Ter meu app de delivery ou aderir ao iFood?

Quer começar a vender por delivery e não sabe qual a melhor plataforma? Confira aqui tudo sobre o assunto!

A preferência dos consumidores por pedir comida em app de delivery apresenta um forte crescimento nos últimos anos. No período de um ano, o crescimento no número de pedidos para entrega teria chegado ao patamar de 80%, segundo um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil.

Essa procura tem a ver com a praticidade do sistema de entregas e a confiança que os brasileiros desenvolveram nele, além de outras vantagens que essa modalidade de consumo oferece. Para os donos de estabelecimentos, é comum que surja a dúvida: é melhor desenvolver o próprio aplicativo ou trabalhar com o iFood, que é líder de mercado?

Continue a leitura para entender os prós e contras entre ter um aplicativo de entrega próprio ou vender pelo iFood!

Vantagens de um aplicativo de entrega próprio

É bom ter em mente que a opção de entrega de comida por aplicativo deve constar em todo tipo de serviço alimentar. Com uma rápida pesquisa na internet, você perceberá que mesmo os tradicionais estabelecimentos que trabalham com atendimento no espaço físico já operam também com sistema de delivery.

Grandes redes de fast food, mercados, franquias famosas e restaurantes convencionais também estão presentes na web, com site próprio, redes sociais ou no iFood. Uma das vantagens em ter aplicativo próprio é que não há comissionamento sobre as vendas. Confira outras vantagens!

Fortalecimento da marca

Ter um aplicativo disponível para baixar em loja online fortalece a sua marca. Isso acontece porque os usuários compreendem isso como diferenciação de mercado. Afinal, não é todo empreendimento que consegue desenvolver e implementar esse tipo de mudança.

Integração de pedidos com outros canais

Uma das maiores vantagens de ter o próprio aplicativo é a integração de delivery com outros canais que facilitam a venda, como sistemas próprios de gerenciamento de pedidos. Isso permite que você centralize em uma ferramenta única todas o desempenho em vendas.

Desvantagens de um aplicativo próprio

Além dos custos e esforços no desenvolvimento do aplicativo, é preciso direcionar investimentos de marketing para que o público se sinta motivado a baixar em seus aparelhos. O acúmulo de aplicativos nos celulares pode ocupar memória dos dispositivos, além do uso de internet, se apresentando como uma das principais desvantagens. Saiba mais!

Custos elevados

Sim, é possível desenvolver um aplicativo específico para sua loja, com ferramentas específicas: gerenciamento e impressão dos pedidos, comunicação com as pessoas entregadoras, saque dos valores ou transferência direta para a conta…

No entanto, esse trabalho deve ser feito por profissionais de desenvolvimento de sistemas, para que a ferramenta funcione e otimize a operação. Não dá para destinar uma tarefa dessa importância para uma pessoa leiga.

Além do profissional de desenvolvimento, é preciso contar com o apoio de profissionais de design, redação e experiência do usuário. Por trás de um aplicativo de entrega, há a necessidade de contar com uma estrutura de profissionais capacitados apenas para colocá-lo em funcionamento.

Dificuldade de gerenciamento

Por melhor que seja o profissional contratado para desenvolver seu aplicativo de delivery, nada garante que a plataforma será fácil de operar e intuitiva para você e o cliente.

Além disso, o software deve ser um sistema de gestão completo, pois isso será decisivo vários fatores da prestação de serviço, como:

  • pedidos;
  • estoque;
  • logística.

Esforço de atração de público

Atrair o público é um dos maiores desafios dos negócios online. O cliente ainda terá que baixar seu aplicativo de delivery, entre vários outros aplicativos que ele já tem no celular, e aprender a navegar nele. Isso pode ser um empecilho para algumas pessoas, já que existem formas muito mais práticas de encontrar comida para entrega na internet.

Vantagens da parceria com o iFood

A parceria com o iFood pode ser exatamente o que procura para começar a atuar no mercado de delivery. Além de ser a maiores plataformas de food delivery do Brasil, ele oferece mais segurança e praticidade para restaurantes de todos os tipos e tamanhos.

