Como funciona o processo de avaliações?

Saiba como as avaliações no iFood funcionam e como elas ajudam a fortalecer a confiança entre parceiros e clientes.

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, e nosso papel é oferecer as melhores ferramentas para impulsionar o seu negócio. 

No processo de avaliação, utilizamos fluxos automatizados para garantir análises rápidas e precisas, elevando a assertividade e confiança, e evitando qualquer viés humano. 

Continue a leitura e entenda como funciona o processo de avaliações no iFood!

Como funciona a avaliação para o cliente?

Monitorar as avaliações dos clientes é um papel importante no dia a dia de um delivery. Isso porque, com as avaliações, você coleta as experiências positivas das suas entregas, além de mapear melhorias na sua operação.

Ao concluir um pedido, o cliente avalia o pedido e a entrega, separadamente, considerando uma nota entre 1 a 5 estrelas. Além disso, o consumidor pode indicar atributos que contribuíram para a avaliação, como comida saborosa; boa embalagem; boa quantidade; entre outros.

Outro espaço importante para monitorar a satisfação do cliente é a caixa de comentários. O cliente pode atribuir um detalhamento do ocorrido, compartilhando algum elogio ou até insatisfação.

O cliente tem 7 dias, a partir da compra, para avaliar e publicar os comentários e a loja parceira tem 7 dias para responder a avaliação, a partir de seu registro. 

É importante reforçar que os clientes têm o direito de realizar críticas públicas sobre sabor, quantidade e gosto pessoal. As lojas têm o direito de responder às críticas nas avaliações em até 7 dias. Todos têm o dever de respeitar a Política, como, por exemplo, nunca usar palavras ofensivas.

Como funciona o fluxo de avaliações?

O iFood utiliza um sistema automatizado que identifica e analisa avaliações, especialmente aquelas que não estão necessariamente relacionadas ao restaurante. Por exemplo, quando o cliente enfrenta um problema com a entrega parceira e acaba penalizando o restaurante com uma nota negativa.

Em casos como um comentário sobre um item que não está no cardápio da loja, recomendamos que você responda explicando o ponto de vista do seu negócio. Isso ajuda a esclarecer situações e manter a transparência com seus clientes.

Como a avaliação é exibida para clientes?

Ao acessar a página da sua loja, o cliente pode clicar em avaliações e ali ele verá o detalhe de todas as avaliações e comentários recebidos e a sua resposta. 

Como a avaliação é exibida em novas lojas?

Se você acabou de chegar no iFood e ainda não tem avaliações, saiba que você fica com o selo de “Novidade” por um período. Os critérios para que sua nota comece a aparecer para os clientes são:

  • a partir de 21 (vinte e um) dias ativos na plataforma;
  • com um volume de 10 (dez) ou mais avaliações.

Como incorporar os feedbacks das avaliações na sua gestão de melhoria?

Na aba de Avaliação, dentro do Portal do Parceiro, é possível acompanhar suas avaliações em indicadores gerais e por avaliação.

Na aba “Desempenho” da nova tela de avaliação você consegue visualizar:

  • total de Avaliações da loja nos últimos 90 dias;
  • nota média da loja considerando os últimos 90 dias e a distribuição de cada nota;
  • tags positivas e negativas selecionadas sobre o pedido;
  • resposta sobre a entrega;
  • tags positivas e negativas selecionadas sobre a entrega;
  • link para a página de Política de Avaliações.

Ao clicar na aba superior “Avaliações e Comentários” você encontrará uma versão similar à anterior. As alterações realizadas se concentram na parte de filtros, em que foram reduzidos para os mais utilizados. Confira as principais mudanças:

  • agora só é possível consultar os últimos 90 dias, e não mais 90 dias de qualquer período do ano;
  • os filtros foram reduzidos para uma página mais funcional e objetiva;
  • a página vem filtrada pela data da avaliação, assim como a página de Desempenho, visando trazer mais clareza no entendimento das datas.
  • os status agora têm uma nova nomenclatura, mais objetiva e com cores que auxiliam no entendimento do que é válido e do que foi descartado.

Ao clicar no número do pedido, destacado em vermelho e localizado na primeira coluna, uma janela é aberta apresentando os detalhes. Nessa janela você visualiza a nota, atributos adicionados pelo consumidor e comentário. É por lá também que você pode responder ao cliente.

Caso queira solicitar a moderação da avaliação, você pode clicar na aba superior da janela aberta, ler as orientações e confirmar a solicitação.

