área maior. Afinal de contas, quanto maior for o caminho da entrega, maior é a possibilidade do pedido não chegar nas melhores condições.

No entanto, é essencial que você saiba até que região é possível atender sem perder a qualidade no serviço de delivery.

2. Estabeleça um preço por distância ou único

Após delimitar a região em que o serviço de entrega atenderá, é o momento de escolher como será cobrado o valor da entrega. 

Você pode optar por um preço único para todas as entregas; no entanto, caso prefira, você pode calcular o custo por quilômetro e cobrar a distância percorrida.

3. Inclua os gastos operacionais

É fundamental calcular o custo de entrega, ou seja, os gastos operacionais — só assim você conseguirá ter um valor de taxa justo. 

Para chegar o mais perto do custo real possível, deve ser considerado cada fator envolvido na entrega. 

Os gastos que devem ser calculados são:

  • imprevistos;
  • compra de veículos;
  • valor do combustível;
  • valor de manutenção do veículo;
  • remuneração das pessoas entregadoras ou o custo da frota terceirizada.

Por meio de todos esses valores, será possível até mesmo encontrar maneiras de fazer a redução de custo, para diminuir o valor da taxa do serviço de entrega.

4. Estabeleça um valor equilibrado

Nem mesmo algumas das grandes empresas conseguem oferecer taxa de entrega gratuita para os clientes. 

Portanto, caso você consiga encontrar uma forma de zerar ou baixar o valor da taxa, seria uma ótima estratégia para as suas vendas!

Uma ótima ideia é juntar o preço de entrega com o valor dos produtos, mas é claro, sem encarecê-los demais.

Outra opção, caso o serviço de delivery seja capaz, é assumir parte do valor da entrega. 

Todas essas opções servem para encontrar um valor equilibrado, que não fique caro para o seu negócio e nem para os clientes.

5. Analise a concorrência para calcular a taxa de entrega

Uma ótima dica para estabelecer um valor justo é analisar a concorrência para saber qual é o preço cobrado por ela.

Dessa forma, você pode escolher preços mais chamativos na taxa de entrega: mas é claro, sem ficar no prejuízo por diminuir demais o valor do frete do serviço de entrega.

6. Defina o veículo

A forma de transporte dos pedidos tem influência na taxa de entrega do delivery; entretanto, é crucial que o negócio estabeleça qual, ou quais, serão os veículos utilizados para a atividade. 

Veja os principais meios de entrega dos pedidos.

Bicicleta

Uma ótima opção com o custo baixo comparando com as outras modalidades (e que consegue escapar do trânsito com mais facilidade) é a contratação de ciclistas para realizar as entregas.

Um aspecto interessante é que a entrega por meio de ciclistas passa ao cliente uma ideia de sustentabilidade; em compensação, as bicicletas têm uma capacidade de carga e cobertura de área inferior, aumentando o tempo de entrega — o que deve ser levado em consideração.

Outro ponto que deve ser considerado é o relevo da área. 

Uma cidade mais plana ajuda nesse tipo de transporte; porém, em regiões com muitas ladeiras, a atividade pode ficar totalmente inviável.

Motocicleta

Por ter um custo-benefício e agilidade maior, essa é a modalidade mais utilizada nos serviços de entrega: e isso acontece pois os gastos com manutenção de veículos são menores. 

Os carros têm um custo maior, sendo que a motocicleta consome menos combustível.

Outro fator benéfico é que as motos podem circular com mais velocidade com o trânsito engarrafado. 

Além disso, é possível admitir entregadores terceirizados.

Carro

Os gastos com automóveis são altos, porém, podem compensar mais que a moto, dependendo do modelo de operação. 

O carro é uma opção viável no caso de fazer um número grande de entregas de uma só vez, ou caso o serviço de entrega transporte pedidos com maior volume.

No entanto, é necessário que as rotas de entrega sejam sempre bem planejadas. 

Ainda, a vantagem de poder levar mais carga pode diminuir o valor individual do frete de cada entrega e tornar-se mais econômico que uma motocicleta.

Diferentes formas de cobrar a taxa de entrega

Existem diversas maneiras de aplicar a taxa de entrega, e cada uma pode ser mais ou menos eficaz dependendo do perfil do negócio e da clientela. 

Para te ajudar a comparar as opções, vem dar uma olhada no quadro que preparamos:

Formato de cobrançaVantagemDesvantagem
Cobrança de um valor fixo por pedidoSimplicidade na comunicação com o clientePode não refletir os custos reais em distâncias maiores
Taxa com base na distânciaJusta para o cliente, pois reflete o custo real do transportePode gerar insatisfação em regiões mais afastadas
Inclusão no valor do produtoO cliente não percebe a taxa como um custo extraPreços mais altos podem reduzir a competitividade
Entrega grátis para compras acima de um valorIncentiva compras maioresPode reduzir a margem de lucro em pedidos pequenos

Quando incluir a taxa de entrega no preço do produto?

Como apresentamos acima, incorporar a taxa de entrega no valor dos produtos pode ser uma boa estratégia para simplificar o processo de cobrança. 

Essa abordagem é comum em negócios que desejam evitar custos aparentes para o cliente.

Por exemplo: em vez de cobrar R$ 10,00 pelo produto e R$ 5,00 pela entrega, você pode oferecer o produto por R$ 15,00 com “frete grátis”. 

Essa estratégia tende a ser mais atrativa, mas exige cuidado para não impactar a margem de lucro.

Como justificar a cobrança da taxa de entrega para o cliente

Lembra que comentamos sobre uma comunicação clara? No seu negócio, isso vai ser importante em muitos aspectos — mas, principalmente, sobre a justificativa para a taxa de entrega que você pretende aplicar.

Por isso, ao abordar o tema com o cliente:

  • seja transparente: mostre o valor da taxa de forma clara no cardápio ou durante o processo de pedido;
  • explique os custos: informe que a taxa cobre despesas como combustível e pagamento dos entregadores;
  • treine sua equipe: garanta que os atendentes estejam preparados para responder às dúvidas dos clientes sobre a taxa.

Mais eficiência na logística e nas entregas? Seu negócio pede iFood!

Agora que você já sabe como cobrar a taxa de entrega!

Ela é uma ferramenta essencial para manter a viabilidade financeira dos serviços de delivery, mas sua aplicação deve ser feita de maneira justa, transparente e estratégica.

Avalie se vale a pena contar com um parceiro estratégico como o iFood para fazer as entregas: assim você consegue otimizar tempo e ter um sistema automatizado para calcular o valor das entregas e acionar pessoas para fazer o serviço de delivery. 

Com o Sob Demanda, a solução do iFood de entregas, você conecta sua loja com pessoas entregadoras para realizar entregas de pedidos recebidos dentro e fora do aplicativo.

Gostou desse conteúdo sobre como cobrar taxa de entrega no delivery? Então aproveite para se tornar um parceiro do iFood. Cadastre-se agora mesmo na plataforma e alavanque as suas vendas!

Respostas de 2

  1. Faz 2 semanas que estou tentando cancelar a logistica pel9 ifood e voltar para entrega própria e não tem opçao no aplicativo parceiros que deixe eu fazer isso.
    Quero saber se vou ter que cancwlar o ifood porque não consigo gerenciar a minha loja e não consigo ninguém do ifood pea me ajudar nesse problema.

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