Vending Machine: saiba o que é e se vale a pena

Entenda o que é uma vending machine e se vale a pena instalar uma no seu negócio. Saiba ainda quais as formas de contar com esse recurso!

Investir em uma vending machine pode ser a escolha certa para empreendedores que precisam de novas formas de aumentar e diversificar suas vendas. Essas máquinas automáticas, oferecem praticidade ao consumidor, por meio de uma gama diversificada de produtos, como snacks e bebidas.

Sua função básica é entregar uma variedade de opções a qualquer momento. Sendo que seu uso não se restringe ao alimentício, é comum ver essas máquinas oferecendo outros tipos de produtos, como livros e acessórios para smartphone.

As vending machines costumam ser um bom recurso para ir além das vendas limitadas a um estabelecimento. Entenda como funciona e se vale a pena investir em uma!

Como funciona uma Vending Machine?

As vending machines armazenam e disponibilizam produtos de forma automatizada. Seu visual é parecido aos freezers verticais de supermercado.

Os produtos comercializados são apresentados, como em uma vitrine, normalmente junto de combinações de número e letra para identificação, e dos valores.

O processo para usar uma vending machine é bem simples. O consumidor escolhe o que deseja comprar, adiciona a forma de pagamento, aperta alguns botões e tem a opção desejada em questão de segundos. Bem conveniente!

Mas por trás dessa conveniência, existe um funcionamento mais complexo. Entenda! 

Teclado

Para que a compra seja realizada, o cliente precisa interagir com um teclado. É nele que fica o sistema de computador da vending machine. No teclado há o registro das seleções feitas e do envio da informação a um computador.

Esse processo é um bom exemplo de uso do IoT, a Internet das Coisas, quando objetos se conectam ao computador para atingir um objetivo.

Pagamento

A maioria das máquinas utilizam cédulas ou moedas, mas as mais modernas utilizam cartões. No caso dos cartões, a máquina lê os dados e os criptografa, antes de passar as informações para o computador. 

Em seguida, os dados são enviados para um processador de cartão de crédito, por meio de um data center, para que a transação seja aprovada.  

Produtos

Normalmente, os produtos das vending machines são mantidos no lugar por bobinas. Essas bobinas, controladas por motores elétricos, são ativadas assim que o pagamento é aceito. 

Também existem modelos que usam “braços mecânicos” para retirar o produto. Quando o produto é selecionado, esse mecanismo pega o produto e o traz para a parte inferior da bandeira ou para um espaço em que o consumidor pode pegá-lo.

Bandeja

Na parte inferior da bandeja, existe uma linha de raios infravermelhos, que detecta se o produto escolhido caiu. Quando o objeto cai, é sinalizado para a máquina que o produto foi vendido com sucesso. 

Caso o pagamento tenha sido aprovado, mas o produto ainda esteja preso na prateleira, as bobinas da máquina giram novamente.

Quais são os benefícios de uma vending machine?

Praticidade

O processo para utilizar uma vending machine é muito intuitivo. Os consumidores ganham autonomia e podem adquirir mercadorias de forma rápida, sem precisar procurar um lugar para comprar ou ter que enfrentar fila para fazer o pagamento.

Oportunidade de negócio

Normalmente, as vending machines são alocadas em pontos estratégicos com alta circulação de pessoas, como estações de metrô, empresas, universidades e até eventos.  Desse modo, são uma boa oportunidade para aumentar as vendas.

Tendência

De acordo com informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2021, o setor de vending machines teve um aumento de 10,7%, e há previsões de crescimento ainda maior para os próximos anos. 

Manutenção simples

Existem duas formas de ter uma vending machine: é possível alugar ou comprar a máquina. A vantagem do aluguel é que os serviços de manutenção são de responsabilidade da empresa contratada, fazendo com que sua única preocupação seja abastecer a máquina e precificar os produtos.

Variedades

As máquinas de venda automática atendem uma ampla gama de clientes por sua capacidade de oferecer diversos produtos. Nada como ter a possibilidade de escolher qual lanche você quer sem precisar de um atendimento humano.

Vale a pena investir em uma vending machine? 

Agora que você já sabe como funciona uma vending machine e quais são suas principais vantagens, entenda se realmente vale a pena investir em uma.

Antes do investimento, é importante saber onde alocar sua máquina e quais produtos ela oferecerá. Para isso, um estudo de mercado pode ajudar a entender quais locais e segmentos são mais rentáveis.

Após essa pesquisa, é hora de saber o investimento necessário. Existe a opção de comprar ou alugar uma vending machine. Em caso de compra, o investimento inicial é mais alto; no entanto, em muitos casos, é possível ter um retorno rápido e vantajoso.

Estudar sobre a previsão de vendas também é uma ótima forma de compreender se vale a pena investir em uma vending machine. Ter essa visibilidade é muito importante para tomar decisões mais estratégicas e para identificar quais ações podem gerar bons resultados.

Além desses estudos, antes de realizar novos investimentos, é muito importante entender a compatibilidade com seu negócio e sua estratégia de venda. Avaliando todos esses aspectos, você saberá se vale a pena ou não investir em uma vending machine.

Para ter mais ideias e aumentar as possibilidades do seu empreendimento, continue aprendendo sobre estratégias de vendas e marketing aqui no blog.

Por iFood

Por iFood

186 respostas

  1. The client service aspect of Vehicle insurance coverage in Mundelein should
    certainly not be actually forgotten. Possessing a provider that responds swiftly as well as properly to cases
    as well as questions is vital. Take into consideration the provider’s online reputation and also customer support ratings when selecting your Vehicle insurance policy in Mundelein. A really good relationship along with
    your insurance firm may greatly alleviate the procedure of submitting an car insurance in Mundelein claim.

  2. Have you ever considered writing an e-book
    or guest authoring on other sites? I have a blog based upon on the same ideas you discuss and
    would love to have you share some stories/information. I know my readers would
    value your work. If you are even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/04/2024

Aumente suas vendas no dia das mães

25/04/2024

Como abrir uma confeitaria?

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...