Na tela de avaliação você tem ainda mais autonomia e transparência para monitorar a satisfação do seu cliente, atuando em ações que ajudem a melhorar cada vez mais suas entregas.

Como funciona a política de avaliação?

A política de avaliações do iFood prevê direitos e deveres a todos envolvidos:

  • clientes: têm o direito de realizar críticas públicas sobre sabor, quantidade e gosto pessoal;
  • lojas: têm o direito de responder às críticas nas avaliações;
  • todos: têm o dever de respeitar a política, como por exemplo, nunca usar palavras ofensivas

Críticas que seguirem esta política não serão removidas do aplicativo. O selo Super pode ser impactado por estes ajustes no processo?

A implementação destes ajustes no processo de avaliações não deverá ter grandes impactos no critério de avaliações dentro do selo Super. Ao analisar toda a base de restaurantes do iFood, foi constatado que a quantidade de estabelecimentos Super tem crescido mês a mês. 

O principal fator que pode levar à perda do selo é o cancelamento de pedidos, e não as avaliações em si.

Fatos interessantes sobre avaliações no iFood

  • Somente 17% das avaliações trazem comentários;
  • Na pré-análise do iFood, 17% das avaliações com notas 1 e 2 são descartadas antes de chegarem a você;
  • O iFood realiza mais  de uma validação que elimina termos impróprios, ofensivos ou irrelevantes através de Inteligência Artificial;
  • As análises automatizadas utilizam como base as tags avaliadas pelos clientes, como por exemplo “sabor”, “temperatura” e “quantidade”;
  • 100% dos pedidos de moderação são respondidos em até 60 segundos, graças ao processo automatizado que utlizamos
  • Somente 24% dos parceiros respondem às avaliações dos clientes;
  • Responder às avaliações gera maior engajamento com os consumidores e ajuda outros clientes a decidirem pela sua loja em uma compra.

As avaliações têm um papel crucial no iFood, ajudando a garantir a qualidade do serviço e fortalecendo a confiança entre clientes e parceiros. 

Por isso, aproveite ao máximo essa ferramenta para receber feedback e use as opiniões dos clientes como uma oportunidade para melhorar continuamente sua operação e oferecer uma experiência cada vez melhor.

Aproveite a visita no blog e saiba como ter uma boa avaliação no iFood!

71 respostas

  1. A política de moderação do ifood deixa a desejar para o restaurante, uma conta fake de outro restaurante me avaliou com nota 2 alegando que a carne estava crua só para me prejudicar, entrei com moderacao e o ifood não dá a mínima assistência ao lojista, assim fica complicado trabalhar com ifood, pq qualquer pode criar uma conta fake hoje em dia é reclamar de má fé para prejudicar o seu concorrente.

    1. Olá, Iury. Sentimos muito por isso.
      Estamos revisando nossos processos para que situações como essa não ocorram. Agradecemos pelo seu comentário, cada feedback contribui muito para o nosso Compromisso de Melhoria Contínua. Conte com a gente!

  2. Péssimo. Muitos golpes de contas de concorrentes avaliando de forma negativa e o Ifood não apoia em nada, nega a moderação na cara dura sem nem analisar ou investigar. É um absurdo, uma falta de respeito. Não existe nenhuma parceria com o restaurante, somente com o comprador golpista.

    1. Oi, Luiz. Sentimos muito que esteja vivendo experiências como essa. O iFood está empenhado em oferecer o melhor para seus parceiros e com a ferramenta de Denúncia já disponível, você pode denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Assim impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood analisa o caso, ok? Para maiores esclarecimentos você pode acessar portal.ifood.com.br ou chamar a gente no Instagram @ifoodparaparceiros 🙂

  3. Tive um comentario no meu restaurante, no caso o cliente disse que a propaganda não condiz com o item. Claramente a foto é a mesma do item e a descrição tambem trazendo detalhes do mesmo, se eu entrar com moderação e não for aceita, eu vou poder responder posterior a isso?

  4. Todas as avaliaçoes são publicadas após sete dias, mesmo sem resposta. Confere?

    As avaliaçoes são publicadas por ordem de data ou há outro critério de ordenamento das avaliaçoes?