O iFood está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, e passa credibilidade para clientes, pessoas entregadoras e empreendedores do ramo alimentício. Trata-se de uma plataforma que está presente nas principais cidades do país, contando com um grande ecossistema com inúmeros profissionais para seu funcionamento.

Plataforma mais popular no Brasil

O iFood é um dos apps de delivery mais populares do país. Não é para menos: a plataforma trabalha com agendamento de pedidos, cupons de desconto, permite que você crie promoções personalizadas, entre outros recursos.

Ferramentas intuitivas

Diferentemente de um aplicativo próprio de entrega, o iFood tem uma grande equipe de técnicos e programadores que implementam melhorias a todo tempo na plataforma. Isso garante uma melhor funcionalidade do sistema e a incorporação de importantes ferramentas para o dia a dia do gestor.

Pelo aplicativo, os gestores dos negócios podem:

  • definir o horário de funcionamento da loja;
  • gerenciar o cardápio (restaurantes) ou catálogo (mercado, petshop, farmácia);
  • ver avaliações de clientes;
  • monitorar informações sobre repasses financeiros;
  • criar promoções e ações de marketing;
  • contar com parcerias e vantagens exclusivas.

É com o Gestor de Pedidos que se controla o recebimento e agendamento de pedidos em restaurantes, acionamento de pessoas entregadoras e monitoramento da entrega. Com essa ferramenta, também dá para obter dados valiosos, como os indicadores de ticket médio (valor médio que um cliente consome no seu estabelecimento), número de pedidos e valor da venda.

E com a Extranet do SiteMercado se controla toda a gestão de catálogo da loja online, relatórios de desempenho, monitoramento de campanhas de marketing e muito mais.

O Portal do Parceiro é uma ferramenta que ajuda os gestores a monitorarem o desempenho do delivery. É lá que se encontram as opções de configuração geral das lojas, bem como recursos de impulsionamento.

As ferramentas do iFood também podem ser integradas aos principais sistemas de gerenciamento de vendas usados no país. Dessa forma, caso você já tenha outra ferramenta em sua operação, basta fazer a integração, sem a necessidade de mudar.

Clientes

Uma das maiores vantagens de trabalhar com o iFood é a quantidade de clientes que a plataforma atrai. Conta com o apoio de cerca de 200 mil pessoas entregadoras ativas na plataforma, realizando mais de 65 milhões de pedidos mensais. O iFood serve como uma grande vitrine e seu estabelecimento estará onde os clientes já estão procurando por comida para pedir no delivery.

Apoio na entrega de pedidos feito no restaurante

Clientes e estabelecimentos parceiros recebem total apoio na hora da entrega. Com o Entrega Fácil iFood, o restaurante pode ainda contar com o suporte das pessoas entregadoras do iFood, mesmo para pedidos feitos fora da plataforma — via Whatsapp, telefone, redes sociais e site, por exemplo.

Desvantagens do iFood

Ainda sendo a plataforma mais interessante para pedir comida, aparecer no iFood também tem seus desafios. Isso porque há outras lojas semelhantes vendendo no aplicativo. Por isso, é importante que você saiba como se destacar.

Algumas boas práticas podem ser observadas para que seu restaurante se diferencie dos demais, e elas incluem entender no que seus concorrentes estão acertando ou errando. As principais estratégias envolvem:

Estabelecimentos do setor alimentício devem estar sempre em busca de inovação para garantir a melhor experiência possível aos clientes e otimizar os processos — e, consequentemente, alcançar melhores resultados.

Vender no iFood pode facilitar seu trabalho e, até mesmo, fazer com que você otimize seus custos. Ao arcar com o comissionamento sobre pedidos, você dispensa a necessidade de desenvolver uma estrutura própria de desenvolvimento, manutenção e divulgação de um aplicativo próprio.

Agora que você já conhece as vantagens em vender no iFood, cadastre-se e torne-se um estabelecimento parceiro.

Por iFood

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