Taxa Selic 2024: como os pequenos empreendedores serão afetados?

A taxa Selic 2024 é um indicador que precisa ser acompanhado por pessoas empreendedoras que querem fazer o próprio negócio crescer. Contudo, às vezes fica difícil entender realmente como esse valor influencia o mercado brasileiro.

Elevações ou reduções na taxa causam um grande impacto, uma vez que qualquer mudança modifica a dinâmica de financiamentos, empréstimos e o acesso geral ao crédito.

A Selic é decidida nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), um órgão do Banco Central do Brasil. Entenda mais sobre como ela funciona e veja quais são podem ser os efeitos da Taxa Selic 2024 em seu empreendimento.

Aumento de juros em empréstimos

A Selic influencia diretamente os juros vinculados aos empréstimos realizados por empreendedores, uma vez que serve de parâmetro para outras taxas praticadas no mercado.

Quando a taxa é reduzida pelo Banco Central, durante as reuniões do Copom, o pagamento de um empréstimo fica mais barato. Por isso, quando a Selic é reduzida — em 2023 tivemos uma série de reduções —, ela gera um maior acesso ao crédito.

Impactos na demanda

O aumento ou diminuição na taxa Selic impacta a oferta e a demanda de produtos e serviços pelo país — o que puxa os preços para baixo ou para cima.

Na prática, uma Selic mais alta resulta em menos dinheiro circulando na economia e em um menor consumo por parte dos clientes. Isso significa que as vendas tendem a cair no médio prazo, reduzindo a demanda.

Com menos demanda, os preços tendem a ser reduzidos — afinal, os empreendedores precisam vender para manter o negócio vivo. Aí, a inflação (o aumento generalizado dos preços) cai e o ciclo da economia brasileira recomeça.

Financiamento de capital de giro

O capital de giro representa os valores necessários para que um negócio continue funcionando normalmente. Nesse sentido, ele indica tanto os recursos financeiros disponíveis como a soma das despesas e contas a pagar do estabelecimento.

Um dos modos de levantar capital de giro é por meio de empréstimos e financiamentos. Com a Selic em queda, o momento se torna mais favorável para isso. Do mesmo modo, um cenário de alta desestimula os empreendedores, uma vez eles estarão pegando valores emprestados com altas taxas para viabilizar o funcionamento do negócio.

Planejamento financeiro

A taxa Selic influencia diretamente o planejamento financeiro do negócio. A boa gestão do dinheiro e o gerenciamento eficiente de estoque ajudam as empresas a manterem um fluxo de caixa saudável, o que aumenta as chances de obter crédito no mercado.

A taxa Selic também serve para combater a inflação, fenômeno que encarece as matérias-primas do comércio alimentício. Veja a definição do próprio Banco Central:

A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

Vale lembrar que os empréstimos, vinculados às oscilações da Selic, nem sempre são a melhor solução para o crescimento do negócio. A pessoa empreendedora pode utilizar capital próprio para realizar investimentos, além de resgatar os valores de investimentos feitos na poupança, por exemplo.

A taxa Selic 2024 tem um grande impacto no consumo, no acesso ao crédito e ainda influencia outros aspectos do mercado brasileiro, como a inflação. Por isso, acompanhá-la para entender os efeitos é imprescindível quando se quer aproveitar as mudanças e melhorar a gestão financeira.

Curtiu saber mais sobre a taxa Selic 2024? Melhore o seu gerenciamento financeiro com a nossa planilha de controle financeiro gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

25/11/2024

Vale a pena investir em franquias de alimentação? Conheça o mercado...

24/11/2024

Como montar uma tábua de frios?

23/11/2024

Liberdade para experimentar e usar sua criatividade: conheça a cozi...