    1. Oi, Wesley! Você pode solicitar a moderação de uma avaliação nas seguintes ocasiões: quando conter ofensas, palavrões ou discurso de ódio; quando a reclamação for sobre o iFood e não sobre sua loja; quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito; quando um comentário conter suspeita de pedido trote. Saiba mais no nosso blog: https://blog-parceiros.ifood.com.br/avaliacoes-e-moderacoes/

  5. Recebemos um comentário na nossa loja , que até o final de semana não estava aparecendo, hoje apareceu e com um comentário totalmente inverídico, visivelmente só queria prejudicar a loja, e algo sem necessidade. Verificamos hoje e não podemos solicitar a moderação que deveria ter ocorrido, a avaliação baixou a nota da minha loja de forma desproporcional. E agora oque eu faço?

    1. Oi, Erick. Você ainda pode solicitar a moderação de uma avaliação sempre que ela conter ofensas, palavrões ou discurso de ódio, quando a reclamação for sobre o iFood e não sobre sua loja, quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito ou quando um comentário conter suspeita de pedido trote. Nos demais casos a avaliação continuará ativa, pois entendemos que o cliente tem o direito de realizar críticas. Saiba tudo sobre as avaliações no iFood nesse artigo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/avaliacoes-e-moderacoes/.

  6. Estamos na plataforma há 15 dias, até agora não apareceram os comentários. Pq não aparecem?? Isso é importante para nós!

    1. Oi, Andrea. Você poderia acionar um de nossos especialistas? Para abrir um chamado clique no botão “Ajuda” no canto superior direito da tela e depois responda às perguntas realizadas. Em breve alguém analisará o seu caso. 😉

  7. Acabei de receber uma avaliação negativa dizendo que meu produto chegou “azedo”. Impossível, pois meu material é fresco, e em toda remessa produzida, é testada (consumida) para avaliação. E por garantia, retirei para consumo próprio na mesma hora para conferir, os memos sabores do pedido reclamado, e da mesma bandeja de produção. Com certeza são concorrentes desonestos querendo derrubar o próximo. O Ifood deveria verificar essas reclações antes de pubicá-las e deixar que concorrentes sem escrúpulos denigram a nossa imagem.

    1. Olá, Ana. Tudo bem?
      Quando a avaliação for em relação à qualidade do produto, não é passível de moderação. Ainda assim, caso você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.

  8. Fiz uma entrega pelo IFOOD e dentro do tempo estipulado, tudo certinho, porém recebemos uma nota 1. Só pode ser sacanagem isso.

  9. A política de moderação do Ifood deixa muito a desejar em relação a nós parceiros, pois infelizmente um cliente (concorrente)de má fé fez um pedido em nossa loja e nós avaliou com nota dois, e reclamou dá quantidade e do sabor do nosso produto, o pedido foi entregue conforme o pedido do cliente, em perfeito estado e com ótima qualidade na qual sempre oferecemos aos nossos clientes. Nossa nota no Ifood e 5, mais infelizmente vamos ser prejudicado por causa dessa situação, na qual pedimos moderação diante ao Ifood e simplesmente a mesma foi negada. Assim fica difícil pra nós comerciantes.

    1. Olá, Dalane. Tudo bem?
      Estamos revisando nossos processos para que situações como essa não ocorram. Mas, você pode responder ao comentário do cliente selecionando a aba “Avaliações” na lateral esquerda do Portal do Parceiro. Vá na aba superior “Avaliações e Comentários” e selecione o comentário que deseja responder. Clique no número do pedido, destacado em vermelho, leia as informações e responda logo abaixo.

  10. Gostaria de saber se cancelar um pedido que já foi enviado e teve comentário negativo, o comentário é excluído ou continua exposto?

    1. Olá, Kaah. Tudo bem?
      O comentário é excluído, mas pode demorar um pouco para sair. Se precisar de ajuda, fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

  11. Cliente avaliou nosso produto com nota baixa, jogando nossa classificação pra baixo (4.4), alegando a quantidade ser pequena. Nossos produtos utilizam insumos nobres e fazemos questão de colocar a quantidade/gramatura na descrição e título do produto. O campo para retórica é insuficiente para uma resposta adequada.

    Deveriam rever esse uso de I.A. na analise. Talvez alguém pra mediar e analisar seria mais interessante, inclusive confrontar ambas as partes.

    1. Olá, Glauber. Estamos revisando nossos processos para que situações como essa não ocorram. Agradecemos pelo seu comentário, cada feedback contribui muito para o nosso Compromisso de Melhoria Contínua. Conte com a gente!

