Investir em uma vending machine pode ser a escolha certa para empreendedores que precisam de novas formas de aumentar e diversificar suas vendas. Essas máquinas automáticas, oferecem praticidade ao consumidor, por meio de uma gama diversificada de produtos, como snacks e bebidas.
Sua função básica é entregar uma variedade de opções a qualquer momento. Sendo que seu uso não se restringe ao alimentício, é comum ver essas máquinas oferecendo outros tipos de produtos, como livros e acessórios para smartphone.
As vending machines costumam ser um bom recurso para ir além das vendas limitadas a um estabelecimento. Entenda como funciona e se vale a pena investir em uma!
Como funciona uma Vending Machine?
As vending machines armazenam e disponibilizam produtos de forma automatizada. Seu visual é parecido aos freezers verticais de supermercado.
Os produtos comercializados são apresentados, como em uma vitrine, normalmente junto de combinações de número e letra para identificação, e dos valores.
O processo para usar uma vending machine é bem simples. O consumidor escolhe o que deseja comprar, adiciona a forma de pagamento, aperta alguns botões e tem a opção desejada em questão de segundos. Bem conveniente!
Mas por trás dessa conveniência, existe um funcionamento mais complexo. Entenda!
Teclado
Para que a compra seja realizada, o cliente precisa interagir com um teclado. É nele que fica o sistema de computador da vending machine. No teclado há o registro das seleções feitas e do envio da informação a um computador.
Esse processo é um bom exemplo de uso do IoT, a Internet das Coisas, quando objetos se conectam ao computador para atingir um objetivo.
Pagamento
A maioria das máquinas utilizam cédulas ou moedas, mas as mais modernas utilizam cartões. No caso dos cartões, a máquina lê os dados e os criptografa, antes de passar as informações para o computador.
Em seguida, os dados são enviados para um processador de cartão de crédito, por meio de um data center, para que a transação seja aprovada.
Produtos
Normalmente, os produtos das vending machines são mantidos no lugar por bobinas. Essas bobinas, controladas por motores elétricos, são ativadas assim que o pagamento é aceito.
Também existem modelos que usam “braços mecânicos” para retirar o produto. Quando o produto é selecionado, esse mecanismo pega o produto e o traz para a parte inferior da bandeira ou para um espaço em que o consumidor pode pegá-lo.
Bandeja
Na parte inferior da bandeja, existe uma linha de raios infravermelhos, que detecta se o produto escolhido caiu. Quando o objeto cai, é sinalizado para a máquina que o produto foi vendido com sucesso.
Caso o pagamento tenha sido aprovado, mas o produto ainda esteja preso na prateleira, as bobinas da máquina giram novamente.
Quais são os benefícios de uma vending machine?
Praticidade
O processo para utilizar uma vending machine é muito intuitivo. Os consumidores ganham autonomia e podem adquirir mercadorias de forma rápida, sem precisar procurar um lugar para comprar ou ter que enfrentar fila para fazer o pagamento.
Oportunidade de negócio
Normalmente, as vending machines são alocadas em pontos estratégicos com alta circulação de pessoas, como estações de metrô, empresas, universidades e até eventos. Desse modo, são uma boa oportunidade para aumentar as vendas.
Tendência
De acordo com informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2021, o setor de vending machines teve um aumento de 10,7%, e há previsões de crescimento ainda maior para os próximos anos.
Manutenção simples
Existem duas formas de ter uma vending machine: é possível alugar ou comprar a máquina. A vantagem do aluguel é que os serviços de manutenção são de responsabilidade da empresa contratada, fazendo com que sua única preocupação seja abastecer a máquina e precificar os produtos.
Variedades
As máquinas de venda automática atendem uma ampla gama de clientes por sua capacidade de oferecer diversos produtos. Nada como ter a possibilidade de escolher qual lanche você quer sem precisar de um atendimento humano.
Vale a pena investir em uma vending machine?
Agora que você já sabe como funciona uma vending machine e quais são suas principais vantagens, entenda se realmente vale a pena investir em uma.
Antes do investimento, é importante saber onde alocar sua máquina e quais produtos ela oferecerá. Para isso, um estudo de mercado pode ajudar a entender quais locais e segmentos são mais rentáveis.
Após essa pesquisa, é hora de saber o investimento necessário. Existe a opção de comprar ou alugar uma vending machine. Em caso de compra, o investimento inicial é mais alto; no entanto, em muitos casos, é possível ter um retorno rápido e vantajoso.
Estudar sobre a previsão de vendas também é uma ótima forma de compreender se vale a pena investir em uma vending machine. Ter essa visibilidade é muito importante para tomar decisões mais estratégicas e para identificar quais ações podem gerar bons resultados.
Além desses estudos, antes de realizar novos investimentos, é muito importante entender a compatibilidade com seu negócio e sua estratégia de venda. Avaliando todos esses aspectos, você saberá se vale a pena ou não investir em uma vending machine.
Para ter mais ideias e aumentar as possibilidades do seu empreendimento, continue aprendendo sobre estratégias de vendas e marketing aqui no blog.
3 respostas
%%
My web page – Keto Max Pro Gummies
eu estou interesada en tener una Vending Machine
Oi, Nalia, como vai? Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
<https://parceiros.ifood.com.br/>.
Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2