Como usar o unboxing para criar experiências únicas?

O unobxing permite encantar e fidelizar clientes, além de facilitar a atração de novos compradores. Veja dicas para colocar em prática.

O objetivo de todo negócio é encantar os clientes para fidelizá-los. Existem várias formas para atingir esse propósito, mas uma das mais relevantes é o unboxing. Basicamente, essa é a prática de desembalar o produto enquanto se está gravando o processo para postar nas redes sociais.

Essa é uma grande tendência e você já deve ter visto vários vídeos deste tipo. O ponto-chave é saber como atrair a atenção do consumidor para que ele adote essa prática e de que forma encantar esse cliente. Nesse sentido, é fundamental saber usar a embalagem de produtos para transformar compras em experiências.

Neste post, vamos trazer mais informações sobre o unboxing e dicas para ter bons resultados com essa estratégia de varejo para garantir uma boa experiência do cliente. Então, que tal conferir?

O que é o unboxing e para que ele serve?

O unboxing é o ato de desembalar um produto enquanto está fazendo uma gravação para postar nas redes sociais e apresentar as características da mercadoria. Ele serve para encantar e fidelizar clientes, além de incentivar a compra por parte de outros potenciais compradores criando uma experiência diferenciada.

Tudo isso é feito por meio de demonstrações, comparativos e descrições. Portanto, o foco da gravação é a informação, mas também há um toque de entretenimento. Afinal, essa combinação chama a atenção e ainda auxilia na decisão de compra.

Assim, fica claro que essa prática é uma estratégia de marketing útil para aumentar suas vendas. Ela ainda pode ser potencializada pelo uso de um app de delivery, como o iFood, que tem a categoria Shopping.

Dessa forma, você pode vender produtos de qualquer segmento, como itens de beleza e cosméticos, usando o unboxing a seu favor. Basta criar uma estratégia adequada.

Quais são as vantagens do unboxing para sua loja?

As pessoas se interessam por vídeos de unboxing

As gravações de unboxing costumam viralizar ou ter um bom número de visualizações. Isso influencia as pessoas a tomarem sua decisão de compra, porque também desejam viver aquela experiência.

Além disso, esses vídeos ajudam a mostrar seus produtos e trazer seus pontos positivos. Para isso, você pode usar influenciadores ou até mesmo fazer a gravação por conta própria, postando nos canais da loja.

Você atrai mais clientes em potencial

Os conteúdos de demonstração têm um caráter informativo importante, que ultrapassa a divulgação comercial. Isso traz mais credibilidade à experiência, mesmo quando a gravação é feita por você.

O unboxing pode ser usado em qualquer nicho de mercado

Tem uma loja de produtos de beleza e cosméticos? Ou de presentes personalizados? Quem sabe de roupas? Qualquer segmento de mercado pode usar esse formato de conteúdo. 

Você pode mostrar o produto e a própria embalagem utilizada, inclusive para vender mais em campanhas sazonais. Sem contar que também pode aproveitar as tendências de consumo para alcançar bons resultados.

Seus produtos têm mais visibilidade

Um problema das lojas virtuais é a necessidade de trazer visibilidade aos clientes, já que não existe um estabelecimento físico. O unboxing resolve essa questão e mostra por que vale a pena adquirir o seu produto.

Sua estratégia de marketing é humanizada

O marketing digital do seu negócio pode se diferenciar da concorrência com o unboxing. Ao compartilhar essa experiência, você humaniza a sua marca e mostra como se preocupa com a experiência dos clientes. Ao mesmo tempo, essa é uma forma de se aproximar dos consumidores e iniciar um relacionamento.

Você encanta e fideliza os clientes

O objetivo do unboxing é garantir uma boa experiência de consumo. Quando você investe nesse processo, tende a encantar os clientes e fidelizá-los devido ao cuidado. Isso também estimula o marketing boca a boca no meio virtual. Afinal, como o conteúdo é postado nas redes sociais, mais pessoas têm acesso à informação.

Como proporcionar uma boa experiência de unboxing?

Invista em um design e embalagem bonitos

A primeira forma de chamar a atenção do consumidor é investir em uma embalagem bonita, com um design atrativo. Então, em vez de colocar uma caixa simples, sem cor, vale a pena se atentar aos detalhes.

Ofereça um fator surpresa

Um dos principais diferenciais do unboxing é poder oferecer um fator surpresa. Pode ser um recadinho escrito à mão, amostra grátis de outros produtos, cupons de desconto, brindes de itens colecionáveis, promoções ativas, instruções e dicas de uso e etc.

Reforce a sua identidade visual

O seu produto deve reforçar a sua identidade visual, assim como a embalagem. Então, invista na personalização para fortalecer a estratégia de branding.

Use influenciadores do seu nicho de atuação

O marketing de influência é um bom aliado do unboxing. Então, entre em contato com influenciadores e envie o produto com o máximo de detalhes possível.

Lembre-se de escolher influenciadores do seu nicho e com bom poder de impacto sobre os seus potenciais clientes. Também entenda se o criador de conteúdo gostaria de consumir seus produtos e se faz sentido para os temas abordados por ele.

Por exemplo, se uma influenciadora fala sobre sustentabilidade, a embalagem não pode ser de plástico. Nesse caso, é interessante oferecer uma opção biodegradável ou semelhante.

Divulgue o vídeo de unboxing

Além de usar influenciadores, o conteúdo de unboxing pode ser divulgado nos perfis da sua marca nas redes sociais. Vale a pena, inclusive, investir em patrocinadores para aumentar a visibilidade e atingir um número de pessoas maior.

Tenha mais visibilidade

Além da divulgação dos vídeos de unboxing, utilize mais recursos para ter visibilidade. Uma possibilidade é a categoria Shopping disponível no iFood. Assim, você pode oferecer perfumes, brinquedos, cosméticos, roupas, acessórios, calçados e o que mais quiser.

Desse modo, você pode alcançar clientes que nem esperava. Sem contar que o processo é fácil e rápido, exigindo apenas CNPJ e uma conta bancária, e você pode usar a rede de entregadores do iFood.

Assim, você foca o unboxing e a experiência do cliente, deixando de lado as preocupações burocráticas. Tudo isso ajudará a ter melhores resultados e atrair ainda mais clientes.Então, quer começar a vender no iFood? Conheça a categoria Shopping e veja o que você precisa fazer para potencializar suas vendas.

Picture of Por iFood Mercado

Por iFood Mercado

Página do Autor

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...