Vending Machine: saiba o que é e se vale a pena

Entenda o que é uma vending machine e se vale a pena instalar uma no seu negócio. Saiba ainda quais as formas de contar com esse recurso!

Investir em uma vending machine pode ser a escolha certa para empreendedores que precisam de novas formas de aumentar e diversificar suas vendas. Essas máquinas automáticas, oferecem praticidade ao consumidor, por meio de uma gama diversificada de produtos, como snacks e bebidas.

Sua função básica é entregar uma variedade de opções a qualquer momento. Sendo que seu uso não se restringe ao alimentício, é comum ver essas máquinas oferecendo outros tipos de produtos, como livros e acessórios para smartphone.

As vending machines costumam ser um bom recurso para ir além das vendas limitadas a um estabelecimento. Entenda como funciona e se vale a pena investir em uma!

Como funciona uma Vending Machine?

As vending machines armazenam e disponibilizam produtos de forma automatizada. Seu visual é parecido aos freezers verticais de supermercado.

Os produtos comercializados são apresentados, como em uma vitrine, normalmente junto de combinações de número e letra para identificação, e dos valores.

O processo para usar uma vending machine é bem simples. O consumidor escolhe o que deseja comprar, adiciona a forma de pagamento, aperta alguns botões e tem a opção desejada em questão de segundos. Bem conveniente!

Mas por trás dessa conveniência, existe um funcionamento mais complexo. Entenda! 

Teclado

Para que a compra seja realizada, o cliente precisa interagir com um teclado. É nele que fica o sistema de computador da vending machine. No teclado há o registro das seleções feitas e do envio da informação a um computador.

Esse processo é um bom exemplo de uso do IoT, a Internet das Coisas, quando objetos se conectam ao computador para atingir um objetivo.

Pagamento

A maioria das máquinas utilizam cédulas ou moedas, mas as mais modernas utilizam cartões. No caso dos cartões, a máquina lê os dados e os criptografa, antes de passar as informações para o computador. 

Em seguida, os dados são enviados para um processador de cartão de crédito, por meio de um data center, para que a transação seja aprovada.  

Produtos

Normalmente, os produtos das vending machines são mantidos no lugar por bobinas. Essas bobinas, controladas por motores elétricos, são ativadas assim que o pagamento é aceito. 

Também existem modelos que usam “braços mecânicos” para retirar o produto. Quando o produto é selecionado, esse mecanismo pega o produto e o traz para a parte inferior da bandeira ou para um espaço em que o consumidor pode pegá-lo.

Bandeja

Na parte inferior da bandeja, existe uma linha de raios infravermelhos, que detecta se o produto escolhido caiu. Quando o objeto cai, é sinalizado para a máquina que o produto foi vendido com sucesso. 

Caso o pagamento tenha sido aprovado, mas o produto ainda esteja preso na prateleira, as bobinas da máquina giram novamente.

Quais são os benefícios de uma vending machine?

Praticidade

O processo para utilizar uma vending machine é muito intuitivo. Os consumidores ganham autonomia e podem adquirir mercadorias de forma rápida, sem precisar procurar um lugar para comprar ou ter que enfrentar fila para fazer o pagamento.

Oportunidade de negócio

Normalmente, as vending machines são alocadas em pontos estratégicos com alta circulação de pessoas, como estações de metrô, empresas, universidades e até eventos.  Desse modo, são uma boa oportunidade para aumentar as vendas.

Tendência

De acordo com informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2021, o setor de vending machines teve um aumento de 10,7%, e há previsões de crescimento ainda maior para os próximos anos. 

Manutenção simples

Existem duas formas de ter uma vending machine: é possível alugar ou comprar a máquina. A vantagem do aluguel é que os serviços de manutenção são de responsabilidade da empresa contratada, fazendo com que sua única preocupação seja abastecer a máquina e precificar os produtos.

Variedades

As máquinas de venda automática atendem uma ampla gama de clientes por sua capacidade de oferecer diversos produtos. Nada como ter a possibilidade de escolher qual lanche você quer sem precisar de um atendimento humano.

Vale a pena investir em uma vending machine? 

Agora que você já sabe como funciona uma vending machine e quais são suas principais vantagens, entenda se realmente vale a pena investir em uma.

Antes do investimento, é importante saber onde alocar sua máquina e quais produtos ela oferecerá. Para isso, um estudo de mercado pode ajudar a entender quais locais e segmentos são mais rentáveis.

Após essa pesquisa, é hora de saber o investimento necessário. Existe a opção de comprar ou alugar uma vending machine. Em caso de compra, o investimento inicial é mais alto; no entanto, em muitos casos, é possível ter um retorno rápido e vantajoso.

Estudar sobre a previsão de vendas também é uma ótima forma de compreender se vale a pena investir em uma vending machine. Ter essa visibilidade é muito importante para tomar decisões mais estratégicas e para identificar quais ações podem gerar bons resultados.

Além desses estudos, antes de realizar novos investimentos, é muito importante entender a compatibilidade com seu negócio e sua estratégia de venda. Avaliando todos esses aspectos, você saberá se vale a pena ou não investir em uma vending machine.

Para ter mais ideias e aumentar as possibilidades do seu empreendimento, continue aprendendo sobre estratégias de vendas e marketing aqui no blog.

Por iFood

Por iFood

204 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/06/2024

Dia das Crianças: o que vender nessa data?

20/06/2024

Marketing para restaurantes: especialista mostra como começar

19/06/2024

Como funciona o Imposto de Renda MEI?