  12. O IFOOD TRABALHA CONSTANTEMENTE PARA PREJUDICAR OS PARCEIROS, QUER SABER COMO PREJUDICAR UM RESTAURANTE NO IFOOD. DIGA QUE ESTA SEM SAL, OU QUE A LINGUIÇA ESTA CRUA E DE NOTA 1 (NÃO PRECISA SER VERDADE) A MODERAÇÃO NAO LIGA E AGORA (08/09/2024) NEM DA PRA RECORRER. OU SEJA O CLIENTE MENTE E FERRA O ESTABELECIMENTO. OUTRO DIA A MULHER DEU NOTA DOIS DEZENDO QUE MEU CALDO PARECE AGUA SUJA. E PRO IFOOD FOI DE BOA, PODE FERRAR COM O PARCEIRO.
    AGORA COM IA, A MODERAÇÃO SO PROTEJE O IFOOD.

    1. Oi, Alexandre. Essa experiência não reflete o padrão iFood. Estamos à disposição para conversarmos mais pela opção de atendimento no Portal do Parceiro, em Chamados e ajuda.

  13. Outra coisa ruim é não deixar que o perceiro escolher se so mostrar as estrelas ou se mostra as estrelas e os comentarios. Eles prejudicam mais que ajudam.
    Exemplo: Esse foi uma de nossas avaliações: “Amo cozinhar estive no programa da Ana Maria Braga é no É de Casa fazendo minhas receitas sou muito chato mais vcs são maravilhosos” a pessoa que le isso cria uma super expectativa na cabeça dela, ai pede um prato e não esta Ruim, esta bom pra uma nota 5, mas como não atingiu a expectativa dela ela da um 2, um 3 etc. outra coisa é se a pessoa fala um termo chulo pejorativo tipo ” Caldo parece agua SUJA” e a moderação nao é aceita fica ruim pro estabelecimento. eu tenho na minha LOJA no periodo de 09/06/2024 a 06/09/2024 Notas 5 Estrelas o total de 1.132, 4 estrelas 79, 3 estrelas 20, 2 estrelas 3, 1 estrela 3. Trabalhamos Duro para manter um padrão de Qualidade, pra vir uma pessoa maldosamente nos avaliar negativamente. O que queremos uma Moderação que faça uma avaliação Honesta. E Tem outra, do jeito que esta é facil pra um concorrente prejudicar o outro.

    1. Oi, Ãlexandre! Você pode solicitar a moderação de uma avaliação nas seguintes ocasiões: quando conter ofensas, palavrões ou discurso de ódio; quando a reclamação for sobre o iFood e não sobre sua loja; quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito; quando um comentário conter suspeita de pedido trote. Saiba mais no nosso blog: https://blog-parceiros.ifood.com.br/avaliacoes-e-moderacoes/

  14. Infelizmente esta deixando a desejar!! Nem sequer olham mais os comentários quando solicitado moderação!
    Você pede a moderação em segundos vem como negada!! Pra que pedir moderação então???
    Cliente nos avaliou deixando claro para prejudicar a loja…e o que ifood fez??? NADA!!!
    Eles já tiram o deles da reta em tudo!! Agora até nas avaliações, para ficar mais “facil” para eles deixam automático e nós lojas que se damos mal.
    Pelo valor que pagamos teria que ter o mínimo de suporte para este fins.

    1. Oi, Vanessa. A moderação de avaliações é realizada com base em critérios específicos, e avaliamos cuidadosamente cada solicitação. As reclamações que não envolvem ofensas ou informações fora do contexto do pedido permanecem ativas, pois acreditamos no direito dos clientes de expressarem suas opiniões. Se houver ofensas ou conteúdos inadequados, estamos aqui para ajudar. Agradecemos por compartilhar sua experiência e vamos trabalhar para melhorar nosso suporte aos restaurantes. 💪

  15. Só respostas padrão do Ifood aqui, bem como é no atendimento, cliente mente concorrência mente, inventam absurdos. Dia desses o cliente reclamou que de ora e que só sabe após pagar, problema esse que não é meu, mas dá plataforma em passar tempo ao cliente. Acham que com IA adianta recorrer? Ai eles vem pra cá dizer que ifood não é assim, e sim, só ferra os “PARCEIROS”, tem que trocar a plataforma e abandonar Ifood.

