Uma venda envolve apenas duas partes: quem compra e quem comercializa, certo? Bom, a operação triangular é um dos modelos de negócio que mostram que as transações podem englobar três ou mais participantes. Inclusive, é uma ótima opção para quem quer atuar como intermediador ou focar na produção e logística.
A operação triangular, que também costuma ser chamada de dropshipping, oferece boas oportunidades para todos os envolvidos na cadeia. O cliente final, por exemplo, não precisa interagir com todo mundo e pode receber a sua compra com agilidade.
Continue a leitura para entender o que é a operação triangular de venda e os detalhes técnicos desse tipo de negócio!
O que é a operação triangular?
O termo “triângulo” faz referência às três partes dessa operação:
- revendedor;
- fornecedor (fabricante);
- cliente final.
Assim, a operação triangular é o processo no qual os revendedores compram mercadorias e solicitam ao fornecedor que as enviem diretamente aos clientes finais.
De modo geral, a ordem das negociações é a seguinte: o comprador (ou destinatário) entra em um contato com o vendedor (intermediário) para adquirir um determinado produto. A partir daí, o comerciante aciona o fornecedor original para solicitar a mercadoria — em nome do cliente final. Adiante no texto, você verá como essas etapas funcionam de maneira detalhada.
Note que o revendedor tem uma grande responsabilidade nesse tipo de negócio, uma vez que ele nem terá contato com as mercadorias vendidas. Afinal, o fornecedor as enviará diretamente para o cliente.
Como funciona a operação triangular?
Como você viu, o fabricante enviará o produto diretamente para o cliente final, depois da intermediação de um revendedor. Para quem se responsabiliza pela venda, uma das vantagens é o fato de que ele não precisará estocar mercadorias ou gastar com processos logísticos de venda.
Fazendo jus ao nome, três operações fundamentais ocorrem nesse processo:
- a primeira venda, realizada entre o fornecedor e o revendedor;
- a segunda venda, entre o revendedor e o cliente final;
- o transporte, conduzido pelo fornecedor e que tem o cliente final como destinatário.
Etapas da operação triangular
Confira o resumo de todo o processo:
- o fornecedor fabrica determinados produtos e os revende;
- o revendedor adquire essas mercadorias. Também cabe a ele divulgar os produtos e fazer o contato com o cliente e intermediar as transações;
- o cliente fecha a compra junto ao revendedor;
- o revendedor contata novamente o fornecedor para comunicar que uma negociação foi fechada. De modo geral, aqui costuma terminar a participação do comerciante intermediário no processo;
- o fornecedor envia o produto diretamente ao cliente final.
Notas fiscais da operação triangular
Também é importante falar do funcionamento legal de uma operação triangular. Um detalhe é que ele exige três notas fiscais, emitidas nos seguintes procedimentos:
- o fornecedor emite uma nota fiscal para o revendedor;
- o fornecedor emite uma nota fiscal para o cliente final;
- o revendedor também emite uma nota fiscal para o consumidor final.
Esses documentos fiscais são necessários para garantir os processos financeiros e fiscais associados à cobrança de tributos, assim como registrar o transporte do produto de uma parte a outra dentro da cadeia.
Quais são os principais benefícios da operação triangular?
Chegou o momento de conhecer as vantagens específicas para quem quer investir nesse modelo de negociação. Confira!
Agilidade nas transações
Ainda que uma operação que envolva três partes possa parecer mais complexa e sujeita a atrasos, a verdade é que esse procedimento oferece mais agilidade. Afinal, cada um dos envolvidos entenderá bem o seu papel nesse tipo de transação.
Quando o vendedor é o responsável pela fabricação, pela estocagem, pela negociação e pelo envio, por exemplo, esse acúmulo de funções pode atrasar o processo. Na operação triangular, um intermediário surge justamente para acelerar o envio e o recebimento das mercadorias.
Foco do fabricante na produção
Como o fabricante (fornecedor) poderá se dedicar exclusivamente à produção e ao envio final das mercadorias, esses processos tendem a ser mais cuidadosos. Isso porque esses profissionais terão a ajuda do revendedor para alinhar todos os detalhes financeiros com o cliente.
Assim, o fornecedor poderá dedicar mais tempo às suas atividades-fim. Isso é interessante até mesmo em termos de atração e retenção de talentos para a empresa, uma vez que os colaboradores terão mais tempo para fazer aquilo que realmente gostam: produzir mercadorias. Já a parte burocrática de cada negociação ficará a cargo dos revendedores.
Nesse sentido, outra vantagem surge para os fabricantes: a possibilidade de reduzir seus custos operacionais ao realizar o envio direto ao consumidor sem a necessidade de remeter cada mercadoria a postos intermediários de despacho.
Redução de custos de gerenciamento de estoque para o vendedor
Na operação triangular, o intermediário (o vendedor) não precisará manter um estoque físico dos produtos — uma vez que ele provavelmente nem terá contato direto com eles. O gerenciamento e armazenamento das mercadorias é uma atividade custosa e que demanda planejamento, então esse tipo de empreendedor desfruta da vantagem de não precisar se preocupar com isso.
Além disso, há riscos relacionados à deterioração dos produtos, principalmente quando falamos de alimentos perecíveis ou itens que têm uma validade reduzida. Não lidar com todas essas preocupações é benefício para o revendedor.
Maior oferta de produtos
Imagine se a única negociação possível envolvesse apenas a venda daquilo que o empreendedor tenha em seu próprio estoque. Nem todo mundo tem dinheiro para manter uma operação assim, não é mesmo? Nesse sentido, a operação triangular gera a ampliação da oferta de produtos.
O revendedor que fica a cargo da intermediação da compra poderá oferecer muitas mercadorias — e sem precisar gastar sequer um centavo no armazenamento. Desse modo, ele poderá atender a demandas específicas de consumidores e redirecioná-los para fabricantes de qualidade. O Sebrae, por exemplo, menciona a importância de diversificar suas mercadorias e serviços:
“Tome a iniciativa antes dos concorrentes. Encontrar um mercado no qual nenhuma outra empresa entrou é um caminho para sair em primeiro lugar e levar vantagem sobre os competidores.”
Como você viu neste post, a operação triangular traz benefícios para todas as três partes envolvidas. O revendedor fica responsável por conectar a oferta à demanda de produtos e conta com a experiência logística do produtor, que também despachará as mercadorias de forma ágil. Por fim, o cliente recebe o produto de maneira adequada, sem precisar interagir diretamente com o fabricante.
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