A metodologia 5S é uma ferramenta de gestão de empresas criada no Japão. O objetivo é promover mais qualidade e produtividade para os negócios tendo como base os cinco censos japoneses. Dessa forma, é possível promover mais organização para que os processos aconteçam de uma forma estratégica.
A boa notícia é que o método não é benéfico apenas para grandes organizações. Os negócios de menor porte também podem se beneficiar com essa metodologia. Afinal, é possível implementar essa ferramenta em pequenos empreendimentos para que eles possam conquistar metas de qualidade.
Isso permite oferecer serviços cada vez melhores para o público, conquistar mais clientes e bons resultados. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo e conheça a metodologia 5S, os princípios básicos dela e como aplicar em seu negócio.
O que é o método 5S?
A metodologia 5S foi desenvolvida logo após a Segunda Guerra Mundial, momento em que o Japão enfrentava diversas dificuldades. O objetivo de criação do método era reerguer a nação e avançar a economia. Então, a metodologia começou a ser aplicada em diferentes setores da sociedade, tendo como base a disciplina japonesa.
Na prática, a metodologia 5S é uma ferramenta que permite otimizar processos para que eles tenham mais qualidade, garantindo bons resultados em todos os setores de uma organização. Logo, passou a ser uma estratégia empresarial muito importante que, inclusive, permite alcançar selos de qualidade, além de promover a melhoria contínua.
“o programa 5S acaba se tornando base para uma gestão de qualidade, pois atua em questões comportamentais e de conscientização, proporcionando boas práticas de produção, trabalho em equipe, além de uma cultura positiva de segurança dos alimentos”.
Quais são os princípios básicos do sistema 5S?
Como dito, a metodologia 5S tem como base alguns sensos muito praticados no Japão. São princípios que, se aplicados da maneira correta, fazem com que a empresa tenha mais limpeza, segurança e eficiência, por exemplo.
Assim, é algo que pode ser implementado à cultura do negócio. Mas, para isso, vale entender, primeiro, quais são esses princípios básicos que leva termos em japonês. Veja a seguir.
Seiri
Trata-se do senso de utilização. O objetivo é eliminar do ambiente de trabalho aquilo que não é mais necessário ou o que não está sendo usado. Assim, é mantido no espaço somente o que é preciso para que as atividades sejam desenvolvidas.
Ao identificar algo que não é mais útil, isso deve ser descartado ou destinado para o setor correto, ou mesmo para outra área em que terá um melhor proveito. Também consiste em verificar se está faltando algo para atender da melhor forma as rotinas e demandas do negócio.
Seiton
O segundo S é o senso de organização. Após estabelecer o que é preciso naquele ambiente de trabalho, é hora de mantê-lo mais organizado. Isso permite que todos saibam exatamente onde estão os equipamentos, materiais, insumos de que precisam para a realização das suas funções.
Seiso
Aqui temos o senso de limpeza em seu significado literal. Ou seja, manter os ambientes sempre limpos e higienizados, o que inclui tanto o local de trabalho quanto as áreas em comum, como banheiros e refeitórios.
Essa responsabilidade é atribuída a todos os colaboradores. Afinal, cada um deles tem a obrigação de manter um determinado local limpo, sem deixar serviços extras para a equipe responsável pela limpeza.
Lembrando, também, que este senso se refere à aparência pessoal. Portanto, engloba cuidar da própria higiene e manter as vestimentas limpas e adequadas conforme a função exercida.
Seiketsu
Este senso diz respeito à normalização ou padronização. Ele tem relação com os princípios anteriores, e o objetivo é fazer com que eles sejam incorporados à rotina da empresa e façam parte dos hábitos de todos os colaboradores, em cada um dos setores do negócio.
Shitsuke
Para encerrar o 5S, temos o senso da disciplina. Ele é fundamental para que cada um dos colaboradores desenvolva um novo hábito positivo e saudável, de modo a mantê-lo a longo prazo. A intenção é que essas pessoas absorvam esses valores e os novos processos, a fim de alcançar os objetivos dos outros sensos.
Como aplicar o 5S na empresa?
Como você viu, a metodologia 5S não traz nenhuma estratégia mirabolante, nem nada que foge muito à realidade das empresas. São ações simples que podem ser colocadas em prática por empreendimentos de todos os portes.
Sendo assim, você também pode elevar a qualidade dos processos do seu negócio por meio da implementação desse método. Para isso, basta promover algumas mudanças e estabelecer regras fáceis de serem seguidas.
Por exemplo, pode ser determinado um padrão de organização nos ambientes para que cada categoria de itens ou equipamento tenha o seu lugar pré-estabelecido. Assim fica mais fácil notar quando algo não está onde deveria, e ainda agiliza a rotina porque não é preciso ficar procurando nada.
Implementar uniformes pode favorecer a apresentação pessoal e a limpeza. Inclusive, ela também pode ser aprimorada por meio de regras, alertas e avisos na hora de usar os ambientes em comum.
O treinamento dos colaboradores, assim como as instruções de trabalho e as listas de verificação, são estratégias que podem ajudar na padronização dos processos e da rotina. Dessa forma, cada um já saberá exatamente o que precisa fazer e como deve ser feito para que a metodologia 5S funcione.
No senso da disciplina, ainda vale criar métricas para analisar as melhorias da metodologia, além de dar feedback para os colaboradores sobre o comportamento, a postura e as atitudes deles, a fim de incentivar as boas práticas e corrigir o que não está adequado.
Quais são as vantagens de utilizar o 5s em uma empresa?
Você já deve ter percebido que a empresa só tem a ganhar com a implementação da metodologia 5S. Mesmo assim, confira algumas das vantagens que você pode alcançar em seu negócio com essa estratégia:
- ambiente de trabalho muito mais organizado;
- otimização do tempo;
- rotina facilitada pela padronização dos processos;
- produtividade nas atividades rotineiras;
- facilidade para gerenciar riscos e identificar erros;
- melhoria do clima organizacional;
- aumento da qualidade dos serviços prestados.
Viu por que o seu negócio também pode aproveitar a metodologia 5S? Lembre-se que você pode começar a implementação por meio de pequenas mudanças no dia a dia, identificando aquilo que foge aos princípios citados. Assim, de forma gradativa, é possível alcançar um padrão de qualidade mais elevado.
Como essas informações são úteis para todas as empresas, compartilhe nas redes sociais e ajude na divulgação de conhecimento.