O macarrão é, sem dúvidas, um dos ingredientes mais populares em restaurantes, cantinas, self-services e afins. Afinal, ele serve para fazer comidas rápidas, que combinam com diferentes proteínas (desde carnes a frutos-do-mar) e que ainda podem levar uma infinidade de complementos (como verduras, cogumelos e queijos).
Não é à toa que “o brasileiro é o terceiro maior produtor mundial de macarrão”, segundo estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO). Diante de tantas possibilidades, surge uma dúvida comum: quais as melhores sugestões de molhos para macarrão utilizar?
Nesse sentido, confira alguns exemplos para inspirar seu estabelecimento a ter marmitas e pratos saborosos e com alta procura. Atente à lista!
1. Alho e óleo
Entre os molhos para macarrão caseiros, é inquestionável: o de alho e óleo é um dos mais populares. Não só pela praticidade do preparo, mas por contar com pouquíssimos ingredientes. Logo, o prato pode ser servido mais rápido e dando destaque para a massa — em particular, a do tipo espaguete. É uma opção que não pode faltar no seu estabelecimento para agradar os consumidores.
Ingredientes para fazer o molho:
- 4 dentes de alho picados;
- 50ml de óleo;
- uma colher de chá de sal.
2. Bolonhesa
O molho bolonhesa é uma alternativa para massas que são servidas com carne, como o nhoque, o ravioli, o rigatoni etc. Afinal, ele realça o sabor do alimento, ao mesmo tempo que harmoniza com condimentos e ervas que podem ser acrescentadas na hora de servir à sua clientela. Por exemplo, salsinha, manjericão, cebolinha, louro e afins.
Ingredientes para fazer o molho:
- 2 dentes de alho picados;
- uma cebola picada;
- uma colher de chá de sal;
- pimenta-do-reino ao seu gosto;
- 150ml de extrato de tomate;
- uma colher de sopa de azeite de oliva.
3. Bechamel
O bechamel, também conhecido como branco, é um dos molhos tradicionais para macarrão, desde o parafuso até o talharim. Isso porque ele tem um sabor mais neutro, o que permite a inclusão de outros elementos na receita sem tornar o prato exagerado. É o caso de queijos (como muçarela e gorgonzola) e proteínas animais (como o frango).
Ingredientes para fazer o molho:
- 100ml de leite;
- uma colher de sopa de manteiga;
- 50g de farinha de trigo
- uma colher de chá de sal;
- pimenta-do-reino ao seu gosto;
- noz-moscada ao seu gosto.
4. Rosé
O molho rosé é uma mistura de diferentes ingredientes. O resultado é aquele típico acompanhamento cremoso e de cor marcante, ideal para acompanhar proteínas (como pescado e frutos do mar). Já entre os tipos de macarrão, há três que combinam bastante com a consistência dele: o ravioli, o penne e o espaguete.
Ingredientes para fazer o molho:
- 100ml de extrato de tomate;
- uma colher de sopa de mostarda;
- 50 ml de suco de limão;
- uma colher de sopa de maionese;
- 50ml de molho inglês (ou shoyu, conforme sua preferência).
Como dito ao longo dos tópicos, não faltam opções de molhos para macarrão. Lembrando que se você tem uma marmitaria é interessante divulgar o seu cardápio de massas nos aplicativos de entrega (como iFood) e planejar seu estoque conforme dias fixos para cada oferta de macarrão com molho. Isso evita custos e desperdícios de insumos.
Gostou do nosso post e quer continuar a surpreender seus clientes? Então aproveite e fique por dentro das dicas do nosso e-book sobre como montar um cardápio para o seu delivery!