  16. Sistema de inteligência artificial para com a moderação é um tapa na cara dos parceiros entre aspas, hoje parceria Não há nada tendo injusto que todas as avaliações negativas com maior parte são trotes sendo as mesmas 90% publicadas Sem chance do restaurante ter a possibilidade de contextá-las pois o iFood não faz o mínimo de esforço para entender o lado do empresário mas com toda a reclamação nos comentários já é de se esperar não temos como fazer nada além da boa fé dos administradores da empresa pois tendo tantas reclamações o problema não é resolvido o que mais poderemos fazer?

    1. Olá, Vilma. Você ainda pode solicitar a moderação de uma avaliação sempre que ela conter ofensas, palavrões ou discurso de ódio, quando a reclamação for sobre o iFood e não sobre sua loja, quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito ou quando um comentário conter suspeita de pedido trote. Se estiver precisando de ajuda com algum caso específico, fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.

  17. Avaliar é muito válido, crescemos com críticas e elogios. Porém divulgar uma avaliacao sem dar oportunidade ao avaliado de responder, aí é uma injustiça imensa. Cada pessoa tem o direito de gostar ou não do seu produto, mas o Restaurante tem o dever de questionar o porquê dessa insatisfação. É mão dupla. O Ifood está nos tirando o direito de mostrarmos nossa seriedade com o negócio. Somos adultos e abertos a críticas, porém não somos reféns de certos clientes que procuram prejudicar o Universo se for dado chance. Ifood nos dê o valor de podermos defender o que colocamos nosso melhor todos os dias. Não somos IA, somos pessoas.

    1. Oi, Jucimara. Tudo bem?
      O iFood já tem um sistema de Inteligência Artificial que modera automaticamente avaliações que não sejam relacionadas ao seu restaurante. Quando a avaliação for em relação à qualidade do produto, não é passível de moderação.
      Mas, você pode responder ao comentário do cliente selecionando a aba “Avaliações” na lateral esquerda do Portal do Parceiro. Vá na aba superior “Avaliações e Comentários” e selecione o comentário que deseja responder. Clique no número do pedido, destacado em vermelho, leia as informações e responda logo abaixo. Confira o passo a passo detalhado nesse artigo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/avaliacoes-e-moderacoes/

  18. Tudo papo furado! A “inteligência” artificial do iFood está NEGANDO todos os pedidos de moderação, MESMO QUANDO FERE A POLÍTICA DO IFOOD. Está paublicando avaliação trote feita por concorrente, avaliação de cliente desatento que não lê os ingredientes do prato e depois reclama, cliente que avalia ITENS que nem pediu! É um ABSURDO a maneira que as lojas “parceiras” estão sendo tratadas! Essa IA do iFood deve ser de fundo de quintal pq não ANALISA NADA, nega direto em menos de 2 segundos… e pra piorar, ao abrir algum chamado para tentar moderar, temos o PIOR SUPORTE DO MUNDO com respostas robotizadas que continuam negando as moderações mais inacreditáveis que se pode imaginar! Estou deixando de vender no iFood e vou investir o valor das taxas ALTÍSSIMAS que pagava em tráfego pago, pq desse jeito é IMPOSSÍVEL continuar trabalhando com essa plataforma!

  19. Ficou simplesmente horrivel essas respostas automaticas da moderacao, arrumem isso pelo amor de deus, só sabem prejudicar o restaurante pra economizar com funcionario… a ideia é valida mas ainda precisa de muita melhoria e tem que ter o fator humano pra uma segunda tentativa!!!!!!

    1. Oi, Roberta. Obrigado pelo seu comentário! A moderação de avaliações é realizada com base em critérios específicos, e avaliamos cuidadosamente cada solicitação. As reclamações que não envolvem ofensas ou informações fora do contexto do pedido permanecem ativas, pois acreditamos no direito dos clientes de expressarem suas opiniões. Se houver ofensas ou conteúdos inadequados, estamos aqui para ajudar. Agradecemos por compartilhar sua experiência e vamos trabalhar para melhorar nosso suporte aos restaurantes. 💪

  20. Oi, Adriano. A moderação de avaliações é realizada com base em critérios específicos, e avaliamos cuidadosamente cada solicitação. As reclamações que não envolvem ofensas ou informações fora do contexto do pedido permanecem ativas, pois acreditamos no direito dos clientes de expressarem suas opiniões.Vamos compartilhar seu feedback para garantir que a experiência seja cada vez melhor para todos os parceiros. 👊

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